Versele Laga = guloseimas? - chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
steve2012
Membro Júnior
Registado: terça dez 18, 2012 3:40 pm

quinta jan 17, 2013 3:59 pm

Boa tarde a todos...

Estou a tentar fazer a transição de comida da minha chinchila de Versele Laga Nature para Beaphar Care + porque o veterinário aconselhou-me que seria uma boa mudança uma vez que a Versele Laga tem muitas guloseimas e as chinchilas escolhem a comida, acabando por apenas comer as guloseimas... A transição é feita do seguinte modo: nos primeiros 5 dias - 3 colher de sopa de Versele e 1 de Beaphar; do 6ªdia ao 10ºdia - 2 colheres de sopa de Versele e 2 de Beaphar; do 13º dia ao 22º dia - 1 colher de sopa de Versele e 3 de Beaphar; até que no 23º dia é suposto eu colocar apenas a Beaphar. O que é certo é que me aconselharam esta ração porque tem um cheiro que para as chinchilas que estão habituadas a comer sementes (Versele Laga Nature) é melhor... O que é certo é que a minha chinchila ainda não tocou sequer na comida e já vou 10ºdia... É normal? A minha chinchila não estará a passar fome? Ela nem toca na comida...

Agradeço a vossas respostas e digam se já experienciaram coisa semelhante, obrigada :)
Última edição por steve2012 em quinta jan 17, 2013 5:48 pm, editado 1 vez no total.
Filipa_lpg
Membro
Registado: domingo jun 05, 2005 9:02 pm
Duas ratazanas:
a Violeta e a Dora
No céu:
Salema (hamster sirio) Luna, Ch

quinta jan 17, 2013 4:15 pm

Eu também não gosto muito da linha versele laga nature, a para ratazana tem muitas sementes de girassol e parece-me demasiado "gorda" no geral...

Se continua a fazer a mistura como deve ser penso que mais cedo ou mais tarde o bicho irá ter de se resignar com o que tem para comer :P

O melhor é acrescentar "chinchila" no assunto do tópico para que os experts das chins o possam ajudar :)
steve2012
Membro Júnior

quinta jan 17, 2013 5:50 pm

Olá, obrigada pela dica. Nem tinha reparado.

Assim espero que tenha razão!
sergiofrpe
Membro
Registado: quarta jan 02, 2013 12:39 pm

quinta jan 17, 2013 8:37 pm

A verselle laga nature é uma comida otima. Quanto às guloseimas é muito simples de resolver, que é o que eu faço: de cada vez que encho os comedouros, retiro o excesso de guloseimas. Aproveito depois e dou de vez enquando durante os passeios deles. Faço isso sobretudo com cenoura e maçã desidratada que vem na comida. O botao de roseira deixo sempre pois vem em pequenas quantidades e até é benéfico para eles, inclusivé no desgaste dos dentes.

Dos criadores profissionais que conheço todos dão às suas chinchilas verselle laga nature.
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta jan 17, 2013 8:43 pm

Há uns anos dava a Chinchila Duo à minha chinchila. Entretanto acabou essa ração e de algumas que experimentei, só comeu bem a Nature, que é a que uso há alguns anos. Quanto às guloseimas, já trouxe mais. Neste momento não traz muito.

Como disse o sergiofrpe, pode retirar as guloseimas que ache que são em excesso e dar noutro dia. Faço isso com a cenoura, maçã desidratada (às vezes traz pedaços enormes e corto ao meio) e a alfarroba. De resto deixo ficar. Os botões de roseira são raros e nunca retiro. Ele despeja o comedouro, não se faz de esquisito. Só complemento a Nature com os cubos de alfafa 3 vezes por semana.

Das pessoas com chins que conheço, quase todos dão a Chinchila Nature. Veja se o animal está a passar forme. Tenha sempre feno à dispoisção.
steve2012
Membro Júnior

quinta jan 17, 2013 8:48 pm

Obrigada desde já pelas vossas respostas... A minha dúvida é mesmo se o bicho não está a passar fome... Vou cumprir o "programa" até ao fim (caso nao observe mudanças nas fezes etc) e logo vejo se a chinchila se adapta à ração ou não. Caso não consiga fazer isso terei que voltar à Nature e retire as guloseimas...

Apenas me têm dito que a ração tem muita gordura que lhes faz mal, enquanto que há outras rações que têm menos... Já não sei onde li que diminuia a longevidade das chinchilas...

Aguardo as vossas respostas :!:
chinchilavis
Membro Veterano

quinta jan 17, 2013 10:45 pm

Se levar o programa até ao fim e depois tiver de dar novamente só a Nature, não se esqueça que tem de fazer a transição gradual.

Tenha sempre feno à disposição. Conte os pedacinhos de ração que lhe deita e os que ele come (às vezes deitam-nos para o chão).
steve2012
Membro Júnior

quinta jan 17, 2013 10:47 pm

Eu tenho sempre o feno à disposição, como é lógico. A questão é que ela não toca sequer na comida "nova"...
chinchilavis
Membro Veterano

quinta jan 17, 2013 11:08 pm

Se não come mesmo nenhum pedaço da comida nova, se calhar é melhor ponderar voltar à alimentação que tinha antes. É que quando eles teimam que não gostam, não comem mesmo.

Aguarde mais opiniões. Eu há anos (desde que acabou a Duo) que dou a Nature (com os cuidados que já referimos) e não tenho tido problemas, felizmente. Sei que antes a Nature trazia imensas guloseimas mas agora parece-me equilibrada.

E os chins adoram a Nature!
steve2012
Membro Júnior

sexta jan 18, 2013 11:56 am

Antes a chinchila só comia a maior parte das guloseimas da ração, agora come as guloseimas e a ração propriemente dita da Versele Laga... Será sinal que era vê que a quantidade da comida está a diminuir e se está a adaptar? Apesar disso, ela ainda não tocou na ração nova...
sergiofrpe
Membro

sexta jan 18, 2013 6:58 pm

chinchilavis Escreveu:Se não come mesmo nenhum pedaço da comida nova, se calhar é melhor ponderar voltar à alimentação que tinha antes. É que quando eles teimam que não gostam, não comem mesmo.

Aguarde mais opiniões. Eu há anos (desde que acabou a Duo) que dou a Nature (com os cuidados que já referimos) e não tenho tido problemas, felizmente. Sei que antes a Nature trazia imensas guloseimas mas agora parece-me equilibrada.

E os chins adoram a Nature!

A antiga DUO não é a actual Versele-laga pro (degus + chinchilas). É que eu acho que é. E se for mesmo, sei onde comprar. É vendida a saco avulso.
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

sábado jan 19, 2013 1:17 pm

A antiga Nature(acabou á cerca de dois anos) realmente trazia demasiadas guloseimas, mas o nova Nature que está no mercado há dois anos é bastante equilibrada. As minhas em tempos comiam mistura da Nature e da Duo. A Duo que existia não é igual a nível de composição da nova que dá para chinchilas e Degus, embora alguns logistas digam que é igual, é parecida mas na forma do granulado.
steve2012
Membro Júnior

sábado jan 19, 2013 2:21 pm

ok, muito obrigada pelas dicas. Se ele não se adaptar à Beaphar fico mais descansada em saber que a Nature não é tão má quanto eu pensava :!:
sergiofrpe
Membro

sábado jan 19, 2013 7:38 pm

steve2012 Escreveu:ok, muito obrigada pelas dicas. Se ele não se adaptar à Beaphar fico mais descansada em saber que a Nature não é tão má quanto eu pensava :!:
Desculpa la mas distorcest um pouco as nossas palavras. Ninguem aqui disse que ela não era muito má. A generalidade da pessoas disse-te sim que a nature é muito boa. E como ja foi dito, qualquer excesso de guloseimas é facilmente retirado à mão.
steve2012
Membro Júnior

sábado jan 19, 2013 11:09 pm

Não distorci, apenas a ideia que eu tinha é que a Versele Laga Nature era muito má. Daí ter dito: "a Nature não é tão má quanto eu pensava!". Penso que é explicito o que eu queria dizer!...
Responder

Voltar para “Exóticos”