Ajuda com ouriços cacheiros bébes(?!)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
filipe007
Mensagens: 3
Registado: domingo jun 02, 2013 9:43 pm

domingo jun 02, 2013 9:52 pm

Olá!!

Há dois dias apareceram-me 3 ouriços-cacheiros no jardim...

Parecem-me ainda bebés: medem cerca de 10 cm, têm dentes mas ainda muito pequenos, andam com dificuldade, estão quase sempre a dormir (eu sei que são noctivagos, mas mesmo assim...)

Não encontrei a mãe, nem toca... não faço ideia de onde terão saído....



Depois de alguma pesquisa arranjei-lhes um espaço onde podem ficar quentes e limpos e comecei a alimentá-los com leite (leite artificial para bébes, a minha bébe não se importa de partilhar e elimino o possível problema da lactose) e boiões de fruta também para bébe.


As minhas dúvida são:

- Que quantidade de leite / fruta é que devem ingerir....

Tenho-lhes dado uma média de 5 cc de leite alternado com fruta de 8/8 horas, será suficiente?

- Dou-lhes água à parte?


Obrigado.....
ambv
Membro Veterano
Mensagens: 1429
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo jun 02, 2013 10:34 pm

mesmo que queira não a posso ajudar. Já vi ouriços caixeiros onde moro, mas não faço a mínima ideia como tratar bébés. Mas sei que existe na arca foristas já com uma certa experiência.

Só uma pergunta: de certeza de que são órfãos? Não andará a mãe pela zona?
filipe007
Mensagens: 3
Registado: domingo jun 02, 2013 9:43 pm

domingo jun 02, 2013 10:42 pm

ambv Escreveu:
Só uma pergunta: de certeza de que são órfãos? Não andará a mãe pela zona?
Não sei...

Já os coloquei várias vezes no local onde os encontrei no jardim... mas nada de mãe.... também não encontro possível toca em lado nenhum...

Não os posso deixar lá sem vigilância... não sei o que os muitos gatos que passam pelo meu relvado lhes poderiam fazer....
ambv
Membro Veterano
Mensagens: 1429
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo jun 02, 2013 10:45 pm

Pois, não me estava a lembrar do problema dos gatos... Mas mesmo que a mãe ande por perto, penso que não se atreva a aproximar-se com humanos por perto. Sou leiga neste assunto de ouriços :| E quanto à toca penso que não deve ser fácil saber onde está.
filipe007
Mensagens: 3
Registado: domingo jun 02, 2013 9:43 pm

domingo jun 02, 2013 10:47 pm

ambv Escreveu:Pois, não me estava a lembrar do problema dos gatos... Mas mesmo que a mãe ande por perto, penso que não se atreva a aproximar-se com humanos por perto. Sou leiga neste assunto de ouriços :|
Sim concordo,

Mas eu deixo-os lá e fico a ver fora de vista....
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 07, 2013 10:50 pm

Os ouriços são noctívagos...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

biglady
Membro Veterano
Mensagens: 1196
Registado: sexta out 10, 2008 5:16 pm

sábado jun 08, 2013 7:12 am

olá contate esta associação que o ajudará
https://www.facebook.com/amigospicudos?ref=ts&fref=ts
o pit bull tambem <strong>ama</strong>
biglady
Membro Veterano
Mensagens: 1196
Registado: sexta out 10, 2008 5:16 pm

sábado jun 08, 2013 7:14 am

essa associação é no norte ,aqui em lisboa tem este amigo ,que tb já me ficou com três ouriços ,recuperou-os e libertou-os em zona protegida.mta sorte com eles se são mesmo bebes não andará a mae á sua procura?
https://www.facebook.com/alex.barreto.9 ... ts&fref=ts
o pit bull tambem <strong>ama</strong>
karina1988
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quarta ago 28, 2013 6:20 pm
Localização: Pika

quinta ago 29, 2013 2:51 am

:cry:
Que pena já vir tarde a este tópico.
Quando se encontra ouriços caixeiros o melhor é contactar a GNR (SEPNA) mas estes pequeninos quase de certeza q estavam bem de saúde não era necessário ajudar eu sei q a intenção era a melhor mas o leite convém ser de cabra ou gato e são quantidades certas de x em x horas, temos de massajar a barriguinha depois de comerem com um cotonete com agua quente para eles fazerem coco,para estimular os intestinos igual ao q mae iria fazer com a lingua etc é muito dificil criar um ouriço pequenino mas 10 cm já são bem grandotes, geralmente pesar é o melhor mas sendo verão não há problema em relação a não estarem no peso ideal. Junho e Julho é a altura em q a primeira ninhada fica independente esta não é preocupante, as ninhadas que aparecm em outubro sim são porque muitos não chegam a atingir o peso ideal para hibernarem. :wink:
o que podia ter feito era deixar ração de gato humida e seca lá fora.
Esses pequeninos estavam com a mae quase de certeza a dar os primeiros passos fora da toca e a mae devia andar a caçar uns grilitos ou acabaram de deixar as saias da mãe e estavam explorando à procura de comida e escolhendo o seu território, tremelicavam um pouco ao andar pq é normal nos bebés andarem de forma meio esquisita, desde q não estejam a cair para os lados estão bem de saude, ou podia ser uma noite mais fresquinha talvez, isso também os faz tremelicar um pouco ao andar.
Espero q eles estejam bem. :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”