Ouriços! - PIGMEUS AFRICANOS

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
HaddaWay
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm

terça set 25, 2007 1:57 pm

Ourico Escreveu:gostavamos muito...trocar experiencias e informações!
E continuamos a gostar não queremos é participar neste genero de bate boca que não penso que leve a lado algum n será?
Um forum devia ser uma coisa para trocar conhecimentos e experiencias e não passar a vida a criticar os outros.
Por isso o nosso tópico é sobre os ouriços pigmeus...vamos falar deles e deixar os outros em paz :)
Mt obrigado a todos mais uma vez pela compreensão...ou não!!
:)
Tem que se ir habituando, pois muito boa gente, apenas entra aqui para criticar, felizmente muitos desses já se foram, prevaleçem os teimosos! Que gostam de esconder as frustações do dia a dia, atras de um pc, e criticar tudo o que é palavra alheia!

Vamos lá entao ao que interessa, os ouriços! que até um assunto pelo qual me interesso muito!
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça set 25, 2007 11:37 pm

Leonilde:

Um gato no mundo onde o homem não chega adapta-se bem, mas acho que há umas poucas centenas de anos não existiam automóveis, e pouco menos o problema de humanização animal, acho que assim até os leões morriam...

Voltando ao assunto ouriço, a alimentação para gato é bastante semelhante em termos proteícos à alimentação do ouriço, e volto a dizer, ele já não come insectos!!! Ao ínicio bebia leite de gato e caracóis, moscas, algumas lagartas, mas agora não pega em nada disso!!

Eu não andei a caçar nenhum ouriço, é daquelas coisas que se não fosse o meu irmão não existiria aqui nenhum ouriço, e esta discussão também não!!! Foi salvo da estrada em bebé!! Eu já disse que estava longe, e quando cá cheguei pareceu-me um caso perdido!! (E é...)

Ele vem ao chamamento humano, e vai ao cheiro do lixo, seria uma coisa espectacular um ouriço esborrachado no chão... Ele tem todos os cuidados de saúde que necessita, para além de que já lá vai ano e meio e está tudo bem com a alimentação.

P.S. Posso não ter tanta experiência em gatos como vossas excelências, mas tenho o suficiente para ver gatos vadios no alentejo a caçarem codornizes e outros passaros, e de certo que os comem, visto não terem mais para comer...
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

terça set 25, 2007 11:58 pm

Pois conte essa historia ao icn se tiver uma vizita um dia...decerto eles irão compreender isso tudo e as suas boa acções . :lol: eu tb passo todos os dias por varios ouriços na estrada, ou desvio-me ou paro para os afastar...iria ser giro se achasse que os levando para casa os estava a salvar ou a dar um melhor destino.
Ourico
Membro
Registado: segunda ago 13, 2007 4:00 pm
Localização: Gatos Bosques da Noruega e Europeus Comuns, Alaskan Malamute & Ouriços Pigmeus Africanos

quinta set 27, 2007 1:53 pm

PauloMonteiro Escreveu:Difícil é separar o trigo do joio, pois anda aqui muito boa gente, com óptimas intenções. Infelizmente, também há quem venha só para implicar, mas com jeitinho pode-se fazer algo de útil...

Vamos lá falar de Atelerix albiventris...
Não é isso que pretendem e gostavam de fazer? Que gostavam de saber? Eu (nós) tenho Ouriços há já alguns anos e a coisa tem corrido bem. Se puder ajudar, terei muito gosto. Posso dizer já que acerca das rações, há Rações específicas para Ouriços à venda em Portugal, umas em regime de exclusividade e que não posso anunciar aqui (Publicidade não autorizada) e outras em regime normal que se encontram em algumas lojas de Centros Comerciais. Já não é necessário mandar vir do estrangeiro!

Vamos lá trocar experiências!
Ora cá vamos nós!
Relativamente ás rações ...os criadores de ouriços dos USA e Inglaterra usam rações para ouriços, já os espanhois utilizam comida para gato uma boa ração ...primeiro Kitten e depois light. Para ser sincera desconhecia que existisse rações de ouriço em Portugal, pelo que mando vir de Espanha.
Diga-me com tanta gente a abandonar animais...não o preocupa que daqui a uns tempos o ouriço se torne uma pequena praga?
È uma pena que existam tão poucos livros sobre ouriços e ainda nenhum em Portugues...vamos lá ver o que no futuro irá acontecer.
Diga-me outra coisa e relativamente á APROME é a unica Portuguesa que faz registos de ouriços, correcto? Qual a sua real veracidade?
...bem então até sábado meus amigos!
<p>Os insensatos, que acreditam serem s&aacute;bios, s&atilde;o inimigos de si mesmos; fazem m&aacute;s a&ccedil;c&otilde;es, das quais, por fim, s&oacute; colhem frutos amargos.</p>
<p>Pensamento Budista
</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 27, 2007 9:21 pm

leoa_nova_ Escreveu: Um gato no mundo onde o homem não chega adapta-se bem, mas acho que há umas poucas centenas de anos não existiam automóveis, e pouco menos o problema de humanização animal, acho que assim até os leões morriam...
Devia querer dizer: "Onde o homem nunca lhe chegou anteriormente..." :roll: :P :lol: porque depois de lhe chegar...óh céus... que atrofia "mental" na fuga duma vertente ao real... :roll:
Enfim...
Ouriços Portugueses devem ser mais o seu forte, a avaliar...
Ophi Escreveu:Pois conte essa historia ao icn se tiver uma vizita um dia...decerto eles irão compreender isso tudo e as suas boa acções . :lol: eu tb passo todos os dias por varios ouriços na estrada, ou desvio-me ou paro para os afastar...iria ser giro se achasse que os levando para casa os estava a salvar ou a dar um melhor destino.
:lol:
HaddaWay Escreveu: Tem que se ir habituando, pois muito boa gente, apenas entra aqui para criticar, felizmente muitos desses já se foram, prevaleçem os teimosos! Que gostam de esconder as frustações do dia a dia, atras de um pc, e criticar tudo o que é palavra alheia!

Vamos lá entao ao que interessa, os ouriços! que até um assunto pelo qual me interesso muito!
Para si, só isto, com palavras muito suas:
HaddaWay Escreveu:quem está mal muda-se , aogra sou obrigado a concordar com a vossa forma de ver este assunto! o Salazar já se foi á muito tempo :twisted:
:wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quinta set 27, 2007 11:32 pm

Ourico Escreveu:Relativamente ás rações ...os criadores de ouriços dos USA e Inglaterra usam rações para ouriços, já os espanhois utilizam comida para gato uma boa ração ...primeiro Kitten e depois light. Para ser sincera desconhecia que existisse rações de ouriço em Portugal, pelo que mando vir de Espanha.
É verdade. Muitos criadores usam a alimentação para gatinho como alternativa (inteligente, diga-se de passagem), pois é o que mais se usa em alimentação para pequenos animais, desde as ratazanas até às tartarugas. Há inclusivé quem dê também a lagartos, especialmente agamídeos, como é o caso dos Dragões Barbudos.
Pessoalmente, não posso concordar muito com esta "preguiça cómoda" e prefiro dar alimentações mais naturais, ou rações estudadas para cada espécie.

Como alternativa, note-se, é uma hipótese inteligente e razoável, com a vantagem de poder ser complementada!
Ourico Escreveu:Diga-me com tanta gente a abandonar animais...não o preocupa que daqui a uns tempos o ouriço se torne uma pequena praga?
Estamos a falar de que ouriços? Dos portugueses, ou dos africanos?
Claro que o abandono de animais me preocupa. No entanto, note-se, sou um estudioso e investigador, não um fiscal, ou responsável de campo. Cada macaco no seu galho. Não deixo de ter preocupações, nem deixo de ter opinião e a minha posição acerca dos abandonos (seja de que espécie for) é que deviam ser controlados, condenados, prevenidos, etc. Cabe às autoridades competentes fazer o melhor possível.
Eu não abandono animais. É o que posso fazer!

Quanto ao ouriço tornar-se uma praga, se estamos a falar do Africano, era uma praga saudável e rentável, pois poderiam ser apanhados e vendidos para o estrangeiro.
Se estamos a falar do Português, então o caso é diferente, pois mesmo não os abandonando, já há bastantes (felizmente), embora tenhamos que descontar aqueles que são abatidos, apanhados e comidos...
Ourico Escreveu:È uma pena que existam tão poucos livros sobre ouriços e ainda nenhum em Portugues...vamos lá ver o que no futuro irá acontecer.
Vão existir mais livros sobre Ouriços, mas nenhum em Português, ehehehe
Ourico Escreveu:Diga-me outra coisa e relativamente á APROME é a unica Portuguesa que faz registos de ouriços, correcto? Qual a sua real veracidade?
Aqui parece-me haver alguma confusão:

Não sou mais do que um Ex-Sócio da APROME, ou seja, o NINHO-CEIME já foi sócio da APROME e orgulhosamente fica-se por aí. Foi um gesto do passado e esperamos que assim continue, pois não nos identificamos com tal Associação!

Acerca de ser a única associação (ou entidade) onde se registam Ouriços, sim, é a única que conheço (por enquanto) que o anuncia. Em breve irá surgir a público uma outra entidade capaz de o fazer, mas não posso adiantar mais nada.

Quanto à real veracidade, não sei se percebi a questão. Se é verdade que o fazem? Parece que sim, porque não?
Se tem algum valor legal? Tem valor enquanto documento de uma Associação. Se a mesma Associação tem, ou não, Personalidade Jurídica reconhecida para emitir documentos de Registo de Animais, chamar-lhes LOP e coisas assim, é um assunto do Governo Português, a cargo do Ministério do Ambiente e do Território, Direcção Geral de Veterinária, etc. Não me diz respeito (excepto como cidadão português).
Ourico Escreveu:...bem então até sábado meus amigos!
Se isto tem a ver com a Feira do próximo fim-de-semana, nós só lá vamos estar no Domingo e (repito) vamos como visitantes, não como expositores. Desta vez, o Ninho, o MDP e as várias instituições a que estou ligado não vão estar presentes. Fomos convidados, mas as condições de participação eram pouco imparciais e idóneas para o nosso gosto, por isso, continuamos o nosso trabalho nos bastidores e participamos como visitantes, pagando bilhete e passeando na Feira!

Assim sendo, então até Domingo!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
Ourico
Membro
Localização: Gatos Bosques da Noruega e Europeus Comuns, Alaskan Malamute & Ouriços Pigmeus Africanos

segunda out 01, 2007 2:49 pm

Bem a Feira foi interessante,descobri uma "velha" paixão as formigas...não haviam ouriços...o tb não me espanta...
Fiquei ainda mais apaixonada pelas tartarugas :)
O meu filho adorou...para ele era tudo Brans ( é o nosso cão!!)
Gatos..persas a pontapé...de bosques nenhum portugues (com tantos) e só estranjeiros...uma novidade Sphinx finalmente um criador em Portugal...do gato mais alergico do Mundo!
E aquela parte dos cães/gatos para adoptar que é terrivel para mim, apetece-me trazer todos...
Confesso que tb pouco vi...muita gente "agolfinhada" em frente ás gaiolas...nota 5 nas Tartarugas :)
O que falava da APROME era realmente se existe um valor real nos Lops dos Ouriços.
Mas pronto vou vendo...
:)
<p>Os insensatos, que acreditam serem s&aacute;bios, s&atilde;o inimigos de si mesmos; fazem m&aacute;s a&ccedil;c&otilde;es, das quais, por fim, s&oacute; colhem frutos amargos.</p>
<p>Pensamento Budista
</p>
leoa_nova_
Membro Veterano

sexta out 26, 2007 12:41 pm

Quando vê um animal perto da estrada você coloca-o novamente no bom caminho... E se for num local onde não existe mais nada a não ser cimento e alcatrão em cerca de 500 metros?? Como por exemplo, um pássaro que tenta esvoaçar e acaba no meio de uma estrada muito longe do sítio onde se encontrava? Você sabe de onde é?? Os ouriços caminham muito, como sabe de onde se encontra a mãe, o meu irmão não quiz correr o risco de o colocar num local onde ele voltasse à estrada, ou que não encontrasse a mãe e morresse à fome!

Se alguma vez vier algum tipo de inspecção a minha casa então também tem que percorrer outras com furões, e se alguma vez chegar à minha não quer o saber porque não sou eu a responsável pelo ouriço!!!
E já agora, mais importante do que andar a inspeccionar casas, deviam era andar a inspeccionar reservas de caça onde andam a matar falconídeos :evil: e outras aves supostamente protegidas :evil:

Leonilde:

Só lhe digo mais uma coisa, Selecção do mais forte, Darwin, está a precisar de ler umas coisinhas... Essas mortes de que falou são mortes ocasionais e/ou acidentais, estão sempre a acontecer na vida selvagem, e também acontecem na vida urbana!! O gato adapta-se bem tanto à vida urbana como à selvagem, você vê gatos atropelados e mortos de fome como vê na vida selvagem, porque o que é demais e fraco morre, e é raro mortes por velhice!!!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta nov 02, 2007 10:55 pm

PauloMonteiro Escreveu:Difícil é separar o trigo do joio, pois anda aqui muito boa gente, com óptimas intenções. Infelizmente, também há quem venha só para implicar, mas com jeitinho pode-se fazer algo de útil...

Vamos lá falar de Atelerix albiventris...
Pois eu sou daqueles que gosta de implicar...

E vamos lá falar de Erinaceus europaeus...

Leoa_Nova, tenha a frontalidade de colocar aqui a sua morada, tal como tem a ligeireza de vir aqui dizer que AINDA detem aquele ouriço que foi "salvo" com o intuito de o libertar!!!

Quantas crias já reproduziu com o seu ouriço para devolver á natureza??
Sabe que vale muito mais deixar um especime exposto aos riscos ambientais, mas com hipóteses de se reproduzir (mesmo que remotas), dando continuidade genética à espécie, do que deter o mesmo a viver longos anos, mas sem se reproduzir??
Sabe que as populações de ouriços estão a decair no nosso país??

Esse ouriço poderia ter sido mais um atropelado. Mas também podia não ter sido. E neste momento já teriamos mais uns quantos ouriços.
Neste momento esse ouriço não passa de mais um "apropelado" que em nada contribui para a conservação da espécie. Em termos de conservação da natureza, esse animal, estando cativo, é como se estivesse morto. Não dá descendencia, logo é um indivíduo "nulo".
Você está a ser responsável, em parte, pela "morte" das populações de ouriços-caxeiros em Portugal!!!!

Uma futura veterinária que não aconselharei a ninguem!! Quando existe falta de ética, é por norma geral em qualquer aspecto!!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Ourico
Membro

segunda nov 26, 2007 6:03 pm

Só para darem uma espreitadela no update do Ouriço na arca...
http://arcadenoe.sapo.pt/race.php?id=132

Boa Semana
<p>Pensamento Budista
</p>
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda nov 26, 2007 6:57 pm

Pois Sr. Francisco, existem muitas éticas... Duas delas são as de quem visa cuidar de um grupo de animais ou de um só animal. De certeza que um veterinário de explorações não trata uma manada de vacas como um veterinário de clínica trata um cão. Eu pessoalmente não consigo olhar para um grupo se isso prejudicar um índivíduo, apenas consigo olhar para o indivíduo, e esse é o problema aqui.
Ele já foi solto algumas vezes, tanto no Alentejo, como aqui perto de casa onde já vi mais ouriços, no quintal aberto de um senhor, mas como foi de dia, talvez não. O único contacto que ele teve com outro ouriço foi quando levou uma dentada e foi a correr esconder-se em casa...

E sim, o ouriço foi "salvo" com esse intuito, mas como eu não estava por perto, nunca ninguém o foi entregar e apegaram-se a ele. E neste momento eu não tenho coragem de pegar nele e o levar, tanto porque ele já nem come insectos, tanto porque se alguém tem que dar esse passo é a minha mãe que cuida dele.

E não coloco aqui a minha morada porque sempre me ensinaram que não se faz isso na net por muitas razões.
pedrolm
Membro Veterano
Registado: sexta out 05, 2007 11:57 am

domingo dez 02, 2007 9:37 pm

tem noçao que se o entregar qum sabe ele tenha a oprtunidade de se reproduzirf com um cativo e depois na instituçao podem libertar as crias?o meu pai comprou dois pintassilgos e eu sabia que eram selagens passados uns dias simulei uma fuga e nese momento podem voar por monsanto livres e quem sabe na proxima primavera nao estao a dar continuidade a sua especie?
gallimokas
Registado: terça jun 14, 2011 3:24 pm

terça jun 14, 2011 3:36 pm

eu quero adquirir um ouriço pigmeu africano por acaso nao têm bebes para vender ????
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça jun 14, 2011 6:40 pm

Tópico de 2007...

Além disso, não são permitidas vendas a partir do fórum. Tem a zona dos classificados.
Responder

Voltar para “Exóticos”