Comprei 2 ratz, mas uma delas está agressiva fora da gaiola.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

segunda dez 02, 2013 10:08 pm

eu escrevi a uns comentários atrás as cenas que faço para a minha
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

segunda dez 02, 2013 10:10 pm

Sasha99 Escreveu: quanto a alimentação atenção se n compras coisas com muitas sementes de girassol.
eu faço uma mistura da ração complete com a nature mais uma saca de trigo integral e aveia daquelas da chimarrom ou la como se chama ( tem a venda no continente e mini preço) uma saquinha de comida para caturras para ter algumas sementes de girassol mas pouquinhas msm, um pouco de alpista e depois dou os vegetais que tambem é uma mistela jeitosa que faço em grande quantidades e divido por doses para uma semana,
ponho pimento verde e vermelho, milho doce, evilhas e cenouras enlatadas, pepino e tomate. depois dou tmb maça, banana, pera mas isso é quando tou a comer que dou smp um pouco os vegetais sao msm preparados para ela (elas a uns meses atrás :cry: )
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

terça dez 03, 2013 12:36 am

AndreBarbosa Escreveu:
Sasha99 Escreveu:
AndreBarbosa Escreveu:A ver vamos :)

Quanto á comida, para já, dá para ver que adoram alface e cenoura!
Tenho dado a ração deles, alface, cenoura, um bocado de milho de vez em quando, tostas... Mas alface e cenourinha adoram :D
não se deve dar alface
Não? Eu tenho dado bastante.. eles adoram..

Então o que lhes posso dar todos os dias?
Tenho enchido sempre os comedouros com Rat Nature, cenoura, alface, por vezes umas tostas. Isto para já...
Isso da alface fazer mal acho que é mito. Há quem diga que a alface faz diarreia. Eu parece-me que são os pesticidas com que as alfaces são fortemente tratadas é que têm esse efeito. É verdade que o valor nutritivo da alface é praticamente nulo, um substituto mais nutritivo seria couve. A minha opinião sobre a alface é baseada em... nada em concreto, admito. Mas é por isso mesmo que tenho esta opinião. Nunca encontrei nenhum estudo sério que indique que a alface faz bem ou mal. Os comentários que vejo sobre a alface fazer mal são baseados em alguém que ouviu dizer de alguém, que por sua vez também ouviu dizer. É assim que se espalham os mitos sem qualquer fundo de verdade. Os teus ratzos tiveram diarreia por causa da alface? Não? Então se eles gostam continua a dar. Obviamente, em moderação, os ratzos não devem comer SÓ alface.
AndreBarbosa
Membro
Registado: quarta nov 20, 2013 11:09 pm

terça dez 03, 2013 1:22 am

Ontem e hoje dei-lhes bastante alface e não tiveram diarreia :)
Eles gostam muito!
Tenho-lhes dado o Nature, cenoura, tostas, um bocado de maçã de vez em quando. Sinceramente, não sei as quantidades recomendadas porque eles tão quase sempre a comer, por isso vou-lhes pondo aos poucos no comedouro e vou-lhes dando na mão, ao longo do dia.
AndreBarbosa
Membro

terça dez 03, 2013 10:05 pm

Eles já andam mais brincalhões.
No entanto, noto que o maior, por vezes, "isola-se" num canto da gaiola, em cima, e fica lá. Parece que fica meio morcão e não se mexe, parece que fica sem reacção, como num momento a seguir, está novamente a brincar.
é normal este comportamento? Parece que anda muito cansado, em certas alturas do dia.

Quanto aos cócós e xixis, no sofá não vale a pena, largo-os durante 1 horita, e fazem xixi e cócós em todos os cantos (e não só) do sofá :roll:
AndreBarbosa
Membro

quarta dez 04, 2013 12:02 am

É só um deles que fica assim de vez em quando..

Bem, deixo aqui mais duas fotos :)

Imagem

Imagem
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

quarta dez 04, 2013 4:53 am

Parece que tudo está a correr bem com os teus ratzos. Ainda bem. Olha, quanto à timidez deles, o meu macho (Manuel) curou-se de um dia para o outro, literalmente. Era muito tímido mas um dia deitei-me no sofá com ele e ficamos lá os dois a dormir durante umas horas. Quando acordei o bicho estava completamente diferente, brincalhão e nada tímido. Se puderes experimenta com os teus, pode ser que resulte (mas fecha a porta não vão eles tentar explorar o resto da casa). Ontem fui dar-lhes comer e o raio do bicho tinha fugido (aprendeu a abrir a porta da gaiola). Andava em cima da gaiola das fêmeas, nem sei como foi lá parar pois as gaiolas estão bem altas, penduradas na parede e a dele está no chão. Assim que me viu foi uma alegria, veio logo ter comigo e deixou-se apanhar. Os cocós e xixis era sempre em cima de mim que faziam pois eu colocava-os no ombro. De repente perderam esse hábito, agora é raro encontrar um cocó. Até quando lhes dou banho na banheira (sim, eu dou-lhes banho, é verdade), antes assim que viam a banheira largavam logo 3 ou 4 cocós e não paravam de tentar fugir, agora até ficam na minha mão enquanto lhes deito água morna em cima. Com os teus vai ser a mesma coisa, dá-lhes mais uns dias.
AndreBarbosa
Membro

quarta dez 04, 2013 9:10 pm

Penso que esteja a correr bem.

Neste momento estão no sofá. Em 20 minutos, voltaram a fazer xixi e cocós que é uma coisa impressionante. Foi como eu disse, parece que ficam á espera desta hora para largar tudo no sofá! É que na gaiola eles poucos cocós fazem... no sofá largam mesmo tudo, e constantemente... de minuto em minuto fazem xixi ou coco... :roll:
AndreBarbosa
Membro

quinta dez 05, 2013 7:19 pm

Hoje quando acordei fui ver os meninos e a gaiola estava um caos!
Nota-se bem que a cada dia que passa vao ganhando mais confiança e tornam-se mais rebeldes :)
Meti-lhes um "wc" com litter, mas não tem adiantado de muito pois continuam a fazer cocós por toda a gaiola...

Vamos ver se com o tempo isto vai lá.
AndreBarbosa
Membro

quinta dez 05, 2013 10:47 pm

Hoje tenho reparado nas brincadeiras deles, e vejo que há alturas em um ou outro vai por trás e para cima dele como se tivessem a "procriar", em movimentos rápidos :lol:
É normal, certo? A minha Mãe então manda cada gargalhada quando fazem aquilo :lol:
A esta hora no sofá estão sempre a "brigar" e a fazer este tal movimento
:)

E mais uma questão. Eles hoje cheiram um bocadito mal. Vocês lavam-os ou há alguma maneira de lhes tirar o cheiro?
AndreBarbosa
Membro

quinta dez 05, 2013 11:31 pm

Deixo-vos aqui um vídeo.
Andam nisto constantemente, há 1 hora consecutiva.

é normal? :?

http://www.youtube.com/watch?v=0fRO3ONy ... e=youtu.be
Responder

Voltar para “Exóticos”