Chinchila ou Porquinho da India ... Ajuda !!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
igor92
Membro Júnior
Registado: quarta mar 14, 2012 1:13 am

quarta mar 20, 2013 9:19 pm

Ola , Boa tarde

Amigos , gostaria da ajuda da experiencia de voces para me ajudarem a toma ruma decisão.

Eu ja criei roedores de porte pequeno antes , como hamster sirio , hamster anão e gerbos ... so que percebi que eles são roedores um tanto quanto independentes , ou seja , não curtem muito ficar na mão , e eles se reproduziram muito , e por aumentarem a população acabavam acarretando um maior gasto de comida , e material de forragem

Eu moro em apartamento "pequeno" , e não posso te rum cão por conta do espaço , e nem gato porque minha mãe e nem eu gostamos muito de gatos , muito menos répteis porque minha mae tem "Nojo" :? , então como eu sempre quis ter um animalzinho que pudesse ser meu companheiro , e fosse meio que parecido com um cão , eu pensei justo nos roedores , so que de porte maior , algo como uma chinchila ou porquinho , ou algo semelhante , só que eu queria a ajuda de voces para me ajudarem a escolher um companheiro para mim

primeiro ( sei que a mensagem vai ficar grande , mas quero esclarecer a minha situação para facilitar a ajuda de vocês ) bom eu moro no Brasil , numa cidade um tanto quanto quente ( bem quente por sinal ) , eu trabalho pela manha ( das 6:00 às 10:30 ) , fico em casa das 11:00 às 12:30 , faço curso pela tarde das 13:30 às 18:30 , e fico em casa das 19:30 em diante , por ter que levantar cedo para trabalhar eu tenho que dormir o mais cedo possivel ( mas não durmo antes das 00:00 rsrsrsrs ) , bom basicamente é esta a minha rotina

quanto ao espaço que disponho , o alojamento terá que ficar no meu quarto , e meu quarto não é muito grande , ou seja tem que se rum alojamento que ainda confortável ao animalzinho , tenha que ser compatível ao quarto .... observei que para porquinhos , recomenda-se um cercadinho no chão , e o único espaço no chão que disponho e o equivalente a 1mx50cm , .... eu tenho um aquário de 100x50x40 ( CxLxA ) onde eu criava os pequenos roedores ... não sei se um dos dois pode ser mantido neste aquario ( a tampa e uma tampa de tela de arame que eu fiz ) .

infelizmente , quanto à chinchila , por esta te rum preço absurdamente caro aqui na minha cidade , não poderei comprar mais de uma , e quanto aos porquinhos , não sei se o espaço que disponho e grande o suficiente para comportar 2 porquinhos , .. ou seja , tecnicamente terei que manter apenas 1 indivíduo ....

Agora algumas duvidas

1: Posso manter apenas um individuo no recinto ? quais problemas podem acontecer se ficarem sozinhos ?

2: Qual dos dois mais se assemelha a um cão no sentido de socialização com o dono ?

3: esse aquário pode ser utilizado como recinto para algum deles ?

... bom queria pedir que com base nas informações fornecidas por mim , vocês pudessem me indicar e me auxiliar , em relação a qual opção se encaixa melhor levando em conta a minha rotina e espaço disponível .... ou se vocês tem alguma outra sugestão mais acessível ?

Bom , me perdoem pelo tamanho do post , mas e que eu pensei que se vocês soubessem da minha situação ficaria mais fácil de ajudar .... se conhecerem algum outro post semelhante que por ventura possa vir a tirar minha dúvida com clareza , por favor me passem o link , e por que não disponho de tempo suficiente na internet para realizar uma busca mais detalhada ... li apenas artigos voltados para a manutenção de cada espécie , por tanto tudo serve de ajuda ...

Abraços !!
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quinta mar 21, 2013 3:48 pm

Ola,

penso que nenhum dos dois sera um animal ideal.

O porquinho da-se mal com o calor.
Precisa de uma gaiola com espaco e bem ventilada - o aquario eh pessima ideia.
Convem ter 2 do mesmo sexo, senao tem criacao desenfreada.
O porquinho tem de ter racao propria reforcada com vitamina C, e tem de comer vegetais.
A gaiola tem de ser limpa com frequencia, senao cheira mal.
1 porquinho sozinho sobrevive, mas 2 sao mais felizes.
Pense, o que ele fica a fazer enquanto esta sozinho? Eh uma vida chata, ate porque eles dormitam, comem e estao em actividade o dia todo.

Aqui o maior problema eh o calor e ter pouco espaco no quarto.

As chinchilas sao animais mais fugidios e tem o periodo de actividade durante a noite. Isso ia perturbar o seu sono.
Precisam de gaiolas grandes em altura.

Ja pensou num coelho?

Cump,
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quinta mar 21, 2013 9:41 pm

duas ratazanas do mesmo sexo
sergiofrpe
Membro
Registado: quarta jan 02, 2013 12:39 pm

quinta mar 21, 2013 10:41 pm

Chinchila está fora de questão. A chinchila não é como o porco da indica ou como o coelho que necessitam de mais espaço horizontal. Ao contrário destes a chinchila necessita de altura para poder saltar, o que implicaria prateleiras. Ou seja, o aquário alem de ser mal ventilado não permite que se ponham prateleiras.

Em minha opinião podias colocar peixes dentro do aquário. Afinal foram feitos para esse fim.

Se o teu espaço é pouco opta antes por um roedor de pequeno porte pois é preferivel teres um pequeno a viver do que um grande a sobreviver.
igor92
Membro Júnior

sexta mar 22, 2013 1:39 am

Pessoal , muitíssimo obrigado pela ajuda de vocês

realmente , se 26° é uma temperatura demasiada alta para estes bichinhos , se torna fora de questão aqui na minha cidade que chega facil nos 27°28° , ainda bem que me alertaram quanto a temperatura

Bom , eu ja pensei em roedores menores , mas eu queria um que tivesse mais interação comigo , e não fosse tão exigente quanto a cuidados , tipo , um que seja resistente , mas que goste de carinho , eu sei que as rats podem se ruma boa opção , mas elas podem viver num aquário ? são carinhosas com os donos ? tipo gostam de colo e carícia ? ... acho que quanto a ratazanas o maior problema será convencer minha mãe , afinal , continuam sendo " RATOS " , e a quele rabo pode nao ser bem aceito por minha mae rsrsrsrs

agora quanto aos coelhos , seriam os anões não é ? posso manter somente um ? eu pretendo dedicar cerca de uma hora a ele ( sempre que possível , pois podem aver imprevistos também ) se sim ... onde manter um mini-coelho ? tem que ser em cercadinho como o do porquinho , ou uma gaiola ? quais as dimensões ? e qual tamanho eles alcançam ? e como é sua interação com o dono ? precisa de vacina ou visitas frequentes à vets ? e quanto ao calor ? são tolerantes ? ou terei problemas ?

Novamente , muito agradecido a todos vocês ,foi de imensa utilidade , afinal e sempre bom agregar experiencias e construir conhecimento .
Abraços !!
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta mar 22, 2013 11:00 am

As ratazanas podem viver num aquário, desde que seja suficientemente grande, mas o ideal é acoplar uma gaiola por cima do aquário, pois gostam de alturas e é mais arejado :)

Convém ter sempre duas pois serão imensamente mais felizes!

Sim, se escolher um par de ratazanas que tenham sido bem socializadas e habituadas a gente, adoram colo, carícia e brincadeira! Até dá pra treinar e ensinar alguns truques.

http://www.youtube.com/watch?v=zP6Kh6N8a7k

Se tiver interesse em saber mais sobre as ratz vá explorando os links na minha assinatura, têm alguma informação. No fórum Ratz também teremos todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida!

Quanto ao coelho anão, tem muitas raças que podem escolher. Eu tenho um par de coelhinhos teddy mas vivem em gaiolas separadas. Esses convém ter só um mesmo ou ter separados, pois são muito territoriais.

O coelho convém manter numa gaiola grande. O tamanho que alcançam depende da raça que escolher. Um coelho manso vai gostar de companhia e das festas do dono. Os coelhos não são tolerantes ao calor... nem as ratz! Ambos resistem melhor ao frio que ao calor. Ambos podem precisar de vet. O coelho precisa de vacinas, a ratazana não, mas ambos como é obvio podem ficar doentes e precisar de vet.

Boa sorte na sua escolha ;)
igor92
Membro Júnior

sexta mar 22, 2013 1:08 pm

Obrigado por sua ajuda

Quanto as ratz , ja falei com a minha mãe , e definitivamente não vai dar rsrsrs , ela disse que tudo menos rato kkk

quanto aos coelhos , me parecem uma boa , mas não queria um animalzinho que necessite de vacinas e tudo mais , queria algo de manutenção o mais simples possível , mas vejo que enfrento um grande problema que é o calor , então acho que vou optar por não manter um roedor de porte grande .... acho que vou opta por montar um aquário mesmo , vou me desfazer dos meus Gerbos ( está se tornando complicado mante-los , pois não estou dispondo de muito tempo ) e então depois de arranjar um bom lar para eles eu vou investir na construção de um aquario , pois como ja tenho um espaço predeterminado , não vou enfrentar muitos problemas , e também posso combater o calor com coolers que gastam pouca energia , e fica mais fácil no caso de viagens afinal como cuidado básico envolve dar comida e desligar e ligar as luzes , coisas que posso fazer com times rsrsr

no mais muito obrigado pela ajuda , foi de imensa importancia na decisão , ainda que eu fique um pouc chateado por não poder adiquirir um roedor de porte maior no momento , prefiro assim do que teimar em adiquirir

Abraços !! e muito obrigado pela ajuda
Responder

Voltar para “Exóticos”