Comprei 2 ratz, mas uma delas está agressiva fora da gaiola.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
AndreBarbosa
Membro
Registado: quarta nov 20, 2013 11:09 pm

quinta nov 28, 2013 9:08 pm

Não magoa! Penso que seja só mesmo a abocanhar. O mais grandito é mais irrequieto. Temos soltá-los muitas vezes para o sofá, com a nossa companhia. Muitas vezes metem-e dentro das camisolas e até se "refugiam" lá. Mas aos poucos nota-se que ficam mais á vontade conosco :)
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta nov 28, 2013 9:18 pm

É normal! :) Vai ver que quando der por isso já está a dizer "deixa-me um bocadino sossegado coisinha chata" heheh :twisted:
AndreBarbosa
Membro

sexta nov 29, 2013 12:12 am

Hoje da parte da noite já conseguimos estar com os bichinhos a brincar nos sofás! Notava-se bem que já estavam a querer brincar. Escondiam-se, saltavam, de vez em quando comiam, e tambem estiveram debaixo de um cobertor ao quentinho :)
Agora foram para a jaula e estão aos pinotes de um lado para o outro.

Aqui fica uma foto :)

Imagem

O mais escurinho é mais medroso, pelo menos para já :D

Mas tenho reparado que na jaula, eles estão constantemente a "picarem-se".
Não sei se estão a brincar ou não. Por vezes está o pequeno a limpar-se ou a beber, e vai o grande por trás e atira-se sempre para cima dele.. constantemente, pelo menos agora á noite tenho reparado e de 20 em 20 segundos estão um em cima do outro.. e guincham.
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sexta nov 29, 2013 8:01 pm

As dentadas nas mãos, desde que não magoem, são normais. Os meus fazem a mesma coisa. Quanto ao maior estar sempre a "atacar" o outro também acho que seja normal. Com as minhas 3 fêmeas, passa-se o mesmo, uma delas tem a mania que manda nas outras mas nunca se magoam. Suponho que se trate de estabelecer uma hierarquia.
Agora é só passar muito tempo com eles, mesmo se eles parecerem estar com medo, isso acabará por passar. Os xixis e cocós por todo o lado também são inevitáveis. As ratz fazem isso quando estão nervosas mas daqui a 1 ou 2 semanas vão parar de deixar presentes espalhados.
AndreBarbosa
Membro

sábado nov 30, 2013 12:12 am

A meio da noite fui lá confirmar a ver se estavam "vivos", e estavam a dormir lado a lado :D

Tenho tirados as ratz da gaiola mais ou menos 2h por dia. Têm estado nos sofás conosco, livres.
Têm muita tendência a enfiarem-se em bolsos ou pelas camisolas dentro e refugiarem-se lá. Ou mesmo em cobertores que temos nos sofás :)
Mas noto que já têm bastante mais confiança comigo/meus Pais, já nao fogem tanto e já dormem e comem nos "bolsos" das camisolas.

Edit: outra questão; Na gaiola, de "brinquedos", tenho apenas umas coisitas para roerem e uns panos suspensos e um rolo de papel. A questão é que elas nao usam quase nunca os panos suspensos, nem o rolo.... Na gaiola, para já, limitam-se a saltar, correr, trepar, e irem para o seu cantinho dormir/comer. Ou seja, não usam muito os brinquedos. Não sei o que recomendam fazer ou se deva pôr mais coisas para brincarem... não sei é o quê...
Estive a ver aqui e parece ter acessórios engraçados!

https://www.tiendanimal.pt/acessorios-p ... 21_35.html
CH2O2
Membro Veterano

sábado nov 30, 2013 2:06 am

AndreBarbosa Escreveu:A meio da noite fui lá confirmar a ver se estavam "vivos", e estavam a dormir lado a lado :D

Tenho tirados as ratz da gaiola mais ou menos 2h por dia. Têm estado nos sofás conosco, livres.
Têm muita tendência a enfiarem-se em bolsos ou pelas camisolas dentro e refugiarem-se lá. Ou mesmo em cobertores que temos nos sofás :)
Mas noto que já têm bastante mais confiança comigo/meus Pais, já nao fogem tanto e já dormem e comem nos "bolsos" das camisolas.

Edit: outra questão; Na gaiola, de "brinquedos", tenho apenas umas coisitas para roerem e uns panos suspensos e um rolo de papel. A questão é que elas nao usam quase nunca os panos suspensos, nem o rolo.... Na gaiola, para já, limitam-se a saltar, correr, trepar, e irem para o seu cantinho dormir/comer. Ou seja, não usam muito os brinquedos. Não sei o que recomendam fazer ou se deva pôr mais coisas para brincarem... não sei é o quê...
Estive a ver aqui e parece ter acessórios engraçados!

https://www.tiendanimal.pt/acessorios-p ... 21_35.html
As minhas também não ligam muito aos brinquedos e acabam por prestar mais atenção a coisas que eu não tinha colocado para serem brinquedos. Coloquei uma corda de tecido na gaiola e elas decidiram que esse era o brinquedo preferido. Acabaram por roer tudo e levar para o ninho. A cama suspensa de tecido foi a mesma coisa, deram cabo dela num instante. A roda e as bolas que lá coloquei nem lhes tocam. Agora limito-me a colocar pedaços de cartão que elas levam para o ninho.
AndreBarbosa
Membro

sábado nov 30, 2013 2:28 am

Pois... depende muito de cada ratz...
Como tenho as ratz à pouco tempo, ainda estou um bocado verde nisto;

Na gaiola, no fundo, tenho aparas espalhadas, panos, cartão e feno, para elas fazerem o seu ninho. Para wc provisório, meti um prato que tinha por aqui por casa, num canto. Em 2 dias parece que já aprenderam e já deixam lá alguns presentinhos. Mas, as aparas sinceramente nao me parece o mais "limpo" para manter. Vejo muita gente e fotos de gaiolas com panos no fundo/flanela. Sem dúvida que fica mais "apresentável", e prático.

O que acham que deva fazer em relação ao fundo da gaiola? Trocar as actuais aparas que tenho por flanela?
Entretanto, vou comprar um WC próprio para elas com litter.
Última edição por AndreBarbosa em sábado nov 30, 2013 3:08 am, editado 1 vez no total.
Lucky92
Membro
Registado: domingo out 20, 2013 1:50 pm

sábado nov 30, 2013 2:37 am

desculpem o off-topic eu queria saber se o chichi dela tem um cheiro muito ativo?
CH2O2
Membro Veterano

sábado nov 30, 2013 7:01 am

Lucky92 Escreveu:desculpem o off-topic eu queria saber se o chichi dela tem um cheiro muito ativo?

O cheiro não é muito activo mas tem que ser limpo com regularidade. Para quem tenha 1 ou 2 ratz basta limpar 1 vez por semana.
CH2O2
Membro Veterano

sábado nov 30, 2013 7:18 am

AndreBarbosa Escreveu: O que acham que deva fazer em relação ao fundo da gaiola? Trocar as actuais aparas que tenho por flanela?
Eu prefiro as aparas. Uma vez por semana retiro o fundo das gaiolas (tenho gaiolas com fundo amovível penduradas na parede), substituo as aparas e já está. Como tenho as minhas ratz no quintal (debaixo de telhado) e não tenho problemas com o cheiros que possam incomodar dentro de casa, nem sequer uso aparas perfumadas. Com pano de flanela tens que lavar e talvez não queiras lavar junto com a tua roupa, enfim depende da tua disponibilidade.
O WC tenta coloca-lo no sitio onde os ratzos vão naturalmente fazer os cócós. Não tentes ensina-los a fazerem onde tu queres, são eles que decidem qual o cantinho que gostam mais. Se tiveres paciência apanha diariamente os cócós espalhados e deixa apenas aqueles que estão no WC.

Já agora uma dica. Eu passo bastante do meu tempo livre ao computador. Grande parte desse tempo tenho o meu ratzo macho em cima da secretária. Se não te importares que eles corram por cima de ti e do teclado, é uma boa forma de passares tempo com eles. Nos primeiros dias talvez seja boa ideia colocares um esconderijo em cima da secretária até eles se habituarem.
Lucky92
Membro
Registado: domingo out 20, 2013 1:50 pm

sábado nov 30, 2013 9:50 am

eu ja algo tempo quero uma ratz mais um bixo para o mini zoo ca de casa ,tenho uma chinchila e nao cheira a nada mesmo ,limpo todas as semanas ,so que tenho uma pessoa ca em casa muito esquisita com cheiros
AndreBarbosa
Membro

sábado nov 30, 2013 1:08 pm

CH2O2 Escreveu:
AndreBarbosa Escreveu: O que acham que deva fazer em relação ao fundo da gaiola? Trocar as actuais aparas que tenho por flanela?
Eu prefiro as aparas. Uma vez por semana retiro o fundo das gaiolas (tenho gaiolas com fundo amovível penduradas na parede), substituo as aparas e já está. Como tenho as minhas ratz no quintal (debaixo de telhado) e não tenho problemas com o cheiros que possam incomodar dentro de casa, nem sequer uso aparas perfumadas. Com pano de flanela tens que lavar e talvez não queiras lavar junto com a tua roupa, enfim depende da tua disponibilidade.
O WC tenta coloca-lo no sitio onde os ratzos vão naturalmente fazer os cócós. Não tentes ensina-los a fazerem onde tu queres, são eles que decidem qual o cantinho que gostam mais. Se tiveres paciência apanha diariamente os cócós espalhados e deixa apenas aqueles que estão no WC.

Já agora uma dica. Eu passo bastante do meu tempo livre ao computador. Grande parte desse tempo tenho o meu ratzo macho em cima da secretária. Se não te importares que eles corram por cima de ti e do teclado, é uma boa forma de passares tempo com eles. Nos primeiros dias talvez seja boa ideia colocares um esconderijo em cima da secretária até eles se habituarem.
Obrigado pela resposta.
Então sendo assim acho que vou continuar com as aparas.. Devo mudar 1 vez por semana? É que tambem tenho lá panos e cartão (para fazerem o ninho). Se estiverem molhados, devo mudar ou não há problema em deixar assim assim durante uns dias? Quanto ás aparas, como é natural, ao fim de 1 dia ou 2 já estão molhadas em algumas partes.

Quanto aos cocós, elas na gaiola e nos sofás já arranjaram cantinhos.
Ainda hoje no Sofá pus lá o pratinho no canto e elas foram lá (uma delas fez um bocado ao lado :P).
Na gaiola, elas costumam fazer cocó no fundo (canto em que já tenho lá o prato), e no 3º andar, onde calha... Acham que deva pôr dois WC's?
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado nov 30, 2013 1:40 pm

os panos com as minhas n resulta pq fica muito bonito para a foto mas dps elas andam cm aquilo de arrasto e levam para a toca ou fazem chichi nisso.
as aparas uma vez por semana trocas td enquanto são mais novas mas no caso das minhas só precisava de trocar de 2 em 2 semanas e o wc limpo de 3 em 3 dias.
uso agora uma areia de origem vegetal marca do intermache ( parece aqueles rolinhos mas em pedacinhos) e estou bastante satisfeita.
quanto as aparas prefiro as de maça pq acho que são as que têm um cheiro menos forte, as outras sem cheiro cheiram mt a medeira pelo menos para mim
Responder

Voltar para “Exóticos”