Ratz [Já Chegaram]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

sexta ago 14, 2009 5:44 pm

pavlo Escreveu:À partida já tem quase tudo pronto só falta a alimentação mas ainda se vai arranjar aí um fornecedor espectacular com entrega em casa e tudo......

Volta e meia uns feedbacks e qualquer dúvida estamos cá pro que der e vier mas é na boa.
Isso é que era serviço :twisted: 8) :P
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta ago 14, 2009 7:03 pm

Quanto á alimentação, dá uma vista de olhos em alguns tópicos aqui na arca que têm links exteriores onde a mestre escreve sobre alimentos que podem e não podem comer, etc...
Vou ver se encontro e já cá os venho deixar ;)
Litoss
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 7:14 pm

Kathamina Escreveu:Quanto á alimentação, dá uma vista de olhos em alguns tópicos aqui na arca que têm links exteriores onde a mestre escreve sobre alimentos que podem e não podem comer, etc...
Obrigado mas o problema neste momento nao e esse, eu ja estive a ler tudo e varios topicos em varios forums etc mas o problema que se poe aqui e que devido a dificuldade em arranjar uma raçao propria para animais de laboratorio/raçao para ratz eu teria de fazer uma mistura. O problema seria que como sao gulosas (obrigado pavlo) iriam seleccionar apenas aquilo que lhes interessa e seria mais dificil de comerem o ideal ao passo que numa boa e completa raçao tem de comer de tudo pois acabam por comer tudo o que e necessario... É isto que ainda falta finalizar :wink:
Obrigado pela ajuda :)
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Kathamina
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 7:22 pm

http://www.versele-laga.com/NUTRI/Nutri ... result.jsp

Penso que poderás encomendar através do site, mas não tenho a certeza.
Litoss
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 7:32 pm

Kathamina Escreveu:http://www.versele-laga.com/NUTRI/Nutri ... result.jsp

Penso que poderás encomendar através do site, mas não tenho a certeza.
Ja estive a tentar agora mas nao consegui encontrar nada que desse para encomendar...
Provavelmente o melhor é tentar encontrar uma loja de fornecimento de laboratorios na zona e ate la fazer a dita mistura :roll:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta ago 14, 2009 7:47 pm

Litoss Escreveu:
Kathamina Escreveu:Quanto á alimentação, dá uma vista de olhos em alguns tópicos aqui na arca que têm links exteriores onde a mestre escreve sobre alimentos que podem e não podem comer, etc...
Obrigado mas o problema neste momento nao e esse, eu ja estive a ler tudo e varios topicos em varios forums etc mas o problema que se poe aqui e que devido a dificuldade em arranjar uma raçao propria para animais de laboratorio/raçao para ratz eu teria de fazer uma mistura. O problema seria que como sao gulosas (obrigado pavlo) iriam seleccionar apenas aquilo que lhes interessa e seria mais dificil de comerem o ideal ao passo que numa boa e completa raçao tem de comer de tudo pois acabam por comer tudo o que e necessario... É isto que ainda falta finalizar :wink:
Eu faço a minha propria mistura e comem tudo...que remedio...no primeiro dia atiram tudo para fora da tigela a escolher o que gostam, no segundo dia, nao dou nada e apanham o que espalharam ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Litoss
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 11:32 pm

Native Escreveu:
Litoss Escreveu:
Eu faço a minha propria mistura e comem tudo...que remedio...no primeiro dia atiram tudo para fora da tigela a escolher o que gostam, no segundo dia, nao dou nada e apanham o que espalharam ;)
Pois, tambem e uma verdade, so escolhem o que gostam enquanto ha aquilo que gostam, depois têm de se sujeitar ao que sobra :P
pavlo
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am

sexta ago 14, 2009 11:32 pm

Pois as minhas quando lhes dava comida misturada tb atiravam tudo para fora e faziam alto chabascal mas eu não tinha coragem de não lhes por mais depois então elas começaram a ficar gulosas e matreiras porque num instante perceberam que se atirassem tudo o que não gostavam para o chão recebiam mais, erro meu reforço positivo no sentido contrário ao pretendido mas assim com ração:

1º - é especícica para ratz o que me deixa muito mais descansado e elas parecem mais robustas, pelo menos parecem....

2º - não gasto tanta ração como gastava antigamente

3º - nºao perco tempo a fazer misturas, é abrir o saco e por na caixa e diariamente encher os comedouros.......
Dia 30 de Janeiro entrada gratuita aproveitem

http://www.ratsnakefoundation.org/
Litoss
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 11:38 pm

Pois, a raçao tem bastantes mais vantagens, principalmente do ponto de vista pratico e talvez tambem financeiro. Mas conseguindo encontrar raçao facilmente parece me ser a melhor opçao :)
Kathamina
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 5:45 am

Na altura que coloquei aqui o link queria ter dito algo mais, mas visto que não gosto de escrever ás pressas, agora aqui vai.

Esta é apenas a minha opinião e vale o que vale.
Já li muita coisa sobre alimentação e houve muita partilha por parte de muito boa gente, e no caso da tal lista que referi sobre alimentos que podem e não podem comer da autoria da J.Búzio, para mim é um capitulo da "biblia" sobre ratz, não se trata de misturas, nem rações próprias, refere-se a frutas e legumes que devem ou não fazer parte da alimentação.
Quanto ás rações próprias, eu uso rat&Mouse Duo, que me foi aconselhada também, desconhecia. E pelo que li na descrição é bastante completa, mas no meu caso, eu prefiro fazer as tais misturas.
Em 1º lugar porque (e falo apenas por mim), pretendo que as minhas ratz tenham uma aprendizagem no que diz respeito aos alimentos, parece tolice minha e não sei até que ponto possa ser, mas é apelativo também para elas fazerem a sua própria selecção, mas como disse o Pai Indio (Native), quando não houver mais por onde seleccionar comem o que lá está. Claro que, existe um cuidado para que tudo o que esteja nos comedouros esteja tudo nas quantidades e exigências que o organismo delas necessitam.
Outro ponto que o Litos não referiu, no que diz respeito a frutas e legumes, fiquei na dúvida se iriam substituir também pelos tais granulados próprios. Como tal, e mais uma vez, esta é apenas a minha opinião e espero que me corrijam se estiver a dizer coisas mal, mas, lá está, variedade, estimulo alimentar e as vantagem de comerem fruta e legumes frescos, os nutrientes que daí advêm penso que são uma mais valia para o seu bem estar a nível alimentar.
As minhas não fazem grande "chafurdice", porque uso um comedouro grande ( claro que andam depois de um lado para o outro com a comida, armazenam as massas, enfim) onde podem fazer a tal selecção referida.
Volto contudo a salientar que há que haver um equilibro na alimentação.
Quanto ao facto de ser só colocar no comedouro, a minha mistura também é só colocar no comedouro, está numa caixa de arrumações em local seco, assim que acaba volto a fazer mais mistura.
E não é assim tão dispendiosa, comparada com a suposta compra de ração própria, ou em embalagem pequena que em pouco tempo tem que se renovar ou em saco grande que acaba pelo valor ser superior á dita mistura no seu total de "ingredientes". Para não falar que poucas são as lojas que a comercializam, tentei pedir a uma loja que comercializa produtos da marca versele laga, mas como acabariam por ter de encomendar em grandes quantidades, foi-me negado o pedido, compreendo que seria dispendioso e daria prejuizo.
Também o facto de ter sido aconselhada por pessoas que possuem ratz há bastante tempo e terem conhecimentos sobre as mesmas, e no meio de pesquisas minhas, etc,realmente prefiro fazer mistura.
Contudo não quero com isto dizer que a razão para ratz é desanconselhada, de maneira nenhuma, até porque faz parte complementar da mistura que faço.
Bem, esta é apenas a minha opinião.
Litoss
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 9:06 am

A lista de alimentos proibidos e permitidos, ja li varias vezes alias esta aqui guardada nos favoritos para qualquer consulta que seja necessaria :wink:
Quanto a comida em si, independentemente da mistura ou raçao que se seja dada é sempre possivel complementar principalmente com fruta e legumes, algumas goluseimas inclusivé pois é sempre melhor ja para nao dizer que elas devem preferir :twisted:
No entanto quer a mistura quer a raçao têm pontos positivos e negativos.
Sao duas opçoes a ponderar :roll:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado ago 15, 2009 9:32 am

Litoss, eu uso alimento próprio para ratos e ratz e faço mistura do mesmo modo.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Litoss
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 2:51 pm

O principal problema neste momento prende se com o facto da dificuldade em encontrar comida propria para ratz, enquanto que para fazer uma mistura e bastante mais simples arranjar os diferentes ingredientes ate porque muitos deles se vendem em qualquer sitio. Depois tambem e uma questao de fazer uma boa quantidade de cada vez e colocar logo numa embalagem, assim e so fazer de novo quando acabar e ate la e apenas colocar a mistura no comedouro. E natural que seleccionem aquilo que mais gostem mas quando isso acabar tem de se sujeitar ao que menos apreciam por assim dizer.
Posto isto, caso nao seja facil arranjar raçao especifica penso que nao havera problema em recorrer à dita mistura.
Mais uma vez obrigado :wink:
Litoss
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 7:02 pm

Ja agora, no caso de fazer a minha propria mistura, o que me dizem desta que tenho em mente:
Cerca de 40% da mistura composta por mistura de roedor, em principio coelho devido ao facto da comida para hamster ser muito "gorda";
Outros 30-40% de corn flakes principalmente pelo ferro;
Os restantes 20% divididos em raçao de cao para as proteinas e depois fruta e legumes para complementar.

O que dizem?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado ago 15, 2009 7:25 pm

Litoss Escreveu:Ja agora, no caso de fazer a minha propria mistura, o que me dizem desta que tenho em mente:
Cerca de 40% da mistura composta por mistura de roedor, em principio coelho devido ao facto da comida para hamster ser muito "gorda";
Outros 30-40% de corn flakes principalmente pelo ferro;
Os restantes 20% divididos em raçao de cao para as proteinas e depois fruta e legumes para complementar.

O que dizem?
Eu faço mais ou menos isso, ração de coelho anão da verselle, massa integral (acho que para cães sacos de 5kg),cornflakes lidl, muesli lidl; saco de mistura de trigo, milho, cânhamo e mais outras sementezitas; quando estou mais desafogado, ainda vou ás sacas de sementes avulso e misturo algumas mais tipo feijão, grão de bico,ervilha seca, lentilha e por aí fora,...e á parte dou a ração de cão. Confesso que peco muito na falta de vegetais...por guloseima deixo secar bem os papossecos e dou de vez em quando, assim como também de vez em quando dou iogurte, ou ovo cozido com casca que elas divertem-se a tentar partir.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Exóticos”