RATZO ESPIRRA?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sábado set 21, 2013 4:13 am

Boas,

Há pouco tempo comecei a adquirir ratazanas e admito que ainda sou pouco experiente nesta bicharada. Comecei por adquirir 3 fêmeas (a Maria é a mais tímida, a Cinzenta um pouco agressiva e a Branca muito brincalhona) e até aqui tudo bem. A última aquisição, um macho (Manuel), faz um barulho estranho quando lhe pego. Parece o som de um espirro. Ele ainda é jovem, está completamente socializado e é muito meigo. Gosta de trincar os meus dedos mas sem magoar. Está separado das fêmeas numa gaiola com aparas de madeira. Não sei se é normal mas as fêmeas não fazem este som. Será que é porque fica excitado quando lhe mexo? Será que as aparas de madeira lhe fazem alergia ou estou a fazer alguma coisa errada?

Agradeço sugestões.
carlaved
Membro
Registado: terça jul 19, 2011 11:32 am

sábado set 21, 2013 10:47 pm

Boa noite,
só na gaiola do macho é que tem aparas?
A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados
pelo modo como os seus animais são tratados. Mahatma Gandhi
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo set 22, 2013 9:32 pm

Como é esse som mesmo?
CH2O2
Membro Veterano

segunda set 23, 2013 12:06 am

carlaved Escreveu:Boa noite,
só na gaiola do macho é que tem aparas?
Já tive aparas na gaiola das fêmeas mas agora não tenho. Nunca reparei que elas fizessem este som.
CH2O2
Membro Veterano

segunda set 23, 2013 12:10 am

marianamar Escreveu:Como é esse som mesmo?

Não sei bem como explicar. É uma respiração mais intensa e intercalado com a respiração uma exalação de ar quase como um espirro. Quando está tranquilo na gaiola não acontece, mas quando lhe pego começa a cheirar-me e começa a fazer essa respiração/som. Quando o volto a colocar na gaiola, passados alguns momentos fica tranquilo e deixa de acontecer.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça set 24, 2013 2:30 pm

Isso soa bastante a infecção respiratoria. Precisas de ir com ele ao vet... ontem!

Aqui tens a explicação da doença e do que esperar: http://ratguide.com/health/bacteria/myc ... smosis.php

Outro tópico sobre o assunto: http://ratz.livreforum.com/t48-mycoplasma-pulmonis
Responder

Voltar para “Exóticos”