Chinchila Ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sergiofrpe
Membro
Registado: quarta jan 02, 2013 12:39 pm

sexta ago 02, 2013 8:10 pm

Qualquer pesquisa que ele agora faça já só vai procurar alguns pormenores. O essencial já lhe facultámos aqui.

No entanto pesquisar nunca é de mais. :D
9165625093
Membro
Registado: segunda jul 29, 2013 2:12 pm

sexta ago 02, 2013 8:12 pm

Muito obrigado pela a ajuda, foi-me muito grande!
Amanhã já vou á loja comprar tudo o que ela precisa, feno, a ração que me recomendaram, brinquedos, mais aparas de madeira, e mais areia ^^

Muito obrigado a sério! :D :D :D
'' Recolha um cão da rua, alimento-o, dê-lhe carinho, dê-lhe uma casa... E ele não moderá, aí está a diferença entre o Cão e o Homem! ''
9165625093
Membro

sexta ago 02, 2013 8:14 pm

Ah e agora ela já deixa dar festinhas, só que ainda precisa de cheirar a mão e depois fico lá muito tempo a dar-lhe festinhas e a escovar-lhe o pêlo.
Durante o passeio já sobe para cima de mim, e depois dou-lhe uma uva-passa :P
'' Recolha um cão da rua, alimento-o, dê-lhe carinho, dê-lhe uma casa... E ele não moderá, aí está a diferença entre o Cão e o Homem! ''
9165625093
Membro

sexta ago 02, 2013 8:16 pm

Chiii Escreveu:Prefiro ajudar quem não sabe e mostra querer saber. Até porque muitas vezes ao vir dar a nossa opinião/experiência, surge outro a contrapor e isso é bom! É saudável.

Desde logo, pela idade do user, não podemos estar a exigir o mesmo que posso exigir a um cota, né? :P

As minhas têm sempre comida, água e feno à disposição.

Convém agora é uma pesquisa pelos próprios dedinhos ;)
Ah houve uma vez, que ela mandou-me com um jacto de urina, e depois vi lá no site (Chinchila Online) que ela fez isso com medo, e mais coisas (como marcar o território nas lutas no seu habitat)
sergiofrpe
Membro

sexta ago 02, 2013 9:11 pm

9165625093 Escreveu:Muito obrigado pela a ajuda, foi-me muito grande!
Amanhã já vou á loja comprar tudo o que ela precisa, feno, a ração que me recomendaram, brinquedos, mais aparas de madeira, e mais areia ^^

Muito obrigado a sério! :D :D :D
Na sequencia deste mensagem, enviei-te uma MP.
9165625093
Membro

sábado ago 03, 2013 12:24 am

Obrigado, mas agora só uma coisa, agora eu sigo uma rotina, que é:

Segunda- 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.
Terça- 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.
Quarta- 21:30 Lavar a Gaiola, 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.
Quinta- 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.
Sexta- 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.
Sáb- 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.
Dom- 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.

*Mas quando é o passeio para voltar para a gaiola já é dificil, com comida não vai nem agitando a banheira dela, como vcs fizeram pela primeira vez? E ela tb não se sente curiosa perante mim, pois nunca vêm me cheirar durante o passeio, mesmo tendo comida nas mãos, como faço?

*Houve uma coisa estranha, antes do passeio ligo o AC no meu quarto, mas quando acabou o passeio ela deitou-se nem se mexeu só passado um instante é ela começou a mexer-se e aí é que lhe dou os miminhos, o que se passou?
sergiofrpe
Membro

sábado ago 03, 2013 1:45 am

9165625093 Escreveu:Obrigado, mas agora só uma coisa, agora eu sigo uma rotina, que é:

Segunda- 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.
Terça- 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.
Quarta- 21:30 Lavar a Gaiola, 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.
Quinta- 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.
Sexta- 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.
Sáb- 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.
Dom- 22:00 Passeio, 23:00 P/Gaiola até as 23:30 dar-lhe miminhos, banho, e escovar o pêlo.

*Mas quando é o passeio para voltar para a gaiola já é dificil, com comida não vai nem agitando a banheira dela, como vcs fizeram pela primeira vez? E ela tb não se sente curiosa perante mim, pois nunca vêm me cheirar durante o passeio, mesmo tendo comida nas mãos, como faço?

*Houve uma coisa estranha, antes do passeio ligo o AC no meu quarto, mas quando acabou o passeio ela deitou-se nem se mexeu só passado um instante é ela começou a mexer-se e aí é que lhe dou os miminhos, o que se passou?
Com tudo o que se passou era suposto só a soltares para passear daqui a 1 semana ou 2 depois de ela ja estar confiante contigo. Pulando assim as etapas é dificil conseguires o que quer que seja. Conquistar a confiança de uma chinchila pode levar meses. Sobretudo tratando-se de uma chinchila ja com 2 anos. Tinhamos-te aconselhado a só solta-la daqui a PELO MENOS umas semana.

Convem arranjares um termometro para saberes a que temperatura está o teu quarto quando a soltares. Pois se se precisas de ar condicionado no quarto e porque este deve ser quente, logo não é o melhor ambiente para manteres a chinchila, a nao ser que mantenhas sempre o AC ligado para te manter o quarto a uma certa temperatura.

O truque da areia não se consegue de um dia para o outro. Já te expliquei como podes fazer para a habituar. Dá-te ao trabalho e vai pesquisar o que te dissemos atrás sobre isso.

Quanto a essa rotina das horas isso é nada mais nada menos do que uma grande mariquisse.
Age naturalmente. A chinchila não se importa se a soltares as 21 horas ou à meia noite. _Bem como nao se chateia se em vez de ficar uma hora a pular e saltar (coisa que no verao é completamente desanconselhado durante tanto tempo) ficar apenas meia hora ou 45 minutos.

E com tudo o que ela passou no ultimos dias a chinchila até te agradece que não a andes a chatear com pentes e escovas. Se queres um animal para penteares e fazeres totós arranja antes um caniche e deixa a chinchila tranquila.
Nunca penteei uma chinchila minha e elas mantêm todas um pelo lindo e uniforme.

Agora centra-te numa coisa: em deixares a chinchila em paz durante uns tempos. Senão o mais provavel é ela não chegar ao final do verão com todas essas esfregas que lhe dás.
9165625093
Membro

sábado ago 03, 2013 2:02 am

Pois acho que tens razão, mas quanto ao ganhar confiança fiz o seguinte, como pediram-me as passas emprestadas (o meu padrasto para o passarito dele) fiquei sem elas, por isso optei pelas sementes, e fiz o seguinte:

1º: Fiquei a olhar para ela, á frente da gaiola sem fazer barulho, e acabou por vir.

2º: Eu meti a mão na gaiola, mas perto da porta, e ela cheirou-me. E continuei a repetir.

3º Ela começou por, pôr as patitas da frente na minha mão, foi um progressos por isso dei-lhe 1 semente.

4º Depois meti a mão de novo mas mais distante da porta da gaiola, para obrigá-la a saltar, mas não foi o suficiente, mas meteu as patas da frente e dei-lhe 1 semente.

5º Depois fiz o mesmo, mas muito mais longe, ela acabou por ir para a minha mão e ficou lá imenso tempo, fiquei muito contente, e dei-lhe 1 semente.

6º No fim fiz o mesmo que tinha feito, mas sem guloseima, e ela saltou para a minha mão, e fiz de novo, e de novo, e saltou sempre para a minha mão!

*Para primeiro treino até foi muito bom! Agora basta repetir de novo no dia seguinte, e acabei só por dar 3 sementes! :D :D

E já agora, muito obrigado pela tua sinceridade, gostei muito, a sério!
9165625093
Membro

sábado ago 03, 2013 2:56 am

E outra coisa, a minha irma utiliza uma especie de feno para substrato da gaiola para o hamster, é ''Feno para Roedores ActivPet'' sempre pensei que era palha, mas tive a ler agora e é alimento afinal, eu tenho feno para a chinchila mas aquele tb dá?
sergiofrpe
Membro

sábado ago 03, 2013 4:32 pm

9165625093 Escreveu:E outra coisa, a minha irma utiliza uma especie de feno para substrato da gaiola para o hamster, é ''Feno para Roedores ActivPet'' sempre pensei que era palha, mas tive a ler agora e é alimento afinal, eu tenho feno para a chinchila mas aquele tb dá?
Feno é feno. Mas tens fenos bem melhores que esse. A versele laga tem fenos bons, mas ultimamente tem andado com um problema: ora apanho lote excelente com o feno verde, ora aparece um lote de feno mais seco. É que questão de saber escolher.

Esquece lá essa coisa dos treinos por uns dias. E tem cuidado com as sementes. As sementes não é para andares a dar-lhe todos os dias. É de vez enquando e só porque tens as sementes em casa. Pois sementes de girassol não faz sequer parte do leque de guloseimas indicadas para as chinchila.
9165625093
Membro

sábado ago 03, 2013 4:35 pm

Humm, okey muito obrigado pela resposta :D :D
9165625093
Membro

sábado ago 03, 2013 4:49 pm

Agora quando a minha mãe chegar, vou ás compras para a chinchila, podes só me dizer, quanto custa:

-Aparas de madeira
-Anti fungico
-Alfafa
-Feno
-Ração (da que recomendas-te)

A areia, e já tenho, só para saber quanto da semana tiro... :wink:
sergiofrpe
Membro

sábado ago 03, 2013 6:37 pm

9165625093 Escreveu:Agora quando a minha mãe chegar, vou ás compras para a chinchila, podes só me dizer, quanto custa:

-Aparas de madeira
-Anti fungico
-Alfafa
-Feno
-Ração (da que recomendas-te)

A areia, e já tenho, só para saber quanto da semana tiro... :wink:
Vou-te dizer os preços de acordo com o que compro:

- Apara 22kg - 24€
- Antifungico (receita mandada fazer em laboratório) 50g - 3,5€
- Alfafa em rama - 3,7€
- Alfafa em cubo 1Kg - 3€
- Feno Versele Laga 1Kg - entre 3€ e 4€
- Ração Versele Lafa Nature 1Kg - 3,5€
- Ração Versele Laga Pro 1kg - 2,5€
- Areia Versele Laga 1,5Kg - 3,8€
9165625093
Membro

sábado ago 03, 2013 9:01 pm

Obrigado ^^ Agora já sei que vou ter tirar 20 euros da semanada, as aparas depois compro da mesma marca, mas mais perto de casa.
sergiofrpe
Membro

sábado ago 03, 2013 10:11 pm

Eu passei a utilizar as aparas do saco de 22kg porque são de granulometria superior, o que fica mais dificil a chinchila faze-las saltar da gaiola para fora. As da versele laga são boas, mas saltam muito para fora e fica tudo sujo à volta da gaiola. Além do que, saiem muito mais caras a medio/longo prazo.

Se eu ainda sei o que significa semanda, não precisas tirar 20 euros da semanada para a chinchila. Muito provavelmente nem 20€ por mês. A chinchila não é um cavalo. Come em pequenas porções. Come mais ou menos 1kg de ração por mês e talvez meio quilo de feno. O que acaba por se gastar mais é a areia e o substrato. Mas sendo que 1 porçao de areia dá para 1 semana, dependendo do tamanho da banheira consegues dispensar-lhe 300g de areia por semana. O que te dá para 5 semanas por cada saco de 1,5kg.
Responder

Voltar para “Exóticos”