quarta dez 26, 2012 5:11 pm
Para iniciantes o Sírio é a melhor espécie mesmo, mas atenção que não são sociais com outros Hamsters, nenhum Hamster o é e devem viver sozinhos, um por gaiola, esta é a regra chave para uma vida longa e uma melhor saúde do Hamster.
O Sírio tolera melhor o manuseamento, isto é um facto, mas no entanto também existem os "maus", é importante que interaja com o Hamster em primeiro lugar antes de fechar uma compra ou uma adopção, não se sinta mal se tiver de dizer que não quer pelo Hamster não ser meigo, embora na maior parte das vezes isso seja recuperável, no entanto como é para primeira andança o melhor é mesmo optar por algo mais dado ao manuseio.
Como tal, podem ser pegados, mas é preciso algum controlo nisso, pegar de mais pode ser stressante para eles também, visto serem bastante independentes e de natureza solitária.
Para alguém de primeira andança desde já aviso do perigo do algodão pois pouca gente o conhece, não deve ser usado algodão para o ninho, só papel sem tintas ou perfume (o vulgar branco mesmo) ou feno, eu uso papel e adiciono feno no Inverno, mas já tive algumas más experiências com o feno, gosto do da Versele-Laga no entanto.
A roda deve ser fechada, não deve ter espaços entre cada barra, nem suporte de lado, para não prenderem as patas e também para não se cortarem com o efeito ventoinha que o suporte de lado causará quando ele estiver a correr, isto faz daquelas rodas muito comuns de metal a pior escolha para um Hamster.
Aconselho as da Trixie, de 20cm, são belas rodas, devo dizer, são as melhores que uso cá por casa, o mínimo para um Sírio será 18cm, mas temos Sírios bastante grandes por cá, então 20cm seria ideal mesmo.
Para Anão Russo e Chinês, o ideal será a partir de 14cm e para Roborovski uma de 12cm serve.
A alimentação pessoalmente aconselho a marca Versele-Laga e a gama Nature da mesma, mix de sementes apenas não é uma alimentação correcta.
Uma mistura com poucas sementes de girassol e com pouco milho seria excelente na ausência da Versele-Laga, retire todo o milho da mistura, uma vez que o milho além de vir fungado na maior parte das vezes, ajuda a desenvolver tumores, no entanto o da Versele-Laga é seguro e quase nulo, a mistura deverá ter também aqueles sticks parecidos a ração de gato, que a Versele-Laga tem muito, não relembro o nome correcto, os Anão Russo têm mais tendência à obesidade, portanto é importante diminuir a dose de sementes na alimentação dessa espécie, essa ração deve estar SEMPRE presente na gaiola e nunca deve ser substituída pelo a baixo escrito.
Agora passemos ao necessário para uma boa dieta, Hamsters devem também comer: Proteína animal, vegetais, fruta e cálcio.
As doses devem ser as seguintes:
Fruta (Maçã, pêra, eu pessoalmente prefiro dar maçã apenas, não é aconselhado dar muito tipo de frutas, portanto eu escolheria só uma mesmo, para evitar problemas de diarreia e derivados dela): 2 vezes por semana, em pedaços pequenos, uma rodela fina de maçã por exemplo, NADA de caroços.
Vegetais (Brócolos, cenoura, pepino, neste caso eu dou todos estes 3, num dia da semana dou Brócolos e cenoura e num outro dia da semana pepino): 2 vezes por semana, uma árvore de brócolos pequena, duas rodelas de cenoura e uma rodela de pepino são as doses mais correctas a dar
Proteína animal (Bife de frango cozido em água apenas, sem temperos, ovo cozido da mesma forma que a carne ou tenébrios): 1 vez por semana, tenébrios, uns 3 para Russo e uns 5 para Sírios, o ovo, um terço e carne cozida, um pedaço do tamanho de uma unha normal, tenha em conta que é importante estes alimentos serem correctamente dados, pessoalmente dou numa semana bife de frango, na outra tenébrios e na outra ovo, se a ração já tiver incluído proteína animal, aconselho a só dar o cálcio a baixo, pois também é uma fonte de proteína.
Cálcio (Queijo fresco, nada de queijos amarelos! Ou iogurte 100% natural, sem açucares adicionados): Quinzenalmente - Uma colher de café, ou seja, as mais pequenas.
ATENÇÃO: É muito provável que eles não estejam habituados a comer estes extras, então é extremamente importante começar de forma gradual, aumentando a cada semana um pouco da dose, até comerem a dose normal, para evitar qualquer tipo de diarreia e derivados da mesma, é aconselhável dar apenas uma das opções por dia e nunca misturar por exemplo as frutas todas no mesmo dia, como disse a cima, quanto à fruta, pessoalmente acho que a maçã faria o serviço muito bem sozinha.
Este processo deve demorar umas 2 semanas, uma vez que felizmente os Hamsters têm um sistema rápido e portanto o seu organismo irá habituar-se com facilidade à nova alimentação.
Como deve ter reparado, basicamente há um esquema, ora repare: frutas 2 vezes por semana, vegetais também, 4 dias portanto, com mais os outros dois, ficará portanto 6, ou seja, basicamente há uma dieta diária, acho importante criar uma, por exemplo:
Segunda-Feira - Proteína animal
Terça-Feira - Vegetais
Quarta-Feira - Frutas
Etc etc...
Desta forma a alimentação será sempre a mesma e não causará problemas ao Hamster.
A melhor hora para dar de comida ao seu Hamster é de noite, após as 18 horas, quando eles começam por norma a sua actividade diária.
A limpeza é importante que não exceda uma vez por semana, a limpeza da gaiola é stressante para eles e quanto mais limpeza houver, mais stress causará, tendo em conta que o alojamento deve ser grande, este não se sujará em menos de uma semana, alojamentos inadequados, ou seja, pequenos de mais, sujam-se mais depressa.
O alojamento ideal teria 80cmx40cm, aconselho a Zooplus de Espanha para adquirir a sua gaiola, sendo que aqui em Portugal é de extrema dificuldade arranjar uma gaiola deste tamanho, todas as do Zooplus Espanha são adequadas para os Hamsters!
No entanto, podemos ainda assim compensar a falta de espaço em bandeja com alguns andares, mas é bom lembrar que Hamsters preferem solo que altura, ou seja, o tamanho deveria estar em comprimento e largura e não em altura, no entanto andares são bem vindos caso a gaiola não tenha um tamanho ideal em solo, nesse caso aconselho cerca de 60cm x 40cm com dois andares, mais estreita que isto, é bom que tenha mais andares.
Para a espécie Roborovski aconselho um bom tamanho, é uma espécie mais de observação, embora tolerante ao manuseamento, não deve ser solta como as outras espécies, por isso passam mais tempo no seu alojamento, são corredores natos, passam a vida a correr e a sua melhor amiga é a roda deles mesmo, então é importante espaço para esta espécie, prefiro aquários ou caixas organizadoras para Roborovski, o solo é muito importante para eles!