wolfwoman, estava a referir-me aos aquários em forma de globo. Cheguei a comprar um dispensador de comida mas os peixes são animais muito frágeis, sobretudo nesses aquários. Depois de perder 3 animais

(não foram para o lixo ou sanita, foram sepultados num lugar adequado) decidi não ter mais animais. Os que tive morriam de repente, não foi possível levá-los ao vet pois aconteceu de repente.
Quanto a aquários acredito que seja um hobby caro e, provevelmente, esses peixes até são mais resistentes do que os normais (os tais que vendem para globos).
Par além de que não percebo o porquê dessa desvalorização do peixe como animal de estimação em relação aos mamíferos. São vidas com tanto valor quanto as outras... só porque não os posso apertar e dar beijinhos, também choro se algum me morre.
Não estou a desvalorizar os peixes. Aliás, qualquer animal tem valor. Só afirmei que ter uma chinchila é muito diferente de ter peixes, tal como é diferente de ter cães ou gatos. Cada um tem as suas características e cuidados próprios. A única diferença é que não podemos dar mimos aos peixes.

E sim, qualquer perda de um animal causa-me sofrimento, como é normal. Se me corta o coração ver animais mortos na berma das estradas pior é quando é um animal meu que parte. Os peixes não foram para a sanita porque foram os meus animais e decidi que tinham que ter um fim digno. Por respeitar a vida dos animais, seja qual for a espécie, é que me recusei a comprar mais peixes depois dos que tive. O globo não era adequado por isso, como não tinha condições (a minha profissão não o permite) de ter um aquário em casa, logo, decidi não ter mais peixes. Tempos depois comprei um chinchila. Tinha condições para o ter e para lhe poder proporcionar todos os cuidados (além de que podia andar em viagem com ele, salvo na época de calor). Só para ver como um animal tem valor, já encontrei lagartixas e gafanhotos em casa. Como me "livrei" deles? A lagartixa foi para uma bacia e depois soltei-a no quintal e o gafanhoto foi empurrado, com jeitinho, para a rua. Qualquer animal tem valor pois qualquer animal representa uma vida.