Ratazanas recém-chegadas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
nadiagavazzi
Membro Júnior
Registado: sexta out 05, 2012 1:42 pm

sexta out 05, 2012 1:51 pm

Ola fans de ratazanas!
Ontem, pela primeira vez, trouxe duas ratazanas com 24 dias para se tornarem as minhas novas amigas.
Depois de ter gasto 1 mes a preparar a sua nova casa, na qual pus uma rede de tubos e consruí uma bela cazinha para elas fazerem um ninho bem fofinho, é com tristeza que constato que elas preferem estar escondidas la dentro que virem sozializar cá fora :(
Estava super entusiasmada para pegar nelas e soltá-las por aqui mas elas têm medo e preferem estar escondidas, estou até preocupada pq nao vêm ca para fora comer.
Nao quero estar a ser uma mae chata e obrigá-las a vir ao meu colo, mas será que devo faze-lo para que elas se habituem a mim ou deixo-as em paz porque eventualmente vao acalmar-se?
Espero que me ajudem, é a primeira vez que tenho ratazanas e nao se o que fazer. Digam-me como é quando trazem ratazanas novas pra casa.

Obrigada pela ajuda q possam dar.
Nadia
nadiagavazzi
Membro Júnior

sexta out 05, 2012 1:58 pm

Já, agora estes são o Tobias (branco) e o Jorge (cinzento)

[/img]Imagem
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta out 05, 2012 3:21 pm

Muito giras ;)

A gaiola parece algo pequena... mas não dá pra perceber pelas fotos.

Pela reação delas, não foram mexidas por aí além e estão assustadas com a mudança. O que tem a fazer agora é... mexer, mexer, mexer! :D

Mexe-lhes o mais possível, pega, tira da gaiola, enfia dentro da tua camisola (com outra por baixo) ou num bolso largo... Quanto mais mexeres agora que ainda são pequeninas, melhor. Mais tarde será bem mais complicado mas agora ainda vais perfeitamente a tempo de criar aí as tuas melhores amigas ;)
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta out 05, 2012 3:26 pm

Se a caixa amarela é da agua, é melhor substituir por um bebedouro de esfera...agua assim, vai ficar suja rapidamente. Quanto à socialização, vá as conquistando, falando com elas, pegando sem apertar, de preferência em cima da cama por exemplo, para caso saltem ou caiam não se magoarem.
Última edição por Bondage2010 em sexta out 05, 2012 3:28 pm, editado 1 vez no total.
nadiagavazzi
Membro Júnior

sexta out 05, 2012 3:26 pm

Obrigada pela ajuda marianamar.
A gaiola tem 90cm e uns 70 de altura, mas ja estou a planear transformar um daqueles moveis com estantes em gaiola ;)
Eu até tenho pena de pegar nelas, porque vejo que têm medo e nao quero assutá-las nem ser chata, mas acho que vou seguir o teu conselho, vou ja vestir uma daquelas camisolas com bolsos, assim podem esconder-se mas ao mesmo tempo estao opé de mim (habituam-se ao meu cheiro e presença).
O Jorge ja tem saído da gaiola para ir beber e comer mas o Tobias está mesmo escondidinho.
Vou ver se os consigo apanhar lol ate já e obrigada.
Vou dando notícias.
nadiagavazzi
Membro Júnior

sexta out 05, 2012 3:30 pm

Ola bondage.
Sim, vou o mais rapidamente possivel comprar um bebedouro, tenho andado a ver preços e alguns pareceram-me um pouco caros nas lojas onde fui, mas o mais rapido possivel comprarei um adequado.
Mas da maneira como elas estao escondidas e quietinhas de certeza que nao sujarao esta agua...ate ficava feliz se o fizessem, era bom sinal :(
I0rda9
Membro Júnior
Registado: sábado out 06, 2012 11:21 am

sábado out 06, 2012 11:24 am

Olá Nádia.

Penso que já foi quase tudo dito, mas as ratazanas ficam muitos meigas com os donos com o tempo, basta ter muito tempo livre para elas e amor para dar.

Mas quanto mais "comunicares" com elas agora, que são tão novas, será mais facil para o futuro.

Têm ai dois "bixinhos" muito giros :).

Boa Sorte!
nadiagavazzi
Membro Júnior

sábado out 06, 2012 7:15 pm

Ola I0rda9! Espero que tenhas razao. Hoje andei com elas a passear pela casa e quando fui a rua levei-as comigo na transportadora lol nao sei se estou a fazer bem ou nao..elas quando entram na gaiola querem é estar escondidas.
Queria tanto ter umas amiguinhas q gostassem de andar comigo para todo o lado :(
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado out 06, 2012 8:01 pm

solta-as num sitio sem esconderijos tipo um corredor vazio.
nadiagavazzi
Membro Júnior

sábado out 06, 2012 8:05 pm

Ja pensei fazer isso mas ao mesmo tempo tenho pena de ve-las stressadas. vou esperar mais uns dias, elas so ca estao ha duas noites, talvez esteja a ser apressada. Elas sao mansinhas, quando estao ao meu colo ficam sossegadas e deixam-me fazer-lhes festinhas.
Tambem ja vi quem tirasse a comida e as deixasse com um pouco de fome para depois alimenta-las à mao e desta forma seduzi-las com a comida, mas nao queria fazer esse tipo de coisas :s
Última edição por nadiagavazzi em sábado out 06, 2012 9:34 pm, editado 1 vez no total.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado out 06, 2012 9:00 pm

Eu deixava-as ambientarem-se mais uns dias e só depois começava a interagir com elas.
Conquista-las com comida é sempre positivo. ;)
nadiagavazzi
Membro Júnior

sábado out 06, 2012 9:36 pm

eu ate com chocolate ja tentei seduzi-las, carne, fruta..tudo. elas nem assim vêm comer à mao lol
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado out 06, 2012 10:13 pm

Estão aí há pouco tempo. Deixe que elas se ambientem ao novo espaço e às novas rotinas.

Quanto ao chocolate, as ratazanas até lhe são bastante tolerantes, mas sabe que é tóxico? Letal para alguns animais.
nadiagavazzi
Membro Júnior

sábado out 06, 2012 10:49 pm

sim, sei disso pq tenho outros animais e ja vi terem reacções alergicas ao chocolate. Também so lhes ia dar um pouco para as seduzir.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado out 06, 2012 11:54 pm

ha um chocolate proprio para caes...pode dar desse que sempre é melhr
Responder

Voltar para “Exóticos”