(Xiii tanto erro

, o culpado é o computador que tem pequenos momentos de "bloqueio" e come-me as letras e palavras

)
Nitara, depende do tipo de comida, alguns vegetais duram alguns dias, outros só um dia.
Não se pode deixar criar (muitos claro) fungos e outros, se a comida começa a aclarear e ficar mole troca-se.
Veja as care-sheets que estão no fórum dos répteis.
Chinchilavis, as lagartixas são fáceis de retirar(não posso deixar dentro de casa senão certamente acabavam mortas(por humanos ou felina)), chatices no máximo deixam um cócó ali ou acolá, a mordidela só faz cócegas(excepto na pele fina de entre os dedos).
Tirar uma de um cartão com "cola dos ratos" é que já não é tão fácil, primeiro não a desmembrar, depois tive de usar gotas de gasolina com a ponta dum dedo para tirar a cola usando o menos possível daquilo(não estava em minha casa e lá não havia acetona ou outro solvente), depois lavar, e "passá-la" por um pouco de terra fina e seca para quando solta não ficar colada a alguma coisa(claro que com a chatice de a lagartixa estar sempre a contorcer-se e morder, o pior mesmo foi não a deixar morder cola ou gasolina, "cruzes"

)
A sua descrição de apanhar a lagartixa faz-me lembrar ontem a mudar uma cobrinha pikerruxa que já andava a ver há uns dias num pequeno "canto"(1.5m2+-) com folhas mortas, mas rodeado por dois caminhos e encostado a um muro(ainda estou para saber como foi ali parar e porque lá esteve pelo menos uma semana

), como também já alguém a tinha visto e dito que tinha de a ir lá matar lá tive eu de a mudar

... o problema é que apesar de minúscula eu não sabia se aquilo era venenoso ou não... como não era "curta e roliça" como as víboras e tinha olho-redondo, não como os gatos, pelo menos víbora não era... lá estive que tempos(no máx 20min

) até a fazer sair das folhas e conseguir fazê-la entrar para um pacote de sumo que estava ali no chão.
Eu não sou "medricas" mas apesar de pequena ela bufava, "inchava", atirava-se, mordia naquilo que a tentava segurar
Teria sido mais fácil apanhá-la coma mão, mas como nunca toquei numa cobra e nem tinha certeza se era venenosa... tenho de aprender a distinguir as espécies