podes remover essas partes molhadas e trocar para elas irem aprendendo a fazer apenas no wc.AndreBarbosa Escreveu:Obrigado pela resposta.CH2O2 Escreveu:Eu prefiro as aparas. Uma vez por semana retiro o fundo das gaiolas (tenho gaiolas com fundo amovível penduradas na parede), substituo as aparas e já está. Como tenho as minhas ratz no quintal (debaixo de telhado) e não tenho problemas com o cheiros que possam incomodar dentro de casa, nem sequer uso aparas perfumadas. Com pano de flanela tens que lavar e talvez não queiras lavar junto com a tua roupa, enfim depende da tua disponibilidade.AndreBarbosa Escreveu: O que acham que deva fazer em relação ao fundo da gaiola? Trocar as actuais aparas que tenho por flanela?
Entretanto, vou comprar um WC próprio para elas com litter.
O WC tenta coloca-lo no sitio onde os ratzos vão naturalmente fazer os cócós. Não tentes ensina-los a fazerem onde tu queres, são eles que decidem qual o cantinho que gostam mais. Se tiveres paciência apanha diariamente os cócós espalhados e deixa apenas aqueles que estão no WC.
Já agora uma dica. Eu passo bastante do meu tempo livre ao computador. Grande parte desse tempo tenho o meu ratzo macho em cima da secretária. Se não te importares que eles corram por cima de ti e do teclado, é uma boa forma de passares tempo com eles. Nos primeiros dias talvez seja boa ideia colocares um esconderijo em cima da secretária até eles se habituarem.
Então sendo assim acho que vou continuar com as aparas.. Devo mudar 1 vez por semana? É que tambem tenho lá panos e cartão (para fazerem o ninho). Se estiverem molhados, devo mudar ou não há problema em deixar assim assim durante uns dias? Quanto ás aparas, como é natural, ao fim de 1 dia ou 2 já estão molhadas em algumas partes.
Quanto aos cocós, elas na gaiola e nos sofás já arranjaram cantinhos.
Ainda hoje no Sofá pus lá o pratinho no canto e elas foram lá (uma delas fez um bocado ao lado).
Na gaiola, elas costumam fazer cocó no fundo (canto em que já tenho lá o prato), e no 3º andar, onde calha... Acham que deva pôr dois WC's?
quando tiver as outras duas meninas vou por mais um wc na prateleira de cima para ver se aquilo deixa de parecer uma piscina.
elas aprendem mt depressa, pelo menos as minhas andavam a solta no quarto e n faziam nada e agora só com uma e anda muitas vezes a solta no meu quarto, vem para a minha cama e td e quando tem vontade vai a gaiola fazer =D