Comprei 2 ratz, mas uma delas está agressiva fora da gaiola.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado nov 30, 2013 1:45 pm

AndreBarbosa Escreveu:
CH2O2 Escreveu:
AndreBarbosa Escreveu: O que acham que deva fazer em relação ao fundo da gaiola? Trocar as actuais aparas que tenho por flanela?
Entretanto, vou comprar um WC próprio para elas com litter.
Eu prefiro as aparas. Uma vez por semana retiro o fundo das gaiolas (tenho gaiolas com fundo amovível penduradas na parede), substituo as aparas e já está. Como tenho as minhas ratz no quintal (debaixo de telhado) e não tenho problemas com o cheiros que possam incomodar dentro de casa, nem sequer uso aparas perfumadas. Com pano de flanela tens que lavar e talvez não queiras lavar junto com a tua roupa, enfim depende da tua disponibilidade.
O WC tenta coloca-lo no sitio onde os ratzos vão naturalmente fazer os cócós. Não tentes ensina-los a fazerem onde tu queres, são eles que decidem qual o cantinho que gostam mais. Se tiveres paciência apanha diariamente os cócós espalhados e deixa apenas aqueles que estão no WC.

Já agora uma dica. Eu passo bastante do meu tempo livre ao computador. Grande parte desse tempo tenho o meu ratzo macho em cima da secretária. Se não te importares que eles corram por cima de ti e do teclado, é uma boa forma de passares tempo com eles. Nos primeiros dias talvez seja boa ideia colocares um esconderijo em cima da secretária até eles se habituarem.
Obrigado pela resposta.
Então sendo assim acho que vou continuar com as aparas.. Devo mudar 1 vez por semana? É que tambem tenho lá panos e cartão (para fazerem o ninho). Se estiverem molhados, devo mudar ou não há problema em deixar assim assim durante uns dias? Quanto ás aparas, como é natural, ao fim de 1 dia ou 2 já estão molhadas em algumas partes.

Quanto aos cocós, elas na gaiola e nos sofás já arranjaram cantinhos.
Ainda hoje no Sofá pus lá o pratinho no canto e elas foram lá (uma delas fez um bocado ao lado :P).
Na gaiola, elas costumam fazer cocó no fundo (canto em que já tenho lá o prato), e no 3º andar, onde calha... Acham que deva pôr dois WC's?
podes remover essas partes molhadas e trocar para elas irem aprendendo a fazer apenas no wc.
quando tiver as outras duas meninas vou por mais um wc na prateleira de cima para ver se aquilo deixa de parecer uma piscina.

elas aprendem mt depressa, pelo menos as minhas andavam a solta no quarto e n faziam nada e agora só com uma e anda muitas vezes a solta no meu quarto, vem para a minha cama e td e quando tem vontade vai a gaiola fazer =D
AndreBarbosa
Membro
Registado: quarta nov 20, 2013 11:09 pm

sábado nov 30, 2013 2:08 pm

Aqui ainda fazem um bocado por todo o lado... Ainda agora voltaram a fazer coco aqui no sofá, fora do "cantinho"...
Vamos ver se aprendem...
AndreBarbosa
Membro

sábado nov 30, 2013 5:56 pm

Entretanto mandei vir um WC e litter.

Estive a ver "casinhas/refúgios" para pôr na gaiola, mas para já é melhor não pôr nada. Mas acho que tenho de arranjar uns brinquedos para eles...

Quanto ao comportamento deles, o mais pequeno é menos assustado e ainda lhe consigo fazer umas cocegas e dar-lhe uns beijinhos na mão. O grande é que nao consegue mesmo parar quieto. Não consigo dar-lhe um beijinho porque parece que entra em pânico e faz coco e xixi por todo o lado..
Nos sofás é onde calha mesmo...
Sasha99
Membro Veterano

domingo dez 01, 2013 12:46 pm

AndreBarbosa Escreveu:Entretanto mandei vir um WC e litter.

Estive a ver "casinhas/refúgios" para pôr na gaiola, mas para já é melhor não pôr nada. Mas acho que tenho de arranjar uns brinquedos para eles...

Quanto ao comportamento deles, o mais pequeno é menos assustado e ainda lhe consigo fazer umas cocegas e dar-lhe uns beijinhos na mão. O grande é que nao consegue mesmo parar quieto. Não consigo dar-lhe um beijinho porque parece que entra em pânico e faz coco e xixi por todo o lado..
Nos sofás é onde calha mesmo...
tens de lhe dar mais tempo. é por isso que eu gosto de as trazer para casa as 5 ou 6 semanas
AndreBarbosa
Membro

domingo dez 01, 2013 1:38 pm

Pois...
Mas tenho aqui uma pequena dúvida;

Eu tenho a gaiola no meu quarto. Abro a gaiola mas eles nao saem. Por isso, temos pegado várias vezes neles e levado até á sala, para os sofás, ou andam um bocado á solta no meu quarto. Mas fazem coco por tudo o que é lado, ou seja, mal os tiro, pouco depois já estão a fazer as necessidades... parece que fazem de propóstito :P
O que tenho de fazer para que eles "saibam" que nao podem fazer coco em qualquer lado? isto é, se houver algo a fazer claro!
Sasha99
Membro Veterano

domingo dez 01, 2013 2:14 pm

eu deitava um pouco de vinagre no sitio onde faziam...mas eles aprendem por eles.
isso é so ao n«inicio
9165625093
Membro
Registado: segunda jul 29, 2013 2:12 pm

domingo dez 01, 2013 6:42 pm

Desculpem o off-topic, mas André como foste para buscá-los, veio numa transportadora, ou foi buscá-los, é que eu adotei umas chinchilas do Algarve e a transportadora não assim tão competente e estamos á procura de outra mas não encontro outra... alguma por conselho?
'' Recolha um cão da rua, alimento-o, dê-lhe carinho, dê-lhe uma casa... E ele não moderá, aí está a diferença entre o Cão e o Homem! ''
AndreBarbosa
Membro

domingo dez 01, 2013 8:25 pm

Fui buscá-los! Comprei uma pequena transportadora para eles :)

Na gaiola por vezes, ao fim do dia vejo meia dúzia de "cocós". Pego neles um bocado para o sofá, e 1 minuto depois, tenho o dobro de "cocós"... parece que só decidem ir ao "wc" quando os tiro da gaiola.
Na gaiola já aprenderam a fazer lá no cantinho deles na maior parte das vezes, mas quando os tiro, parece que fazem o dobro :roll:
Sasha99
Membro Veterano

domingo dez 01, 2013 9:11 pm

isso é da ansiedade, é perfeitamente normal ao inicio
AndreBarbosa
Membro

segunda dez 02, 2013 1:15 am

A ver vamos :)

Quanto á comida, para já, dá para ver que adoram alface e cenoura!
Tenho dado a ração deles, alface, cenoura, um bocado de milho de vez em quando, tostas... Mas alface e cenourinha adoram :D
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

segunda dez 02, 2013 4:58 am

AndreBarbosa Escreveu:Pois...

Eu tenho a gaiola no meu quarto. Abro a gaiola mas eles nao saem. Por isso, temos pegado várias vezes neles e levado até á sala, para os sofás, ou andam um bocado á solta no meu quarto. Mas fazem coco por tudo o que é lado, ou seja, mal os tiro, pouco depois já estão a fazer as necessidades... parece que fazem de propóstito :P
O que tenho de fazer para que eles "saibam" que nao podem fazer coco em qualquer lado? isto é, se houver algo a fazer claro!
É normal que isso aconteça. Quando ficam nervosas ou assustadas fazem isso. Com o tempo passa. É importante que continues a mexer nelas o mais possível, várias vezes ao dia. Só assim se vão habituar e perder o medo.
AndreBarbosa
Membro

segunda dez 02, 2013 3:01 pm

CH2O2 Escreveu:
AndreBarbosa Escreveu:Pois...

É normal que isso aconteça. Quando ficam nervosas ou assustadas fazem isso. Com o tempo passa. É importante que continues a mexer nelas o mais possível, várias vezes ao dia. Só assim se vão habituar e perder o medo.
Todos os dias tenho pegado nelas :)
Na gaiola já estão á minha espera para lhes dar comida :)
Ainda andam muito assustadinhos, ás vezes, quando me tou a aproximar, eles correm para o fundo mas depois lá vêm ter comigo.
Tenho-os deixado grande parte do dia na gaiola, com ela aberta, a ver se saem. Á noite costumamos tê-los sempre 1 horita e pouco nos sofás, e já vamos sempre preparados para os cocós e xixis que vão largar :P
Sasha99
Membro Veterano

segunda dez 02, 2013 3:08 pm

AndreBarbosa Escreveu:A ver vamos :)

Tenho dado a ração deles, alface, cenoura, um bocado de milho de vez em quando, tostas... Mas alface e cenourinha adoram :D
não se deve dar alface
AndreBarbosa
Membro

segunda dez 02, 2013 7:41 pm

Sasha99 Escreveu:
AndreBarbosa Escreveu:A ver vamos :)

não se deve dar alface
Não? Eu tenho dado bastante.. eles adoram..

Então o que lhes posso dar todos os dias?
Tenho enchido sempre os comedouros com Rat Nature, cenoura, alface, por vezes umas tostas. Isto para já...
Responder

Voltar para “Exóticos”