1° Hamster

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Catiia
Mensagens: 1
Registado: segunda jul 08, 2013 10:40 pm

quarta jul 10, 2013 9:26 pm

Ola,
Eu este fim de semana recebi um hamster, apesar de gostar muito dos peqenos roedores não sei muito sobre eles, gostaria qe me dessem uma ajuda dando dicas do qe lhe dar de comer, sem ser o comer base, o qe meter no fundo da gaiola (neste momento tenho papel higienico rasgado em peqenos bocados).
Comprimentos
Catiia




P.s: peço desculpa pelo portugues mal escrito mas tenho deslexia e muita dificuldade em escrita. :? [/b][/list]
luisrr
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: segunda ago 20, 2012 4:49 pm
Localização: hamster, cágado, shubunkii, cão, caturra, rolas. E plantas carnívoras, embora não

quarta jul 10, 2013 10:54 pm

ola, eu acho que deverias fazer como faço com o meu ou minha, desconfio que seja mais uma :lol:
eu meto no fundo areia daquelas para os gatos, e costumo por o rolo de cozinha ou de papel higienico, para ela roer e fazer um abrigozinho, acho que serve sempre bem para estimular os dentinhos e para ter alguma actividade, de resto sempre um bebedoro com água e um recipente com comida, eu deixo que o meu hamster coma tudo antes de voltar a por outra vez mais comida :wink:
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quarta jul 10, 2013 11:28 pm

Isto que vou postar vai ser um pouco grande, mas é importante, no entanto para começar aconselho a não usar a areia de gato aconselhada a cima, uma vez que tem muito pó e produtos químicos que podem matar o Hamster, já a própria para eles é um pouco perigosa, a de gato é portanto péssima.

Em primeiro lugar, a regra mais importante: Um Hamster por gaiola.
Ou seja, precisará de uma gaiola adequada para cada Hamster se pretender ter mais depois desse.

Hamsters são animais territoriais e portanto lutam até à morte por território


A alimentação deve ser equilibrada, uma boa mistura de ração extrusada e mistura de sementes, é muito importante que não dê muito dessa mistura ao Hamster, pois causa obesidade, uma mistura com poucas sementes de girassol e com pouco milho seria excelente, retire todo o milho da mistura, uma vez que o milho além de vir fungado na maior parte das vezes, ajuda a desenvolver tumores, a extrusada são aqueles pedaços de ração parecida a ração de cão ou gato, esta será a alimentação principal, deverá ter aproximadamente 80% de extrusada, 10% de mistura de sementes e 10% dos extras diários (ler mais a baixo) diariamente, esta alimentação não deve ser substituída pelos extras e etc! É a principal, a que deve estar sempre no comedouro!
Para Sírio, cerca de 10gr, para Anões Russos e Chineses cerca de 6gr e para Roborovski aproximadamente 4gr por dia.

Agora passemos ao necessário para uma boa dieta, Hamsters devem também comer: Proteína animal, vegetais, fruta e cálcio.
As doses devem ser as seguintes:
Fruta (Maçã, pêra, eu pessoalmente prefiro dar maçã apenas, não é aconselhado dar muito tipo de frutas, portanto eu escolheria só uma mesmo, para evitar problemas de diarreia e derivados dela): 2 vezes por semana, em pedaços pequenos, uma rodela fina de maçã por exemplo, NADA de caroços.

Vegetais (Brócolos, cenoura, pepino, neste caso eu dou todos estes 3, num dia da semana dou Brócolos e cenoura e num outro dia da semana pepino): 2 vezes por semana, uma árvore de brócolos pequena, duas rodelas de cenoura e uma rodela de pepino são as doses mais correctas a dar

Proteína animal (Bife de frango cozido em água apenas, sem temperos, ovo cozido da mesma forma que a carne ou tenébrios): 1 vez por semana, tenébrios, uns 3 para Russo e uns 5 para Sírios, o ovo, um terço e carne cozida, um pedaço do tamanho de uma unha normal, tenha em conta que é importante estes alimentos serem correctamente dados, pessoalmente dou numa semana bife de frango, na outra tenébrios e na outra ovo

Cálcio (Queijo fresco, nada de queijos amarelos! Ou iogurte 100% natural, sem açucares adicionados): Quinzenalmente - Uma colher de café, ou seja, as mais pequenas.

ATENÇÃO: É muito provável que eles não estejam habituados a comer estes extras, então é extremamente importante começar de forma gradual, aumentando a cada semana um pouco da dose, até comerem a dose normal, para evitar qualquer tipo de diarreia e derivados da mesma, é aconselhável dar apenas uma das opções por dia e nunca misturar por exemplo as frutas todas no mesmo dia, como disse a cima, quanto à fruta, pessoalmente acho que a maçã faria o serviço muito bem sozinha.

Como deve ter reparado, basicamente há um esquema, ora repare: frutas 2 vezes por semana, vegetais também, 4 dias portanto, com mais os outros dois, ficará portanto 6, ou seja, basicamente há uma dieta diária, acho importante criar uma, por exemplo:

Segunda-Feira - Proteína animal
Terça-Feira - Vegetais
Quarta-Feira - Frutas
Etc etc...
Desta forma a alimentação será sempre a mesma e não causará problemas ao Hamster.
A melhor hora para dar de comida ao seu Hamster é de noite, após as 18 horas, quando eles começam por norma a sua actividade diária.

A roda deve estar presente, a roda para um Sírio deverá ter no mínimo 18cm (para Sírios grandes, aconselhável mais) e para um Russo 14cm, é muito importante, pois simula o exercício diário de um Hamster no seu habitat natural, a roda deve ser fechada, sem espaços onde ele possa prender as patas ao correr, por exemplo as de metal, são péssimas, as Trixie são basicamente as melhores à venda.

A limpeza da gaiola deve ser feita uma vez por semana, uma vez que mais que isso causará um stress desnecessário no Hamster, deve ser usada aparas de madeira (nunca de pinho ou cedro!) na bandeja, no entanto há outros produtos para substratos: Produtos derivados de papel por exemplo, que são óptimos, há uns da Cunipic bons!

O ninho deverá ser feito de papel higiénico ou guardanapo sem tintas ou perfumes, ou seja, brancos sem cheiros, cortado às tirinhas, o algodão vendido em lojas é nocivo e pode matar o Hamster por asfixia, mutilar patas e ainda expor órgãos.
Spunki
Membro Veterano
Mensagens: 408
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

quinta jul 11, 2013 10:34 pm

aparece na expo do clube português do hamster
<p>Thor's Hams</p>
OVNI
Membro Júnior
Mensagens: 48
Registado: terça jun 25, 2013 9:25 pm

sexta jul 12, 2013 12:32 am

Meus hamsters eu crio em um terrário uma parte com terra e outra argila,pra falar a verdade eu até crio eles com outros bichos,piolhos de cobra,minhocas,tatuzinhos e opiliões
A alimentação deles eu procuro variar,maçã,pera,banana,pão molhado ao leite,uva passa,baratas Leurolestes e ração.
na toca deles tem papel higiênico picado que eles mesmos fazem.

Sei que muitos vão falar que esta errado mais não estou nem ai,eles não apresentam nenhum tipo de stress,machucado ou nada
LaisaDegiane
Membro
Mensagens: 51
Registado: sexta out 26, 2012 10:58 am
Localização: Wilson, Chase, Thirteen, Císar, Scooby e Link

terça jul 16, 2013 9:59 am

Catiia, ração compra a Hamster Nature, eh otima pq vem a extrusada que eh bom pro desgaste do dente e vem sementes, depois no dia a dia, vai dando frutas, legumes, verduras, nada de alface que pode dar diarreia, a proteina animal. Aconselho a ser ovo cozido sem tempero, tenébrio ou queijo fresco, um pedacinho, de 15 em 15 dias.

Com o forro, nao há problema algum de ser areia de gato. Se for femea, vc tem que peneirar somente, por causa do pó, pode dar piometria na femea, eu prefiro o granulado de madeira, acho a melhor forração.
"Fica o aviso aqui: quem zela pelo outro, preserva seu maior bem."
BLOG: http://www.lovelyhamster.com/
FACE: https://www.facebook.com/bloglovelyhamster
Instagram: @bloglovelyhamster
Responder

Voltar para “Exóticos”