Sirio roeu todo o substrato. Normal? :s

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
fusca17
Registado: segunda out 07, 2013 2:10 pm

segunda out 14, 2013 12:47 pm

Boa tarde,

Estive ausente um dia e a minha hamster sirio resolveu roer todo o substrato presente na gaiola, tendo agora um monte todo esfarelado que cobre tudo desde o comedouro até ao bico do bebedouro que, resultante do contacto, ficou sem água. A primeira coisa que pensei foi que o tivesse feito para desgastar os dentes mas penso que para isso tivesse utilizado o feno em primeiro lugar e mesmo que tivesse decidido utilizar o substrato primeiro não acho que fosse necessitar de o roer todo.

A minha dúvida é se isto é um comportamento normal, causado por stress, pela necessidade de desgaste, etc.

Agradeço desde já a vossa ajuda,
João
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

segunda out 14, 2013 2:14 pm

Pela descrição diria que ela não roeu mas sim transportou, é algo extremamente normal nos Hamsters, eles transportam nas suas bochechas materiais para fazer o seu ninho, as aparas também servem para ninhos e aqui em casa quase todos preferem fazer ninho de aparas e dormir de baixo delas que ficar numa casinha.

Eles colocam tudo nas bochechas, levam-nas para um canto, retiram-nas das bochechas e constroem o ninho sozinhos, por vezes fazem muros enormes com aparas, que deve ter sido o seu caso.

Eu aconselho sempre a colocar o bebedouro num ponto alto, se tiver andares por exemplo.

Provavelmente foi a água que deixou as aparas "desfeitas" e moles, elas absorvem tudo.

O feno nos Hamsters é mais usado para ninho, geralmente eles não o comem como os coelhos e porquinhos, por isso para esse e feito acaba por não ter uso.

Se acha que ele está com os dentes grandes de mais e precisa de algo para os gastar, tente comprar uma pedra própria que vendem em qualquer loja ou hipermercado.
O único mal é que alguns não gostam muito, nesse caso tem mais opções para desgaste nas lojas, desde que não seja nada de madeira ou plástico.
Mas se o seu Hamster tiver um crescimento normal e tiver uma alimentação correcta (Extrusada), então a própria ração vai desgastar já o suficiente para não causar problemas, no entanto, eles são roedores e como tal, sentem a necessidade de roer.
fusca17

segunda out 14, 2013 7:27 pm

Obrigado pela dica dos dentes, penso que até agora ela está bem nessa matéria mas vou verificar.

Quanto ao transporte e construção do ninho penso não ser isso porque ela roeu todo o substrato, parece farinha de trigo agora. Ela tem o ninho num tubo que sai da gaiola e isto está na gaiola em si. Vou tirar uma foto e já aqui posto s:

EDIT: Imagem
CristinaFrr
Membro Veterano

segunda out 14, 2013 7:53 pm

Parece aquele substrato chamado de pellets moído, quando usei algum tempo pellets elas iam ficando assim, esfarelando-se aos poucos com a urina ou água que caia do bebedouro.

Por isso é bem provável que tenha sido da água que esvaziou na mesma.
Quanto ao muro de substrato que ele fez, pode simplesmente ter tentado escavar, eles amam escavar, daí a importância de fundos de gaiola fundos.

No entanto, se ele vive apenas na gaiola da fotografia, é normal que ele viva stressado, uma vez que o tamanho é inadequado para a espécie dele, é uma das gaiolas mais pequenas que conheço, aconselho algo maior o mais depressa possível.

Tem baratas com bons tamanhos para um Anão Russo (é um Anão Russo o seu Hamster afinal, não é um Sírio) no mercado, tem por exemplo a Savic Cambridge a cerca de 40 euros numa loja espanhola.
fusca17

segunda out 14, 2013 8:12 pm

Então deve ser esse o problema s: Tentarei resolver o problema da gaiola o quanto antes, o homem da loja disse que era um bom tamanho mas devia ter desconfiado.

Obrigado pela correção, pensei mesmo que fosse sírio depois das varias comparaçoes com imagens da net.

Muito obrigado pela ajuda preciosa =) Um grande abraço
João
CristinaFrr
Membro Veterano

terça out 15, 2013 6:06 am

Se quiser posso-lhe enviar a loja por mensagem privada, é de confiança, no entanto para comprar só a gaiola penso que teria de pagar portes e só dá para pagar por cartão de crédito, mas em comparação aos preços daqui, é um excelente negócio, visto que a Savic Cambridge é das melhores gaiolas.

É esta minha gaiola a baixo:

Imagem

Tem um material realmente excelente, é enorme e a preço óptimo na loja, comprei uma em Portugal por quase 70€, é uma grande diferença.
Mas é claro, é apenas uma dica, há imensas adequadas ao seu Hamster vendidas por cá.

Os Sírios são maiores, o do meu avatar é um Sírio e pode ir ver mais uma no meu perfil, a Minerva, depois tem o Darius que é da espécie do seu, Anão Russo, que são mais pequenos.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

terça out 15, 2013 9:02 am

vê tambem no olx e custo justo
mariota2000
Membro
Registado: domingo dez 11, 2011 5:00 pm

sábado out 19, 2013 12:25 pm

CristinaFrr posso fazer-lhe eprguntas sobre a gaiola? Queria saber quais são as medidas e se o hamster vai para aquela coisa de tecido vermelha... Porque acho que ficava bem na minha gaiola mas não sei se irira ser usada. Obrigada.
CristinaFrr
Membro Veterano

sábado out 19, 2013 12:37 pm

As medidas da gaiola em questão são aproximadamente 65cm x 40cm x 40cm, isto aproximadamente porque já não me lembro exactamente, sei que é 65cm com certeza, mas a largura e altura não tenho a certeza.

Sim, o Von vai para o hammock, no entanto este hammock não fica sempre na gaiola, só quando estou de olho, o que era o caso, pois apesar do tecido que usei não ter tecido suficientemente grande para se enrolar nas patinhas, ele pode ainda assim causar problemas graves se ingerido, por isso quando não estou de olho retiro, não vá ele roer, qualquer tipo de tecido é perigoso para manter dentro da gaiola sempre e tecidos como por exemplo algodão são extremamente proibidos mesmo que estejamos de olho.

Se está interessado num hammock deste género, aconselho os da Savic em plástico que não consigo encontrar aqui na minha zona.

Mas são estes da foto:

Imagem

Há cá em Portugal, mas infelizmente não tenho grandes lojas aqui na minha zona e encomendar só isso ficaria caro por causa dos portes.
mariota2000
Membro
Registado: domingo dez 11, 2011 5:00 pm

sábado out 19, 2013 9:41 pm

Obrigada. Do tecido eu sei,, só estava curiosa se ele ligava alguma coisa :)
CristinaFrr
Membro Veterano

domingo out 20, 2013 9:49 pm

Não precisa de agradecer. :D
O Von por acaso adora, tenho outro Hamster que também ama, no entanto a Minerva, uma outra fêmea minha se coloco é para roer, vai de Hamster para Hamster.
Responder

Voltar para “Exóticos”