terça jan 04, 2011 2:14 pm
Ok... o que queremos dizer com "conhecê-lo melhor"... esta é difícil de responder.
Vou dar um exemplo:
Há cerca de 2 anos e meio atrás, eu adoptei um chinchila. Não sabia muito sobre eles, excepto que não aguentavam o calor e era preciso ter cuidado com isso. Foi uma adopção por impulso, porque apaixonei-me por ele (pelo modo resmungão de ser) e achei que podia fazê-lo feliz. Quando cheguei a casa fui logo pesquisar. Procurei as melhores rações (a ração que eu tinha comprado era boa, pois era a Chinchila Nature), pesquisei sobre o que fazer para manter o meu chin fresco no Verão, se era preciso vacinar... o essencial. Depois, cuidando dele, amando-o como um dono deve amar o seu animal, fui descobrindo coisas novas. Descobri que ele fazia um certo som quando estava chateado, outro quando estava assustado... logo na primeira noite ele fez um som que eu desconhecia e que assustou-me bastante, mas por instinto (sem vir às intranetas perguntar), percebi que o que ele queria era sentir-se seguro no seu novo lar. Passei essa noite com o braço enfiado na gaiola, a mão dentro da casinha e duas patinhas a segurar-me na mão. Percebi então que aquele som era medo. Em 2 anos e meio aprendi sobre chinchilas com ele e com os outros chinchilas que adoptei. Não precisei de vir de 5 em 5 minutos perguntar o porquê de terem certos comportamentos. Observei-os, tentei compreendê-los, observei-os e tentei compreendê-los um pouco mais, depois, quando não tinha mais nada que fazer, continuem a observá-los... agora posso dizer que conheço os MEUS chinchilas como a palma da minha mão. E conhecendo tão bem os meus chinchilas, acabo por conhecer também os dos outros (não tão bem quanto os meus, claro), pois não são assim tão diferentes.
É isso que tu deves fazer. Observa o teu animal, passa tempo com ele, cuida dele... ama-o. Assim talvez chegue o dia em que possas dizer "eu conheço o meu animal como a palma da minha mão" e aí, quando puderes dizer isso, quando puderes conhecer todas as "manias" do teu animal... aí sim, podes pensar em fazer criação. E até podes não fazer criação com o Gunga (podes não estar preparado), mas pelo menos poderás dizer que foste um bom dono e que fizeste de tudo para conhecer o teu animal e fazê-lo feliz. Sentir-se amado e respeitado.
É isso que nós queremos dizer com "conhece melhor o teu animal".