mandas-te
2ª pess. sing. pres. ind. de mandar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um duplo clique. Experimente!
mandar - Conjugar
(latim mando, -are, confiar, entregar, encarregar, ordenar)
v. tr.
1. Dar ordens a (ex.: mandar nos empregados). = governar
2. Dar ordem de (ex.: mandaram evacuar o edifício; mandou que se calassem). = determinar, exigir
3. Ordenar, exigir .
4. Governar, reger.
5. Dirigir.
6. Enviar (ex.: já mandámos a encomenda).
7. Expressar, exprimir, transmitir (ex.: mandar cumprimentos).
8. Arremessar, atirar, lançar (ex.: manda a bola).
v. intr.
9. Ter poder para governar ou dirigir (ex.: habituou-se a mandar). = governar
10. Dar ordens (ex.: prefiro sugerir em vez de mandar).
v. pron.
11. Atirar-se (ex.: mandou-se à água).
12. Infrm. Ir-se embora.
Infrm. mandar vir: reclamar ou mostrar descontentamento.
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=mandas-te
Lagarta
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Só pode ser algo a ver com a mafia...é só quando se come comida italiana, um é pizza o outro lasagna...Raiquiis Escreveu:Desculpa do costume. xDgekkos Escreveu:Não fui eu que fiz aquele comentário, estava a comer lasanha![]()
Sempre que se enganam, culpam quem entrou na vossa conta enquanto vocês comiam. xD

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Bondage2010 Escreveu:Só pode ser algo a ver com a mafia...é só quando se come comida italiana, um é pizza o outro lasagna...Raiquiis Escreveu:Desculpa do costume. xDgekkos Escreveu:Não fui eu que fiz aquele comentário, estava a comer lasanha![]()
Sempre que se enganam, culpam quem entrou na vossa conta enquanto vocês comiam. xD

Isto á coisas que nao lembra ao diabo !

<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Mas eu tou a falar a sério, nem tava em casa na altura, e também já tenho uma pequena ideia de quem possa ter sido.
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...
Eu posso dar uma pista: não fui eu. Espero ter ajudado.joaoplscosta Escreveu:Mas eu tou a falar a sério, nem tava em casa na altura, e também já tenho uma pequena ideia de quem possa ter sido.

Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Eu sai de casa às 16.00h só cheguei às 21.30h...gekkos Escreveu:Tavas no MSN a falar cmg e não estavas em casajoaoplscosta Escreveu:Mas eu tou a falar a sério, nem tava em casa na altura, e também já tenho uma pequena ideia de quem possa ter sido.

<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
E que tal parar?!?! Duas páginas e meia de lixo não será suficiente já?

<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
Bom...
Aulinha de Português:
Mandaste
2ª pessoa do singular do verbo mandar no passado...
Eu sei que é muuuuito difícil compreender a diferença.
Olha, pensa assim: tudo o que é passado, comeste, atiraste, mandaste, cozeste, escreveste, etc etc, não leva tracinho porque são simples tempos verbais.
Tudo o que é presente junto com pronomes pessoais leva tracinho!! Exemplo: eu dou-te um doce. Eu parto-te a cara. Eu mando-me ao rio. Manda-te tu também a ver se sabes nadar...
Aulinha de Português:
EXACTO: segunda pessoa do singular do verbo mandar no PRESENTE seguida do pronome pessoal "te".mandas-te
Mandaste
2ª pessoa do singular do verbo mandar no passado...

Eu sei que é muuuuito difícil compreender a diferença.

Olha, pensa assim: tudo o que é passado, comeste, atiraste, mandaste, cozeste, escreveste, etc etc, não leva tracinho porque são simples tempos verbais.
Tudo o que é presente junto com pronomes pessoais leva tracinho!! Exemplo: eu dou-te um doce. Eu parto-te a cara. Eu mando-me ao rio. Manda-te tu também a ver se sabes nadar...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Obrigado, sempre a aprender.dinodane Escreveu:Bom...
Aulinha de Português:
EXACTO: segunda pessoa do singular do verbo mandar no PRESENTE seguida do pronome pessoal "te".mandas-te
Mandaste
2ª pessoa do singular do verbo mandar no passado...![]()
Eu sei que é muuuuito difícil compreender a diferença.![]()
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm
Belo exemplo... o_Odinodane Escreveu: Tudo o que é presente junto com pronomes pessoais leva tracinho!! Exemplo: eu dou-te um doce. Eu parto-te a cara. Eu mando-me ao rio. Manda-te tu também a ver se sabes nadar...
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."