Duvidas sobre uma chinchila
-
- Registado: terça jun 05, 2012 2:07 am
e a casota dela onde ela dorme...
Boas!
Cocos- boooons
Parte má: Soltei-a no meu quarto...
Bom sitio, sem perigos!
Quanto ao calor... pode não ser muito bom :S ...
E apanha-la?
Ao principio começou a interagir comigo
Mas quanto mais eu tentava apanhar sem sucesso, menos ela se aproximava de mim.
Chegou a uma altura, que eu ja estava cansado (eram 00:00), e "andei" a tras dela..
Hoje, parece que tem medo de mim, pah
Tou chateado!... e proibido de a soltar dentro de casa
Não tá facil....
Duvidas:
Quando vai ao "Duche", deixa sempre lá pelos... não são muitos, mas deixa um ou outro.
É normal? Ela liberta pelos quando se sente ameaçada, não é? pode ser algum que não tenha caído.. ?
Costuma fazer um barulho pequeno, e um pouco agudo, e procura algo.... dou-lhe umas cenas (umas coisas de cenoura, e outras de ervas para chinchilas) da versele, e fica um pouco sem fazer...
Depois volta... mas é quando se "lembra"....
Será que está a precisar da alfalfa?
Já por duas vezes que lhe dei uma golozeima quando a vi completamente desesperada, numa gaiola pequena (quando lavo a outra)... e descobri que o problema é mesmo.... ser pequena
Por tanto, não me quero precipitar...
Por agora não a posso passear, e ela não se assusta com a minha mão dentro da gaiola... será que posso tira-la da gaiola para lhe dar festas?
Ou não vale a pena porque é quando ela quer...
Cocos- boooons

Parte má: Soltei-a no meu quarto...
Bom sitio, sem perigos!
Quanto ao calor... pode não ser muito bom :S ...
E apanha-la?
Ao principio começou a interagir comigo

Mas quanto mais eu tentava apanhar sem sucesso, menos ela se aproximava de mim.
Chegou a uma altura, que eu ja estava cansado (eram 00:00), e "andei" a tras dela..
Hoje, parece que tem medo de mim, pah

Tou chateado!... e proibido de a soltar dentro de casa

Não tá facil....
Duvidas:
Quando vai ao "Duche", deixa sempre lá pelos... não são muitos, mas deixa um ou outro.
É normal? Ela liberta pelos quando se sente ameaçada, não é? pode ser algum que não tenha caído.. ?
Costuma fazer um barulho pequeno, e um pouco agudo, e procura algo.... dou-lhe umas cenas (umas coisas de cenoura, e outras de ervas para chinchilas) da versele, e fica um pouco sem fazer...
Depois volta... mas é quando se "lembra"....
Será que está a precisar da alfalfa?
Já por duas vezes que lhe dei uma golozeima quando a vi completamente desesperada, numa gaiola pequena (quando lavo a outra)... e descobri que o problema é mesmo.... ser pequena
Por tanto, não me quero precipitar...
Por agora não a posso passear, e ela não se assusta com a minha mão dentro da gaiola... será que posso tira-la da gaiola para lhe dar festas?
Ou não vale a pena porque é quando ela quer...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm
Adim desculpa usar o teu topico mas assim ficam as questoes neste apenas 
1. A alfafa em cubos dá-se 1 cubo distribuido pelos 3 dias de uma semana ou da-se 1 cubo por dia (3 por semana)??
2. A ração dou em que altura do dia? Por serem nocturnas penso que é melhor no inicio da noite mas então e de manha? Come só feno até ao inicio da outra noite?
Obrigado

1. A alfafa em cubos dá-se 1 cubo distribuido pelos 3 dias de uma semana ou da-se 1 cubo por dia (3 por semana)??
2. A ração dou em que altura do dia? Por serem nocturnas penso que é melhor no inicio da noite mas então e de manha? Come só feno até ao inicio da outra noite?
Obrigado
<p><strong><u>Viver</u> é uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
A chinchilavis responde:pedrorafael6 Escreveu:Adim desculpa usar o teu topico mas assim ficam as questoes neste apenas
Obrigado
1. Alfafa é 1 cubo três vezes por semana. (As semanas têm 7 dias

2. Coloque a ração à noite (1 a 2 colheres de sopa de ração). Como está calor, só por volta da 1 da manhã é que trato de abastecer o meu chin (não tendo banho ele pula na gaiola o que é perigoso). A esta hora sempre está a divisão mais fresca. Nesta altura coloco também o feno e alfafa (se necessário). Se quiser pode deitar um pouco de ração de manhã (se colocar 2 colheres de sopa penso que ela não irá comer tudo de noite). Se de manhã já tiver comido o feno deite mais. Feno não pode faltar. Com 2 colheres de sopa dá para se aguentar até ao novo abastecimento. Se vir que ele come a ração mas começa a estragar o feno deite menos ração para ele comer o feno. Se vir que 2 colheres de sopa de ração são pouco deite um pouco mais (mais 1 colher). É uma questão de controlar a dosagem.
-
- Membro Veterano
Muito obrigado chinchilavis...chinchilavis Escreveu:A chinchilavis responde:pedrorafael6 Escreveu:Adim desculpa usar o teu topico mas assim ficam as questoes neste apenas
Obrigado
1. Alfafa é 1 cubo três vezes por semana. (As semanas têm 7 dias)
2. Coloque a ração à noite (1 a 2 colheres de sopa de ração). Como está calor, só por volta da 1 da manhã é que trato de abastecer o meu chin (não tendo banho ele pula na gaiola o que é perigoso). A esta hora sempre está a divisão mais fresca. Nesta altura coloco também o feno e alfafa (se necessário). Se quiser pode deitar um pouco de ração de manhã (se colocar 2 colheres de sopa penso que ela não irá comer tudo de noite). Se de manhã já tiver comido o feno deite mais. Feno não pode faltar. Com 2 colheres de sopa dá para se aguentar até ao novo abastecimento. Se vir que ele come a ração mas começa a estragar o feno deite menos ração para ele comer o feno. Se vir que 2 colheres de sopa de ração são pouco deite um pouco mais (mais 1 colher). É uma questão de controlar a dosagem.
So nao percebi pk é que disse que a semana tem 7 dias

<p><strong><u>Viver</u> é uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Foi pelo que está a bold.pedrorafael6 Escreveu:Adim desculpa usar o teu topico mas assim ficam as questoes neste apenas
Obrigado

-
- Membro Veterano
Sim eu depois percebi logo só não voltei cá para o dizer.chinchilavis Escreveu:Foi pelo que está a bold.pedrorafael6 Escreveu:Adim desculpa usar o teu topico mas assim ficam as questoes neste apenas
Obrigado
Mas tem toda a razão em me ter "picado" porque expliquei-me mal

<p> </p>
<p> </p>
Vou, também, aproveitar o tópico
Para o feno, não há medida?
A minha come feno que se farta...e encho sempre que está vazio.
A comida, não tenho racionalizada... tipo, encho, e depois quando estiver a faltar, ponho mais.. faço mal?
É necessário controlar?
Faço a transição com a ração boa:
Agora é 2 mãos do continente, e uma da VL.
O meu come mais feno que ração :/

Para o feno, não há medida?
A minha come feno que se farta...e encho sempre que está vazio.
A comida, não tenho racionalizada... tipo, encho, e depois quando estiver a faltar, ponho mais.. faço mal?
É necessário controlar?
Faço a transição com a ração boa:
Agora é 2 mãos do continente, e uma da VL.
O meu come mais feno que ração :/
-
- Membro Veterano
Pode comer feno à vontade. Sempre que estiver vazio enche com mais feno. Só lhe faz bem.
Quanto à ração, deve ser dada diariamente (salvo raras excepções, por exemplo, se não estiveres um dia em casa), cerca de 20gr a 40gr (há quem meça por aquelas embalagens de rolos de fotografia que havia no meu tempo
mas também podes medir com colheres de sopa. Nunca enchas totalmente o comedouro de ração pois ela de certeza que demora vários dias a despejá-lo e depois a comida estraga-se. Deita 3 colheres de sopa diariamente (o normal são 2 mas experimenta). Se no dia seguinte à mesma hora ela tiver lá ração deita-a fora e em vez de 3 colheres deitas só 2 para não desperdiçares.
Quanto à transição (a do feno correu bem
) anda 2 ou 3 dias a fazer como dizes. Depois passa a colocar 1 do Continente e 2 da VL e passado uns dias coloca só da VL. Vigia sempre os cocós e atenção a qualquer alteração nos mesmos (moles ou ausência deles é mau sinal).
Agora...3 mãos de ração é demasiada ração para um dia. Controla isso pois o ideal é fazeres como te disse, ou seja, ração fresca todos os dias.
É muito bom ela comer bem o feno.

Quanto à ração, deve ser dada diariamente (salvo raras excepções, por exemplo, se não estiveres um dia em casa), cerca de 20gr a 40gr (há quem meça por aquelas embalagens de rolos de fotografia que havia no meu tempo

Quanto à transição (a do feno correu bem

Agora...3 mãos de ração é demasiada ração para um dia. Controla isso pois o ideal é fazeres como te disse, ou seja, ração fresca todos os dias.
É muito bom ela comer bem o feno.

Para um dia? lol, mais valia alimentar um burro a pão de lóchinchilavis Escreveu:Agora...3 mãos de ração é demasiada ração para um dia.

Dá para 3 dias ou 4..
nunca tinha pensado que se pudesse estragar

Não constumo encher, porque ela a escolher escarafuncha aquilo tudo e como tá cheio vem montes ca para fora...
Mais ou menos.chinchilavis Escreveu:Quanto à transição (a do feno correu bem)
Felizmente nunca tive uma situação de obstipação, mas ela ressente-se muito facilmente (ao que parece, não é só o oscar

Vou fazer isso das colheres de sopa
Boa Tarde...
Tenho uma chinchila que veio para mim com 2 meses ... a sua adaptação foi fantástica. As primeiras noites parecia que gritava, mas depois vim a saber que talvez tivesse sido por ter sido separadas dos pais e dos irmãos. A comida ao início não foi a mais adequada que me deram para ela, até que experimentei a da VL ... foi óptima ela come muito bem, mas eu acho que ela estraga um bocado, não ponho muito mais do que a dose recomendada, mas todos os pedaços que se assemelha a ração ela deita fora, já a deixei de "castigo" para ela ter fome e comer aquilo que estraga. Tem feno à disposição além de comer, estragar também o usa para fazer cama. Isto porque ela ao início tinha uma casinha mais pequena com um buraco que ela adorava entrar e sair, mas passei a achar que estava a ficar demasiado apertado para ela passar. Comprei-lhe uma casinha toda catita no dia 7 de Julho ... e ela NUNCA dormiu lá dentro... comprei um brinquedo que ela adorou assim como a bola para o feno... Estou a notar que ela se está a coçar um bocado coisa que não fazia quando utilizava uma outra areia, o Sr da loja disse-me que não havia diferença para a outra a não ser o preço mas nunca fiquei convencida... e a semana passada comprei a areia dela numa outra loja, a vulso e juntamente um pó porque me disseram que era para eles não ter fungos... Acham que pode ser por isso que ela se está a coçar?
Tenho uma chinchila que veio para mim com 2 meses ... a sua adaptação foi fantástica. As primeiras noites parecia que gritava, mas depois vim a saber que talvez tivesse sido por ter sido separadas dos pais e dos irmãos. A comida ao início não foi a mais adequada que me deram para ela, até que experimentei a da VL ... foi óptima ela come muito bem, mas eu acho que ela estraga um bocado, não ponho muito mais do que a dose recomendada, mas todos os pedaços que se assemelha a ração ela deita fora, já a deixei de "castigo" para ela ter fome e comer aquilo que estraga. Tem feno à disposição além de comer, estragar também o usa para fazer cama. Isto porque ela ao início tinha uma casinha mais pequena com um buraco que ela adorava entrar e sair, mas passei a achar que estava a ficar demasiado apertado para ela passar. Comprei-lhe uma casinha toda catita no dia 7 de Julho ... e ela NUNCA dormiu lá dentro... comprei um brinquedo que ela adorou assim como a bola para o feno... Estou a notar que ela se está a coçar um bocado coisa que não fazia quando utilizava uma outra areia, o Sr da loja disse-me que não havia diferença para a outra a não ser o preço mas nunca fiquei convencida... e a semana passada comprei a areia dela numa outra loja, a vulso e juntamente um pó porque me disseram que era para eles não ter fungos... Acham que pode ser por isso que ela se está a coçar?