FURÕES JÁ LEGAIS COMO ANIMAIS DE COMPANHIA!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
zepeixe
Membro Júnior
Registado: quinta fev 21, 2008 10:42 pm
1 papagaio africano cinzento de cauda vermelha (fêmea)

quarta jun 08, 2011 12:59 am

Desculpem a franqueza, mas depois de tanta luta, tanto sofrimento e tanta frustração pela ilegalidade dos nossos amigos, o que são 127 ou 51 euros?

Não esqueçamos que, se houver algum problema com eles estamos dispostos a dar o que for preciso num veterinário, ou não? Para dar um exemplo concreto, uma estranha queda drástica de pelo e outros sérios sintomas num dos meus dois furões já desembolsei mais de 450,00€ em consultas, análises em Espanha e nos EUA, ecos, rx, medicamentos, vitaminas, alteração de rações importadas de Espanha pela net, etc, e só este ano - e ele apenas tem 3 anos de idade. Tenho a certeza de que ninguém deixaria de fazer o mesmo por uma destas adoráveis criaturas.

Claro que isto foi um ovo de Colombo para angariar mais fundos para o Estado, sei bem disso, mas sabê-los legais é um ponto de partida inigualável.

Futuramente cá estaremos para retificar alguns exageros nas cobranças.

Como membro do clube disponham de qualquer colaboração da minha parte, em tudo o que estiver ao meu alcance para bem desta espécie maravilhosa (embora a MHZ tenha sido absolutamente fantástica no apoio que nos tem dado, quer em informações técnicas quer em informações jurídicas. Um enorme obrigado para ela)
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta jun 08, 2011 1:38 am

A obrigatoriedade da vacina da raiva, é da responsabilidade da Direção Geral de Saúde (DGS). No entanto e tanto quanto sei, é "requisitada" quando o furão sai (ou entra) do país. E ainda há pouco, houve um caso de raiva em Itália, salvo erro em gatos, motivo pelo qual redobrarão os cuidados.

Mas se os temos em casa, não vejo grande necessidade de os vacinar contra a raiva. Agora, se os levarem a passear e sobretudo se o maroto é dos mordedores, se se lembrar de morder alguém, podem vir a ter problemas...depende da pessoa mordida...

A esgana é mortal nos furões, quase se pode dizer a 100% portanto já é uma vacina necessária principalmente caso eles convivam com cães não vacinados (como os vadios) ou se andam na rua.

Se os donos convivem com lojas de animais ou hospitais ou passam em zonas problemáticas, o meu conselho é quando entrarem em casa, mudar o calçado, a roupa e lavarem bem as mãos antes de tocar nos furanitos.

Cuidado agora com os encontros entre furões. Principalmente entre furões vindos do estrangeiro como os Marshall. Os nacionais, me parece que ainda não dão contágios deste tipo. Há principalmente dois problemas que os podem afectar:

- O mais grave, é um coronavirus que provoca uma doença chamada ECE que não sendo mortal, se o furão tem as defesas baixas, pode fazer alguns estragos no seu sistema intestinal. Com a agravante que o furão infectado pode ficar portador deste corona, por uns 8 meses a 1 ano e como tal, contagiar a outros. Debilita mais quando são novitos ou velhotes (pois o seu sistema imune ainda se não encontra bem desenvolvido ou ao contrário, já se encontra mais fragilizado.
- O outro, são parasitas mais comumente os coccidios e as giardias. Contagiam-se também pelas fezes.
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quarta jun 08, 2011 4:23 pm

zepeixe, mas isso é pagar por um serviço. É diferente de pagar sem ser feito qualquer serviço em troca.
Até nos cães pp são obrigados a gastar uns 50 euros por ano em seguros mas ao menos caso haja algo com o animal tem serviços garantidos.
Aqui é como disse mesmo para o estado meter ao bolso, alias não estranhava nada terem autorizado agora por isso.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
zepeixe
Membro Júnior

quarta jun 08, 2011 4:46 pm

Cara FeelingNerD,

Concordo. Ponto final. (aqui para nós, o meu maior receio é que mudem de ideias... É que já vi muita coisa, nos meus parcos 53 anos de idade...Daí o estar disposto a ser explorado...uma vez mais)
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quarta jun 08, 2011 5:52 pm

Se as coisas começarem a dar para o torto, com gente a comprar a balda e a abandonar por ai, é num instantinho e não duvido que isso aconteça.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
zepeixe
Membro Júnior

quinta jun 09, 2011 12:15 am

FeelingNerD Escreveu:Se as coisas começarem a dar para o torto, com gente a comprar a balda e a abandonar por ai, é num instantinho e não duvido que isso aconteça.
Julgo que não será pelo abandono que as coisas dêem para o torto. Anualmente este povinho lusitano, defensor de tradições tão nobres como as touradas, abandona cães e gatos para ir com o resto da parolada para Punta Cana, Varadero ou Praia da Cornélia na Costa da Caparica. Destes animais abandonados, poucos escapam às mais diversas mortes, institucionais ou acidentais. Todos o sabemos. Contudo, o abandono de um Mustela putorius furo não causará decerto aquela "hecatombe predatória" de que tanto se ouve falar por aí, com cenários de super-reproduções e destruição de outros seres vivos. Não creio, muito sinceramente (corrijam-me apenas se possuírem provas reais do contrário) que um furão doméstico como a espécie que acabei de citar, consiga sequer encontrar água em dois dias, morrendo desidratado e, muito menos, conseguindo caçar, ainda que possua códigos genéticos de milhares de anos que teoricamente assim o indiciem, acabando, portanto, como presa de outra qualquer espécie ou simplesmente definhando por inanição. Sendo assim, esclareço que qualquer mudança de ideias por parte das entidades pode vir sim da "chico-espertice" do portuga caçador, que poderá chegar ao ponto de chipar furões para os poder levar pela surra para zonas de caça onde poderá assassinar calmamente outras espécies utilizando o furão. Uma observância rigorosa e a denúncia imediata de casos destes poderão ser boas soluções para que os furões passem a ficar apenas nas mãos de quem os ama, de quem não os quer abandonar e de quem os quer incondicionalmente como companheiros do seu dia a dia.
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

quinta jun 09, 2011 3:41 pm

zepeixe Escreveu:
FeelingNerD Escreveu:Se as coisas começarem a dar para o torto, com gente a comprar a balda e a abandonar por ai, é num instantinho e não duvido que isso aconteça.
Julgo que não será pelo abandono que as coisas dêem para o torto. Anualmente este povinho lusitano, defensor de tradições tão nobres como as touradas, abandona cães e gatos para ir com o resto da parolada para Punta Cana, Varadero ou Praia da Cornélia na Costa da Caparica.
1ª Reacçao foi soltar uma gargalhada.
2ª Reacção foi de abanar a cabeça por ser tão verdade que me custa a acreditar, (embora saiba perfeitamente) como ser humano como ha gentinha que tem coragem de o fazer, sinceramente não teria.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jun 09, 2011 6:28 pm

Se a raiva se encontra erradicada em muitos países europeus é precisamente devido à obrigatoriedade de vacinação, só queria acrescentar isto á discussão. É uma doença mortal para animais E para os seres humanos para a qual não existe cura e que ainda mata muita gente em países como a índia, por exemplo.
Os vírus e os animais que os hospedam não conhecem fronteiras portanto, embora a hipótese do nosso cão, gato ou furão contrair raiva seja super diminuta, acho muito bem que haja obrigatoriedade de vacinar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

cantitb
Membro Veterano
Registado: domingo abr 11, 2010 2:17 pm

quinta jun 09, 2011 9:52 pm

dinodane Escreveu:Se a raiva se encontra erradicada em muitos países europeus é precisamente devido à obrigatoriedade de vacinação, só queria acrescentar isto á discussão. É uma doença mortal para animais E para os seres humanos para a qual não existe cura e que ainda mata muita gente em países como a índia, por exemplo.
Os vírus e os animais que os hospedam não conhecem fronteiras portanto, embora a hipótese do nosso cão, gato ou furão contrair raiva seja super diminuta, acho muito bem que haja obrigatoriedade de vacinar.
X2.
Só uma curiosidade: na Catalunha não é obrigatório vacinar contra a raiva (cães), ao contrário do resto de Espanha. Isso sim, não me parece coerente.
Responder

Voltar para “Exóticos”