Duvidas chinchilas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
BrunoeJoana
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am

sexta abr 25, 2008 3:53 pm

Pois... Para quem está a tentar acabar com as gaiolas em casa e a fazer viveiros que levam madeira. Acho que chinchilas não devem de é muito recomendaveis para esse tipo de acomodações. Mas é só por isso que não as tenho. Para ter chin tinha de que revestir a parte de dentro deum viveiro com rede.
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

sexta abr 25, 2008 3:59 pm

Pois, desde já queria-lhe dar os parabéns pelos seus espectaculares viveiros! Estão mesmo muito bons. Eu também gostava de construir um para a minha menina, mas o meu pai nunca na vida me ia deixar.
Os seus viveiros não iriam resistir muito tempo com uma chin, porque como já disse são feitos de madeira e essa é a melhor amiga da chins.
Mas também como está a querer acabar com as gaiolas em casa podia juntá-las e fazer uma gaiola grande/viveiro para uma chin. De certeza que com essa grande libertação de gaiolas e com o jeito que tem para a construção que arranja qualquer coisa. :wink: :wink:
O que me diz??

:D
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
BrunoeJoana
Membro Veterano

sexta abr 25, 2008 4:03 pm

Eu agora ainda ando a tratar de acabar as novas instalações para os residentes. Só depois é que vou pensar em novas aquisições ;-)
jmiguel15
Membro Veterano

sexta abr 25, 2008 4:07 pm

Faz bem. Primeiro os que já estão, depois os que vêm de fora.
:wink:

jmiguel15
Membro Veterano

sexta abr 25, 2008 4:14 pm

Voltando ao assunto do tópico:
- Pode-se colocar dentro do ninho das chins uns paninhos??

Obrigado!

BrunoeJoana
Membro Veterano

sexta abr 25, 2008 4:21 pm

Penso que não perdes nada em tentar, tens é de que tomar atenção a se elas roem os panos.
jmiguel15
Membro Veterano

sexta abr 25, 2008 4:44 pm

Esse é que é o problema., é que eu tenho a certeza que ela vai roer, pelo menos no primeiro dia, que é como fez no pano da roda. A partir daí já não lhe ligou mais. :D

BrunoeJoana
Membro Veterano

sexta abr 25, 2008 4:49 pm

Então é teres cuidado com o que ela possa fazer ao pano nesse 1º dia...
jmiguel15
Membro Veterano

sexta abr 25, 2008 4:55 pm

:D :lol: :cry:

Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

sexta abr 25, 2008 6:51 pm

Sei de quem ponha alguns tecidos dentro das gaiolas, mas eu optei por apenas por malha polar (nos hammocks). Os restantes tecidos desfazem-se em fios, o que significa que a chin, ao roer, vai soltar as linhas do tecido... caso sejam ingeridas, podem-se embrulhar no tracto digestivo da chin, e causar um bloqueio. A malha polar não se desfaz do mesmo modo, sai aos pedacinhos, sem linhas. Além do mais, com este calor que está, duvido que as chins se queiram embrulhar em algo que ainda as vai aquecer mais ;)
jmiguel15
Membro Veterano

sexta abr 25, 2008 8:25 pm

Pois, se calhar tens razão.

Já agora aproveito para fazer outra pergunta:
- Quando nos sites nos falam e madeira própria para chinchilas/roedores e nos dizem madeira de pinho estão-se a referir à madeira dos pinheiros mansos?

Obrigado

Jmiguel :wink:

Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

sábado abr 26, 2008 12:38 am

A Nadeshda já respondeu e muito bem, á questão dos "paninhos" dentro da gaiola da chinchila... para que querem elas paninhos, com o casaco que têm vestido? :wink:
jmiguel15 Escreveu:Pois, se calhar tens razão.

Já agora aproveito para fazer outra pergunta:
- Quando nos sites nos falam e madeira própria para chinchilas/roedores e nos dizem madeira de pinho estão-se a referir à madeira dos pinheiros mansos?

Obrigado

Jmiguel :wink:
Sim, é madeira de pinheiro manso, mas que por ser madeira própria para roedores, já passou por alguns sistemas de eliminação dos diversos tipos de parasitas. Também tem de estar bem seca e nunca ter sido sujeita a adubos e pesticidas.

Fiquem bem.
jmiguel15
Membro Veterano

domingo abr 27, 2008 7:26 pm

Bem seca?? Como assim?

Podemos, por exemplo, cortar uns ramos de um pinheiro manso do meio do mato, e depois a colocar-mos os ramos numa banheira com água a ferver? Depois podemos usar estes ramos?

Obrigado
Jmiguel

jmiguel15
Membro Veterano

domingo mai 11, 2008 3:39 pm

Boas!
Finalmente tive tempo livre e fui à casa da minha avó cortar uns ramos a uma macieira que ela tem por lá. O objectivo é colocá-los dentro da gaiola da minha menina, mas para ter a certeza de que é uma madeira segura vou postar aqui algumas fotos para vocês me darem as vossas opiniões.
Em todo o processo só tenho um problema, como é que eu esterelizo o ramo?? Não o posso por dentro da banheira porque a banheira, pelo o que a minha mãe diz, não aguenta com altas temperaturas e se eu puser a água da panela a sair do lume, a banheira vai estalar. :? :? :?

Não há outra maneira de esterelizar o ramo?? Não encontro nenhuma solução!
Já agora queria fazer outra pergunta:
-Como é que eu sei que o ramo está verde ou não?? É que eu sei que as chinchilas não podem roer ramos verdes.

Aqui vão as fotografias:
Imagem

Imagem

Imagem

Fico à espera de conselhos para, dentro da gaiola, tornar o ramo uma coisa mais divertida para a minha menina!

Obrigado
Jmiguel

jmiguel15
Membro Veterano

domingo mai 11, 2008 6:52 pm

Como é que eu faço para tirar os líquenes que estão pegados ao ramo?? posso lixar o ramo??
Eu tentei tirar os líquenes com uma tesoura e reparei que a madeira ainda está um bocado verde! vou ter de esperar até à madeira secar??

Responder

Voltar para “Exóticos”