Novo Membro --> Novidades :D

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta mai 06, 2009 1:45 pm

Canhake, vi no seu perfil que tem 15 anos... logicamente que com essa idade e a ser este o seu 1º animal, terá muitas dúvidas e receios... :wink:

No entanto em linhas gerais, dou-lhe meia duzia de conselhos simples:

Os hamsters são animais muito facéis de manter e fazer felizes, por isso não precisamos de gastar muito dinheiro com eles... basta-lhes uma boa gaiola espaçosa e arejada... para que possam ter bastante movimento! E por isso eu sempre preferi aquelas de grades.

Não gosto dos tubos e conforme já referi... não vou repetir o porquê... você mais tarde também vai descobrir... :wink:

Aliado a isso, uma roda, umas escadinhas e uma corda de sisal com uns nózinhos para que trepem...

No chão basta-lhes aparas de madeira, ou areia... (eu uso e sempre usei a dos gatos, não percebo porque vários foristas lhe disseram que não...) desde que não seja a perfumada... a areia dos gatos normalmente é de argila... e a argila nunca magoou ninguém... nem os gatos...

Não aconselho os fenos... normalmente eles comem-nos e se tiverem isso como chão onde vão fazer as necessidades... é isso que vão comer!! Sujo...

Nunca usei essas casinhas de plastico... para dormitório nem WC... porquê?

Porque eles fazem lá os xi-xis e cócos e aquilo fica com um cheiro horrivel e sujeito a bactérias...

Nunca usei papel higiénico aos bocadinhos para o ninho... o papel hig. é macio e eles muitas vezes comem-no... o que não é saudavel, como deve imaginar :wink: Uso e sempre usei unicamente, o ninho de algodão que se vende para o efeito...

E sabe que mais Canhake... um hamster não precisa de mais nada para ser feliz... a não ser carinho, companhia, e atenção... e claro comida!

A comida tem muitas opções: Existe já composta no mercado e essa já tem tudo, mas deve dar também fruta, cenoura e verduras... de preferência verdes escuras... a alface também mas tem menos nutrientes que o agrião ou a couve... os talos da couve eles adoram, se não souber o que é pergunte à sua mãe :wink:

No entanto cuidado com as verduras em demasia... podem originar diarreias...

Et voilá... Já disse tudo o que um hamster lindo como esse precisa!

Espero que disfrute da companhia do seu pequeno companheiro!

Abraço.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quarta mai 06, 2009 2:31 pm

pathelen Escreveu: (...)Nunca usei essas casinhas de plastico... para dormitório nem WC... porquê?

Porque eles fazem lá os xi-xis e cócos e aquilo fica com um cheiro horrivel e sujeito a bactérias...
(...)
Obrigada pela dica, apesar de com os meus anteriores hamsters não tenha nunca usado dormitório de plástico, estou a usar agora com o meu novo amigo, e realmente tenho vindo a constactar o que referiu... lá se vai o novo dormitório...
Obrigada ;)
Canhake
Membro
Registado: terça fev 24, 2009 5:21 pm

quarta mai 06, 2009 2:36 pm

Bem, isso realmente ensina alguém a cuidar de um hamster...
Agora, este não é o meu 1º animal :P
É o meu 1º Hamster... Já tenho animais(peixes) há 6 anos :P
Em relação ao tubos, não desgosto, mas posso meter uma corda de sisal na vertical? Ele consegue subir?
Estou a pensar em deixar o tubo que vai do 1º andar para o 2º porqe é nesses andares que estão as coisas vitais... Do 2º para o 3º vou meter uma corda de sisal :)
Em relação à alimentação, eu uso uma mistura de secos(sementes na sua maioria) e complemento com vegetais( e sim, sei o que são talos ^^)

Só mais uma coisa... Não me trate por 'você' pois tenho idade para ser seu filho... E mete-me confusão ser tratado por você :P Espero que não se ofenda :S

Daniel
pathelen
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 2:48 pm

Ok Canhake... pode ser por tu... e tu também :wink:

Olha... peixes são muito bonitos, mas não contam.. :wink: vais ver!

Deixa ficar os tubos que tens... um dia destes tu próprio vais entender porque é que vais ter que os tirar... :wink: Os hamsters são trepadores... trepam tudo!

Kathamina... não precisas agradecer.
Canhake
Membro

quarta mai 06, 2009 2:57 pm

pathelen Escreveu: ...
Deixa ficar os tubos que tens... um dia destes tu próprio vais entender porque é que vais ter que os tirar... :wink: Os hamsters são trepadores... trepam tudo!
...
?? Já percebi que queres que seja eu que descubra porquê... Mas com sou persistente( :twisted: ) vou-te perguntar: Porque achas que vou acabar por tirar os tubos?
Então posso meter a corda que ele sobe na vertical?

Daniel
pathelen
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 3:24 pm

Canhake Escreveu:
pathelen Escreveu: ...
...
?? Já percebi que queres que seja eu que descubra porquê... Mas com sou persistente( :twisted: ) vou-te perguntar: Porque achas que vou acabar por tirar os tubos?
Então posso meter a corda que ele sobe na vertical?

Daniel

:P

Não vi bem os tubos da tua gaiola, mas o que muitas vezes (não quer dizer que sejam todos) acontece é que os hamsters levam para lá restos de comida e de ninho e têm tendencia a juntar tudo numa bola tipo armazém... depois porque alguns são porquinhos fazem lá também as necessidades... e aquilo tudo junto forma ali uma especie de argamassa que fica tudo agarrado ao pêlo e origina muitas vezes problemas de pele...

Já sei que se pode lavar... mas não chega a ser o suficiente... :wink:

Quanto à corda... podes pôr! Mas isso é para ele brincar... uns gostam outros não.. dás uns nós na corda e deixas pendurada...
Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

quarta mai 06, 2009 6:06 pm

O meu gosta de cordas e fios , principalmente os de pulseira, quando meto la a mão e o da maquina com lhe vou tirar fotos... No outro dia era pra tirar fotos mas fiquei a brincar com ele com aquela "corda" de segurar a maquina ao pulso, ele andava a tentar panha-la, mesmo fix =P
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
Canhake
Membro

quinta mai 07, 2009 12:58 pm

O meu hamster não mete nada nos tubos.... Nem aparas :D
Responder

Voltar para “Exóticos”