Guaxinim de Guadalupe

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos

São uma boa escolha?

sim
3
50%
mais ou menos
3
50%

Total de votos: 6
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo jan 04, 2009 11:50 am

Native Escreveu:Curioso na minha internet, tambem frequento foruns de outras nacionalidades e em todos existem arrufos e usuarios mais criticos e outros mais tolerantes, com a diferença de serem mundos maiores e como tal mais dificil de se conhecerem melhor uns aos outros assim como serão mais usuarios a escrever Ingles que não é a sua lingua materna, logo tambem mais dificuldade em escrever so para arrasar, tentam-se limitar apenas aos assuntos em questao, deixando os arrufos e criticas para quem tem maior facilidade em exprimir-se e defender a sua lingua... logo menos conflitos nesses aspecto...acho que nao tem a ver com foruns portugueses ou foruns estrangeiros, tem a ver com o numero de nacionalidades que frequentam o forum. Não somos piores que ninguem.

E sim também uso o corrector do firefox, e nos foruns que estrangeiros que particpo, os proprios têm spell check...
Claro que também há arrufos. Somos humanos, por isso é normal que tenhamos desentendimentos. A diferença é que não há tantos arrufos quanto nos sites portugueses (apesar de que houve um espanhol que até me fez ver tudo a vermelho). Não só por as pessoas não terem vontade de discutir, mas também porque assim que começa uma discussão, ou assim que aparece um post que pode levar a discussão, vem um moderador avisar para termos cuidado com o que dizemos.

A minha experiência nos fóruns da net (que ainda é uma criancinha de 7 anos) diz-me que nos sites estrangeiros as pessoas são muito mais tolerantes.

Quando entrei neste fórum pensei que me fosse divertir, aprender e tirar dúvidas. Aprendi, sim, não haja dúvida. Tirei dúvidas, não nego. Agora divertir-me? Essa parte ainda está para vir.

Eu uso o firefox também, mas não tenho corrector nenhum. Se calhar até devia ter porque às vezes com a pressa escrevo alguma coisa mal, mas não tenho. Nos fóruns britânicos e americanos não tenho problemas, porque conheço bastante bem o inglês. Nos fóruns espanhóis e italianos já tenho mais problemas porque ainda estou em fase de aprendizagem (por isso mesmo frequento os fóruns). Da primeira vez que postei nesses fóruns (em todos eles), informei que ainda não conhecia muito bem a língua e que seria provavel que houvesse erros. Apenas num fórum (o tal que me fez ver tudo a vermelho) me foi dito que "se não conheces a língua, não venhas para aqui". Apenas um. No meio dos milhentos fóruns nos quais eu me inscrevi (se quero aprender, tenho de fazer mais do que ir às aulas).

Daí eu dizer que na minha experiência, os fóruns estrangeiros são muito mais tolerantes.

Ah, é verdade, o que vou dizer agora são palavras dos foristas estrangeiros. Na opinião deles, as pessoas que não são inglesas, espanholas ou italianas, mas escrevem nessa língua, preocupam-se mais em não cometer erros do que as pessoas que realmente falam nessa língua. Isto só ajuda a minha observação de que cerca de 90% das pessoas que postam na net com erros, fazem-no porque não se interessam o suficiente para escrever correctamente. "Estou na net, não estou na escola".
misspucca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 15, 2007 3:57 pm

domingo jan 04, 2009 3:41 pm

Agora deixo aqui uma pergunta e gostava que pensassem a serio nela, sendo que conheço utilizadores nessa situaçao:
-Sabem que existem pessoas com problemas de escrita, que nem com corrector ortografico conseguem escrever direito? Sabem que ha mesmo muita gente nessas condiçoes?
O que sentira alguem que tem um problema desses, ao nao poder vir a um forum publico expor uma duvida??

Pensem nisso pf.. Nao digo que seja o caso do user em questao, mas conheço users deste forum com esse problema..que nao escrevem, com vergonha deste tipo de situaçoes...
<strong>Por favor adicionar o c&eacute;rebro antes de abrir a boca!</strong>
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

domingo jan 04, 2009 6:11 pm

Ahhh misspucca, mas a malta aqui parece que gosta mesmo é de bater no ceguinho....
teria alguma piada ler os erros e não os emendar???
não... tem mais piada quando a gente mostra ao mundo as habilidades que o palhaço não sabe fazer... infelizmente...
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

domingo jan 04, 2009 10:08 pm

misspucca Escreveu: -Sabem que existem pessoas com problemas de escrita, que nem com corrector ortografico conseguem escrever direito? Sabem que ha mesmo muita gente nessas condiçoes?
O que sentira alguem que tem um problema desses, ao nao poder vir a um forum publico expor uma duvida??
Sei e compreendo. Mas também sei que as pessoas já nem fazem um esforço (aliás, não fazem um esforço para nada) para escrever bem e que gastam o nome ao KKK com a quantidade de "k" que usam. Já vi certas mensagens, não aqui, que de tão sem estrutura e de léxico imperceptível pareciam escritas em "chewbacquiano" - uma autêntica diarreia verbal.
Uma pessoa que tem muitas limitações na escrita, mas que se esforça por não abreviar as palavras com "k" ou substituir "s" por "x" ou os por "us" em fóruns tem muito mais valor para mim do que uma que não sabe nem quer melhorar. E depois há sempre desculpas e paninhos quentes para a mediocridade, como se quem se está a lixar - e ainda diz que o que faz está bem-feito - para a maneira como escreve devesse ter algum tipo de prémio por ser parvo.
Não estou a dirigir isto à forista em causa, mas não percebo em que é que a sugestão do AlunoBioGeo foi mal-educada. Quer dizer, percebo: hoje é má educação apontar os erros.
Enfim, adiante.
GSfanatic
Membro Veterano

segunda jan 05, 2009 6:32 pm

Ninguém disse que era má educação corrigir os erros. Aliás, eu não o disse. Se alguém o disse, eu terei de discordar.

Existem é melhor formas de corrigir alguém, sem fazer a pessoa se sentir humilhada e nunca mais escrever neste fórum (pelos vistos há pessoas que nem se atrevem a escrever aqui por receio de serem humilhadas, o que era desnecessário).

Se eu fosse corrigir alguém que não conheço de lado nenhum (como parece ser o caso nesta situação), diria apenas isto:

"Existem alguns erros de gramática no seu post, que eu gostaria de corrigir (e espero não estar a faltar ao respeito).

Adequirir- Adquirir
Obdiente- Obediente..."

e por aí adiante.

Eu gosto que me corrijam. Aliás, adoro. Tenho um respeito enorme pela língua portuguesa (se não tivesse, não estaria num curso ligado às línguas) e detesto errar. A verdade é que grande parte dos meu erros devem-se à pressa ou à distracção, mas mesmo assim, é sempre bom ser corrigida e aprender com os erros.

Agora, gozar com os meus erros (da forma que o Aluno gozou, não me venham dizer que não porque eu tenho olhos e sei ler desde os meus seis anos) é algo que eu só admito aos meus amigos (porque sei que estão apenas a brincar). Se houve alguma falta de respeito da parte do Aluno, foi o facto de ter gozado. É isso que não estão a ver. Corrigir não é falta de respeito. Gozar, é.

Disse, repeti e volto a repetir: não estamos aqui para ser professores e não é a gozar que se ensina. Se sentem uma necessidade grande de corrigir um erro, façam-no de uma forma mais... politicamente correcta (digamos). Há menos risco de alienar as pessoas e discussões destas são evitadas.

Sinceramente eu nem era para voltar a escrever neste tópico, mas tinha de clarificar a minha posição.

Dito isto, este será o meu último post neste tópico, não por não achar o assunto bastante interessante (eu gosto de debates), mas porque este tópico foi criado para esclarecer dúvidas sobre o Guaxinim de Guadalupe e algumas das questões já foram respondidas (pelo menos a mais importante, se aconselham a user a ter um guaxinim, já foi respondida).

Desejo uma boa noite a todos.
Última edição por GSfanatic em segunda jan 05, 2009 6:52 pm, editado 2 vezes no total.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

segunda jan 05, 2009 6:48 pm

Boa noite.

Sistematicamente sou confrontado com pedidos por email de alunos universitários que pedem sistemáticamente " casos práticos" e bibliografia ou ajuda para um trabalho.

Ora, acham correcto que eu diga algo além de " faça pesquisa na net de bibliografia adequada" ou " boa sorte na biblioteca da sua faculdade" ?

Este caso é o mesmo, há 9 anos que procuro ajudar na internet. A maior parte das vezes quem pee ajuda não valoriza o trabalho que tive em escrever para eles e nem dá um simples "obrigado". Este casoem particular é de um jovem que nos coloca " digam-me tudo e mais alguma coisa".

Outra coisa, se alguem acham ofensivo dizer-sea fulano que dá muitos erros ortográficos...então um dia conto-vos a historia do enfrmeiro veterinarios que dava miotos err
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

segunda jan 05, 2009 7:01 pm

GSfanatic Escreveu:
Agora, gozar com os meus erros (da forma que o Aluno gozou, não me venham dizer que não porque eu tenho olhos e sei ler desde os meus seis anos) é algo que eu só admito aos meus amigos (porque sei que estão apenas a brincar). Se houve alguma falta de respeito da parte do Aluno, foi o facto de ter gozado. É isso que não estão a ver. Corrigir não é falta de respeito. Gozar, é.
Pois, é aqui que divergimos, a meu ver o Aluno não gozou. Se o acha, respeito a sua opinião, mas não concordo. :wink:
GSfanatic
Membro Veterano

segunda jan 05, 2009 7:13 pm

TitvsLivivs Escreveu: Pois, é aqui que divergimos, a meu ver o Aluno não gozou. Se o acha, respeito a sua opinião, mas não concordo. :wink:
Concordamos que discordamos, certo? Já é alguma coisa. :D (com direito a ícone e tudo).
Dito isto, este será o meu último post neste tópico, não por não achar o assunto bastante interessante (eu gosto de debates), mas porque este tópico foi criado para esclarecer dúvidas sobre o Guaxinim de Guadalupe e algumas das questões já foram respondidas (pelo menos a mais importante, se aconselham a user a ter um guaxinim, já foi respondida).
Alguns minutos depois de dizer isto as minhas palavras foram por água abaixo. Eu sou mesmo assim. Não consigo ficar calada. Os meus amigos têm mesmo muita paciência.
TheGreatDane
Membro Veterano

segunda jan 05, 2009 7:21 pm

GSfanatic Escreveu: Disse, repeti e volto a repetir: não estamos aqui para ser professores(...) e .
Discordo, estamos aqui para ser professores e para ser alunos. Eu nao me importo de ser o primeiro e adoro ser o segundo. O problema que se coloca esta em que algumas pessoas mesmo quando vem aqui perguntar coisas nao querem aprender mas ensinar e se lhes dizem qye estao errados amuam.

Chuchas e no forum ao lado.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jan 05, 2009 7:47 pm

repetido.
Última edição por PauloC1 em segunda jan 05, 2009 7:51 pm, editado 1 vez no total.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
GSfanatic
Membro Veterano

segunda jan 05, 2009 7:48 pm

TheGreatDane Escreveu:
GSfanatic Escreveu: Disse, repeti e volto a repetir: não estamos aqui para ser professores(...) e .
Discordo, estamos aqui para ser professores e para ser alunos. Eu nao me importo de ser o primeiro e adoro ser o segundo. O problema que se coloca esta em que algumas pessoas mesmo quando vem aqui perguntar coisas nao querem aprender mas ensinar e se lhes dizem qye estao errados amuam.

Chuchas e no forum ao lado.
Essa foi boa. Ri-me um pouquinho. Gostaria até de conhecer esse fórum.

Ok, vou esclarecer. Neste fórum não somos professores de língua portuguesa. Pelo menos eu acho que não foi com essa ideia que o fórum foi criado.

Agora, professores e alunos do tópico "animais", sim, somos. Nisso concordo plenamente.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jan 05, 2009 7:51 pm

Eu muinto cinzeramente nao tou a ver kual eh o prubulema! Entam nao ce perceve u ke u rapax ó as otras pexoas escreveim so pur nao cer purtuges curretu? Teim a mania ke sao profs! Istu naum é um foru de purtuges, é de animales, purkêke se teim de iscrever beim?
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
TheGreatDane
Membro Veterano

segunda jan 05, 2009 8:06 pm

Discordo, neste forum aprendi muita coisa e não somente sobre animais.

Aliás digo-lhe uma coisa que o poderá ou não chocar, recebi um email a pedir emprego de uma pessoa com tantos erros ortográficos e uma incapacidade tão grande de construção frásica que pensei que era falso. Soube mais tarde que era verdadeiro. A pessoa frequenta a arcadenoé. Se calhar essa pessoa que à data ainda não arranjou emprego se em vez de palmadas nas costas lhe tivessem dito que escreve absurdamente mal, tivesse se preocupado em evitar erros e hoje já estivesse empregada.

Pois escrever numa carta de apresentação entre muitas pérolas "pesso emprego porque adorava trabalhar kom voces e queria muito mesmo fazêr parte da vossa equipa para ter suçesso" parece normal ?

Se a tivessem corrigido na arca..mas enfim é melhor ser analfabruto e não ser corrigido
GSfanatic
Membro Veterano

segunda jan 05, 2009 9:25 pm

TheGreatDane Escreveu:Discordo, neste forum aprendi muita coisa e não somente sobre animais.

Aliás digo-lhe uma coisa que o poderá ou não chocar, recebi um email a pedir emprego de uma pessoa com tantos erros ortográficos e uma incapacidade tão grande de construção frásica que pensei que era falso. Soube mais tarde que era verdadeiro. A pessoa frequenta a arcadenoé. Se calhar essa pessoa que à data ainda não arranjou emprego se em vez de palmadas nas costas lhe tivessem dito que escreve absurdamente mal, tivesse se preocupado em evitar erros e hoje já estivesse empregada.

Pois escrever numa carta de apresentação entre muitas pérolas "pesso emprego porque adorava trabalhar kom voces e queria muito mesmo fazêr parte da vossa equipa para ter suçesso" parece normal ?

Se a tivessem corrigido na arca..mas enfim é melhor ser analfabruto e não ser corrigido
Novamente, não foi isso que eu disse. Há apenas melhores formas de corrigir.

Esse foi apenas um exemplo (triste, realmente). Eu sei que quando me inscrevi na arca foi para aprender mais sobre as porquinhas da índia que me caíram no colo de repente (aliás, o que eu queria mesmo era saber onde comprar uma gaiola grande para elas, porque só encontrava pequenas). Sei também que a user que iniciou este tópico não o fez para aprender português. Assim como outros users que fazer perguntas neste fórum.

Sim, podemos aprender muitas coisas diferentes neste fórum para além de animais, mas o assunto principal, no qual nos devemos focar, é "animais".

A não ser que eu não tenha compreendido a razão porque este fórum foi criado.Até agora tudo o que li neste fórum (posts, artigos, classificados...) tem a ver com animais.
TheGreatDane
Membro Veterano

segunda jan 05, 2009 9:29 pm

Para se poder comunicar deverá ser feito em português correcto,sem abreviaturas e outras. isto é,sea pessoa quer ser compreendida. Se não qusier até pode escrever em croata-
Responder

Voltar para “Exóticos”