Como ainda cabe mais uma gaiola cá em casa, pretendo adquirir um porquinho da Índia, animal que sempre me cativou pela sua docilidade, cores e aspecto exótico

Já pesquisei imenso sobre este animal, mas ainda surgem algumas dúvidas e agradecia imenso que me ajudassem. Então é o seguinte:
- É possível ter um porquinho da Índia sozinho ? É que de momento não posso ter dois. Já são muitos animais e a gaiola que tenho em vista creio que é demasiado pequena para dois PDI's. Acho importante referir também que é muito raro o porquinho ficar sozinho, pois há sempre gente em casa e passarei mais de duas horas por dia a brincar e interagir com ele, mais os passeios que permitirei diariamente. Pretendo também dar-lhe vários brinquedos adequados.
- A gaiola que tenho em mente deve ter aproximadamente 1m de comprimento, 40cm de largura e 45cm de altura. É suficiente para um ? Que medidas aconselham ?
- Vou comprar o porquinho num local de confiança que os vende bastante novinhos. No entanto, quando os estive a ver reparei que sempre que me aproximava da gaiola onde eles estavam, fugiam para um abrigo que tinham. É normal serem assim tímidos ?
Uma vez que pretendo um porquinho meigo e dócil, que as aspectos deverei ter em atenção que me ajude a identificar um com estas características ?
- Como alimentação base sempre disponível pretendo dar Cavia Nature da Versele Laga e feno e como suplementos darei fruta e vegetais frescos cerca de 2 vezes por dia. É uma boa alimentação ?
- Que materiais são seguros como brinquedos ? Apesar de já ter pesquisado bastante sobre este tema, tenho receio de dar alguma coisa prejudicial.
- É bom ter a gaiola ao nível do chão ou há problemas ?
Por enquanto apenas tenho estas dúvidas, mas é provável que vá ter mais com o tempo.
Obrigado desde já