Coelho Agressivo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
sabss
Membro
Registado: quarta dez 19, 2001 2:43 pm
Localização: 4 persas, 1 europeu comum, 1 S. Bernardo, 1 coelhinho anão
Contacto:

sábado nov 22, 2003 11:45 pm

Olá a todos! :)

Gostaria de saber a vossa opinião.
Tenho um coelhinho anão de 16 meses que de dia para dia está cada vez mais agressivo e não sei o que fazer para reverter a situação. Ele não me deixa colocar a mão dentro da gaiola dele, quando quero colocar comida, investe logo contra mim, parece maluco, nervoso, fazendo sempre um barulho ("ru" - penso que era a forma de ele protestar). Quando o solto não lhe consigo fazer festas pois vira-se logo contra mim. O pior é que a raça dele é tipo angorá mas como não o consigo pentear, começa a ter o pêlo todo embaraçado.
Já pensei que pudesse não gostar da comida e mudei de alimentação algumas vezes. Dou-lhe algumas guloseimas e brinquedos como o rolo de papel higiénico vazio para se entreter quando não estou em casa. Até pensei em arranjar-lhe companhia, mas tenho medo do que possa fazer ao seu novo amiguito, além de que tinha de arranjar outra gaiola e não tenho espaço, visto que a dele tem um tamanho considerável. Pensei que pudesse estar doente mas não aparenta mais nenhum sinal de tal.
Estou com imensas dificuldades em lidar com a situação e queria um conselho. Certamente ele está chateado comigo ou com a vida dele, mas não sei o que fazer para ajudar. Estou a tentar passar mais tempo com ele, mas parece não ter frutos. Quando ele era pequenino era super querido e tímido.
Por favor ajudem-me!

Obrigada pela vossa atenção.
bezuka
Membro
Registado: domingo set 14, 2003 7:20 pm

domingo nov 23, 2003 9:49 am

Olá Sabss,
Realmente é um pouco estranho como é que ele mudou de atitude assim de um dia para o outro, já que como tu dizes ele quando era pequenino era muito meiguinho. Ele não apanhou nenhum susto, ou foi magoado por alguém?
Em relação a mudares a ração várias vezes.... ATENÇÃO... eles têm que comer sempre a mesma ração, o facto de se mudar a ração pode fazer com que eles morram, pois eles são muito sensíveis...
Quais é que são as dimensões da gaiola?
O meu coelhinho quando era pequenino tava numa gaiola que eu achava que era boa para ele, e afinal depois tive que trocar por uma maior porque ele só roia a gaiola e eu não entendia porquê! Depois é que descobri que ele estava a ficar com muita raiva por quase não se conseguia mexer e não gostava de estar ali. Quando lhe comprei uma gaiola nova ficou mesmo muito contente e mudou completamente a sua atitude, pois antes nem me conseguia chegar ao pé dele, porque tentava sempre morder-me assim que eu tentava chegar junto à gaiola.
O facto de dizeres que ele tá com o pêlo todo embaraçado... pois os angorás têm esse problema têm que estar sempre a ser escovados, tens que tentar dar-lhe muito miminhos a ver se ele começa a ficar mais calminho para o poder escovar, porque nos angorás isso é muito importante. Eu tenho um FOX e tenho que andar sempre a escová-lo, porque o pêlo embaraçasse e forma bolas de pêlo e depois ao lamperem-se se eles engolem é bastante mau!
Bem... Até!
Sandra :lol:
sabss
Membro
Registado: quarta dez 19, 2001 2:43 pm
Localização: 4 persas, 1 europeu comum, 1 S. Bernardo, 1 coelhinho anão
Contacto:

domingo nov 23, 2003 11:21 am

Oi Sandra! :)

Obrigada pelos teus conselhos.
Ele quando era pequenino costumava lamber os dedos e tudo, era super querido. Andava sempre à roda dos meus pés e costumava deitar-se junto de mim, um espectáculo!
Bem quanto à ração não sabia! :oops: Obrigada por me avisares!
Por acaso ele também tem essa mania morder e lamber as grades da gaiola, daí eu pensar que está bastante descontente. Eu acredito que por detrás de qualquer reacção negativa de um animal estará sempre um erro humano.
Esta é já a segunda gaiola, visto que a primeira que ele teve era muito pequena. A gaiola actual tem de comprimento 130cm, de largura 60cm e altura 90cm, isto tudo medidas aproximadas!
Não, ele nunca se magoou, quanto a sustos penso que não apanhou nenhum muito grande, mas eles são tão sensíveis que por vezes posso pensar que não é nada e incomodá-lo imenso! Por exemplo, em frente de minha casa existe um quartel de bombeiros e na altura do Verão, aquilo foi um pandemónio, com a sirene sempre a tocar, o que o deve ter incomodado bastante, visto que têm uma audição mais apurada que a nossa.
Já agora dás alguma coisa para o teu coelhito para as bolas de pêlo? Assim como existe uma pasta que se dá aos gatos, também existe algo para dar aos coelhitos? Eu li que o feno fazia bem!

Obrigada mais uma vez! :)
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

domingo nov 23, 2003 12:42 pm

[quote=sabss]

A gaiola actual tem de comprimento 130cm, de largura 60cm e altura 90cm, isto tudo medidas aproximadas!

[/quote]

Olá!
Por acaso a gaiola do meu Alvin é desse tamanho mas como ele é hainda muito pequeno tem hainda 3 meses, hainda anda á vontade lá dentro e de vez en quando ponho o fora da gaiola de deixo solto no patio ou no terrço um meia hora durante a manhã ou á tardinha. não costumas soltá-lo?
Se calhar vou já a começar a juntar dinheiro para comprar uma gaiola maior neste Natal.
Rochamar
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm

segunda nov 24, 2003 12:02 pm

Olá, Sónia!

Julgo que os coelhos devem ter sempre feno à disposição. Pelo menos os meus, que são anões, têm. Um dos meus machos era exactamente como o teu: em pequenino muito manso e querido, lambia-me as mãos, depois começou a morder-me quando lhe dava a ração. Mandei-o castrar e ele deixou de morder. Não voltou a ser tão simpático como em bebé, mas por vezes dá beijinhos (lambidelas).

Marta
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda nov 24, 2003 12:59 pm

Olá

Desculpa eu me aproveitar do teu tópico, Bezuka, mas qual é a diferença de um coelho Fox e de um Angorá??

comprei à pouco tempo uma coelha , que me disseram que era angorá, mas ela tem o pelo como o teu Bé :o , será que é Fox??

Eu também tenho sempre feno à disposição para eles e eles estão sempre a comê-lo ;)

Eu dava a ração da marca Bobtail aos meus coelhinhos, mas a fábrica fechou e agora não sei qual ração devo dar.... é que o meu TimTim é muito esquisito e só gosta dessa Bobtail :( .Que ração dão voçês??

Em relação e ele estar mais agressivo, também tive uma coelhinha assim. No inicio era uma amor, andava sempre de roda de nós a dar beijinhos e de um momento para o outro, ficou má, fazia esse ruido que tu dizes: RRRReeeee, parece que está a rosnar e atirava-se com as patas da frente para a pessoa que lhe estava a tentar fazer festas e tentava morder :( , quando a soltava no jardim, estava mais ou menos 10 minutos atrás dela para a apanhar e ela sempre a rosnar... até que se cansava. Depois acabou por morrer com uma infecção nas orelhas :cry: :cry: . até teve que andar com funil na cabeça, tadinha da minha Minhoquinha :cry:

Se calhar se lhe arranjares uma namorada ele deixa de ser tão agressivo... o meu Tim Tim andava muito triste, já nem comia nem nada... assim que comprei a Tótó, parecia outro, ficou delirante.

Beijinhos

Tchinho
bezuka
Membro

segunda nov 24, 2003 2:46 pm

Olá Tchinho!
Depois de ter lido a tua mensagem aproveitei para ir ver as tuas fotos e o teu Tim Tim.
Quando eu comprei o meu Bé o sr. da loja disse-me que era da raça FOX, é tipo angorá, apesar de ter também o pêlo grande creio que não cresce assim tanto! Pelas fotos que vi, talvés o teu Tim Tim também seja um FOX mas sinceramente não tenho a certeza.
Em relação ao feno, eu também dou ao meu Bé mas só dia sim dia não, porque me disseram que eles crescem muito se lhes dermos muito feno, e que também se torna prejudicial para a saúde deles.
Eu estou com o mesmo problema que tu, também costumava dar ao meu Bé a comida da Bobtail, mas já no fim andava com muitos problemas, ganhava bichos e vim a saber depois que eles vão deixar de fabricar. Agora comprei uma comida da marca Vitakraft, mas ele também é muito esquizito e não a come... é muito mimado! :lol:
Agora vamos lá ver como é que ele se dá com esta, mas pelo menos à 2 dias que ele quase não come ração, só palha e os sticks que lhe vou dando.. também já estou a começar a ficar aflita!
Ainda bem que o meu Bé é um querido... quer dizer... para mim, porque para as outras pessoas é uma autêntica peste, não deixa que ninguem o agarre e não dá beijinhos, excepto a mim... sou mesmo uma surtuda! :lol:
Quando ele era pequenino aí é que ele não dava mesmo beijinhos, já que quando ele tinha tinha cerca de 3 meses e meio ficou muito doente, teve uma gastroentrite e o veterinário já me estava a preparar para o pior, pois as esperanças eram mínimas, mas Graças a Deus ele recuperou... durante 2 semanas tinha que ir com ele ao vet dar-lhe uma injecção, todos os dias e creio que foi com isso que ele ficou com o trauma das pessoas lhe poderem fazer mal. Mas é um querido... e cada vez tá mais fofinho e lindo!

Beijinhos
Sandra
Tchinho
Membro Veterano

segunda nov 24, 2003 3:35 pm

Olá Bezuka:

Eu também comprei a da Vitakraft, mas ele madou-me comer a mim :evil:

Agora a minha mãe comprou uma avulso num aviário da Praça da figueira, em Lisboa, que é muito parecida com a Bobtail... mas ele não está a comer muito e aquelas barritas para coelhos, também me manda comer a mim :evil: ... só a Tótó é que gosta ;)

Se calhar a minha Tótó é que é mesmo angorá porque o pêlo dela é enorme e ontem tive de a pentear com um pente muito fininho porque ela já tinha "rastas" :o :o :o ... nunca tinha acontecido :|

Beijinhos

Tchinho
Rochamar
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm

terça nov 25, 2003 1:46 pm

Olá! :D

Os meus coelhos gostam da ração Prestige, que vem em sacos de 1Kg, de fundo verde. Não comem tudo, nem desta nem de outra: o granulado fica sempre. Ainda relativamente ao feno, fui consultar o livro “Ferrets, Rabits and Rodents”, considerado muito bom. Há um artigo sobre feno, bastante esclarecedor, que não transcrevo (a não ser que queiram) dada a sua extensão. Mas aqui fica a conclusão:
“The overall best pet rabbit diet is a measured daily alfalfa meal – based pellet with a hay supplement provided daily and a treat of ‘greens’, or a free-choice hay diet with vegetable supplement”.

Beijinhos.
Marta
sonitakruz
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 5:49 pm
Localização: Pinscher Anã, Coelha Anã, Gerbos, Beta e Hamsters russos

terça nov 25, 2003 6:32 pm

oi!
depois de ver todos vós a falarem sobre a agressividade dos vossos coelhos, decidi falar tb um pouko da minha experiência.
eu tenho uma coelha, a jéssika, há uns 2 anos.
ela quando era bebe era um pouco assustada, mas foi fikando mansinha... entretanto começou a yter atakes, que eu penso que eram epilepsia, eram periódicos e nunka xeguei a leva-la ao vet, pois só a mudar de local ela assustava-se muuuuuuito! o delocamento e sons diferentes assustavam-na d verdade.
os atakes eram horríveis... corria k nem uma maluka contra tudo, arecia k n via, se eu a konseguisse agarrar ela fikava no mesmo sitio mas a correr até gastar as energias, e depois tinha convulsões e contracções :( até fazia assim uns sons eskisitos... de sofrimento e revirava os olhos... por vezes até fazia xixi entretanto. de sefuida fikava num periodo de resuparação k podia ser de horas ou dias, sempre super asssustada a bater com as patas de trás, eu sempre tentei deixa-la no seu espaço para recuperar. isto aconteceu até ela ter por volta de um ano e tal, depois desapareceu como apareceu!? intrigante...
no inicio tb a tinha numa gaiola, mas começou a fikar fula e roia as grades compulsivamente.
não gostava da gaiola e tb tava mto agressiva por causa dos atakes... tinha medo de tudo...
depois começei a deixa-la solta no meu kuarto, fikou mais mansa e sociavel, mas isto so comigo, as outras pessoas morde! :o
de momento, ela está solta no meu kuarto... rodap´
e de cortiça roído, móveis roidos, fios roidos, etc... mas tem todo o espaço para correr e saltar, e não sai do meu kuarto pk n ker, tem a porta sempre aberta!
come ração, maçã, feno e rolos de papel higiénico e caixas de cartão :lol:
por vezes tem dias ou fases que não me deixa em paz, so ker festas, mas agora anda numa de "n me xateies", n jer k eu lhe mexa, se lhe mexo reclama, tal como os vossos ela tb ROSNA!!! :evil: sabe ser má!

;) abraços
sonitakruz
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 5:49 pm
Localização: Pinscher Anã, Coelha Anã, Gerbos, Beta e Hamsters russos

terça nov 25, 2003 6:33 pm

oi!
depois de ver todos vós a falarem sobre a agressividade dos vossos coelhos, decidi falar tb um pouko da minha experiência.
eu tenho uma coelha, a jéssika, há uns 2 anos.
ela quando era bebe era um pouco assustada, mas foi fikando mansinha... entretanto começou a yter atakes, que eu penso que eram epilepsia, eram periódicos e nunka xeguei a leva-la ao vet, pois só a mudar de local ela assustava-se muuuuuuito! o delocamento e sons diferentes assustavam-na d verdade.
os atakes eram horríveis... corria k nem uma maluka contra tudo, arecia k n via, se eu a konseguisse agarrar ela fikava no mesmo sitio mas a correr até gastar as energias, e depois tinha convulsões e contracções :( até fazia assim uns sons eskisitos... de sofrimento e revirava os olhos... por vezes até fazia xixi entretanto. de sefuida fikava num periodo de resuparação k podia ser de horas ou dias, sempre super asssustada a bater com as patas de trás, eu sempre tentei deixa-la no seu espaço para recuperar. isto aconteceu até ela ter por volta de um ano e tal, depois desapareceu como apareceu!? intrigante...
no inicio tb a tinha numa gaiola, mas começou a fikar fula e roia as grades compulsivamente.
não gostava da gaiola e tb tava mto agressiva por causa dos atakes... tinha medo de tudo...
depois começei a deixa-la solta no meu kuarto, fikou mais mansa e sociavel, mas isto so comigo, as outras pessoas morde! :o
de momento, ela está solta no meu kuarto... rodap´
e de cortiça roído, móveis roidos, fios roidos, etc... mas tem todo o espaço para correr e saltar, e não sai do meu kuarto pk n ker, tem a porta sempre aberta!
come ração, maçã, feno e rolos de papel higiénico e caixas de cartão :lol:
por vezes tem dias ou fases que não me deixa em paz, so ker festas, mas agora anda numa de "n me xateies", n jer k eu lhe mexa, se lhe mexo reclama, tal como os vossos ela tb ROSNA!!! :evil: sabe ser má!

;) abraços
bezuka
Membro

terça nov 25, 2003 9:34 pm

Olá a todos,
Ando super preocupada... o meu Bé... não come a ração...
Como sabem a Bobtail vai acabar e então comprei a ração da marca Vitakraft e tenho-lhe dado misturada para ele se ir habituando, as há 3 dias que ando a tentar que ele coma e nada...
Ando mesmo muito preocupada, porque ele é hiper esquizito...
Agora cheguei a casa e ele nem tocou na comida o dia todo... então decidi por na tigela só comida da Bobtail e agora não tira o focinho da comida...
O que é que eu hei-de fazer?! Se ele não come a nova ração... eu não sei o que é que lhe vou dar de comer... (entretanto também já lhe tentei dar uma ração da marca Croq'brin mas nada... ele não come na mesma)
Será que alguém tem alguma sugestão para me poder ajudar?!
Beijinhos
Sandra
:cry:
SoniaZoo
Membro Júnior
Registado: sexta out 11, 2002 11:39 pm
Localização: 2cães,2chinchilas,1porq.índia,1coelha,2hamsters,1gerbo,2turtles,peixes,3pássaros,1ratomarinheiro

quarta nov 26, 2003 3:24 pm

Olá! :D
A minha coelha come sempre ração da marca "Cliffi", própria para coelhos, é a marca que eu considero a melhor, ela come tudo o que vem na ração! Mas só se encontra esta marca em Petshops, não é marca de hipermercado!É um bocadinho cara mas os nossos coelhos queridos merecem!

;)
Tchinho
Membro Veterano

quarta nov 26, 2003 3:48 pm

Besuka, não te preocupes mais porque a bobtail está novamente à venda, via ontem na loja de animais em Oeiras ;)
A fábrica não fechou... o teu coelhinho vai ficar todo contente ;)

Beijinhos

Tchinho
bezuka
Membro

quarta nov 26, 2003 3:52 pm

Olá...
O meu problema não tem a ver se maneira nenhuma com o facto de a ração ser mais cara ou mais barata, mas sim que seja de qualidade... só que o problema é que ele não come de maneira nenhuma!
Acabei de vir da loja ZooExotico e comprei lá uma outra ração para ver se ele come... vamos lá ser se pega...
Já agora, obrigada Tchino... eu sei que a Bobtail ainda se vende só que vai começar a não haver e eu tenho que o ir começando a habituar a comer já outra diferente... porque se eu não conseguir que ele coma nenhuma das rações que lhe comprei, vou ter mesmo que voltar a comprar a Bobtail. Já experimentei 3 tipos de rações diferentes e ele não gosta de nenhuma e se as misturo com a Bobtail ele não come na mesma, nem uma nem outra!
Beijinhos
Sandra
Responder

Voltar para “Exóticos”