Banana desidratada / Cubos de Alfafa / Comida e etc...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
SdSilva
Membro
Registado: segunda mar 29, 2010 2:07 pm

terça set 21, 2010 11:07 pm

OMG!!!! :o

Agora chego a casa e qual não é o meu espanto: ando a matar de fome as minhas chinchilas!!!! Já agora aproveito para dizer que só lhes dou alimento ou recompensa quando elas conseguem fazer a cambalhota à retaguarda e de forma sincronizada!...

Estupidez!!! É só o que tenho a dizer! Estupidez por que tal como nós, devemos comer uma máximo de calorias por dia, mas isso não quer dizer que toda a gente coma isso. Por isso, é que os pólos vão desde a anorexia à obesidade e as pessoas vão-se enquadrando nesse pólos!

E GSFanatic, obrigada por compreender e por conseguir pensar nas situações "outside the box"! Sim, é mesmo isso o que faço. Eu tenho o comedouro que leva à vontade 150gr de comida, eu ponho metade disso e quando chego lá de manhã ainda tem muita comida, porque elas preferem comer mais feno.

E como já referi num outro tópico eu retiro o comedouro durante o dia e volto a colocá-lo à noite. Não faço isto porque sou tolinha, foi conselho do veterinário de exóticos, que sabe bem as condições das minhas chinchilas.

Por isso, 700g para 1 mês e meio (arredondo porque também não comem sempre o mesmo) não é exagero, nem negligência. Vitalidade e energia não lhes falta e é isso que me importa. O que os outros julgam, sem saber, não me interessa minimamente!

Agora vou, sei lá, comer uma francesinha em frente às minhas chinchilas enquanto elas se espumam todas, pois não sei se sabem mas elas não comem nada faz duas semana. Espero que virem canibais! Uh! Hu!

:roll:
RubenLPT
Membro Veterano
Registado: sexta ago 27, 2010 4:24 am

terça set 21, 2010 11:16 pm

ok ok.
peço imensa desculpa se o ofendi.
só estava respondendo à base das tais teorias que mostrei.

tambem só alimento as minhas com ração a noite, de dia tiro o comedouro.

sexta feira vem a saca de 10kl de chinchila nature e pedi a eles para terem atenção as datas da validade.

vamos la ver se ate a saca acabar nao passa a validade.
se passsar mando fora e começo a comprar de 2.5k

mais uma vez desculpe se por outras palavras ofendi-o a si e às suas meninas.

ps: talvez em vez de durar para 5 meses uma saca de 10kl, dure para 10. vamos é la ver a validade. se nao me agradar vai de volta de onde veio
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça set 21, 2010 11:17 pm

Creio que compreendeu mal. a dose média é 30gr/dia por chinchila. claro que umas comem mais do que outras, mas eu prefiro deitar fora uns bocaditos do que ficar na duvida... não sei se quer chins light, mas se elas sao tao energicas, não ha problema em dar-lhes um bocadito mais...digo eu.

quanto a retirar a ração durante o dia, discordo totalmente do que faz. eu nunca tiro a ração ao meu chin, a não ser para lavar o recipiente e deitar mais ração. se querem comer, comem. imagine que está fechado numa gaiola. tem agua e comida. de manha tiram-lhe a comida e ate podem tirar a agua. o que faz quando quiser comer/beber?
RubenLPT
Membro Veterano

terça set 21, 2010 11:22 pm

alimento-as à noite com a dose recomendada de ração, com o suporte do feno cheio da mesma.
De manha, mudo a agua, tiro o comedouro e meto feno se nao tiver nenhum.
elas de dia nao comem nada, estao sempre na casa a durmir, mas se der fome durante o dia tem o suporte do feno cheio.
SdSilva
Membro

terça set 21, 2010 11:37 pm

RubenLPT Escreveu:ok ok.
peço imensa desculpa se o ofendi.
só estava respondendo à base das tais teorias que mostrei.

mais uma vez desculpe se por outras palavras ofendi-o a si e às suas meninas.

ps: talvez em vez de durar para 5 meses uma saca de 10kl, dure para 10. vamos é la ver a validade. se nao me agradar vai de volta de onde veio
Não, não ofendeu. Agora que vejo espero que não leve a mal o meu sarcasmo, sou assim mesmo, mas também não pretendo ofender ninguém. Por mim está tudo bem. Que continue a troca de ideias de forma civilizada! :wink:

Eu também faço isso. À noite dou-lhes a ração, feno e mudo a água. De manhã, retiro o comedouro mas volto a encher a bola do feno. Se vir que é necessário à tarde volto a dar-lhes mais feno (mesmo que eu não esteja está sempre alguém em casa que tem autorização para isso).

Por isso alimento nunca lhes falta.

Não quero chinchilas light nem gordas. Quero que sejam como são - saudáveis, com vitalidade e felizes. Felizmente alimento, carinho e atenção são coisas que toda a gente cá em casa lhes dão.
AmigadoChiru
Membro
Registado: terça set 21, 2010 12:18 am

terça set 21, 2010 11:48 pm

Será q á dessas marcas no almada forum no jumbo?
eu nao frequento outro local senao o rio sul, e o forum almada...
E aonde compro as coisas do meu chin é mesmo por essas bandas ou entao por uma loja de animais que anda por aqui perto...
Só que nessa loja não tem a pro nem essas marcas... Só Lobcar e rações que a mulher me tentou vender.
RubenLPT
Membro Veterano

terça set 21, 2010 11:51 pm

eu tambem. solto-as todos os dias, fazem da minha casa uma pista de carros e de trampolim :D
levem uns mimos, meto a areia na gaiola e lá vao elas todas felizes.

devo ir buscar uma veluda castanha ou uma branca wilson para o adulto. vou tentar juntar eles dois :D com o tempo aceitam-se um ao outro
SdSilva
Membro

terça set 21, 2010 11:55 pm

RubenLPT Escreveu: ps: talvez em vez de durar para 5 meses uma saca de 10kl, dure para 10. vamos é la ver a validade. se nao me agradar vai de volta de onde veio
Esqueci-me só de falar sobre isto.

As contas que apresentou, teoricamente estão correctas. Na prática as chinchilas têm diferentes apetites, assim como personalidades. Assim, quanto ao alimento se está tudo bem com as suas chinchilas e se são saudáveis não tem que tentar "esticar" o tempo que dura a ração.

Quando referi que achava que estava um pouco exagerado também errei, porque tenho as minhas chinchilas como exemplo e não pensei precisamente que as suas podem, e serão certamente, diferentes das minhas.

O importante é serem saudáveis; cabe-nos a nós zelar por isso mesmo.

:wink:
RubenLPT
Membro Veterano

terça set 21, 2010 11:57 pm

nao tens possibilidades de comprar online? na loja que frequento o pagamento é muito fiavel. é por transferencia bancaria e trazem os produtos á porta e so paga de portes 5,99 até 20k
sai muito mais barato.
SdSilva
Membro

terça set 21, 2010 11:57 pm

AmigadoChiru Escreveu:Será q á dessas marcas no almada forum no jumbo?
eu nao frequento outro local senao o rio sul, e o forum almada...
E aonde compro as coisas do meu chin é mesmo por essas bandas ou entao por uma loja de animais que anda por aqui perto...
Só que nessa loja não tem a pro nem essas marcas... Só Lobcar e rações que a mulher me tentou vender.
Ração Versele-Laga nunca vi... acho que não há no Jumbo. Só Vitakraft, como os cubos de alfafa.

Se se lembrar coloque aqui as marcas das outras rações que existe na loja, assim deve ficar mais fácil de ajudar.
AmigadoChiru
Membro

quarta set 22, 2010 12:03 am

Na loja aqui perto tem...

Lobcar...
Ração para coelhos "--
ela tentou-me vender dessa mas eu já estou farta de ler na net que nao se pode dar... entao nao a deixei vender-me...
e acho que tinha a nature...
Eu falei-lhe na pró mas ela diz que nao conhece a pro...
No almada forum tinha muitos produtos da Vitakraft mas nao vi lá pro nem nature creio...
É necessário comprar feno mesmo da montanha?
O me feno é da marca Cocini e as aparas é da Chipsi.

Sinto que estou a fzr tudo mal e só quero o melhor pra ele :S
Mas tou farta de gastar dinheiro a julgar que é o melhor para ele e depois não é :S
RubenLPT
Membro Veterano

quarta set 22, 2010 12:04 am

eu penso que nao as ando a dar comer a mais. eu nem tenho balança ainda só a vou comprar no final do mes mas falei com a aymara para fazer uma estimativa de quantas colheres de sopa seria 35g ração para uma chinchila e ela referiu-me 3 colheres de sopa cheia.
actualmente estou a dar-lhes para as duas, 6 colheres e meia de ração para as duas.
de manha quando me levanto a taça esta vazia, mas feno esta la sempre. todo no chao mas está
RubenLPT
Membro Veterano

quarta set 22, 2010 12:06 am

compra a nature que é muito boa.
só te aconselho a tirar os pedaços de banana que vem com a ração porque tem muita
AmigadoChiru
Membro

quarta set 22, 2010 12:07 am

Quanto custa a nature?
RubenLPT
Membro Veterano

quarta set 22, 2010 12:10 am

aqui na loja ao pe de mim 700g é 5.75€
mas como tens só 1 é capaz de durar quase para 1 mes.
se comprares online é 2.65
Responder

Voltar para “Exóticos”