sábado ago 15, 2009 5:45 am
Na altura que coloquei aqui o link queria ter dito algo mais, mas visto que não gosto de escrever ás pressas, agora aqui vai.
Esta é apenas a minha opinião e vale o que vale.
Já li muita coisa sobre alimentação e houve muita partilha por parte de muito boa gente, e no caso da tal lista que referi sobre alimentos que podem e não podem comer da autoria da J.Búzio, para mim é um capitulo da "biblia" sobre ratz, não se trata de misturas, nem rações próprias, refere-se a frutas e legumes que devem ou não fazer parte da alimentação.
Quanto ás rações próprias, eu uso rat&Mouse Duo, que me foi aconselhada também, desconhecia. E pelo que li na descrição é bastante completa, mas no meu caso, eu prefiro fazer as tais misturas.
Em 1º lugar porque (e falo apenas por mim), pretendo que as minhas ratz tenham uma aprendizagem no que diz respeito aos alimentos, parece tolice minha e não sei até que ponto possa ser, mas é apelativo também para elas fazerem a sua própria selecção, mas como disse o Pai Indio (Native), quando não houver mais por onde seleccionar comem o que lá está. Claro que, existe um cuidado para que tudo o que esteja nos comedouros esteja tudo nas quantidades e exigências que o organismo delas necessitam.
Outro ponto que o Litos não referiu, no que diz respeito a frutas e legumes, fiquei na dúvida se iriam substituir também pelos tais granulados próprios. Como tal, e mais uma vez, esta é apenas a minha opinião e espero que me corrijam se estiver a dizer coisas mal, mas, lá está, variedade, estimulo alimentar e as vantagem de comerem fruta e legumes frescos, os nutrientes que daí advêm penso que são uma mais valia para o seu bem estar a nível alimentar.
As minhas não fazem grande "chafurdice", porque uso um comedouro grande ( claro que andam depois de um lado para o outro com a comida, armazenam as massas, enfim) onde podem fazer a tal selecção referida.
Volto contudo a salientar que há que haver um equilibro na alimentação.
Quanto ao facto de ser só colocar no comedouro, a minha mistura também é só colocar no comedouro, está numa caixa de arrumações em local seco, assim que acaba volto a fazer mais mistura.
E não é assim tão dispendiosa, comparada com a suposta compra de ração própria, ou em embalagem pequena que em pouco tempo tem que se renovar ou em saco grande que acaba pelo valor ser superior á dita mistura no seu total de "ingredientes". Para não falar que poucas são as lojas que a comercializam, tentei pedir a uma loja que comercializa produtos da marca versele laga, mas como acabariam por ter de encomendar em grandes quantidades, foi-me negado o pedido, compreendo que seria dispendioso e daria prejuizo.
Também o facto de ter sido aconselhada por pessoas que possuem ratz há bastante tempo e terem conhecimentos sobre as mesmas, e no meio de pesquisas minhas, etc,realmente prefiro fazer mistura.
Contudo não quero com isto dizer que a razão para ratz é desanconselhada, de maneira nenhuma, até porque faz parte complementar da mistura que faço.
Bem, esta é apenas a minha opinião.