Petauro do Açucar

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quarta set 19, 2012 12:53 am

porque uma chinchila é mais dispendiosa que um furão.

como disses-te deram-te tudo, agora faz as contas ao que tinhas de gastar caso não te dessem essas coisas já para não falar que uma chinchila num bom criador é para mais de 100euros algumas chegam a 300 e um furão fica por uns 70 80 euros num bom criador.

queres falar de gastos fala de tudo, não faças só contas do que gastaste.
alem disso as chinchilas são animais mais frágeis e mais difíceis de manter, são muito sensíveis as temperaturas um furão não é tanto!
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quarta set 19, 2012 12:55 am

Tiagor95 Escreveu:Sim, tens razao esqueci-me de dizer a areia, a alfafa tambem me foi dada a pessoa que me deu a chinchila deu tudo o que ela precisava :D
Acredita que nao e preciso ela vive muito bem e gosta muito de toda a gente, devias criticar e agir menos assim sabias ? Nao percebo porque me criticas se nao me conheces..:wink:
Eu tou num curso de zoologia ela comigo esta bem tratada porque eu estudo a sua especie e sei tudo o que precisa :P
utilizaste mal a palavra "rentavel" ;) a tua chinchila não é rentavel, foi apenas um bom negocio de oportunidade para ti, e como animal de estimação não sai muito caro manter...mas rentavel diz-se quando, dá retorno de investimento e lucro ;) que aconteceria se começasses a criar sem qualquer principio nem etica ;)
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quarta set 19, 2012 12:58 am

JDiogoM Escreveu: Tem razão, pelo pouco que tenho lido sobre eles vejo que são um pouco selvagens e para domestica-los é necessário alguma experiência.

Ha bem pouco tempo, estava indeciso entre furões e petauros, qual dos dois acha melhor para um principiante?
ah e se ler o topico todo com atençao vê que o user é um principiante.
a chinchila alem de mais dispendiosa é mais dificil de tratar :wink:

continua a recomendar a chinchila?
JDiogoM
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: quarta mar 16, 2011 10:25 pm
Localização: Persa; Lampropeltis mexicana mexicana; Lampropeltis Getula Californiae

quarta set 19, 2012 3:19 am

Irei optar por comprar 1 furão fêmea, são uns animais engraçados, porém tenho algumas duvidas...

Em relação às rações, a Totally Ferret Active é a melhor e mais aconselhada ou existem outras com mais nutrientes/qualidade?

As fêmeas se não acasalarem no cio ficam mais vulneráveis a doenças e podem morrer, se esterilizar ela continuará vulnerável?

Os furões socializam com gatos?

São legais em portugal?

Qual o material aconselham para colocar na caixa das necessidades?

E por fim o que precisava mesmo era de algum criador, adotar penso que não seja uma boa ideia, pois quero um furão bebé. :)
Tiagor95
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: domingo jan 08, 2012 11:20 am

quarta set 19, 2012 10:31 am

Por acaso tinha ideia que um furao custava para ai uns 300 euros :lol:
Sim e verdade estava mais a pensar mais no negocio que fiz do que no valor total, sim, a chinchila e capaz de ficar cara ao fim de tudo teem razao :P
Mas se se gostar muito de um animal nao se va por ai tambem.. Porque ele vai estar contigo durante anos, por acaso faco criacao de animais mas a minha chinchila e so companheira e faz imensa companhia ao meu cao tambem ja sao melhores amigos :lol:
Quantos aos furoes nao sei, mas depois vai contando como esta a ser ter um e como e que a menina se porta :D
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quarta set 19, 2012 7:01 pm

JDiogoM Escreveu:Irei optar por comprar 1 furão fêmea, são uns animais engraçados, porém tenho algumas duvidas...

Em relação às rações, a Totally Ferret Active é a melhor e mais aconselhada ou existem outras com mais nutrientes/qualidade?

As fêmeas se não acasalarem no cio ficam mais vulneráveis a doenças e podem morrer, se esterilizar ela continuará vulnerável?

Os furões socializam com gatos?

São legais em portugal?

Qual o material aconselham para colocar na caixa das necessidades?

E por fim o que precisava mesmo era de algum criador, adotar penso que não seja uma boa ideia, pois quero um furão bebé. :)
-Eu dou preferência pela ferretastic, vitalin e james wellbloved que encontra na MundoHur**.

-a fêmea se nao acasalar pode ficar com anemia e morrer, esterilizando acabam-se os problemas.

- sim socializam desde que sejam habituados desde pequeninos mas para isso convém mesmo arranjar um bom criador que o socialize com outros animais desde pequeninos.

-eu uso areia de gato pois a minha passa a vida a sola e usa wc mas caso querias por no fundo todo da gaiola e ele/a passar muito tempo la dentro da preferência pela cats best que sao uns rolinhos prensados.

-se queres um bebe tens mesmo de comprar e para alguém que não tem muita experiência recomendo mesmo que seja bebe pois um adoptado pode ter dificuldades a ambientar-se e morder. é difícil lidar com um furão traumatizado.
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quarta set 19, 2012 7:05 pm

Tiagor95 Escreveu:Por acaso tinha ideia que um furao custava para ai uns 300 euros :lol:
Sim e verdade estava mais a pensar mais no negocio que fiz do que no valor total, sim, a chinchila e capaz de ficar cara ao fim de tudo teem razao :P
Mas se se gostar muito de um animal nao se va por ai tambem.. Porque ele vai estar contigo durante anos, por acaso faco criacao de animais mas a minha chinchila e so companheira e faz imensa companhia ao meu cao tambem ja sao melhores amigos :lol:
Quantos aos furoes nao sei, mas depois vai contando como esta a ser ter um e como e que a menina se porta :D
por isso mesmo...quando se gosta muito de animais temos de ver se somos mesmo capazes de lhes dar tudo o que eles precisam.
eles não matam a fome com amor e carinho e as contas do vet não se pagam com um aperto de mão.
JDiogoM
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: quarta mar 16, 2011 10:25 pm
Localização: Persa; Lampropeltis mexicana mexicana; Lampropeltis Getula Californiae

segunda set 24, 2012 8:37 pm

Boas, enviei um email para o icnb a perguntar sobre a legalidade dos furões ao qual respondem:
Desde que seja como animal de companhia pode deter furão nos termos e condições definidas na Portaria n.º 07/2010, na sua actual redacção.
Aqui fica esta resposta para auxiliar outras pessoas. :D
Omlet24
Membro Veterano
Mensagens: 338
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Localização: Chinchila Macho Preto Veludo
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

terça set 25, 2012 6:11 pm

Tenho 3 chinchilas e gasto cerca de 10-20 euros mensais... chega aos 20 euros quando me acaba alfafa, feno.. Costumo comprar ração da VL em grandes quantidades e areia também... portanto dura-me muito, bem fechadinhos num local sem humidade.

Sinceramente o anti fungico, não gosto, eu tenho aqui e nem usei metade, elas começaram a coçar-se e parei... Estou sempre abastecido de : Alfafa, Ração, Areia, Feno, Chão para o fundo da gaiola, Pedras de Cálcio na Gaiola, essencialmente são estas as coisas que nunca deixo acabarem e que faltem as minhas chinchilas
_____________________________________

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
Adim
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm
Localização: Chinchila

terça set 25, 2012 7:53 pm

Omlet24 Escreveu:Tenho 3 chinchilas e gasto cerca de 10-20 eurosmensais ... chega aos 20 euros quando me acaba alfafa, feno.. Costumo comprar ração da VL em grandes quantidades e areia também... portanto dura-me muito, bem fechadinhos num local sem humidade.
:o
Porque compra em grandes quantidades :?: :o
Omlet24 Escreveu:Sinceramente o anti fungico, não gosto, eu tenho aqui e nem usei metade, elas começaram a coçar-se e parei...
Colega, devias pedir ajuda a alguem mais entendido em anti-fúngicos porque normal isso não é..
E será que essa avaliação (poes antifungico -> elas coçam-se) é bem feita?
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

terça set 25, 2012 8:02 pm

porque sacos maiores são mais baratos.
também faço isso para as minhas ratz.
faço uma mistura de duas rações diferentes e compro muitos sacos de uma vez pq poupo em portes e de outra compro o saco grande e misturo 3kg de uma com 2,5 de outra mais uma saca pequena de mistura para caturras que tem sementes de girassol que elas adoram e 250gr de trigo e 250gr aveia.
td misturado e fechado numa caixa num lugar fresco e seco preserva muito bem!
Omlet24
Membro Veterano
Mensagens: 338
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Localização: Chinchila Macho Preto Veludo
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

terça set 25, 2012 11:13 pm

Adim Escreveu:
Omlet24 Escreveu:Tenho 3 chinchilas e gasto cerca de 10-20 eurosmensais ... chega aos 20 euros quando me acaba alfafa, feno.. Costumo comprar ração da VL em grandes quantidades e areia também... portanto dura-me muito, bem fechadinhos num local sem humidade.
:o
Porque compra em grandes quantidades :?: :o
Omlet24 Escreveu:Sinceramente o anti fungico, não gosto, eu tenho aqui e nem usei metade, elas começaram a coçar-se e parei...
Colega, devias pedir ajuda a alguem mais entendido em anti-fúngicos porque normal isso não é..
E será que essa avaliação (poes antifungico -> elas coçam-se) é bem feita?
Boas adim, sim, elas estavam a ter qualquer reacção ao anti-fungico, desde que deixei de por elas pararam com a coceira que tinham, atrás das orelhinas.

Compro em grandes quantidades porque sai-me 5 ou 6 x mais barato, tudo da VL. As minhas chinchilas estão todas bem de saúde e lindas.
_____________________________________

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
Adim
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm
Localização: Chinchila

quarta set 26, 2012 6:25 pm

Omlet24 Escreveu:Compro em grandes quantidades porque sai-me 5 ou 6 x mais barato, tudo da VL.
Pois, porque tens 3 chinchilas.
Se eu compra-se uma embalagem de 20kg de feno dava-me para 3 anos x)
Mas ainda assim, na comida (VL), há embalagens que se as preservar bem, poupo dinheiro e ficam em condições.
Omlet24
Membro Veterano
Mensagens: 338
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Localização: Chinchila Macho Preto Veludo
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quarta set 26, 2012 11:09 pm

Adim Escreveu:
Omlet24 Escreveu:Compro em grandes quantidades porque sai-me 5 ou 6 x mais barato, tudo da VL.
Pois, porque tens 3 chinchilas.
Se eu compra-se uma embalagem de 20kg de feno dava-me para 3 anos x)
Mas ainda assim, na comida (VL), há embalagens que se as preservar bem, poupo dinheiro e ficam em condições.
feno é das poucas coisas que compro em pacotes pequenos, para evitar que seque
_____________________________________

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
AnaRilho
Mensagens: 3
Registado: sábado jan 16, 2016 5:29 pm

sábado jan 16, 2016 5:49 pm

Ora , em primeiro, sim. Os petauros, ao contrarios de outros animais, como os furoes, sao legais em portugal. Quanto à esterelizaçao, é bem melhor capar o macho, tanto para a fêmea,como para ti, já que eles se tornam um pouco mais agressivos, possessivos e instaveis devido às hormonas.
Se o macho estiver capado, sim, podes juntá-los, se nao, é provavel que tenhas joeys (bebes). Tem tambem atenção à apresentaçao deles. Se eles forem comprados juntos é perfeitos, se nao, vais perder um mes na apresentaçao e adaptacao de um ao outro. Eles sao muito inteligentes e sabem que sao estranhos, nao se aceitam do nada...
Os petauros, na minha opiniao, sao dos animais mais silenciosos que ja conheci. So fazem barulho se estiverem stressados, se os incomodares ou se invadires o espaço deles que nao querem partilhar ate estarem ligados a ti, o que pode demorar ate 3 meses.
Os sites de informaçao e foruns que conheço sao todos americanos, ja que eles lidam comestes animais ha mais tempo, achei que seria boa ideia consultá-los:

http://www.thepetglider.com/glider-care ... ion-system

http://www.sugarglider.com/glidergossip ... C_ID=57466

O primeiro é uma site de informaçao que vende ao publico, o segundo é um forum com boas discussoes acerca de quase tudo o que precisas de saber acerca de um petauro do açucar.
Nao é uma tarefa facil. A alimentaçao deles requer suplementos adicionais de calcio e multivitaminicos, eles precisam de gaiolas muito espaçosas e altas, de brinquedos, de temoo fora da jaula para explorar... e pior, eles podem morder... mas o premio, no final, é um autentico bebe de colo que quer a tua atençao e muito mimo :b
Responder

Voltar para “Exóticos”