Macacos!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Bloqueado
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda set 15, 2008 10:57 pm

karrla Escreveu:Só para terminar, acho que vc escreveu proibido em letras maísculas e isso significa gritar, e eu não gosto que gritem comigo, aliás, não admito.
Pois... eu também não admito muita coisa, mas como estamos num fórum público lá tenho que "gramar"... do que gosto e do que não gosto...

Como decerto entendeu, as maiúsculas não foram colocadas no post com a intenção de gritar, mas sim para dar enfase ás palavras!

Mas tudo bem, para a próxima coloco a bold, se isso a melindra tanto... :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

segunda set 15, 2008 11:31 pm

Pois eu sou uma pessoa capaz de reconhecer os meus erros e também perdoar os dos outros, peço-lhe desculpa publicamente, por ter dito que não admitia, mas de facto pareceu-me que o caro forista me estava a interrogar sobre se eu saberia o que quereria dizer proibido, reconheço que me exaltei e me precipitei quando lhe respondi, peço então as minhas desculpas, mas o facto de ter dito que : "aqui tens os macaquinhos e custam 800 euros", não queria dizer para a forista e lá a correr e comprá-lo, apenas quis dizer que de facto eu tinha visto e ele ali estava o anúncio, até porque de muitos animais selvagens que já se têm por Pet, discordo plenamente que se tenha macacos como pet assim como discordo com cães da pradaria, e outros cujo habitat natural seja bastante dificil de se recriar. Eu detesto ver animais no circo e até no zoo...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça set 16, 2008 7:32 am

O problema karrla é que por estarmos exactamente num forum público, onde entra gente de todas as idades este tipo de informações não deve ser dada é que além de podermos eventualmente estar a promover a ilegalidade, corremos o risco de haver quem não saiba o que fazer ao dinheiro (por estranho que pareça ainda há por aí gente assim) e que vá comprar o infeliz do macaco e que depois por ser proibido, não terá os necessários cuidados veterinários.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

terça set 16, 2008 10:04 am

Ok entendido!
ficam aqui as minhas desculpas.
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça set 16, 2008 12:23 pm

Por favor, sei que é completamente offtopic (mas hoje falta-me o chá), mas porque é que comparam furões, que são pets na europa á mesmo mesmo muito tempo e existem em versão selvagem na europa em liberdade e se reproduzem com alguma facilidade em cativeiro a macacaos que são de outro continente e apenas recentemente utilizados como pet na europa?
Há criações de Micos e Saguis em cativeiro na europa? :? (não estou com intensão ofensiva, apenas não percebo)
Anarsvv
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 am

terça set 16, 2008 12:49 pm

karrla Escreveu:deadman escreveu:
deves ter visto no oxl
ou no slando...

Acho que foi num desses sim, agora se aquilo é verdade ou é pra enganar o zé povinho não sei...
Pois sim, eu o ano passado estava para comprar um Macaco Capuchinho que encontrei num desses sites (daquela espécie pequena), isto antes de saber que era ilegal. Quando mandei um e-mail à pessoa dona do macaco, este não se situava em Portugal (mas também não fazia mal, vinha por transporte aéreo). Depois ocorreu-me a ideia de que seria ilegal, pesquisei na internet e encontrei um site a dar as informações que sim, realmente era ilegal.

Agora pergunto, o porque de ser ilegal a posse de primatas em Portugal? Aqueles que estão em extinção eu até compreendo. Mas os Capuchinho???? Que é o primata que mais se tem??? Inclusive é usado como terapia para crianças e para ajudar deficientes no dia-a-dia!!!! E também usado como animais de estimação! E digo-vos mais. Há pouco menos de uns 30 anos era legal em Portugal! Conheço pessoas (que agora são pessoas já de uma certa idade obviamente) que tiveram. E porque é que agora é ilegal??? Em Espanha, América (norte e sul), África, Ásia, Nova Zelandia, Aústrália, Inglaterra entre outros (os que nomeei são apenas os que tenho a certeza, não nomeei mais porque os outros não tenho a certeza :lol: ) é permitida a posse de primatas!

E o mesmo dá-se com o Furão. Porque é que tal bichinho tão adorável é ilegal? Eu sei que até na Polónia é legal, tanto para primatas como furões.

Mas vá... É uma questão que tenho, e corrijam-se se disse algo errado. É pura e simplesmente a informação que tenho.

Abraços.
Anarsvv
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 am

terça set 16, 2008 1:00 pm

angeleyes20 Escreveu:mas porque é que comparam furões, que são pets na europa á mesmo mesmo muito tempo e existem em versão selvagem na europa em liberdade e se reproduzem com alguma facilidade em cativeiro
Pois, devo dizer que não concordo. E se os furões já existem assim há tanto tempo na Europa porque é que em Portugal é ainda proibido?

(Não ofendeu ninguém penso eu, a mim não ofendeu. Esta resposta pode lhe parecer ''rude'' mas também é a minha dúvida, que se há-de fazer não é? :lol: )
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça set 16, 2008 1:31 pm

é proíbido, segundo me disseram, porque era usado na caça ao coelho. entra na toca e expulsa ou traz o coelho. e esse tipo de caça...creio que é ilegal. mas quem usava para isso continua a usar.

A minha questão é a origem desses macacos. são criados em cativeiro?
é que se vêm do habitat natural tanto faz que estejam em extinção ou não. É simplesmente errado.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça set 16, 2008 1:41 pm

E continuamos a bater no ceguinho. Os furões são proibidos como pets, assim como as pythons, não é por estarmos a falar sempre do mesmo e a discutir aqui o sexo dos anjos que a legislação será mudada, nem com petioções nem abaixo assinados, convençam-se disso
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça set 16, 2008 2:10 pm

kitten, lá verdade é isso. Só espero que não incluam certos cães nessa lista proíbida (desabafo).
era apenas uma curiosidade legitíma, saber se são criados capuchinhos em cativeiro (de forma legal ou não).
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

terça set 16, 2008 6:03 pm

lprm Escreveu:A minha duvida e simples:
Existe algum tipo de macacos como animais de estimaçao??
O que existe é um site de classificados de animais o qual tem anúncios brasileiros e portugueses misturados... Para não esquecer, que o site realmente é português, mas que a maior parte dos anunciantes são brasileiros...

Em tempos, quando vim viver para o "campo", diziam que havia uma senhora que morava aqui perto que tinha macacos como animal de companhia, mas dai a ser verdade, nunca passou de um mito...
Fiquem bem, Vera
fang
Membro Veterano
Contacto:

terça set 16, 2008 11:31 pm

angeleyes20 Escreveu:kitten, lá verdade é isso. Só espero que não incluam certos cães nessa lista proíbida (desabafo).
era apenas uma curiosidade legitíma, saber se são criados capuchinhos em cativeiro (de forma legal ou não).
Vamos lá ver...
Os capuchinhos, como vários outros primatas são também criados em cativeiro de forma legal em diversos países (por exemplo na vizinha Espanha).

O problema é que em Portugal existe uma portaria criada "via" Direcção Geral de Veterinária que proibe a importação de uma série de espécies anexadas na CITES, incluindo primatas. Ora como TODOS os primatas estão anexados na CITES, logo TODOS os primatas são proibidos.

As razões da proibição são de ordem higieno-sanitária. Claro que este conceito é muito vago...
No entanto, pelo que sei, já houve tentativas para alterar esta portaria mas que sempre teve "veto" negativo por parte da DGV.

Na minha análise, penso que os responsáveis pela DGV (no caso concreto dos primatas, canídeos e felídeos) tentam manter a proibição de animais de fenótipo selvagem que sejam possiveis vectores da raiva, de modo a manter o nosso país limpo desta zoonose complicada.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta set 17, 2008 1:12 pm

Francisco de facto fundamentar a proibição de espécies, de uma forma tão abragente como é feita na referida portaria, com base em razões de natureza higieno-sanitarias, um conceito tão vago é uma solução normativa demasiado enviesada, para não ir mais longe.

Pessoalmente, e no que se refere aos primatas, especialmente as espécies de maior porte e capacida cognitiva, penso que a proibição faz todo o sentido, por outras razões, apesar do meio ser o errado. Aliás, mesmo a fundamentação que dás, em relação à questão da raiva, apesar de pertinente não explica a incoerência da escolha legal, já que outras espécies de animais de fenótipo selvagem, considerados importantes vectores de raiva noutros paises, são perfeitamente legais por cá, como é o caso, e tu melhor que eu poderás confirmar ou refutar, da espécie mephitis mephitis.

É um argumento recorrente que a "culpa" da situação vigente se deve à actuação da DGV mas a verdade é que me parece a mim que o próprio ICNB defenderá não só a continuação da proíbição de detrminadas espécies como também o alargamento do seu âmbito, que aliás se poderá reflectir na portaria que estará em estudo (proposta de portaria).

Alexandre Leal
fang
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 18, 2008 12:08 am

Thorgarth Escreveu:Francisco de facto fundamentar a proibição de espécies, de uma forma tão abragente como é feita na referida portaria, com base em razões de natureza higieno-sanitarias, um conceito tão vago é uma solução normativa demasiado enviesada, para não ir mais longe.
Concordo! No entanto esse enviesamento não retira a legalidade do referido no diploma.
Thorgarth Escreveu: Pessoalmente, e no que se refere aos primatas, especialmente as espécies de maior porte e capacida cognitiva, penso que a proibição faz todo o sentido, por outras razões, apesar do meio ser o errado. Aliás, mesmo a fundamentação que dás, em relação à questão da raiva, apesar de pertinente não explica a incoerência da escolha legal, já que outras espécies de animais de fenótipo selvagem, considerados importantes vectores de raiva noutros paises, são perfeitamente legais por cá, como é o caso, e tu melhor que eu poderás confirmar ou refutar, da espécie mephitis mephitis.
Também é verdade. As Mofetas são legais e também são um vector de transmissão da raiva...
Na minha opinião (e isto especulando), acho que o legislador entrou por abranger "grupos" onde se inseriam espécies "problemáticas" (e muitas outras sem problemas de maior...) que seria suposto serem cobiçadas e consequentemente com grandes importações.
Não acho, na minha opinião, que tenha sido o caminho melhor. Mas compreendo que perante a conjectura de falta de meios da época ( que têm vindo ainda mais a escassear), talvez fosse a maneira mais simples de legislar de acordo com a realidade nessa época concreta. Foi a opção mais fácil...
Thorgarth Escreveu: É um argumento recorrente que a "culpa" da situação vigente se deve à actuação da DGV mas a verdade é que me parece a mim que o próprio ICNB defenderá não só a continuação da proíbição de detrminadas espécies como também o alargamento do seu âmbito, que aliás se poderá reflectir na portaria que estará em estudo (proposta de portaria).

Alexandre Leal
Alexandre, não tenho conhecimento de qualquer proposta de portaria por parte do ICNB para alterar a Portaria 359/92 ... :o

Não estarás a confundir com outras propostas de portaria que estão a "ganhar barbas" na secretaria de estado???
Como a regulamentação das espécies do anexo III do DL 316/89 (que já era uma grande ajuda para a legalização dos furões), mas que já se sabe por parte da secretaria de estado NÃO vai ser publicada(!!) ou da regulamentação da detenção em cativeiro das espécies autóctones europeias segundo o DL 140/99, que continua e parece que vai continuar em "banho maria" na SE???

É que pelas tuas palavras, parece que o ICNB é o culpado de tudo e mais alguma coisa... quando no fundo apenas está dependente hierárquicamente do MAOTDR e acaba por ter que dar resposta a opções políticas.
<p>Francisco Barros</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta set 18, 2008 10:16 am

Sim Francsico o inviesamento não retira a legalidade à norma mas fragiliza-a e muito.

Fang escreveu
Também é verdade. As Mofetas são legais e também são um vector de transmissão da raiva...
Na minha opinião (e isto especulando), acho que o legislador entrou por abranger "grupos" onde se inseriam espécies "problemáticas" (e muitas outras sem problemas de maior...) que seria suposto serem cobiçadas e consequentemente com grandes importações.
Não acho, na minha opinião, que tenha sido o caminho melhor. Mas compreendo que perante a conjectura de falta de meios da época ( que têm vindo ainda mais a escassear), talvez fosse a maneira mais simples de legislar de acordo com a realidade nessa época concreta. Foi a opção mais fácil...
O exemplo que dei das mephitis mephitis é também em si algo controverso, e daí a minha escolha, pois há quem intenda que em si não são vectores de transissão de raiva, que serão apenas e tão só tão susceptiveis à doença como outros animais, incluíndo o cão, que aliás em Africa tem sido, se não estou em erro, o grande vector de disseminação de raiva nomeadamente às populações de cães selvagens africanos, Lycaon pictus.

Aliás como bem referes dentro dos primatas existem de facto espécies bem mais problemáticas do que outras, para já não falar em outras doenças tropicais, e bem mais graves que a própria raiva, mas de facto a solução de colocar tudo nno mesmo saco é bem mais fácil...

Fang escreveu
Alexandre, não tenho conhecimento de qualquer proposta de portaria por parte do ICNB para alterar a Portaria 359/92 ...

Não estarás a confundir com outras propostas de portaria que estão a "ganhar barbas" na secretaria de estado???
Como a regulamentação das espécies do anexo III do DL 316/89 (que já era uma grande ajuda para a legalização dos furões), mas que já se sabe por parte da secretaria de estado NÃO vai ser publicada(!!) ou da regulamentação da detenção em cativeiro das espécies autóctones europeias segundo o DL 140/99, que continua e parece que vai continuar em "banho maria" na SE???

É que pelas tuas palavras, parece que o ICNB é o culpado de tudo e mais alguma coisa... quando no fundo apenas está dependente hierárquicamente do MAOTDR e acaba por ter que dar resposta a opções políticas.
Francisco eu não estou a atribuir a culpa de nada, muito menos de tudo, ao ICNB. Só acho é que não é correcto atribuir SEMPRE as culpas à DGV, como se fosse a única a defender determinadas proibições, que também são partilhadas por membros do ICNB.

Em relação à Portaria em estudo, estava de facto a reportar-me à 359/92, embora não tenha dito que a proposta em causa tenha partido do ICNB, apenas que aprece reflectir também o seu entendimento.
Espero que seja no entanto alvo de muito ponderação, e revisão de alguns conceitos que parecem estar na sua génese, que aliás vão ao arrepio do que deveria ser a evolução natural do dispositivo normativo. Afinal de contas nem toda a gente acha uma parvoíce a ideia de se ter animais em casa que não cães ou gatos. :wink:
[/b]
Bloqueado

Voltar para “Exóticos”