Duvidas sobre uma chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta mai 30, 2012 1:50 pm

Lascas? As aparas podem ter um ou outro pedaço não triturado mas não coloques só lascas.

Tens de fazer a transição gradual também no feno, se comprares outra marca. Tenta comprar a tal ração Chinchila Nature para poderes fazer a transição. O conselho que dou é veres como estão os cocós dela com o feno que estás a dar. Se estiverem normais, daqui a uma semana começa a tentar fazer a transição de ração pois a que dás é fraca. Se os cocós estiverem estáveis e normais começa a dar do feno que eu disse se bem que o que dás, pelo que sei, não é mau (a ração é que é pior). Quando fizeres transição de feno ou ração vigia sempre os cocós. Uma diarreia pode ser mortal numa chin.

Tens de ter paciência com a traquinas pois só o tempo permite ganhar confiança com eles. Além disso, se ela te der umas trincas nas camisolas não refiles com ela (adoram armar-se em estilistas :roll: :D ).

Mimos, muita conversa calma e paciência com ela.

Mais um aviso: verifica sempre a validade do que compras (feno, ração ou qualquer outro produto). Ontem ia comprar ração para o meu chin e tinham lá pelo menos 2 embalagens fora da validade (uma era 2 de Maio e a outra 26 de Maio). Chamei logo a atenção do funcionário e não trouxe :roll: ).

Anioska, adorei a expressão "vir meter uma patinha..." :wink: . O objectivo de um fórum deve ser esclarecer dúvidas quando as mesmas se destinam a proporcionar uma boa qualidade de vida a um animal que, antes de chegar ao actual dono (ou dona) parecia negligenciado. :| Dentadas e ferroadas são coisas a evitar. :D
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

quarta mai 30, 2012 3:12 pm

chinchilavis Escreveu:Lascas? As aparas podem ter um ou outro pedaço não triturado mas não coloques só lascas.
Tive com uma embalagem na mão, e pareceu-me.
chinchilavis Escreveu:Uma diarreia pode ser mortal numa chin.
não me assustes :roll:
chinchilavis Escreveu:muita conversa
Porque? :)
chinchilavis Escreveu:Ontem ia comprar ração para o meu chin e tinham lá pelo menos 2 embalagens fora da validade (uma era 2 de Maio e a outra 26 de Maio). Chamei logo a atenção do funcionário e não trouxe :roll: ).
Para ser sincero nunca tomei atenção a isso :roll:
anioska Escreveu:Já que geralmente só me deparo com dentadas e ferroadas a quem faz uma perguntita
Confesso que também me apercebi disso com outros tópicos lidos,e se me chalha-se um desses tinha de o gramar, mas agradeço a simpatia de quem "atura" este amador :D
chinchilavis
Membro Veterano

quarta mai 30, 2012 4:43 pm

As lascas a que te referes podem ser as aparas que são lascas fininhas e pequenas. :wink: Viste a mp que te mandei há um dia ou dois? Isso é uma embalagem de aparas. 8)

Quanto à diarreia, é verdade, pode mesmo matar uma chin se não for tratada imediatamente. Daí tanto eu como o acorchins insistirmos na questão dos cocós moles e daí o acorchins sugerir a questão do pedacinho de mini-tosta. Como estão os cocós dela? Menos moles?

A conversa? Para ela conhecer a tua voz, o nome dela e também para a acalmares (nunca grites com ela). Com o tempo eles reconhecem não só a nossa voz mas as nossas rotinas, o que nos aproxima ainda mais deles e facilita a confiança. Quando vou tratar do meu chin à noite já ele está numa prateleira à minha espera (sempre o mesmo sítio). :D

Vê sempre a validade de tudo o que for para o chin comer. Há lojas que parece que se esquecem que isso tem de ser verificado. :roll:

"Aturar"? Não. Chamo a estas tuas dúvidas (absolutamente normais e que todos os que têm chins já tiveram) interesse e carinho pelo teu chin. Tudo pelos animais, certo? :wink:

Vê a questão dos cocós ok?

Outra coisa, não use detergentes para lavar a gaiola. O comedouro, bebedouro, bola de feno, e prateleiras devem ser lavados com água bem quente (só isso). O fundo da gaiola deve ser limpo com vinagre de vinho e depois lavado com água quente abundante (tem de ser mesmo muita água). Nada de químicos ok?
Adim
Membro

quinta mai 31, 2012 9:51 pm

Viste a mp que te mandei há um dia ou dois? Isso é uma embalagem de aparas.
Não... o unico sitio em que vi litters foi aqui no tópico.
Pm não (na ultima, falas-te da pets**nia)

Há algum substituto para as torradas?
Continua mole :roll:
Pedacinho de bolacha sem açúcar... ?

Sim, quando comecei ia muita vez a um site zuca que tinha lá muita informação, e uma delas era para não lavar a gaiola com quimicos.
Eu até agora tenho lavado com sabão azul e branco.

Pormenor importante (ou não):Come o feno todo!todos os dias...

Sim, carinho pela minha chin!
chinchilavis
Membro Veterano

quinta mai 31, 2012 10:59 pm

Se calhar não foi por pm, foi um pouco atrás no tópico. Há um link que tem as aparas que uso. Tenta ir ao Google e pesquisar imagens de aparas de madeira para chinchilas. Aparecem várias imagens. :wink:
Não tens aí umas mini-tostas? São o mais adequado. Substituto não conheço nenhum. Talvez a côdea de um pão normal (nada de pão de cereais). Dá-lhe só um bocadinho (não mais que 1 cm). Mas está muito mole? Parece diarreia?

Só começou assim depois do feno? Pode ser de não estar habituada ao feno. Comer o feno todo é um excelente sinal. :wink: Pode ser a combinação do feno com a ração... Durante o dia deixas ração? Podes tentar dar hoje a ração (1/2 colheres de sopa) e feno. Amanhã de manhã enches a bola de feno e não dás ração até à noite. Se puderes ir vendo como está durante o dia era melhor.

Era importante estabilizar os cocós. Se pudesses tirar uma foto dos cocós, seria excelente. Mas se for diarreia tens de ir com ela com urgência ao vet.

Tens mudado a água? Na próxima lavagem não uses sabão, só mesmo o vinagre (lava abundantemente com água a seguir.
Adim
Membro

quinta mai 31, 2012 11:08 pm

chinchilavis Escreveu:Talvez a côdea de um pão normal (nada de pão de cereais). Dá-lhe só um bocadinho (não mais que 1 cm).
Amanha dou-lhe então.
chinchilavis Escreveu:Mas está muito mole? Parece diarreia?
Não, nada disso!Mas está "moldável".
chinchilavis Escreveu: Só começou assim depois do feno?
Sim
chinchilavis Escreveu:Comer o feno todo é um excelente sinal. :wink:
YEY! :D
chinchilavis Escreveu:Durante o dia deixas ração?
Sim.
chinchilavis Escreveu: Podes tentar dar hoje a ração (1/2 colheres de sopa) e feno.
Já o fiz.
chinchilavis Escreveu:Amanhã de manhã enches a bola de feno e não dás ração até à noite. Se puderes ir vendo como está durante o dia era melhor.
Vou fazer isso então.
chinchilavis Escreveu:Era importante estabilizar os cocós. Se pudesses tirar uma foto dos cocós, seria excelente.
Mas a forma pouco se alterou
chinchilavis Escreveu:Tens mudado a água?
Todos os dias...

Então não lhe convém dar os morangos desidratados?
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

sexta jun 01, 2012 8:00 pm

Xiii, que confusão. Vou-lhe dar um conselho que só o toma se quiser. Está a dar feno, continue assim e não mude de marca de feno para já. A ração, já mudou de marca? se não mudou, vá mudando muito lentamente. Quanto ao fundo meta só aparas e não ande sempre a mudar. Dê-lhe metade de uma mini tostas dois dias seguidos e espere 3 dias pelo menos a ver se aos chocapics estabilizam. Na minha opinião são muitas mudanças de uma só vez. Vá com calma, desde que não seja diarreia...
Adim
Membro

sábado jun 02, 2012 9:28 am

A única mudança foi passar a dar feno.

Claro que vou no seu conselho!Estou aqui é para aprender!

Então, até estabilizar os cocos, não dou alfalfa?
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

sábado jun 02, 2012 4:12 pm

Por enquanto nada de comidas novas, ela sem alfafa não morre. Mais para a frente quando estiver estavel a nível de chocapics pode ir introduzindo lentamente. A alfafa em rama faz a mesma coisa que o feno, mas é muito mais nutritiva que o feno, por isso dizem para não abusar, se a sua chinchila estiver magra, abuse durante uns tempos. Mas atenção que há chinchilas que gostam mais de feno do que alfafa e depois não ligam á alfafa.
pereirapedro
Registado: terça jun 05, 2012 2:07 am

terça jun 05, 2012 2:25 am

ola boa noite sou novo por estas bandas e no que toca a chinchilas tambem adotei ontem a minha primeira chinchila esta nun local fresco e a gaiola e espaçosa, ontem estava electrica, tinha feno e agua à disposição, hoje tava muito mais parada quase nem saiu do ninho e quando pus a comida no na gaiola nem se interessou, a raçao e a mesma que a criadora estava a dar so o feno e que nao e o mesmo.
cumprimentos
Adim
Membro

terça jun 05, 2012 7:20 am

pereirapedro Escreveu:nem saiu do ninho
Tens um ninho?
Tipo, como?
chinchilavis
Membro Veterano

terça jun 05, 2012 12:14 pm

Adim Escreveu:
pereirapedro Escreveu:nem saiu do ninho
Tens um ninho?
Tipo, como?
Deve ser a casota da chin. :roll:

Adim, como está a tua chin?
Adim
Membro

terça jun 05, 2012 12:39 pm

Come o feno todo que lhe deixo a noite dentro da bola.
Já lhe dei dois pedaços de codea.
Só quando a passear é que consigo ver como estão os cocos, e ainda não tenho sitio para passear.
Tentei dois, em que tenho de andar a tras dela.
Vou experimentar no meu quarto.Pode-se por em baixo da cama, mas eu espero até que saia e interaja (FINALMENTE) comigo.Tenho de ter atenção é ás tomadas.
Era para a colocar lá ontem, mas como sou asmatico tive receio que os pelos dela não saisem (os do ar, não os que se varre), e tivesse um ataque durante a noite.Para que isso não aconteça, passeio-a a tarde (não é o melhor, mas sempre é melhor que não ter).
Parece que a situação da pele vai melhorando.acho que sim.
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

terça jun 05, 2012 1:47 pm

Adim

Tem oportunidade de soltar no wc? É onde solto os meus, é um sítio fresco, fácil de limpar, sem tomadas nem cabos eléctricos.

Só tem de ter atenção em fechar a tampa da sanita e eventualmente bidés/banheiras/lavatórios sem água.

Mais um pormenor: verifique se atrás do lavatório e bidé, tem algum buraco, no "pé". Se sim, coloque uma peça de roupa para as chins não saltarem para lá. Faço este alerta porque um dos meus terroristas achou por bem saltar lá para dentro...e tirá-lo de lá?! Estávamos em pânico, pensámos que estava preso e já não conseguia sair, porque é alto e escorregadio! Já estávamos a pensar em partir aquilo, até que ele saiu de lá. ***. 8)

Inicialmente, vai ter de andar sempre atrás deles, não há hipótese. :) Não desespere que passamos todos pelo mesmo. Com o tempo vai conhecendo as suas chins, eu sei que com o Simão, o truque ideal é comida. Com o Ernesto, meto a mão dentro da transportadora (a gaiola é muito grande para ser movimentada pela casa) e vou mexendo e fazendo barulhinhos, como ele é um cusco vem averiguar. :wink:
chinchilavis
Membro Veterano

terça jun 05, 2012 2:23 pm

Adim Escreveu:Come o feno todo que lhe deixo a noite dentro da bola.
Já lhe dei dois pedaços de codea.
Só quando a passear é que consigo ver como estão os cocos, e ainda não tenho sitio para passear.
Tentei dois, em que tenho de andar a tras dela.
Vou experimentar no meu quarto.Pode-se por em baixo da cama, mas eu espero até que saia e interaja (FINALMENTE) comigo.Tenho de ter atenção é ás tomadas.
Era para a colocar lá ontem, mas como sou asmatico tive receio que os pelos dela não saisem (os do ar, não os que se varre), e tivesse um ataque durante a noite.Para que isso não aconteça, passeio-a a tarde (não é o melhor, mas sempre é melhor que não ter).
Parece que a situação da pele vai melhorando.acho que sim.
Como estão os cocós? Não consegues ver como estão na gaiola, os que ficam lá? Podes experimentar no teu quarto mas não é o ideal por causa dos perigos que tem um quarto (fios, tomadas) mas porque está calor e durante o dia não gostam de passeio mas de dormir. O . Quanto à asma, também tenho mas o problema do pêlo não é o que fica no chão (a maior parte fica no banho de areia) mas o que se pode soltar quando lhe fazes festas. Mesmo assim, faz-me mais impre~ssão o feno do que o pêlo. Não a soltes durante o dia pois está calor e pode sofrer um golpe de calor mortal. Como te disse o/a Chii, tenta no WC ou então no corredor, como eu te disse. Quanto maior a divisão mais difícil será apanhares a tua chin. Quanto mais corres atrás dela maior a hipótese de teres um ataque de asma e maior a hipótese dela ter um golpe de calor...Deixa-a dormir de dia e trata dela à noite ok? :wink:

Os cocós? Se não estiverem moles podes parar com a côdea (o ideal seria um pedacinho de uma mini-tosta).
Responder

Voltar para “Exóticos”