Chinchila doente, urgente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Bloqueado
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

quarta ago 18, 2010 12:23 am

rosekika Escreveu:Voces podem ter razão as consultas para animais exoticos são mesmo carissimas as pessoas pedem logo muito dinheiro e é por isso que não levo as minhas ao veterinario e acho que as minhas vivem bem sem isso mas boa sorte com o veterinario.
A consulta do dicosta custou 28 euros...carissimo de facto. :roll:

O problema que existe é quando como no seu caso você é uma criança e depende dos pais.Portanto anets de dos seus 13 anos ditar sentenças aqui na arca que possam prejudicar animais tenha a humildade de ter uma postura de aprender antes de tentar ensinar. Eu tenho idade para ser seu pai e não ando a meter bitaites em assuntos que desconheço.
Última edição por VascoMV em quarta ago 18, 2010 12:26 am, editado 1 vez no total.
VascoMV
Membro Veterano

quarta ago 18, 2010 12:25 am

Gostava de alertar que o ideal seria consultas de acompanhamento semestrais para estes animais. Seria 28 a 35 euros de 6 em 6 meses, e que poderia evitar o grande problema com 99,9% dos exóticos..é que as pessoas não só vão ao veterinario à ultima, como na maioria das vezes nem sequer se informam devidamente sobre o animal que têm em casa.
tonilda
Membro
Registado: domingo ago 15, 2010 2:31 am
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

quarta ago 18, 2010 3:30 am

Rosekika, nao te querendo julgar, mas... estavas a tentar dar-me ''liçoes'' sobre gaiolas para chinchilas, achando que a tua ou as tuas eram bem mais adquadas... mas nao sei se será bem assim. tudo bem que as chinchilas saltam e trepam etc, mas acho que tens as gaiolas demasiado altas e com poucos poleiros pelo meio, se a chinchila der uma queda nao deve ser muito agradavel (corrijam-me se estiver errada), depois tens plataformas de grades, que nao 'e nada bom, ainda por cima suspensas com mola da roupa, que do nada podem saltar com a pressao exercida por um chim em cima da plataforma, e este para alem de se assustar, cai e ainda leva com a cena em cima... nao sei, mas acho que devias pensar um pouco na segurança deles, porque as coisas acontecem..
ainda bem que nunca precisaste de levar nenhum ao veterinario, e espero que nunca nenhum te adoeça, mas se por acaso acontecer, espero que penses que ele, tal como se fosse contigo, precisara de cuidados medicos.

com isto tudo tenho uma questao... li em imensos sites, e muita gente me disse que rodas de exercicio eram so para ratos. ha grandes sim, supostamente para chinchilas, mas que nao lhes faz muito bem andar nelas. é verdade??
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta ago 18, 2010 9:37 am

Se a roda for grande, não faz mal nenhum à chinchila. Uma roda para uma chinchila tem de ter 40cm de diâmetro.

No Verão a roda deve ser retirada, pois o excesso de exercício pode levar a um choque calórico.

Tem de ter cuidado com a roda que compra, pois se tiver buracos muito grandes a chin pode ficar com a pata presa e parti-la. Também é possível que os seus chins não liguem nenhuma à roda, pois não estão habituados a isso. Há chins que usam a roda apenas para dormir (o que é giro, mas não foi esse o intuito da compra, penso eu de que... :P).

O que eu adorava comprar para os meus chins é a Flying Saucer, mas só encontro no estrangeiro e é muito cara :(.

Aqui está ela:
http://www.youtube.com/watch?v=0aTq1NPbEMM
VascoMV
Membro Veterano

quarta ago 18, 2010 9:49 am

Isso nada mais é que um wok...compras um, fazes um furo com umas porcas e parafusos e voilá ;)
GSfanatic
Membro Veterano

quarta ago 18, 2010 10:06 am

Quanto às gaiolas da rosekika (só vi agora), as chinchilas saltam até pelo menos 1m de altura, portanto o posicionamento das plataformas não me parece ser um problema.

Agora... as grades... isso já é um problema. Pelos vistos não leste o suficiente sobre chinchilas para saberes que elas podem prender uma pata nas grades, parti-la e às vezes ficar mesmo sem a pata (que tem de ser amputada, como a da dicosta). Se calhar até foi assim que o teu chinchila se feriu na pata. Para além disso não estou a ver como é que umas molas de roupa e outras para o cabelo (se não me engano) podem ser seguras. Usa arame, por exemplo. Para as plataformas, podes usar madeira (de pinho).

Se eu fosse a ti, antes de vir dar conselhos, aprendia mais sobre estes animais. É que pelo que estou a ver ainda tens muito que aprender.

Já agora, não existe "preto veludo tov ébony". O preto veludo já tem "toque de veludo" (TOV), não fosse ele um veludo. Um ébony é um chinchila totalmente preto (sendo que depois existe o ébano médio e o ébano light). Portanto a tua chin é apenas e somente Preto Veludo. Se foi a pessoa que te vendeu a chin que te disse que essa era a coloração dela, decerto foi para poder receber mais uns trocos por ela.
GSfanatic
Membro Veterano

quarta ago 18, 2010 10:08 am

VascoMV Escreveu:Isso nada mais é que um wok...compras um, fazes um furo com umas porcas e parafusos e voilá ;)
LOL! Lá isso é verdade. É preciso é ter jeitinho (que eu não tenho nem um pouquinho).

Eh, os meus passam bem sem roda nenhuma. Têm gaiolas grandes e passeiam pela casa no Inverno. Estão felizes assim. ;)
rosekika
Membro
Registado: quinta ago 12, 2010 9:47 pm

quarta ago 18, 2010 10:40 am

Essa cor ainda existe a golyas tem uma igual a minha podes ir ver no petsite do Nero dela a palavra toque de veludo significa castanho veludo no Brasil e tu GSfanatic porque é que não apresentas aqui as tuas chinchilas pode fazer petsites é muito facil e enquanto as molas e aos ganchos de cabelo aquilo era só para segurar a gaiola para ela não cair e enquanto á roda já a tirei da gaiola para elas não se maguarem e as minhas chinchilas ja se mudaram para outra gaiola com plataformas metalicas muito em breve irei tirar fotos da gaiola nova e pola aqui.Boa sorte.
GSfanatic
Membro Veterano

quarta ago 18, 2010 11:20 am

Ó rapariga, eu também tenho uma chinchila igual à tua e é uma Preto Veludo. É essa a coloração. Não é preto veludo tov ebony. Vai pesquisar as cores das chinchilas, se fazes favor.

Quanto a fazer petsites, eu decidi há muito tempo atrás (logo quando aqui me inscrevi) que não ia fazer petsites para nenhum dos meus animais. Porquê? Porque não tenho paciência para mimos, animais da semana, mais mimos, prendinhas... coisas que não me interessam e decerto não interessam aos meus animais. Posso mostrá-los em certos tópicos, mas petsites nunca farei.

Só para servir de exemplo, esta é a minha mais nova, a Emily:

Imagem

É igual à tua ou não é? É Preto Veludo.

Mais uma, para não restarem dúvidas
Imagem

Repara bem na barriga. Clarinha. Portanto não é ébano. Estás a perceber agora?

E eu não sou do Brasil, portanto não me interessa o nome que dão à coloração castanho veludo. Apesar disso, fui pesquisar e ele chamam a essa coloração Brown Velvet ou Toque de Veludo. Que posso eu fazer se eles não escolheram a tradução correcta?
SdSilva
Membro
Registado: segunda mar 29, 2010 2:07 pm

quarta ago 18, 2010 11:47 am

GSfanatic, não me leve a mal, mas acho que não tem nada que justificar, nem provar, perante uma menina parva, que não aceita que os outros saibam, efectivamente, mais que ela, e que "dá uma cravo e outra na ferradura".
SdSilva
Membro

quarta ago 18, 2010 11:49 am

E honestamente acho que já lhe foi dado demasiado "tempo de antena".
GSfanatic
Membro Veterano

quarta ago 18, 2010 11:56 am

SdSilva Escreveu:E honestamente acho que já lhe foi dado demasiado "tempo de antena".
Realmente tem razão.

Para além disso, este tópico é sobre a chinchila da Tonilda e o off topic já durou mais do que devia. :oops:

O que me interessa mesmo é saber como correu a consulta. Espero que o Dr. Rui consiga ajudar.
SdSilva
Membro

quarta ago 18, 2010 12:05 pm

GSfanatic Escreveu:Para além disso, este tópico é sobre a chinchila da Tonilda e o off topic já durou mais do que devia. :oops:

O que me interessa mesmo é saber como correu a consulta. Espero que o Dr. Rui consiga ajudar.
x2
dicosta
Membro
Registado: sábado jul 31, 2010 6:46 pm

quarta ago 18, 2010 12:21 pm

VascoMV Escreveu:
rosekika Escreveu:Voces podem ter razão as consultas para animais exoticos são mesmo carissimas as pessoas pedem logo muito dinheiro e é por isso que não levo as minhas ao veterinario e acho que as minhas vivem bem sem isso mas boa sorte com o veterinario.

O problema que existe é quando como no seu caso você é uma criança e depende dos pais.Portanto anets de dos seus 13 anos ditar sentenças aqui na arca que possam prejudicar animais tenha a humildade de ter uma postura de aprender antes de tentar ensinar. Eu tenho idade para ser seu pai e não ando a meter bitaites em assuntos que desconheço.

já que tocaram no meu nome, digo só..ninguém sabe as possibilidades ou a riqueza de ninguém.para mim 28 euros já é muito de facto! e o meu chinchila não teve de amputar a patinha pelas grades pq estão perfeitamente adequadas para ele, assim como toda a gaiola.foi uma QUEDA mal dada..um acidente que eu nunca poderia prever.acho que tambem quando voces se aleijam não vou culpar o sitio onde se aleijaram pois não? :roll: quer dizer, é um acidente! acho é que não devem estar a usar o meu nome ou a situação do meu animal para fazerem ver algo á user Rosekika.não foi falta de cuidado no meu caso, foi um acidente. e volto a dizer, os veterinarios em portugal pedem muito dinheiro até por uma mera consulta de rotina e acho mal e não me arrependo de o dizer. e para mim não é os 28€ que fazem tanto problema. é os 200€ no total que fazem o problema.agora não diga q 28€ é pouco, pode ser pra si, para mim não é...
paguei em 2 prestações e ainda terei que pagar mais por uma consulta de acompanhamento, desde q ele fique bem, tudo bem..não o vou perder só por ele ter partido uma patinha mas sou sincera, vou a poucas consultas de rotina com os meus animais, infelizmente...gostaria de ir a mais, mas para já, não dá..apenas vou quando é mesmo necessário e penso que é isso q a user rosekika quer dizer..

bom dia pra todos
GSfanatic
Membro Veterano

quarta ago 18, 2010 12:36 pm

dicosta Escreveu:
VascoMV Escreveu:

já que tocaram no meu nome, digo só..ninguém sabe as possibilidades ou a riqueza de ninguém.para mim 28 euros já é muito de facto! e o meu chinchila não teve de amputar a patinha pelas grades pq estão perfeitamente adequadas para ele, assim como toda a gaiola.foi uma QUEDA mal dada..um acidente que eu nunca poderia prever.acho que tambem quando voces se aleijam não vou culpar o sitio onde se aleijaram pois não? :roll: quer dizer, é um acidente! acho é que não devem estar a usar o meu nome ou a situação do meu animal para fazerem ver algo á user Rosekika.não foi falta de cuidado no meu caso, foi um acidente. e volto a dizer, os veterinarios em portugal pedem muito dinheiro até por uma mera consulta de rotina e acho mal e não me arrependo de o dizer. e para mim não é os 28€ que fazem tanto problema. é os 200€ no total que fazem o problema.agora não diga q 28€ é pouco, pode ser pra si, para mim não é...
dicosta, desculpe lá, mas quem é que a culpou pelo que aconteceu ao seu chinchila? Não vi nada disso aqui.

Quanto à resposta do VascoMV, ele estava basicamente a dizer que 28€ para uma consulta para o animal de quem gostamos não é caro. Não é razão suficiente para dizer "não levo os meus animais ao veterinário". Não estava a reprová-la, mas sim a usá-la como um exemplo de alguém que se importou primeiro com a saúde do seu animal.

Eu vou a um veterinário onde a consulta de exóticos custa 30 e tal euros. E então? Os meus animais são bem tratados, até agora nenhum sofreu nas mãos do veterinário ou das assistentes, eu fui bem atendida, sempre com um sorriso na cara, todas as minhas perguntas (fosse cara a cara ou pelo telefone) foram respondidas... não tenho nenhuma razão de queixa. O preço, para mim, está bem na base da pirâmide no que toca ao que procuro num veterinário.

E pode ter a certeza que não é nada fácil gastar esse dinheiro. Também tenho dificuldades financeiras (e não são poucas). No entanto a partir do momento em que um animal entra pela porta desta casa, passa a ter o tratamento necessário, independentemente dos custos.

Edit: Pelos vistos não leu bem os posts da rosekika, pois ela disse que um dos chins dela aleijou-se na pata (e era deste chin que eu estava a falar no outro post) e ela não o levou ao veterinário. Teve sorte que não era muito grave e ele recuperou, mas e se não tivesse recuperado?
Bloqueado

Voltar para “Exóticos”