ajuda para cuidar bem dos meus ratz....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
aldaraokupa
Membro
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

domingo jun 20, 2010 7:57 pm

bem claro...so que fico logo naquela, assustada...como sao tao pequeninos e indefesos...mas sim deves ter razao, bem no minimo tens muita mais experiencia que eu que os teus sao lindisssimos!!!

obrigado :)
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo jun 20, 2010 8:06 pm

Mas os meus são lindíssimos porque são como a dona. 8)
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
aldaraokupa
Membro

domingo jun 20, 2010 8:09 pm

claroo...o unico que estraga a dona é a modestia...jeje :lol:

puff!!entao os meus ate vao ofuscar a vista de tanta beleza....se se saiem a dona e tal... :twisted: :wink:
Ninoquinha
Membro Veterano

domingo jun 20, 2010 8:13 pm

:lol: :lol:

Por falar em lindérrimos e coisas afins, vou tirá-los das gaiolas e pegar na máquina, que há já algum tempo não actualizo o tópico.

Deixei os bebés e a ratinha mãe em paz. Mexa apenas quando necessário. Realmente necessário. :wink:

Boa sorte com a rataria.
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
aldaraokupa
Membro

domingo jun 20, 2010 8:20 pm

sim..mas olha é que eles estao a guinchar..e tenho medo que como ela nao esta ao pe deles possam arrefecer...as tuas faziam isso?dsc la insistir..mas sou nova nisto e fico preocupada em que ela os possa rejeitar...
Ninoquinha
Membro Veterano

domingo jun 20, 2010 8:43 pm

Não passavam a vida a guinchar, mas volta e meia lá reclamavam. Só me preocupava quando via que eles andavam espalhados pela gaiola.
E é claro que as mães não passavam a vida em cima deles. Comiam, bebiam, deitavam-se noutro lado da gaiola... quase sempre elas sabem, melhor que eu, o que terão de fazer.
Raphahel
Membro
Registado: domingo mar 28, 2010 2:53 pm

domingo jun 20, 2010 8:48 pm

Não te preocupes eles guincham a toda a hora praticamente,excepto pouquinho tempo depois de terem mamado. Ela como mae tem de ensinar os pekeninos a comer a horas decentes....''merendar'' entre as refeições não é saudável.
Eu pessoalmente aconselho a verifica-los uma vez ao dia,para se certificar que nenhum morreu e que estão bem alimentados,eu pelo menos fi-lo com a minha ninhada. ofereça uma guloseima à mae quando o fizer mesmo que não a retire da ninhada,assim ela fica entretida e associará coisas boas a ti,e irá ficar mais relaxada na sua presença. Outra coisa é que manusear as ''crianças'' vai deixar o seu cheiro nelas, para além de elas desde cedo começarem a lidar com o seu cheiro,isso irá incitar a mae a lambe-los,e quando ela o faz isso estimula uma hormona (a mesma que eles produzem quando mamam, ocitocina salvo erro) nos pequeninos que os deixa mais relaxados. Mas lembre-se uma vez por dias e não durante muito tempo!
Ninoquinha
Membro Veterano

domingo jun 20, 2010 9:03 pm

Isso depende.

Uma boa parte das fêmeas abandona as crias quando os donos mexem.

Nos primeiros dias, eu raramente lhes toco. E quando o faço, passo a mão na comida antes.

Mas cada um faz como quer ou acha correcto. Quem sou eu...

Quanto ao guincharem... os meus deviam ser especiais. Raramente os ouvia.
Raphahel
Membro

domingo jun 20, 2010 9:08 pm

Sim eu digo isto porque é o que li no forúm que tenho postado aqui...lá dizem que raramente as femeas rejeitam ninhadas... :s comigo resultou daquela forma,mas tds as femeas são diferentes à sua maneira...
Ninoquinha
Membro Veterano

domingo jun 20, 2010 9:16 pm

Nem mais.

Aliás, cá em casa tenho 4 fêmeas. Só duas foram mães. Uma delas nunca reclamou por eu mexer nos bebés, já a filha dela não gosta muito e dá dentadinhas muito leves. Só o fez uma vez, porque a partir daí, nunca mais lhes mexi com ela na gaiola.

Como digo, nos primeiros dias mexo apenas o necessário. Ver se estão todos bem, se estão com feno suficiente no ninho... mas não ando a pegar constantemente.

Enfim, é deixar a menina fazer o trabalho dela e, aos poucos, ir habituando os bebés a serem manuseados.
Raphahel
Membro

domingo jun 20, 2010 10:03 pm

Mai nada...afinal aprece que estamos a dizer o mesmo por outras palavras
aldaraokupa
Membro

segunda jun 21, 2010 1:14 pm

ora muito boas!!!

bem, depois de tanta angustia com as minhas duvidas..lol...ja vou percebendo melhor estes amiguinhos.
so lhes mexo uma vez ao dia, quandoela sai de ao pe deles para se alimentar, ai aproveito e dou-lhe uma guloseima a ela para se entreter...e eu vou ver os pequenos, se esta bem e isso.ja tao mais gordinhos :) e começam-se a aperceber as cores..sao parecidos ao pai..lol

quanto a isso de rejeitar por causa do cheiro..olha, eu tenho feito segundo os conselhos do raphahel e ela nao estressa com o meu cheiro...ate agora nao houve problema.e isso que ela é meia rebelde e a nossa relaçao nao começou da melhor maneira...!!mas ta a correr bem...hoje tive de mudar o bebedouro de lugar porque ela durante a noite mudou-os de situio e pos-se debaixo do bebedouro!eu axei bastante perigoso, porque sempre lhes poderia cair agua em cima!!entao, quando ela foi comer peguei neles e juntei-os em cima do paninho do ninho, e tirei o bebedouro pa potro lado..ela viu e xeirava o que eu estava a fazer, mas depois voltou para ao pe deles e tasse bem..agora mesmo estao tdos juntinhos com ela :D
Raphahel
Membro

segunda jun 21, 2010 1:44 pm

Muito bom mesmo! Só uma coisa que me esqueci de mencionar, não limpe a gaiola frequentemente pois vai stressa-la, faça-o mesmo quando a gaiola estiver mesmo a necessitar e quando o fizer mantenha todo o material do ninho! Já que é aí que está o cheiro todo dela e da ninhada,e a mae vai sempre manter essa zona limpa indo fazer as necessidades longe. De resto muitos parabéns :)
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda jun 21, 2010 1:46 pm

Eu tb nunca tive regeição por parte das mães mas nunca mexi nos primeiro 3 a 4 dias, depois usei o mesmo metodo que tu...dava comida ou goluseima, a mãe saìa do ninho para petiscar e eu aproveitava para lhes mexer, ela quando volta lava-os todos para tirar o nosso horrivel cheiro :twisted: mas, pelo menos eles ainda de olhos fechados ja começam a habituar-se ao meu cheiro e contacto com mãos, que facilita muito depois pegar-lhes quando eles começarem a laurear a pevide pela gaiola já de olhos abertos...e só uma vez uma hooded tb desconfiada atirou-se a uma rapidez relâmpago e arrancou-me um bom pedaço de pele do meu dedo que deixou marca até hoje...mas aos filhotes nunca fez mal por eu lhes mexer.
Estás a fazer tudo bem ;) Continua...

Editei porque só agora reparei no que disseste lá atrás sobre um lençol de linho e meias velhas...não deves colocar nada com linhas ou fibras, nem mesmo algodão que as linhas podem enrolar-se ás patitas ou dedos e corta a circulação acabando por amputar a pata...coloca pedacinhos de papel higiénico ou absorvente de cozinha que é seguro e tb é quente...podes deixar cá fora que ela depois leva para o ninho...e se quiseres mete o papel nuns bons minutos dentro da tua TShirt em contacto directo com o teu corpo, que o papel absorve o teu cheiro, que ela leva assim o teu cheiro para as crias.
aldaraokupa
Membro

terça jun 22, 2010 9:32 am

bons dias|!!!
essa dica do papel e da t-shirt é bacana!je

bem, hoje de manha a dona Anubis mudou a criamçada de lugar...tirou-os da plataforma para debaixo dela..escondeu-os bem...a verdade é que agora é bastante difocil de lhes mexer...a mae continua com o mesmo feitio...ainda abocado dei-lhe uma guloseima e pega bem nela e cheira-me e tal..so que quando vou para lhe fazer uma festa..nhaca!!!atira-se logo pa me morder a desgraçada!!lol talvez tenhamos medo mutuo...mas andei la a mexer no ninhio e enquanto tava a comer, nao se atirou a mim nem nada.

uma pregunta, a partir de quantas semanas se podem tirar os pequenotes ca +ara fora, para os ir habituando a nos??
Responder

Voltar para “Exóticos”