Comprei 2 ratz, mas uma delas está agressiva fora da gaiola.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
AndreBarbosa
Membro
Registado: quarta nov 20, 2013 11:09 pm

terça nov 26, 2013 12:34 am

Como á partida as minhas duas novas ratz também vao andar muito tempo livre, duvido que seja preciso mais do que 65cm de altura e 70 de comprimento :D
9165625093
Membro
Registado: segunda jul 29, 2013 2:12 pm

terça nov 26, 2013 12:56 am

Então vais ter a ratz esta Quarta? :)
Parabéns, depois mete umas fotos delas, tb gostava de ter, mas aminha mãe... já sabem o resto :( :? :|
As minhas chins chegam agora Segunda :D mas o tempo nunca mais passa :( :)
'' Recolha um cão da rua, alimento-o, dê-lhe carinho, dê-lhe uma casa... E ele não moderá, aí está a diferença entre o Cão e o Homem! ''
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

terça nov 26, 2013 6:35 pm

AndreBarbosa Escreveu:Como á partida as minhas duas novas ratz também vao andar muito tempo livre, duvido que seja preciso mais do que 65cm de altura e 70 de comprimento :D

Caso seja necessário podes expandir juntando outra gaiola ligando ambas com tubos de pvc, daqueles para canalização.
Tenho as minhas ratz em gaiolas de periquito penduradas na parede e ligadas dessa forma. Com um pouco de imaginação fazes patamares utilizando material que encontras no lixo sem nenhum custo adicional. Não é necessário gastar muito dinheiro para lhes dares boas condições.

Quando tiveres as tuas ratz deves dar-lhes muita atenção. Mexe-lhes muito todos os dias. No início vão fazer-te muitos xixis e cocós em cima. É normal que isso aconteça porque vão ficar nervosas. Quando estiverem à vontade contigo isso deixará de acontecer.

Quanto à alimentação (isto pode ser controverso) eu recuso-me a comprar mais caro por causa de uma marca conhecida no rótulo. Olha para o que vem dentro da embalagem e compra esses ingredientes a vulso, fica-te mais barato. Às minhas ratz eu dou aveia, trigo e centeio, ração de cão/gato, ração de aves, arroz, massa, frutas, verduras e outras coisas que possam haver por casa. À mão dou bolos secos tipo biscoito e miolo de pão. O meu conselho quanto à alimentação é que procures o mais barato, lê os ingredientes na embalagem e vais ver que um produto mais barato tem os mesmos ingredientes que um mais caro, a única diferença é a marca no rótulo. Não tens que comprar as marcas específicas para roedores, normalmente mais caras, os mesmos ingredientes são usados na alimentação de outros animais.

Se tiveres disponibilidade para isso fornece o alimento em pequenas quantidades, várias vezes ao dia. Isso vai fazer com que elas associem a tua presença à comida. O caminho para o coração de uma ratazana passa através do estômago ;)
AndreBarbosa
Membro

terça nov 26, 2013 7:27 pm

Muito obrigado a ambos pelas respostas :)
Sim, amanhã vou ter as minhas novas companheiras.

Hoje fui comprar ração, feno, aparas com cheiro a limao e um bebedouro.
Ficou-me tudo por 24€. Sinceramente, nao me pareceu caro.
Mas vou tomar as notas que me indicaram :)
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

terça nov 26, 2013 8:09 pm

AndreBarbosa Escreveu:Muito obrigado a ambos pelas respostas :)

as aparas de cheiro a linão têm um cheiro muito intenso por isso n as recomendo, uso as de maça verde pois têm um cheiro muito muito suave.
elas n comem feno, é desnecessário comprares xD
quanto a alimentação atenção se n compras coisas com muitas sementes de girassol.
eu faço uma mistura da ração complete com a nature mais uma saca de trigo integral e aveia daquelas da chimarrom ou la como se chama ( tem a venda no continente e mini preço) uma saquinha de comida para caturras para ter algumas sementes de girassol mas pouquinhas msm, um pouco de alpista e depois dou os vegetais que tambem é uma mistela jeitosa que faço em grande quantidades e divido por doses para uma semana,
ponho pimento verde e vermelho, milho doce, evilhas e cenouras enlatadas, pepino e tomate. depois dou tmb maça, banana, pera mas isso é quando tou a comer que dou smp um pouco os vegetais sao msm preparados para ela (elas a uns meses atrás :cry: )
AndreBarbosa
Membro

terça nov 26, 2013 9:27 pm

Sasha99 Escreveu:

as aparas de cheiro a linão têm um cheiro muito intenso por isso n as recomendo, uso as de maça verde pois têm um cheiro muito muito suave.
quanto a alimentação atenção se n compras coisas com muitas sementes de girassol.
eu faço uma mistura da ração complete com a nature mais uma saca de trigo integral e aveia daquelas da chimarrom ou la como se chama ( tem a venda no continente e mini preço) uma saquinha de comida para caturras para ter algumas sementes de girassol mas pouquinhas msm, um pouco de alpista e depois dou os vegetais que tambem é uma mistela jeitosa que faço em grande quantidades e divido por doses para uma semana,
ponho pimento verde e vermelho, milho doce, evilhas e cenouras enlatadas, pepino e tomate. depois dou tmb maça, banana, pera mas isso é quando tou a comer que dou smp um pouco os vegetais sao msm preparados para ela (elas a uns meses atrás :cry: )
Comprei feno porque me aconselharam, até para fazerem o seu ninho enquanto sao pequenas :)
Quanto á ração, foi-me aconselhada pela senhora da loja, são várias "frutas", mas amanhã confirmo.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

terça nov 26, 2013 9:39 pm

AndreBarbosa Escreveu:
Sasha99 Escreveu:

Comprei feno porque me aconselharam, até para fazerem o seu ninho enquanto sao pequenas :)
Quanto á ração, foi-me aconselhada pela senhora da loja, são várias "frutas", mas amanhã confirmo.
nem tudo o que é aconselhado nas lojas de animais é bom como no caso do feno que só serve para criar fungos!
para o ninho podes dar tiras de papel
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

quarta nov 27, 2013 3:50 pm

Para o ninho também podes comprar um pano de feltro numa loja chinesa e cortas em tiras. Periodicamente retiras para lavar. Um único pano de feltro dá para cortar tiras suficientes para guardar algumas e substituir as que estão a lavar. Podes reutilizar muitas vezes e é barato.
AndreBarbosa
Membro

quinta nov 28, 2013 1:06 am

As bichinhas já estão aqui em casa! :)
Ainda são muito medricas, mas estão a habituar-se. Vão comendo aos poucos, e ganhando confiança.
Para já na jaula só pus as aparas, um bocado de feno, cartão, panos, comida e bebida.. Amanhã vou tentar pôr uns tubos e mais uns "brinquedos".
AndreBarbosa
Membro

quinta nov 28, 2013 2:28 pm

Têm comido e bebido bem.
Só as acho muito assustadiças, tanto conseguem estar sossegadinhas no colo (mais raramente), como nao param quietas e parecem medrosos, em que qualquer movimento com o braço ou barulho, assuta-as. Não sei se é normal ou não. Tenho-as solto bastante, deixo-as no sofá á solta, mas não para quietas, só consigo com uma de cada vez :P
BrunoRL
Membro Júnior
Registado: domingo jun 09, 2013 3:45 pm

quinta nov 28, 2013 2:40 pm

Boa tarde,como deve imaginar elas até ontem a noite nunca tinham saído de casa... Estavam habituadas a outras pessoas,outros cheiros etc etc... Como pode ver as ratazanas são sempre sempre muito energéticas, acontece que é normal que elas ainda se assustem um pouco porque estão estranhas numa nova casa etc etc.
Porque acredite que elas estão super bem socializadas e são muito doceis.
Se quizer faça um video e coloque aqui para os outros foristas poderem ver.
Espero que esteja tudo a correr bem.

M.Cumprimentos

Bruno Ribeiro
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta nov 28, 2013 2:43 pm

AndreBarbosa Escreveu:Têm comido e bebido bem.
Só as acho muito assustadiças, tanto conseguem estar sossegadinhas no colo (mais raramente), como nao param quietas e parecem medrosos, em que qualquer movimento com o braço ou barulho, assuta-as. Não sei se é normal ou não. Tenho-as solto bastante, deixo-as no sofá á solta, mas não para quietas, só consigo com uma de cada vez :P
É normal estarem assustadas, só estão consigo desde ontem a noite. Ainda se estão a adaptar ao novo ambiente, aos novos cheiros, e a si. Eu vim todo o caminho de comboio e metro com elas no meu pescoço dentro da camisola, assim como faço no dia a dia para elas se habituarem ao contacto humano, e a vários tipos de ruidos, odores... De repente elas ficaram sem mim e sem o dono, sem a mãe e a irmã. Cheguei a dizer-lhe que não colocasse esconderijos nos primeiros dias na gaiola para que elas não tivessem a tendencia a se esconder, portanto eu preparei-o para o facto delas ficarem um bocadinho timidas ao ínicio. Tem de lhes dar tempo :wink:
AndreBarbosa
Membro

quinta nov 28, 2013 3:07 pm

Claro, compreendo :)
Sim elas neste momento não têm esconderijos. Já deu para ver que dormem e levam muitas vezes a comida para um cantinho da jaula, em baixo.
Tenho pegado várias vezes nelas. Mas como andam tão assustadas, parece que ficam em pânico e depois volto a pô-las na gaiola.
Agora estão a descansar :)

PS - há um deles que pensa que os meus dedos são comida :)
Não sei se é bom ou mau lol
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta nov 28, 2013 8:07 pm

AndreBarbosa Escreveu: PS - há um deles que pensa que os meus dedos são comida :)
Não sei se é bom ou mau lol
Ele trinca mesmo (magoa) ou é só a abocanhar?
Eles também me fazem isso, mas é só para se meterem comigo na brincadeira ou para me catar as pulgas que não tenho nos dedos.
Responder

Voltar para “Exóticos”