ola ofereceram me duas porquinhas da india e tao as duas prenhas com umas barrigas enormees.
a minha duvida é elas podem taar as duas juntas quando tiverem os bebes? e posso por uns paninhos para elas fazerem uma caminha para elas?
porquinhas da india prenhas
Olá nana!
Antes demais boa sorte com essas porquinhas.
Bom, começando pelo alojamento...
É aconselhado usar um cercado, feito com grades e com o tamanho minimo de um porquinho de 90x90 e dois porquinhos de 120x90.
Não use gaiolas, pois são todas muito pequenas para estes animais porque eles gostam de correr, pipocar e exercitar.
Forre a gaiola com duas camadas de toalhas e por cima com tecido 100% poliester, este pano absorve bem o xixi e os porquinhos nao ficam sujos por andar por cima dele.
Num cantinho coloque um tabuleiro com feno. Eles necessitam de feno disponivel 24 horas.
Não sei se lhes fornece Vit C diariamente, mas aconselho vivamente.
Agora respondendo à sua questão:
Evite pegar nelas, mas separe-as, porque provavelmente não terão o parto juntas, e durante ele, pode acontecer que a porquinha que ainda não teve filhos ajude a outra e pode até perder a vontade de ter os seus prórpios filhos.
Não precisa de das paninhos para elas fazerem uma caminha, faça voce um aconchego.
Elas estão de quantas semanas cada uma? E qual a idade de cada uma?
É aconselhado usar um cercado, feito com grades e com o tamanho minimo de um porquinho de 90x90 e dois porquinhos de 120x90.
Não use gaiolas, pois são todas muito pequenas para estes animais porque eles gostam de correr, pipocar e exercitar.
Forre a gaiola com duas camadas de toalhas e por cima com tecido 100% poliester, este pano absorve bem o xixi e os porquinhos nao ficam sujos por andar por cima dele.
Num cantinho coloque um tabuleiro com feno. Eles necessitam de feno disponivel 24 horas.
Evite pegar nelas, mas separe-as, porque provavelmente não terão o parto juntas, e durante ele, pode acontecer que a porquinha que ainda não teve filhos ajude a outra e pode até perder a vontade de ter os seus prórpios filhos.
Não precisa de das paninhos para elas fazerem uma caminha, faça voce um aconchego.
Sim, convem separar os filhotes machos no maximo 21 dias depois, mas se vir que eles andam a "montar" nas femeas, separe logo.DraCz93 Escreveu:Laua Escreveu:Olá nana!
Existem gaiolas em portugal com cerca de 140x100.. por isso pode optar ou por cercado ou por gaiola sim, desde que tenha as medidas necessarias que sao:
80x60 para 1 porquinho
100x60 para 2 porquinhos
120x60 para 3
120x80 para 4
relembrando que quanto maior melhor!!!
Quanto a forração cada um sabe o que é melhor para si... Mas o aconselhado é comprar manta polar ou outro tecido 100% poliester que drena a urina.. ou seja, mete jornais por baixo e em cima o tecido que dessa maneira o tecido polar ira drenar a urina para o debaixo que por sua vez o ira absorver.
Bom, o meu conselho é separa-las durante a gravidez e reforçar a vitamina C que lhes dá para 5 gotinhas por dia!
Depois de os bebezinhos acabarem a fase de desmame volte as 2/3 gotinhas e nao se esqueça de separar os machos das femeas porque os machos apos o desmame e as vezes ate antes ja tentam "montar" na propria mae
Por isso ja sabe! tem que ter pelo menos 2 cercadinhos (1 para machos e outro para femeas) e longe um do outro para os machos nao ficarem stressados quando as femeas entrarem no cio...
Cumprimentos
É claro que cada um escolhe a sua forração e mesmo a gaiola, eu só dei uma sugestão do que acho ser melhor.