continuando (e peço desculpa pelo bold no texto anterior foi erro meu. estas tecnologias

) lol
por estas razões não se deve juntar parentes e se o dono de chinchilas não desejar que criem não deve ter nunca macho e femea juntos. Te-los juntos e tirar na altura do cio contando os dias é tao seguro como uma mulher não tomar contracepção e ir apenas pela contagem dos dias (como devem de adivinhar tal nunca é confiável) e por isso não se deve proceder deste modo. segurança acima de tudo!
em relação a gaiolas de chinchilas fora de casa. Digo e volto a repetir o que tinha dito num topico já antigo. chinchilas fora NUNCA!!!
as pessoas tem uma ideia errada sobre chinchilas.... as chinchilas são animais exóticos e frágeis que já perderam muito da robustez dos seus antepassados dos andes e são animais de estimação de INTERIOR.
Basta uma mudança de temperatura, uma corrente de ar ou mesmo o nosso clima húmido para adoecerem com infecções respiratórias. Deixar chinchilas fora, mesmo que protegidas do vento ou da chuva é como jogar ás cartas... é deixá las á sua sorte!! cá fora existem muitos vírus que podem levar a morte das chinchilas de um dia para o outro que se estivessem dentro de casa seriam evitados. se não podem ter animais dentro de casa então esqueçam as chinchilas! estas não tem condiçoes de estar cá fora.
já no verão, cá em portugal as temperaturas sobem mais mais acima dos 28 graus suportaveis para elas (e isto estou a falar à sombra) assim como que agora no outono as diferenças de temperatura são grandes entre o dia e a noite por isso não me podem convencer que elas fora estao bem. No inverno o nosso clima é muito húmido, as chinchilas estão habituadas ao frio certo, mas a um frio seco! isto faz toda a diferença. Bem sei que no inverno de manhã orvalha ou está tudo húmido... como pensa que estará o pelo dela? e os fungos que se podem criar? não não não, chinchilas são feitas para estar dentro de casa, ou entao se as quiserm ter fora tem boa solução! mudem se para os andes!! se bem como já disse, os nossos animais domésticos acabam inevitavelmente por perder da robustez dos seu irmãos que andam livres e por isso acho que mesmo indo para os andes seria arriscado...
pronto, deixei aqui a minha opinião para pensarem, de qualquer das maneiras este fórum apenas serve de apoio como digo "provisório" pois temos sempre de ir verificar as respostas na net, ou procurar mais informações na mesma e nao se limitar as respostas dos usuários. é por vezes a procura de uma coisa que se encontra resposta para muitas mais!
um grande beijinho para a GSfanatic e chinchilavis =) saudaçoes chinchilescas!