Ourico Escreveu:Relativamente ás rações ...os criadores de ouriços dos USA e Inglaterra usam rações para ouriços, já os espanhois utilizam comida para gato uma boa ração ...primeiro Kitten e depois light. Para ser sincera desconhecia que existisse rações de ouriço em Portugal, pelo que mando vir de Espanha.
É verdade. Muitos criadores usam a alimentação para gatinho como alternativa (inteligente, diga-se de passagem), pois é o que mais se usa em alimentação para pequenos animais, desde as ratazanas até às tartarugas. Há inclusivé quem dê também a lagartos, especialmente agamídeos, como é o caso dos Dragões Barbudos.
Pessoalmente, não posso concordar muito com esta "preguiça cómoda" e prefiro dar alimentações mais naturais, ou rações estudadas para cada espécie.
Como alternativa, note-se, é uma hipótese inteligente e razoável, com a vantagem de poder ser complementada!
Ourico Escreveu:Diga-me com tanta gente a abandonar animais...não o preocupa que daqui a uns tempos o ouriço se torne uma pequena praga?
Estamos a falar de que ouriços? Dos portugueses, ou dos africanos?
Claro que o abandono de animais me preocupa. No entanto, note-se, sou um estudioso e investigador, não um fiscal, ou responsável de campo. Cada macaco no seu galho. Não deixo de ter preocupações, nem deixo de ter opinião e a minha posição acerca dos abandonos (seja de que espécie for) é que deviam ser controlados, condenados, prevenidos, etc. Cabe às autoridades competentes fazer o melhor possível.
Eu não abandono animais. É o que posso fazer!
Quanto ao ouriço tornar-se uma praga, se estamos a falar do Africano, era uma praga saudável e rentável, pois poderiam ser apanhados e vendidos para o estrangeiro.
Se estamos a falar do Português, então o caso é diferente, pois mesmo não os abandonando, já há bastantes (felizmente), embora tenhamos que descontar aqueles que são abatidos, apanhados e comidos...
Ourico Escreveu:È uma pena que existam tão poucos livros sobre ouriços e ainda nenhum em Portugues...vamos lá ver o que no futuro irá acontecer.
Vão existir mais livros sobre Ouriços, mas nenhum em Português, ehehehe
Ourico Escreveu:Diga-me outra coisa e relativamente á APROME é a unica Portuguesa que faz registos de ouriços, correcto? Qual a sua real veracidade?
Aqui parece-me haver alguma confusão:
Não sou mais do que um Ex-Sócio da APROME, ou seja, o NINHO-CEIME já foi sócio da APROME e orgulhosamente fica-se por aí. Foi um gesto do passado e esperamos que assim continue, pois não nos identificamos com tal Associação!
Acerca de ser a única associação (ou entidade) onde se registam Ouriços, sim, é a única que conheço (por enquanto) que o anuncia. Em breve irá surgir a público uma outra entidade capaz de o fazer, mas não posso adiantar mais nada.
Quanto à real veracidade, não sei se percebi a questão. Se é verdade que o fazem? Parece que sim, porque não?
Se tem algum valor legal? Tem valor enquanto documento de uma Associação. Se a mesma Associação tem, ou não, Personalidade Jurídica reconhecida para emitir documentos de Registo de Animais, chamar-lhes LOP e coisas assim, é um assunto do Governo Português, a cargo do Ministério do Ambiente e do Território, Direcção Geral de Veterinária, etc. Não me diz respeito (excepto como cidadão português).
Ourico Escreveu:...bem então até sábado meus amigos!
Se isto tem a ver com a Feira do próximo fim-de-semana, nós só lá vamos estar no Domingo e (repito) vamos como visitantes, não como expositores. Desta vez, o Ninho, o MDP e as várias instituições a que estou ligado não vão estar presentes. Fomos convidados, mas as condições de participação eram pouco imparciais e idóneas para o nosso gosto, por isso, continuamos o nosso trabalho nos bastidores e participamos como visitantes, pagando bilhete e passeando na Feira!
Assim sendo, então até Domingo!