Furao, Cao Da Pradaria, Suricata

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quarta jun 24, 2009 2:16 pm

Aqui a questão prende-se ao facto da "imaturidade" do user, aqui como no outro fórum. Talvez por conteúdos menos coerentes, como o facto de querer um animal para mostrar, desconhecer e ainda assim afirmar que sabe sobre como cuidar dos animais que referiu, dizer que "quero um desse género", tanto faz...,etc.
Ninguém disse que ele não podia ter um animal de estimação, apenas se alertou para várias situações, bem ou mal alertou-se.
Se os pais podem ou não ter rendimentos para comprar, epah, não nos diz respeito, mas a verdade é que os animais da lista do Litos são dispendiosos, não é só comprar e já está, existe a situação do alojamento, do vet, alimentação, etc.

Claro que depois de observar todos estes factores é óbvio que ninguém aqui vai apoiar o Litos na compra de um dos animais referidos na lista. Não me parece de todo estar consciente do que está a fazer, é pura e simplesmente um capricho, na minha opinião.

O meu conselho é que o Litos pesquise muito, coloque as dúvidas que tem, mas que saiba ouvir o que lhe estão a dizer, se diz que é responsável, a responsabilidade começa antes de comprar seja que animal for. Deve estar ciente que animais não são brinquedos.

Estamos aqui para ajudar...tanto users como os próprios animais.
E neste caso, os animais em questão é que estão a ser ajudados não querendo nós que sofram apenas por capricho de alguém, tenha ele 10 ou 80 anos.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta jun 24, 2009 2:44 pm

Ora bem, aliás todos nós aqui a única preocupação que temos é com o bem estar dos animais e convenhamos que certo tipo de questões só mesmo brincando com a situação se resolvem.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta jun 24, 2009 3:14 pm

Ninguem nasce ensinado e se mesmo a nós, adultos há coisas que se nos passam, quanto mais a quem ainda tem pouca experiência de vida.

Covêm que lhe lembremos também os contras de ter um animal, se tem possibilidades de o levar com ele nas férias, ou se tem uma pessoa de confiança que lho cuide.
Lembrar que há animais que se estressam com a ausência do dono e aqui falo especialmente de furões que é o animal do qual tenho mais conhecimentos.
Que deve ler sobre as necessidades básicas, aprender a cuidá-lo, a ter espírito de sacrifício. Pode haver alturas em que terá de optar entre uma festa ou uma viagem para ficar em casa a cuidar dele, sobretudo quando o animal fôr mais velhinho.
Ter um animal, é (ou devia ser,...) uma responsabilidade grande. Se todos pensarmos assim, evitaríamos tanto animal abandonado...

E ter um furão, dadas as suas características, é uma responsabilidade dupla. Apesar de dormir muito, quando acordado, é extremamente curioso e um perfeito suicida. Janelas e portas abertas são um convite à aventura...e um provável adeus ao furanito...Obriga a uma consciencialização não só do dono mas também de quem habita na casa. Eu costumo dizer que depois de cuidarmos de um, ficamos treinados a educar meia dúzia de filhos humanos...
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

quarta jun 24, 2009 4:36 pm

isso é tudo muito bonito, acerca de levar o furão a dar um giro á rua, mas estão se a esquecer que é proibido?
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta jun 24, 2009 5:34 pm

chelonia Escreveu:isso é tudo muito bonito, acerca de levar o furão a dar um giro á rua, mas estão se a esquecer que é proibido?
É proibido mas toda a gente faz, e o se o Lito quiser fazer mesmo, é só pôr no google "vendo furão" e consegue comprar um, independentemente de ser ilegal ou da sua idade. Por isso, caso o faça mesmo, para o bem do animal mais vale informá-lo que atirar-lhe pedras.

O Lito citou informações erradas (que é algo muito fácil de se fazer na internet) sobre os furões poderem passar na rua, mas quando a seguir o informaram de que não é bem assim, não insistiu mais na ideia.
Dispôs-se a pesquisar mais até encontrar o animal adequado, e até mostrou interesse por outros animais, como o coelho.

A sua atitude realmente não é a mais madura, ao desejar qualquer animal exótico numa lista, sem estar realmente informado sobre eles.
Mas não é por ser gozado e criticado que há-de deixar de comprar o animal, e sem a ajuda que lhe poderíamos dar aqui pode acabar a fazer o dobro das asneiras, por ignorância. Este tipo de atitude de gozo é muito triste, só confunde quem é a criança e quem é o adulto.
chelonia
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 6:05 pm

marianamar Escreveu:
chelonia Escreveu:isso é tudo muito bonito, acerca de levar o furão a dar um giro á rua, mas estão se a esquecer que é proibido?
É proibido mas toda a gente faz, e o se o Lito quiser fazer mesmo, é só pôr no google "vendo furão" e consegue comprar um, independentemente de ser ilegal ou da sua idade. Por isso, caso o faça mesmo, para o bem do animal mais vale informá-lo que atirar-lhe pedras.

O Lito citou informações erradas (que é algo muito fácil de se fazer na internet) sobre os furões poderem passar na rua, mas quando a seguir o informaram de que não é bem assim, não insistiu mais na ideia.
Dispôs-se a pesquisar mais até encontrar o animal adequado, e até mostrou interesse por outros animais, como o coelho.

A sua atitude realmente não é a mais madura, ao desejar qualquer animal exótico numa lista, sem estar realmente informado sobre eles.
Mas não é por ser gozado e criticado que há-de deixar de comprar o animal, e sem a ajuda que lhe poderíamos dar aqui pode acabar a fazer o dobro das asneiras, por ignorância. Este tipo de atitude de gozo é muito triste, só confunde quem é a criança e quem é o adulto.
há então não faz mal, se toda agente o faz.
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quarta jun 24, 2009 6:36 pm

Não estou a acusar ninguém, mas cá em Portugal passeiam-se furões na rua? Eu nunca vi. :?
No estrangeiro mesmo não sendo o melhor para o animal até acredito que seja possível, mas por cá palavra de honra que nunca vi.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta jun 24, 2009 7:05 pm

kitten Escreveu:
GSfanatic Escreveu:Sente-se realizado, chelonia?

Sinceramente não vejo qual é o problema de um jovem de 14 ou 15 anos querer ter um animal e vir a um fórum saber algo sobre eles. Sim, tem algumas ideias erradas, mas é para isso que estão cá os outros foristas, ou não? Ele é bem capaz de desistir da ideia de ter certos animais, se lhe explicarem o que esses animais necessitam (ou se ele fizer uma pesquisa, o que não é muito difícil). Agora, dizer que os pais se calhar nem lhe compram o bichinho... bom, eu não tenho dinheiro para comprar um animal de 1000 euros, mas há quem tenha. Sabem lá se os pais deste rapaz podem ou não comprar um animal assim tão caro. E se não puderem, é muito simples. Eles próprios dirão ao seu filho que não lhe podem comprar o animal. Até lá, porque não responder às perguntas do rapaz, sem gozar? Ou agora os mais jovens não podem querer ter um animal? Vejo por todo o lado que ter um animal ajuda no desenvolvimento de uma criança, mas se calhar é só para as crianças a partir dos 18 anos. Já agora, até que idade posso ter um animal em casa? Até aos 50? 60?
O problema não é esse, o problema é alguém querer 3 tipos de animais completamente diferentes e pelo que já foi dito para andar a passear na rua a mostrar aos amigos.
Qual dos 3 o(a) GSfanatic aconselharia? Eu nenhum, gosto demasiado de animais.
Tendo em conta os cuidados que estes animais necessitam e o que o Lito sabe sobre eles... também não aconselharia nenhum. Mas... ele pode muito bem aprender, ou não? Se as pessoas explicarem as coisas e ele ouvir (bom, ler), ele há-de aprender. Pelos vistos ele leu que os furões gostam de passear (seja no bolso ou nos sapatos, não me interessa, sinceramente). A verdade é que na informação sobre furões aqui do fórum, diz mesmo que eles gostam de passear no parque (não fala em bolsos). O rapaz não mentiu.
Ele não sabe exactamente que animal quer ter. Ora, ainda bem que não foi de lá e escolheu um numa loja, ao calhas, e depois decidiu que não gostava dele. Não me parece assim tão imaturo.

As respostas têm sido todas construtivas, até chegar ao chelonia, que achou que teria piada dizer ao rapaz para arranjar uns peluches. No que é que isso ajudou? Eu acho que essas coisas ajudam apenas para que as pessoas desistam de vir ao fórum, decidam as coisas por si, e aí ficamos sem saber se há mais um animal a ser tratado de forma indevida e não poderemos mesmo ajudar.

Não sou eu que decido se o Lito terá um animal ou não, nem sou eu que decido que animal terá, caso venha a ter. Mas eu sou uma das pessoas que podem ajudar. Isto se quiser ajudar. Quando não quero, simplesmente não respondo.

Mas isto sou eu, que não tenho tendência para gozar com ninguém, mesmo que seja com a cobertura de um monitor.

Dei a ideia do coelho, que para mim é o animal mais indicado para o Lito, pois interage com o dono (algo que ele quer), é de fácil "manutenção", é barato, é uma boa forma de levar garinas para casa 8) e não gosta, nem deve ir à rua (assim pode ser que o rapaz não caia em tentação). Se ele quiser seguir o meu conselho e pesquisar sobre coelhos, faça-o. Senão, eu dei a minha opinião, ele fez a sua escolha e não se fala mais nisso. Lavo as minhas mãos. A verdade é que diga eu o que disser, a última decisão será dele (aliás, dos pais).
marianamar
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 8:11 pm

Chelonia, se reparar no resto das palavras e frases que eu escrevi e não só no que parece interessar-lhe, vai reparar que já tinha alertado o Lito que o furão é um animal ilegal e que portanto não recomendo a um menor de maneira nenhuma.

MHZ e GSfanatic,
não vou citar tudo o que disseram pra não encher o tópico, mas faço das vossas palavras as minhas. Uma pessoa pode, eventualmente, crescer e aprender. Supostamente os fóruns servem para ajudar a informar.
marianamar
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 8:18 pm

Eu acho que essas coisas ajudam apenas para que as pessoas desistam de vir ao fórum, decidam as coisas por si, e aí ficamos sem saber se há mais um animal a ser tratado de forma indevida e não poderemos mesmo ajudar.
É isso mesmo.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quarta jun 24, 2009 8:32 pm

Acho que todos já deram o seu parecer, mal ou bem cada um deu a sua opinião. Acho que agora falta o Lito dizer de sua justiça...ou não.
Estamos aqui para ajudar sim, mas também não devemos levar tão a peito uma brincadeira.
Seguir em frente? ;)
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta jun 24, 2009 8:46 pm

Kathamina Escreveu:Acho que todos já deram o seu parecer, mal ou bem cada um deu a sua opinião. Acho que agora falta o Lito dizer de sua justiça...ou não.
Estamos aqui para ajudar sim, mas também não devemos levar tão a peito uma brincadeira.
Seguir em frente? ;)
Há brincadeiras e brincadeiras. O que o chelonia postou não me pareceu uma brincadeira para rir, mas sim para gozar. É disso que não gosto. Pode crer que também sou muito brincalhona e sarcástica (ui! É que nem imagina!), mas há certas coisas que me ficam entaladas e eu preciso de desentalá-las.

Sabe porque não tenho a tendência de gozar com os outros? Porque coloco-me no lugar deles e vejo que eu não gostaria de ser gozada, fosse por que razão fosse (e pedir ajuda num fórum, por mais disparatada que seja, não é razão). Se a cena dos peluches fosse direccionada a mim, eu não gostaria, se fosse direccionada a si, aposto que também não gostaria e se fosse direccionada ao chelonia, também aposto que não gostaria. Não faças aos outros o que não queres que façam a ti. Esse é um dos meus lemas, desde pequena. Espero nunca esquecer isso, enquanto estiver neste mundo.

Mas sim, "seguir em frente". Eu já disse o que tinha a dizer. Agora o Lito que decida.
marianamar
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 8:49 pm

O problema Kath, é que parece que em cada post há alguém que vem só para gozar, sem qualquer intenção de ajudar. E para isso mais vale estar calado. De cada vez que alguém faz isso, o nível de qualidade do fórum desce um pouco...
chelonia
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 9:21 pm

GSfanatic Escreveu:
Kathamina Escreveu:Acho que todos já deram o seu parecer, mal ou bem cada um deu a sua opinião. Acho que agora falta o Lito dizer de sua justiça...ou não.
Seguir em frente? ;)
Há brincadeiras e brincadeiras. O que o chelonia postou não me pareceu uma brincadeira para rir, mas sim para gozar. É disso que não gosto. Pode crer que também sou muito brincalhona e sarcástica (ui! É que nem imagina!), mas há certas coisas que me ficam entaladas e eu preciso de desentalá-las.

Sabe porque não tenho a tendência de gozar com os outros? Porque coloco-me no lugar deles e vejo que eu não gostaria de ser gozada, fosse por que razão fosse (e pedir ajuda num fórum, por mais disparatada que seja, não é razão). Se a cena dos peluches fosse direccionada a mim, eu não gostaria, se fosse direccionada a si, aposto que também não gostaria e se fosse direccionada ao chelonia, também aposto que não gostaria. Não faças aos outros o que não queres que façam a ti. Esse é um dos meus lemas, desde pequena. Espero nunca esquecer isso, enquanto estiver neste mundo.

Mas sim, "seguir em frente". Eu já disse o que tinha a dizer. Agora o Lito que decida.
ja vi que adoram dizer o meu nome, mas uma coisa é ter duvidas sobre o animal escolhido outra é vir trazer uma lista e dizer qual o melhor, por amor da santa

ze ze ze sou uma abelha!
Última edição por chelonia em quarta jun 24, 2009 10:02 pm, editado 1 vez no total.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta jun 24, 2009 9:40 pm

Vamos ver se nos entendemos de uma vez. Eu também disse ao lito para comprar um tamagoshi e a mim ninguém se atirou nem disse que eu estava a gozar.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”