Porquinho-da-Índia: Ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
joaonuno6
Registado: domingo jul 14, 2013 2:16 pm

quarta jul 17, 2013 11:00 pm

Boa noite.

Adquiri ainda hoje o meu porquinho da índia inglês, tem cerca de 3 semanas e é um macho! É um animal adorável, o primeiro contacto visual com o gato não reagiu muito bem, mas com o cão, já aceitou melhor.

O rapaz ainda não trincou nada a não ser feno e alface(depois de lhe a dar é que vi num site, que esta era uma guloseima), mas vá, ele merece, para se ambientar :p

Já li aqui no vosso site sobre este animal, e pesquisei entre outros blogs e sites, mas vários se contradizem. O meu problema é mesmo em relação à alimentação! Ele tem a ração dele, mas não sei mesmo, o que será melhor para ele, em vitamina C etc. Dei-lhe também cenoura mas ele nem lhe ligou nenhuma! Quanto à água, também nada.

Será que alguém especializado me sabe indicar o que será melhor lhe dar nestes primeiros dias e o que devo fazer para que este cresça saudável e feliz ?

Obrigado, cumprimentos.
Alegrocp
Membro
Registado: sábado nov 17, 2012 1:05 pm

quinta jul 18, 2013 10:17 am

É normal que neste primeiros dias ele faça uma fraca alimentação, pois ainda se encontra em período de ambientação...

Para primeira chegada apresentares logo o gato e o cão não sei se foi a melhor opção porque podes estar a stressar o animal e talvez também por isso ele não coma nada, deixa primeiro ele conhecer bem o espaço dele.
CP/KAYA
joaonuno6

quinta jul 18, 2013 10:29 am

Pois, depois também pensei nisso.

Mas ele durante a noite já andou a revolucionar tudo, vi que experimentou cenoura, também já experimentou a ração dele e comeu especialmente muito feno.

Obrigado pela resposta.
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

terça jul 23, 2013 2:40 pm

Eh realmente normal que eles comam menos nos primeiros dias.
No entanto convem pesar para certificar de que nao perde demasiado peso.

Feno e agua nunca devem faltar.
O feno para o bom desgaste dos dentes e bom funcionamento digestivo.

A racao propria para porquinho deve ser dada como complemento e como se fosse uma refeicao, por isso nao deve ser dada ah disposicao. Eles nao devem preferir a racao ao feno nem aos vegetais.

Os vegetais sao fundamentais para a sintetizacao da vitamina C. A alface nao tem vitamina C, por isso eh praticamente inutil e arrisca uma diarreia.

As frutas por serem ricas em acucares devem ser dadas em menos quantidade.
Variedade eh o mais importante.
Veja a piramide alimentar dos porquinhos aqui:
http://piggietalk.blogspot.pt/2011/03/p ... os-da.html

Uma nota:
Porquinho da india ingles nao existe como raca em portugal.
3 semanas eh muito novinho. Quanto pesa?

boa sorte.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
joaonuno6

terça jul 30, 2013 6:13 pm

Não tenho balança para pesá-lo :lol:

Mas bem, queria agradecer pelas respostas e venho aqui dar novidades, pois já se passou um tempinho e membro mais novo aqui de casa, tem crescido a olhos vistos! Tem começado a perder alguns medos, já cheira a cadela, já comeu à minha beira, já sai mais da espécie de casota de feno que ele tem, mas a verdade é que ao mínimo movimento meu, ele ainda foge muito rápido para a casota de feno e às vezes nem se o vê que ele passa lá muito tempo. Espero que se adapte a todos os movimentos e situações!

De resto, normalmente à noite costuma correr a gaiola várias vezes, sei que possivelmente quererá fazer exercício físico, mas caso o meta no chão, ele não se mexe, ainda tem muito receio de mim e dos meus movimentos, foge ainda várias vezes, mas ainda é muito novo e muito brincalhão também.

Tento pegá-lo ao colo mas ele pouco tempo fica pois entretanto começa a dar-me cabeçadas para ir para a gaiola. Na minha mão ainda não come!

Mais uma vez obrigado, cumprimentos.
Responder

Voltar para “Exóticos”