Dúvidas sobre Furões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
alexandra98
Membro Júnior
Registado: quinta dez 27, 2012 8:03 pm

segunda dez 31, 2012 1:57 am

Boa noite

Sexta-feira vou buscar um furão femea com 9 meses (já domesticada), e nao podia estar mais ansiosa :D , já á meses que estou a esperar por isto! E apesar de ter feito muita pesquisa ainda há umas coisas que nao sei bem...

1º A gaiola vai estar na cozinha que de dia está sempre iluminada pela luz do sol, a partir das 7 da noite mais ou menos começamos a usar a luz artificial e só lá para 00:00 é que a desligamos. Sei que nao podem estar mais de 4 horas expostos á luz artificial (acho eu) mas a luz nao lhe vai estar a bater muito porque aquela parte da cozinha é o hall de entrada por isso a luz está na cozinha e nao no hall. Como nao vai apanhar assim TANTA luz acho que nao faz mal estar assim por 5 horas certo?

2º Á 00:00 quando apagamos as luzes ele pode ficar em quase total escuridão ou tem que ter uma luzinha?

3º Tenho 2 cadelas á frente no quintal, estão acorrentadas logo nao chegam ao pé da porta de casa e quando as soltamos também nao podem entrar em casa. 1 delas é cadela de caça e a outra nao (esta dá-se bem com todos os animais e pessoas) a minha pergunta é se posso apresentar a minha cadela que nao é de caça ao furão....Sei que com caes de caça dá mao resultado e é lógico porque tem o instinto para caçar este tipo de animal...
mas também nao sei se o furão lhe fará mal...

4º A "foroa" (nao sei se está correcto) tem 9 meses e o senhor que ma vai vender disse que já está domesticada e que nao morde, mas mesmo assim pergunto-me se com outro ambiente, outro cheiro e uma nova dona, nao me irá morder.......(não é que tenha medo de mordidelas, sei perfeitamente que se sentirem amiaçados ou se estiveram a "esborracha-los" eles mordem! mas isso é as suas maneiras de se protegerem-se)...

Por favor alguém responda porque quero estar mesmo preparada para quando ela vier :D

Obrigada pela atenção
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

segunda dez 31, 2012 3:29 am

quanto a luz leia isto: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51467

a ideia que tem quanto ao fotoperiodo deles esta muito errada!
`
quanto a apresentar ao cão depende muito do temperamento do furao, eu tomo conta de um gato vadio na casa onde tou durante o tempo de aulas, ele é super meigo e nem as minhas ratz faz mal mas ela ataca-o e nao o deixa em paz o que acaba por ser stressante para ela.

se ela é meiga ou não so indo la e brincando com ela é que pode ver.
se nao a atacar em casa do actual dono é menos provável que o faça na sua casa mas pode acontecer, nunca se sabe!
seja como for nunca perca as esperanças, dps de se habituar a nova casa e nova dona deixa de morder.
a minha foi mesmo complicada nesse aspecto mas agora é um amor autentico para mim
alexandra98
Membro Júnior

segunda dez 31, 2012 3:07 pm

Sasha99 Escreveu:quanto a luz leia isto: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51467

a ideia que tem quanto ao fotoperiodo deles esta muito errada!
`
quanto a apresentar ao cão depende muito do temperamento do furao, eu tomo conta de um gato vadio na casa onde tou durante o tempo de aulas, ele é super meigo e nem as minhas ratz faz mal mas ela ataca-o e nao o deixa em paz o que acaba por ser stressante para ela.

se ela é meiga ou não so indo la e brincando com ela é que pode ver.
se nao a atacar em casa do actual dono é menos provável que o faça na sua casa mas pode acontecer, nunca se sabe!
seja como for nunca perca as esperanças, dps de se habituar a nova casa e nova dona deixa de morder.
a minha foi mesmo complicada nesse aspecto mas agora é um amor autentico para mim
Fiquei a perceber muito mais sobre a luz que devem ter...:D

E quanto ás mordidelas já percebi que é uma questão de ganhar confiança.

Mt Obrigada!
alexandra98
Membro Júnior

segunda dez 31, 2012 4:38 pm

E outra pergunta, acham que deva comprar uma comida com estes ingredientes?:

É rico em frango e salmão. (digo isto porque nao costumam gostar muito de peixe)...

Fundamental taurina em furões e alimentação para manter seu coração saudável.
Ácidos graxos ômega 3 e 6 para um cabelo brilhante.
Extractos de Yucca que reduzem consideravelmente os odores característicos dos furões

Composição: Subprodutos animais e carne (mais de 15% de frango), subprodutos de origem vegetal, cereais, minerais, óleos e gorduras, peixes e subprodutos do peixe (mínimo 4% do salmão), levedura, Fructo-oligosaccharides e extrato de Yucca.

Componentes analíticos: 32% De proteína bruta; Gordura bruta de 17%; 2% Celulose bruta; Cinza total 7%; Cálcio 1,3%; Fósforo 1%; Vitamina a 30.000 UI/kg; Vitamina D3 1.500 UI/kg; Vitamina E 120 mg/kg; Sulfato de cobre (II) de cobre de 10 mg/kg; Taurina 1.200 mg/kg.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda dez 31, 2012 6:01 pm

Pessoalmente não sou fã de gaiolas nas cozinhas, seja de que animal for.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 01, 2013 5:27 pm

Pessoalmente não sou é fã disto:
Tenho 2 cadelas á frente no quintal, estão acorrentadas
:|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça jan 01, 2013 5:48 pm

tadinhas =/
pitx
Membro
Registado: segunda out 29, 2012 2:14 am

terça jan 01, 2013 6:43 pm

dinodane Escreveu:Pessoalmente não sou é fã disto:
x2
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça jan 01, 2013 7:56 pm

dinodane Escreveu:Pessoalmente não sou é fã disto:
Já somos duas ...
alexandra98
Membro Júnior

terça jan 01, 2013 9:30 pm

Nao posso fazer nada a isso porque elas escavam...
Mas elas são bastantes felizes e nem se importam muito em estar assim porque já estam habituadas (apesar de muitas pessoas dizerem que é muito triste e que é horrivel de se fazer a algum animal) e também nao passam o dia todo acorrentadas, nos tambem as soltamos ás vezes e damos-lhes muitos e muitos mimos diaramente...

Nao fiquem a pensar que nao vou tirar o furão da gaiola! porque vou, umas horinhas, se nao o tirasse perdia a vontade de viver nao é...

Mas de qualquer forma nao e esse o assunto porque estou aqui por isso pedia que poupassem os comentários e que quem soubesse que respondesse ao respectivo assunto...(pf nao levem a mal)...
Sasha99
Membro Veterano

terça jan 01, 2013 9:34 pm

Quanto a ração:
MHZ Escreveu:Dada a importância fundamental para a saúde destes animais, de os alimentarmos convenientemente, vou colocar algumas “dicas” que considero importantes:

Em Portugal, as rações de furão que conheço, não têm qualidade suficiente para os alimentar devidamente.
Entre as rações para furões existentes em Portugal e algumas de gatitos, é preferível que optem pelas de gatitos Premium.
Atenção que nem todas as de gatitos, são aconselhadas; aquelas que têm muitos cereais, vegetais, baixas em proteínas de origem animal, ou altas em proteínas de origem vegetal, com um teor baixo de gorduras, não são apropriadas para um carnívoro tão estrito como é o furão.

As rações de furão de melhor qualidade, terão de ser importadas, principalmente de Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, etc. Passo a mencioná-las:

FerretTastic, Vitalin; Totally Ferret Baby (dar preferência à de Baby que à de adultos); James Wellbeloved; ZuPreem;Frettchen 4you Premiun; Frettchen 4you Ultima; Kennel nutritions Ferret Junior; Kennel Nutritions Ferret; Happy Ferret; Marshall europeia.

Se desconfiam que o vosso furanito é alérgico ao frango (algo normal)optem só pela ração de James Wellbeloved ou pela Holistic Select Ferret de Eagle.

Abaixo lembro as rações para gatitos existentes em Portugal e que aconselho. Mas relembro que devem de complementar com vitaminas e ácidos gordos:

Orijen de gato; Eukanuba Kitten; Acana Kitten e Acana Adult (esta para os que necessitam de menos proteínas) e Royal Canin Baby Cat 34 de gatinhos para os bebés ou para complementar a alimentação de uma furanita em gestação (pelo seu teor mais elevado em cálcio).

Aconselho vivamente, a todos os donos de furões, que leiam o tópico abaixo, para uma melhor compreensão do que foi dito acima e onde se explica como alimentá-los e as suas necessidades nutricionais: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=27444

Se porventura, eu estiver enganada e já cá existirem à venda, rações que desconheço, agradeço que mo façam saber.

Se tiverem dúvidas sobre a qualidade da que estão a dar, coloquem aqui as percentagens das proteínas, gorduras e fibras e os 6 primeiros ingredientes pela ordem em que se encontram no rótulo, que com gosto, vos ajudo a esclarecer.
conheço uma de gatinhos tambem muito boa que se chama Applaws.

se quiser sites envie pm
Sasha99
Membro Veterano

terça jan 01, 2013 9:41 pm

quanto a essa raçao que indicou tem muito pouca proteína e alem disso tem demasiados produtos de origem vegetal.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça jan 01, 2013 11:34 pm

alexandra98 Escreveu:Nao posso fazer nada a isso porque elas escavam...
Mas elas são bastantes felizes e nem se importam muito em estar assim porque já estam habituadas (apesar de muitas pessoas dizerem que é muito triste e que é horrivel de se fazer a algum animal) e também nao passam o dia todo acorrentadas, nos tambem as soltamos ás vezes e damos-lhes muitos e muitos mimos diaramente...(...)
É natural que os cães façam isso, é a natureza deles escavar, ladrar, roer, largar pelo, mas eles não podem escolher os donos, mas os donos podem escolher não os ter em vez de os ter e obriga-los a passar o tempo acorrentados( mimos diarios uns minutos e soltar de vez em quando, não atenua nem um bocadinho o martirio a que são obrigados o resto das 24 horas do dia)...isso é que não é natural, nem é gostar deles. Quando reparar que o furão tem um cheiro forte e característico o que faz, mete numa gaiola na rua?
alexandra98
Membro Júnior

quarta jan 02, 2013 1:18 am

Bondage2010 Escreveu:
alexandra98 Escreveu:Nao posso fazer nada a isso porque elas escavam...
Mas elas são bastantes felizes e nem se importam muito em estar assim porque já estam habituadas (apesar de muitas pessoas dizerem que é muito triste e que é horrivel de se fazer a algum animal) e também nao passam o dia todo acorrentadas, nos tambem as soltamos ás vezes e damos-lhes muitos e muitos mimos diaramente...(...)
É natural que os cães façam isso, é a natureza deles escavar, ladrar, roer, largar pelo, mas eles não podem escolher os donos, mas os donos podem escolher não os ter em vez de os ter e obriga-los a passar o tempo acorrentados( mimos diarios uns minutos e soltar de vez em quando, não atenua nem um bocadinho o martirio a que são obrigados o resto das 24 horas do dia)...isso é que não é natural, nem é gostar deles. Quando reparar que o furão tem um cheiro forte e característico o que faz, mete numa gaiola na rua?
Como deve imaginar eu sei o que os caes tem tendencia para fazer devido a ter nascido rodeada por eles.......E é claro que nao as gosto de ver acorrentadas, e as vezes quando as solto por umas horas, quando eles veem ficam logo todos chatiados por isso e que as solto menos tempo e num sitio com menos espaço ou vou dar grandes passeios com elas....coisas que elas adoram....
Acredito que um cao consegue ser inteiramente feliz acorrentado desde que tenha sido ensinado desde pequeno e que receba muitos mimos e umas caminhadas.....Se nao acredita pode ir ao meu perfil ver o que escrevi sobre as minhas cadelas...

Outra coisa, nao julge que nao sei nada sobre furões, porque estive meses a fazer pesquisas sobre eles, agora que sei que posso ter um é que estou a aprofundar.......E um furão nao é um cão.
Sei perfeitamente que é preciso lavar a gaiola, lipar as mantas - limpar tudo o que está na gaiola, lavar o furao e claro muito mais......e se visse que o meu furão cheirava mal lavava tudo o que estivesse na gaiola porque uma enorme parte do cheiro do furão deve-se ó que está na gaiola.....e nunca o poria na rua....

Outra vez, agradecia de terminassemos já aqui a conversa porque 1º sao opinioes e 2º nao é o assunto que estava á procura...Se quiser falar comigo sobre isto faça-o em mensagem privada. Uma vez mais, desculpe se pareci ofensiva e espero que nao leve a mal, sao apenas opinioes.
alexandra98
Membro Júnior

quarta jan 02, 2013 1:24 am

Sasha99 Escreveu:Quanto a ração:
MHZ Escreveu:Dada a importância fundamental para a saúde destes animais, de os alimentarmos convenientemente, vou colocar algumas “dicas” que considero importantes:

Em Portugal, as rações de furão que conheço, não têm qualidade suficiente para os alimentar devidamente.
Entre as rações para furões existentes em Portugal e algumas de gatitos, é preferível que optem pelas de gatitos Premium.
Atenção que nem todas as de gatitos, são aconselhadas; aquelas que têm muitos cereais, vegetais, baixas em proteínas de origem animal, ou altas em proteínas de origem vegetal, com um teor baixo de gorduras, não são apropriadas para um carnívoro tão estrito como é o furão.

As rações de furão de melhor qualidade, terão de ser importadas, principalmente de Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, etc. Passo a mencioná-las:

FerretTastic, Vitalin; Totally Ferret Baby (dar preferência à de Baby que à de adultos); James Wellbeloved; ZuPreem;Frettchen 4you Premiun; Frettchen 4you Ultima; Kennel nutritions Ferret Junior; Kennel Nutritions Ferret; Happy Ferret; Marshall europeia.

Se desconfiam que o vosso furanito é alérgico ao frango (algo normal)optem só pela ração de James Wellbeloved ou pela Holistic Select Ferret de Eagle.

Abaixo lembro as rações para gatitos existentes em Portugal e que aconselho. Mas relembro que devem de complementar com vitaminas e ácidos gordos:

Orijen de gato; Eukanuba Kitten; Acana Kitten e Acana Adult (esta para os que necessitam de menos proteínas) e Royal Canin Baby Cat 34 de gatinhos para os bebés ou para complementar a alimentação de uma furanita em gestação (pelo seu teor mais elevado em cálcio).

Aconselho vivamente, a todos os donos de furões, que leiam o tópico abaixo, para uma melhor compreensão do que foi dito acima e onde se explica como alimentá-los e as suas necessidades nutricionais: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=27444

Se porventura, eu estiver enganada e já cá existirem à venda, rações que desconheço, agradeço que mo façam saber.

Se tiverem dúvidas sobre a qualidade da que estão a dar, coloquem aqui as percentagens das proteínas, gorduras e fibras e os 6 primeiros ingredientes pela ordem em que se encontram no rótulo, que com gosto, vos ajudo a esclarecer.
conheço uma de gatinhos tambem muito boa que se chama Applaws.

se quiser sites envie pm
Muito obrigada outra vez pelo esclarecimento :D realmente em Portugal tenho visto umas com leite e muito mais....!

Vou pesquisar agora aquelas rações :)
Responder

Voltar para “Exóticos”