Algumas duvidas urgentes - Chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Froz3n
Membro
Registado: domingo jul 20, 2008 12:22 pm

terça jul 22, 2008 5:07 pm

Sim eu estive a ler esse topic todo ;) mas abri este porque pensava que seriam apenas aquelas duvidas, mas pronto, como o pessoal foi simpático e ajudou, fui falando :)

Bem ela constipada não está então :roll:

Mas penso que esteja a ficar mimada demais :o ... Ainda a bocado quando fui a cozinha, ela estava em cima da casota a fazer um barulhinho, mais ou menos metade do tempo que costuma fazer quando está a brincar, mas só uns quantos sons, e depois parou...

Uma coisa que aconselho, é NUNCA ir ter com a chinchila completamente as escuras! Ontem a noite, estava a ouvir a destruir a casa, e fui lá vela, espreitei, isto tudo as escondidas e ela estava na prateleira de cima com as orelhas levantadas a olhar para mim no escuro... Eu ia lhe fazer uma festinha, e assim que lhe toco, ela larga um latido tipo de cão...

Já estive a ver neste site http://www.chinchilla-sounds.de/index_en.htm
e realmente, ela não me estava a reconhecer provavelmente e assustou-se :)

Já agora, alguém me pode explicar uma coisa... neste mesmo site dizem aqui: http://www.chinchilla-sounds.de/kontkt_e.htm

"The Contact Sound
A pair of chins often communicates through a soft contact-sound, which sounds like a content grunt (kontakt.wav). That funny sound confirms their togetherness. Chins often make use of this sound if they keep calm or if they have a good time.

Also you may hear this sound while the chin is sitting on a board feeling lonely respectively longing for a friend to play with. "

Agora, ha alguma maneira de se destingir o som de tarem bem do som de estarem sozinhas?
:|
Obrigado, Cumprimentos
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

terça jul 22, 2008 5:18 pm

As chinchilas não emitem todas os mesmos sons, ou seja numa determinada situação duas chinchilas podem emitir sons diferentes que significam o mesmo.
Penso que a melhor maneira de perceberes os tipos de som e o que significam é interagires com a tua chinchila :wink:

"Uma coisa que aconselho, é NUNCA ir ter com a chinchila completamente as escuras!"
Concordo completamente...tambem já tive uma situação parecida
:wink:
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

terça jul 22, 2008 5:21 pm

Pois, essa de ir ter com ela às escuras não é muito boa ideia, porque há muito tempo atrás, eu, à noite, fui espreitá-la e apenas acendi uma luz atrás de mim, mas não a da divisão onde ela estava. Bem, vocês deviam ter visto, como ela ouviu barulho, olhou para a porta e apenas viu o meu vulto, não sei o que lhe deu, mas deu cá um salto, caiu a baixo das prateleiras e ainda conseguiu abrir a porta da gaiola. :o :o
Uma coisa mesmo inacreditável!

Em relação à tua duvida, também não te sei responder! :roll: :roll:
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
Froz3n
Membro

terça jul 22, 2008 5:28 pm

Bem só fico preocupado, é quando chego ao pé dela e ela não se mexe (estado near-zombie), mesmo que a chame fica parada lol... Mas se abrir a gaiola, ela vem logo ter comigo :)

Tenho pena de a deixar ali sem sair, sem roda, só com coisas para roer, parece que ela apanha uma seca desgraçada :( :(

Não há maneira de parecer menos secante? (lol, pedindo o impossível :( )
Obrigado, Cumprimentos
TiagoGrilo
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 5:34 pm

Podes solta-la nas horas de menos calor...de manhãzinha e a noite :wink:
Eu como tenho um casal é mais fácil..eles brincam um com o outro :D
jmiguel15
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 5:40 pm

Eu agora como tirei a roda, e me parece que ela fica um pouco a 'secar', decidi fazer brinquedos com que ela pudesse passar o tempo. Por exemplo, peguei num tubo de cartão grande do papel de cozinha e pendurei-o no tecto da gaiola com uma corrente. Depois tem a casotinha dela que é toda de madeira, tem a bola com feno e alfafa. Hoje vou fazer mais um brinquedinho: vou pegra num tubo de cartão de papel higienico e tapar os dois lados com outro pedaço de cartão, mas lá dentro vou pôr uma passa e uma bolacha de água e sal partida em 4 bocadinhos. Ela adora! :lol:

Provavelmente, vou também pôr mais uma casotinha dentro da gaiola que é para ela poder variar e se divertir a escolher!

Tenta puxar pela imaginação e criar brinquedos para a tua chinchila passar o tempo!

Aceitam-se ideias!

Boa sorte... xD

Froz3n
Membro

terça jul 22, 2008 5:48 pm

jmiguel15 Escreveu:Eu agora como tirei a roda, e me parece que ela fica um pouco a 'secar', decidi fazer brinquedos com que ela pudesse passar o tempo. Por exemplo, peguei num tubo de cartão grande do papel de cozinha e pendurei-o no tecto da gaiola com uma corrente. Depois tem a casotinha dela que é toda de madeira, tem a bola com feno e alfafa. Hoje vou fazer mais um brinquedinho: vou pegra num tubo de cartão de papel higienico e tapar os dois lados com outro pedaço de cartão, mas lá dentro vou pôr uma passa e uma bolacha de água e sal partida em 4 bocadinhos. Ela adora! :lol:

Ela vai te destruir o cartão todo só para ir as guloseimas lol... Já agora, que também já surgiu essa duvida, como é que irás "tapar" os dois lados? Colas não funcionam, portanto como vais fazer para digamos "pregar" os lados?

Provavelmente, vou também pôr mais uma casotinha dentro da gaiola que é para ela poder variar e se divertir a escolher!

Tenta puxar pela imaginação e criar brinquedos para a tua chinchila passar o tempo!

A minha namorada é que tem a imaginação toda :wink: e de momento não está cá portanto terei que deixar esses pormenores para ela

Aceitam-se ideias!

Um rolo de cartão que era de papel de cozinha, funciona para ela se entreter a cair? (visto que aquilo é redondo e rebola imenso)

Boa sorte... xD
Obrigado, Cumprimentos
jmiguel15
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 5:57 pm

Um rolo de cartão que era de papel de cozinha, funciona para ela se entreter a cair? (visto que aquilo é redondo e rebola imenso)
Também serve para ela se entreter a cair, mas serve mais para ela passar o tempo a roer o cartão!
Ela vai te destruir o cartão todo só para ir as guloseimas lol... Já agora, que também já surgiu essa duvida, como é que irás "tapar" os dois lados? Colas não funcionam, portanto como vais fazer para digamos "pregar" os lados?
Com corda. Faço um buraco na 'tampa' e dois nos lados do tubo e depois passo uma corda.

Podes também fazer uma cama suspensa. Tipo, pegas numas calças de ganga velhas que tenhas para deitar ao lixo, cortas as pernas, e depois cortas as pernas a meio, pela beira da costura. Assim, fica-te um quadrado. Depois furas os 4 cantos do quadrado e prendes com corda. No fim prendes as outras extremidades das 4 cordas ao tecto.
Fiz-me entender?? :roll:

Froz3n
Membro

terça jul 22, 2008 6:05 pm

jmiguel15 Escreveu:
Com corda. Faço um buraco na 'tampa' e dois nos lados do tubo e depois passo uma corda.

A corda não é perigosa para ela roer?

Podes também fazer uma cama suspensa. Tipo, pegas numas calças de ganga velhas que tenhas para deitar ao lixo, cortas as pernas, e depois cortas as pernas a meio, pela beira da costura. Assim, fica-te um quadrado. Depois furas os 4 cantos do quadrado e prendes com corda. No fim prendes as outras extremidades das 4 cordas ao tecto.
Fiz-me entender?? :roll:

Perfeitamente ;) Então a ganga não tem mal para elas afincarem os dentes suponho :) Só espero que não ganhe habito a ganga e durante a brincadeira se meta a roer-me as calças! Se assim for já sei a quem mandar a conta :twisted: no gozo ;) Muito Obrigado pela ajuda, irei ver o que arranjo :) De momento ela está no seu momento de chinchilisse, está meia acordada meia a dormir portanto não posso fazer nada, mas mais tarde aquele rolo da cozinha vai me ser bastante útil ;)
Obrigado, Cumprimentos
TiagoGrilo
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 6:19 pm

A ganga e o cartão não são toxicos para as chinchilas?..elas podem roer os rolos de papel ?? :?
jmiguel15
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 6:23 pm

TiagoGrilo Escreveu:A ganga e o cartão não são toxicos para as chinchilas?..elas podem roer os rolos de papel ?? :?
O cartão e a ganga não são tóxicos, pelo menos foi o que me disseram quando andei à procura de brinquedos para a minha menina. Eles ensinaram-me a fazer estes brinquedos, por isso, acho que não tem problema!

Boa sorte para a bricolage! :wink: :lol:

TiagoGrilo
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 6:28 pm

Epa deste-me mesmo uma novidade....toca a fazer brinquedos
:twisted:
jmiguel15: Emportas-te de por umas imagens dos "teus" brinquedos :?: :wink:
Froz3n
Membro

terça jul 22, 2008 6:32 pm

Lol realmente o bricolage esta semana vai dar que falar :P Penso que a ganga seja demasiado "elástica" para ela conseguir roer, mas certamente irá se atrapalhar la :P Agora em relação a corda, que tipo de corda usas? Porque sei que há cordas feitas de materiais ou mesmo de linhas que podem ser prejudiciais :)

Bem se puseres as fotos da tua bricolage, agradecia as fotos também de como arrefeces a tua menina :oops: se não for pedir demais
Obrigado, Cumprimentos
jmiguel15
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 6:37 pm

Hey, esqueci-me dessas fotos! :? :?

Fui agora fazer a troca dos azulejos!

Vou lá tirar fotografias... :lol:

Até já!

Froz3n
Membro

terça jul 22, 2008 6:52 pm

Ficamos a espera :D:D E mais uma vez obrigado ^^
Obrigado, Cumprimentos
Responder

Voltar para “Exóticos”