dúvidas sobre ratazanas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta out 21, 2011 12:48 pm

Gostaria de saber a quantidade de comida que deverei dar a duas ratazanas pequeninas, por dia. Enchi-lhes a tacinha mas elas estão sempre, sempre a comer e eu tenho medo que não seja o mais saudavel para elas.

Estou muito contente com as minhas meninas, apesar de estarem sempre a fazer cocos e xixis nas nossas mãos e de nos tentarem fujir sempre que as apanhamos (odisseia número um: o serão todo a tentar tirar a azul de debaixo do sofá). Em breve colocarei fotos.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta out 21, 2011 4:10 pm

Anda aqui uma pessoa há três anos à procura de uma rat azul... e chega este pessoal à procura da primeira e "trungas", toma lá blue! :cry:

LOLOLOL acho que tenho é muito azar mesmo :lol:

Aproveita a infância das tuas meninas, essa dos cocós e xixis nas mãos passa depressa (curiosamente só me aconteceu com os dois primeiros, os outros já nunca faziam isso não sei porquê), diverte-te e por favor, mete fotos pra nos babarmos todas :D
joana_boris
Membro Veterano

sexta out 21, 2011 4:49 pm

marianamar, ela não é toda azul, eu também andava a sonhar com uma toda azul, mas a Catarina só tinha machos todos azuis, esta é blue hooded, mas eu achei-a logo linda (apesar de ser completamente crazy). A outra é champagnhe capped.

Neste momento a parte que estou a achar mais chata é mesmo essa dos xixis e cocos. É que fazem muito mesmo, estão sempre a largar as suas caganitas e azul molhou-me um bocado do pijama e a clarinha molhou a manta que cobre o sofá (não são umas pinguinhas, é uma mini-poça). Já agora, o que achas em relação à ração? Dou à descrição ou em porções? Ontem enchi-lhes uma tacinha bem cheia e já se vê o fundo, aindap or cima, os croquetes da ração são eniormes.

Assim que puder, ponho fotos :)
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta out 21, 2011 5:26 pm

esses xixis provavelmente são de medo e stress. (ou andas demasiado tempo com elas ao colo). Se calhar é conveniente ir com mais calma.
joana_boris
Membro Veterano

sexta out 21, 2011 5:39 pm

Tadinhas...não as quero stressar, apenas queria que se habituassem a mim.

Tenho-as tirado por periodos de 10-15 minutos. A clarinha é mais calminha e costuma dormir na nossa mão. Também a pus numa meia curta, dobrada e ela dormiu lá com o focinho virado para fora durante um bocado. A azul é mais irrequieta e gosta de explorar, pelo que não a tiro tantas vezes, com medo de a perder, mas também já esteve hoje algum tempo no meu colo pquietinha e lavar-se. Ambas nos lambem muito os dedos, não sei o que poderá isto significar. O que acham, devo tirá-las quantas vezes e por periodos de quanto tempo?
buzio
Membro Veterano

sexta out 21, 2011 5:51 pm

Lamber é bom sinal desde que não mordam. é normal mordiscar sem aleijar, é próprio da idade, mas lamber é sinal que se trata de excelente animal de estimação.
quanto aos xixis, não sei que idade têm. é bom ir tirando e mexendo dentro da gaiola, mas ir sempre pondo lá dentro para o xixi.
Quanto ao perder... fecha.se a porta e está o problema resolvido, se ainda assim houver medo, solta no wc de porta fechada (que por norma tem menos locais para se esconderem, senta-te no chão e deixa-as andar. elas voltam para ti.
joana_boris
Membro Veterano

sexta out 21, 2011 6:07 pm

Não me exprimi bem ,tenho medo que vão para baixo do sofá, que já conteceu duas vezes com a azul, no entanto, na primeira vez ela voltou para nós e na segunda foi uma trabalheira, pois é um sofá enorme, com chez long, um gavetão, pesado e com um vão onde não cabe o braço. Tivemos que desmontar o gavetão e, com muito cuidado, uma levantar o sofá e a outra apanhar a rapariga, que até já estava toda sonolenta.

Também não tenho a certeza da idade, era uma das coisas que queria perguntar à Catarina. Até acredito que façam os xixis e cocos quando estão nervosas, pois fazem-no maioritariamente no momento em que as tiramso da gaiola (ficam mais nervosas), depois acalmam-se. É normal elas stressarem no momento de as tirar da gaiola? Elas até vêm atrás da minha mão para a lamber e mordiscar com carinho, mas no momento em que as tento agarrar fogem. Devo continuar a tentar pegar-lhes?

Desde já, obrigada pelos conselhos.
joana_boris
Membro Veterano

sexta out 21, 2011 6:13 pm

Esquci-me de referir o seguinte, não sei se será relevante: elas neste momento têm uma daquelas casinhas pequenas de hamster, com telhado, porta, janela (a clássica), por enquanto cabem lá as duas e adoram dormir juntas, apanho-as muitas vezes de focinhos saídos, um na porta e outro na janela, de olhitos fechado, todas satisfeitas. O que acho estranho é que elas fazem imensos cocos dentro e a porta da casinha. É normal?
buzio
Membro Veterano

sexta out 21, 2011 6:44 pm

É normal sim, começando pela questão final. Quanto à primeira pergunta, deves continuar a pegar sim.
Por isso é que referi o Wc, têm poucos locais onde se esconder e quando forem mais velhitas já se podem soltar na sala.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta out 21, 2011 11:52 pm

Offtopic.... Bu que seria de nós sem ti :D
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado out 22, 2011 2:38 am

Bu és tipo a rata mãe 8)
Responder

Voltar para “Exóticos”