Roedor, mas qual ?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta jan 25, 2012 12:08 am

GSfanatic Escreveu:Uau! Aymara! Tu por aqui?

Assim que vi o teu nome vi logo que tinha havido aqui asneira que fez com que tivesses de falar. E não é que estava certa?!
Tal e qual o que aconteceu comigo. :D :wink:
mustax
Membro Júnior
Registado: segunda jan 09, 2012 10:15 am

quarta jan 25, 2012 12:09 pm

Faz 6a feira um mês que recebi uma chinchila em casa e digo-te e dos melhores animais de estimação para ter.
Para além de não ganharem carraças e pulgas, são muito inteligentes e meigos. Ficam amuadinhos (com cara de chinchila abandonada lool) quando ralhas com eles mas depois vêm a correr saltar para o nosso colo.

Tem a vantagem que não faz barulho nenhum, não é normal haver alergias relacionadas com o pêlo e não produzem odor ambiente (se é que me entendes).

Gostam de manter rotinas e horários.
chinchilavis
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 2:46 pm

Mustax, no teu caso tens feito de tudo para proporcionares todas as condições ao teu pequenito. :D

O problema é que as pessoas compram animais só porque são fofos e não fazem a mínima ideia dos cuidados básicos (alimentação, alojamento) que lhes devem proporcionar.
Além disso, é preciso ter sempre umas poupanças para uma emergência.

Primeiro compram, depois logo se vê... Continuamos nisto e quem sofre são os animais. :x
mustax
Membro Júnior

quarta jan 25, 2012 3:09 pm

Sempre gostei de animais, uns mais que outros como é natural, principalmente gatos e cães. Isto da chinchila veio por mão de um casal de amigos que tem 2 gatos e um porquinho da Índia. Antes de obter o Russel, li um pouco sobre o assunto, fiz as minhas pesquisas e informei-me numa loja sobre o tipo de gaiola, comida e acessórios que deveria comprar.
Quanto a minha ida ao vet caíu-me claramente fora do orçamento mensal, mas se queremos ter os animais temos que tratar deles convenientemente. Tenho despendido muito tempo com o Russel, quer seja na limpeza da gaiola, na sua alimentação, dar-lhe a medicação por causa do fungo quer a dar-lhe mimos e companhia.

Um roedor não é um peixe de água fria que está a roda numa jarra. Literalmente, um roedor requer tempo, dedicação e dinheiro.
Não entendam, que um animal de estimação é um artigo de luxo, mas como a Chichilavis diz convém ter algum dinheiro de parte para emergências. No caso das chinchilas têm que ser vet de exóticos a vê-los e não há muitos por aí.
chinchilavis
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 3:19 pm

mustax Escreveu:Sempre gostei de animais, uns mais que outros como é natural, principalmente gatos e cães. Isto da chinchila veio por mão de um casal de amigos que tem 2 gatos e um porquinho da Índia. Antes de obter o Russel, li um pouco sobre o assunto, fiz as minhas pesquisas e informei-me numa loja sobre o tipo de gaiola, comida e acessórios que deveria comprar.
Quanto a minha ida ao vet caíu-me claramente fora do orçamento mensal, mas se queremos ter os animais temos que tratar deles convenientemente. Tenho despendido muito tempo com o Russel, quer seja na limpeza da gaiola, na sua alimentação, dar-lhe a medicação por causa do fungo quer a dar-lhe mimos e companhia.

Um roedor não é um peixe de água fria que está a roda numa jarra. Literalmente, um roedor requer tempo, dedicação e dinheiro.
Não entendam, que um animal de estimação é um artigo de luxo, mas como a Chichilavis diz convém ter algum dinheiro de parte para emergências. No caso das chinchilas têm que ser vet de exóticos a vê-los e não há muitos por aí.
Totalmente de acordo. E sim, és um daqueles donos que nem hesitou em ir ao vet por causa de um fungo. Sim, passamos muito tempo de volta deles. Porquê? Porque os estimamos, acarinhamos e vemos como um amigo, como alguém da família. Se não formos nós a tratar deles, quem tratará?
Fizeste o que devia ser feito antes de adquirires o Russel, ou seja, pesquisaste, procuraste informações e, ainda assim, tens dúvidas, tal como aconteceu comigo e acontece sempre com todos :wink: . Isso é normal. :D Ter um animal é um desafio diário e uma aventura, como já viste com o Russel. :D

O que não é normal é alguém comprar um petauro (pelo que sei são animais muito sensíveis e que requerem mesmo muitos cuidados especiais) porque lhe saltou para a mão. Isso é que parece importante pois ir para casa e pesquisar tudo e mais alguma coisa sobre alimentação, cuidados de saúde, gaiola e outros cuidados, antes de o comprar...bem... isso não interessa... Interessa é dizer que temos um petauro. Não pode ser. :x
wolfwoman
Membro
Registado: quarta ago 31, 2011 12:44 am

quarta jan 25, 2012 8:51 pm

mustax um peixe de água fria requer tanto esforço, tempo, dedicação e manutenção quanto qualquer roedor, talvez até mais, uma vez que para viver (e não sobreviver/morrer) exigem espaços tão grandes quanto lagos.
Feather to fire, fire to blood, blood to bone, bone to marrow, marrow to ashes, ashes to snow.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta jan 25, 2012 8:55 pm

wolfwoman Escreveu:mustax um peixe de água fria requer tanto esforço, tempo, dedicação e manutenção quanto qualquer roedor, talvez até mais, uma vez que para viver (e não sobreviver/morrer) exigem espaços tão grandes quanto lagos.
Era exactamente o que eu ia dizer. Por alguma razão proibi a minha mãe de comprar mais peixes. Simplesmente não temos condições para ter peixes, por mais lindos que sejam.
mustax
Membro Júnior

quinta jan 26, 2012 12:54 am

wolfwoman Escreveu:mustax um peixe de água fria requer tanto esforço, tempo, dedicação e manutenção quanto qualquer roedor, talvez até mais, uma vez que para viver (e não sobreviver/morrer) exigem espaços tão grandes quanto lagos.
Foi só uma maneira de falar. É claro que não basta colocar os peixes na água. :)
chinchilavis
Membro Veterano

quinta jan 26, 2012 1:24 am

Eu compreendi o mustax. Os peixes precisam de cuidados mas se clhar não precisam de tantos como uma chinchila, por exemplo. Por norma, os peixes não vão ao vet e como não lhes podemos dar mimos, basicamente é mudar-lhe a água e deitar-lhe comida (além de conversar com eles). Estou a falar daqueles de aquários normais (sem acessórios), pois já tive mas deixei de ter... :roll:
São animais diferentes de uma chinchila, só por isso. :wink:
wolfwoman
Membro
Registado: quarta ago 31, 2011 12:44 am

quinta jan 26, 2012 4:05 pm

Chinchilavis não percebi bem o que queria dizer quando falou em aquários sem acessórios lol, mas sem dúvida que os peixes são animais diferentes das chinchilas.
E diferentes dos cães, dos gatos, e dos mamíferos em geral... mas isso não significa que necessitem de menos cuidados.

Os peixes vão ao veterinário como qualquer outro animal de estimação... ou melhor, deveriam ir.
Mas a maioria não o faz porque não acha que o gasto justifique o fim... afinal de contas, se o peixinho de 2 euros morre, arranja-se outro e pronto. Vimos da loja, atiramos o desgraçado pra dentro de aquário e seja o que deus quiser.

Os peixes podem durar anos e anos se bem tratados mas o problema é que a maioria das pessoas não o chega a descobrir porque eles quinam bem antes disse devido a negligência. Sabem comprá-los às pazadas e depois dizer "Oh os peixes morrem muito"!
Pois, em globos morrem.
Em aquários que nem latas de sardinhas também morrem.

A aquariofilia, quando levada a sério, é um hobbie caro.
E garanto-vos, entre cães, gatos, todo o tipo de roedores e alguns répteis que já tive, é com os peixes que eu gasto mais dinheiro.
Entre comida, medicamentos para doenças, produtos estabilizadores de parâmetros de água, testes de PH, plantas, manutenção das plantas, manutenção de filtros, gastos de água e de electricidade, etc.

Par além de que não percebo o porquê dessa desvalorização do peixe como animal de estimação em relação aos mamíferos. São vidas com tanto valor quanto as outras... só porque não os posso apertar e dar beijinhos, também choro se algum me morre.
Feather to fire, fire to blood, blood to bone, bone to marrow, marrow to ashes, ashes to snow.
chinchilavis
Membro Veterano

quinta jan 26, 2012 8:35 pm

wolfwoman, estava a referir-me aos aquários em forma de globo. Cheguei a comprar um dispensador de comida mas os peixes são animais muito frágeis, sobretudo nesses aquários. Depois de perder 3 animais :( (não foram para o lixo ou sanita, foram sepultados num lugar adequado) decidi não ter mais animais. Os que tive morriam de repente, não foi possível levá-los ao vet pois aconteceu de repente.

Quanto a aquários acredito que seja um hobby caro e, provevelmente, esses peixes até são mais resistentes do que os normais (os tais que vendem para globos).
Par além de que não percebo o porquê dessa desvalorização do peixe como animal de estimação em relação aos mamíferos. São vidas com tanto valor quanto as outras... só porque não os posso apertar e dar beijinhos, também choro se algum me morre.
Não estou a desvalorizar os peixes. Aliás, qualquer animal tem valor. Só afirmei que ter uma chinchila é muito diferente de ter peixes, tal como é diferente de ter cães ou gatos. Cada um tem as suas características e cuidados próprios. A única diferença é que não podemos dar mimos aos peixes. :wink: E sim, qualquer perda de um animal causa-me sofrimento, como é normal. Se me corta o coração ver animais mortos na berma das estradas pior é quando é um animal meu que parte. Os peixes não foram para a sanita porque foram os meus animais e decidi que tinham que ter um fim digno. Por respeitar a vida dos animais, seja qual for a espécie, é que me recusei a comprar mais peixes depois dos que tive. O globo não era adequado por isso, como não tinha condições (a minha profissão não o permite) de ter um aquário em casa, logo, decidi não ter mais peixes. Tempos depois comprei um chinchila. Tinha condições para o ter e para lhe poder proporcionar todos os cuidados (além de que podia andar em viagem com ele, salvo na época de calor). Só para ver como um animal tem valor, já encontrei lagartixas e gafanhotos em casa. Como me "livrei" deles? A lagartixa foi para uma bacia e depois soltei-a no quintal e o gafanhoto foi empurrado, com jeitinho, para a rua. Qualquer animal tem valor pois qualquer animal representa uma vida.
Última edição por chinchilavis em quinta jan 26, 2012 9:45 pm, editado 1 vez no total.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta jan 26, 2012 8:55 pm

Chinchilavis, acho que a questão que a wolfwoman estava a abordar era precisamente essa... é que esses globos não servem para ter peixes, de espécie nenhuma! São vendidos com esse propósito precisamente porque o peixe morre passado algum tempo encafuado num espaço tão pequeno, tornando-se necessário comprar outro... enfim, é um ciclo lucrativo.
chinchilavis
Membro Veterano

quinta jan 26, 2012 9:30 pm

marianamar Escreveu:Chinchilavis, acho que a questão que a wolfwoman estava a abordar era precisamente essa... é que esses globos não servem para ter peixes, de espécie nenhuma! São vendidos com esse propósito precisamente porque o peixe morre passado algum tempo encafuado num espaço tão pequeno, tornando-se necessário comprar outro... enfim, é um ciclo lucrativo.
Pois...na altura não fazia ideia e até comprei um bem grande. Afeiçoei-me imediatamente aos animais (até pus nomes a cada um). Quando me apercebi que poderia ser esse o problema não voltei a arriscar ter nenhum animal (só se pudesse tê-los num verdadeiro aquário, o que não é possível). Pior é que comprei os 3 peixes na mesma loja e nunca me disseram que não os podia ter num globo. :roll: Só quando fui ver se tinham coisas para chinchilas (antes de comprar o meu chinchila pesquisei sobre chins e tudo o que precisam) e o dono me perguntou como estavam os peixes e lhe contei que já não tinha e porquê, é que ele me disse que não convinha estarem no globo. Virei as costas e fui-me embora...

Sim, felizmente o ciclo lucrativo à minha custa foram 3 peixes. Mas se soubesse que não podiam estar nesse recipiente, nada tinham lucrado. :roll:
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta jan 26, 2012 9:37 pm

Sim, acho que todos nós cometemos esse erro... Eu também, com uns três peixes, mas por acaso o último ainda durou uns aninhos, o meu Mithril <3
chinchilavis
Membro Veterano

quinta jan 26, 2012 9:43 pm

Dos meus, acho que nenhum completou um ano. Mas dois deles duraram uns meses. Um deles durou pouco tempo e foi o último...

Cheguei a levá-los (nas férias) num garrafão de água (só água engarrafada, nenhuma da torneira). Tive um acidente grave de carro mas, felizmente, nesse dia tinham ficado em casa...

Há pessoas que só conseguem ver o lucro. Se sabiam que não era adequado porque não disseram? Enfim...
Responder

Voltar para “Exóticos”