URGENTE

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Oney
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jan 04, 2013 10:00 pm

terça out 15, 2013 10:45 pm

Boa noite, o meu hamster sirio acabou de acordar e reparei que tem uma feriada à volta do dedo. Posso fazer alguma coisa para não infectar? Betadine? Alguma coisa??

É urgente!!

Obrigada!
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quarta out 16, 2013 1:17 am

É superficial? Geralmente quando é superficial eles curam-se em uns dois dias...no entanto infecção ainda pode ocorrer, por isso aconselho a visitar um veterinário especialista em exóticos, pode no entanto limpar a ferida com um pouco de soro.
Lembro-me do meu veterinário passar um cicatrizante num Hamster meu, mas não reparei qual era e também não iria aconselhar algo sem ser formada neste ramo.

Permita-me perguntar algo, você usa algodão para ele fazer o ninho?
Oney
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jan 04, 2013 10:00 pm

quarta out 16, 2013 8:07 pm

Boa noite, muito obrigada pela sua resposta!

Sim, eu acho que o que uso para o ninho pode ser chamado de algodão, apesar de me parecer um montinho de fibras. Comprei na loja de animais onde comprei o comprei portanto não pensei que lhe fosse fazer mal, aliás só hoje (um ano depois) é que ele apresentou qualquer tipo de ferida.

Em relação ao corte, não está à volta do dedo, isto é, só parte do dedo é que tem um corte. Mas vou fazer o que me aconselhou, vou meter lhe um bocadinho de soro na patinha.

Mais uma vez, muito obrigada!
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sexta out 18, 2013 11:40 am

O problema muito provavelmente esteve aí, qualquer tipo de tecido dentro da gaiola de um Hamster pode dar problemas sérios e em casos mais graves, pode levar à morte, como por exemplo a exposição órgãos.

Para o ninho pode substituir por papel higiénico ou guardanapo sem cor nem perfumes, cortado às tirinhas, uma folha para o Verão e duas para o Inverno ou se preferir, mais, mas no Verão não convém meter muito pois ele aquece o Hamster.

É possível que ele tivesse um tecido agarrado a esse dedo, em casos piores ele amputa mesmo, já vi diversos casos de patas a cair por causa do uso de algodão ou outros tecidos.

Embora haja um material que não causa problemas, pois o tecido é curto e não tem como agarrar-se, ele é ainda no entanto perigoso em caso de ingestão, por isso digo mesmo: nenhum tipo de tecido.

Deixo aqui uma foto de como fica:

Imagem

Fique de olho no dedo dele para ver se isso não piora nem infecta.
O meu outro conselho é manter a gaiola sempre limpa enquanto ele não sarar por completo, digo isto porque muitas limpezas stressam-nos imenso, por isso não é nada aconselhável limpar a gaiola mais que uma vez por semana, mas neste caso pode ir retirando os dejectos quando ele faz e manter o ninho dele limpo o mais possível.
mariota2000
Membro
Mensagens: 186
Registado: domingo dez 11, 2011 5:00 pm

sexta out 18, 2013 8:27 pm

O meu hamster PERDEU uma pata com algodão! (já foi à muito tempo e entretanto morreu.... :cry: ) duramte a noite ficou com a pata presa e ninguém acordou para o ir ajudar. QUando lhe consegui tirar aquilo que já estava apertadíssimo com a ajuda das pessoas da loja de animais já tinha perdido a circulação e nos dias seguintes "caiu" algures entre o material de forragem. Anda viveu algum tempo, mas não pode ir à roda e tive de descer todos as coisas que estavam altas...

Basicamente, por favor NÃO USE! Ele já estava mais velho, tinha mais de 1 ano, mas correu mal... Passei a usar papel higiénico/lenços/etc que é fofinho na mesma. Espero ter ajudado :D
Oney
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jan 04, 2013 10:00 pm

sexta out 18, 2013 10:06 pm

Muito obrigada pelas respostas!

Tenho andado a limpar a ferida com soro e já me parece muito melhor! :)
Também já me livrei do algodão, mas revolta me que algo que possa matar um hamster me seja aconselhado numa loja de animais...

Eu tenho por norma manter tudo limpinho durante a semana e no fim de semana limpar a sério a gaiola e as coisinhas dele, mas vou ter um cuidado extra por causa do dedo dele.

Mais uma vez obrigada!! :)
mariota2000
Membro
Mensagens: 186
Registado: domingo dez 11, 2011 5:00 pm

sábado out 19, 2013 12:17 pm

Também fico assim por certas coisas que vejo à venda em lojas..

Boa sorte! :D
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sábado out 19, 2013 12:29 pm

Coisas que não são seguras é o que não falta à venda em lojas de animais, incluindo rações que dizem ser próprias mas têm os valores garantidos horríveis e ainda uma lista de ingredientes que não lembra a ninguém, já vi ração de Hamster com ALHO. :o

Gaiolas, pós de banho, alimentações, ninhos, aparas, há de tudo um pouco, é preciso é pesquisar muito antes de comprar algo para não cairmos em certos produtos não seguros ou não saudáveis para os nossos Hamsters.

Um bom exemplo disto é a mistura de sementes, que são vendidas como sendo alimentação completa, quando na verdade são um extra e a alimentação correcta é a extrusada.

Depois há ainda aquelas ainda mais absurdas que têm 80% praticamente de sementes de girassol, quando na verdade elas são de evitar e eu só recomendo a oferecer uma vez por semana e em pouca quantidade, fico chocada ao imaginar um Hamster a comer só isto. :o
Oney
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jan 04, 2013 10:00 pm

domingo out 20, 2013 4:59 pm

Boa tarde!!

Venho só dizer que o meu Baloo já está bom da patinha!! :D

Obrigada por todos os conselhos!!!! :D
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

segunda out 21, 2013 1:09 am

Fico feliz por saber que o pequeno ficou bem, o que vale é que estes pequenos se curam muito depressa.
mariota2000
Membro
Mensagens: 186
Registado: domingo dez 11, 2011 5:00 pm

segunda out 21, 2013 5:57 pm

ALHO?? :o

Desculpa apergunta, mas o que é uma ração extrusada (a maior parte da minha informação vem de fóruns de outros países pro isso não conheçoi muitos termos :) ) Quer rações aconselha? E em vez de dar várias sementes uma vez por semana é seguro dar uma por dia não é?
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

terça out 22, 2013 5:49 am

Sim, isso mesmo, alho. :o
Já não me lembro é da marca, mas estava com todas as letrinhas nos ingredientes...


Rações boas cá temos a Versele-Laga Hamster Complete e a Supa Hamster Harvest, temos também uma que nunca tive pessoalmente, que é da Vitapol Energy, os valores parecem-me razoáveis, embora nunca a tenha usado na vida.
Temos depois a Versele-Laga Hamster Nature, que é mais aconselhada para Sírios, não a daria a Russos, pelo simples facto de que tem um teor de gordura bruta muito elevado para uma espécie que tem tendências a engordar e a diabetes.

A Mini Nature infelizmente é uma péssima ração, eu infelizmente fui ver a informação ao site errado, onde a composição que vi era afinal da Complete e não da Mini Nature, resumindo, acabei por comprar dois sacos a semana passada para o Darius...quando li cá em casa a embalagem, fiquei chocada ao ver que nenhum dos aspectos de garantia eram adequados. :(
Agora uso a mesma para misturar com a Complete em poucas quantidades e misturo depois uma colherzinha de café de aveia para ter um melhor equilíbrio de fibra, é o melhor a fazer com uma ração de tão baixo nível de qualidade, fica assim equilibrada e adequada.

Extrusada é ração como as de cão e gato, a Versele-Laga Complete é totalmente ela toda extrusada.
A complete é assim:

Imagem

Sim, uma semente de girassol por dia parece-me bem, se tiver um Sírio pode até dar duas ou três, porque no fim irá dar ao mesmo, cerca de 10 por semana, é só decidir como e quando as quer dar, isso já é com cada um, desde que não exceda.

Eu aqui em casa faço o seguinte:

Sírios - Misturo um pouco de Versele-Laga Nature com Complete, para que desta forma os níveis de gordura altos da Nature fiquem mais equilibrados e baixos com os níveis correctos de gordura bruta que a Complete tem, mas também porque a Nature tem uma variedade de ingredientes bastante grande e é sempre bom, desde que como disse, não sejam sementes ou ingredientes gordos como a semente de girassol e o amendoim.
Misturo uma colherzinha de café muito pequena de aveia pois ambas as rações têm um nível de fibra ligeiramente mais baixo que o devido.

E pronto, está feita a mistura.
Temos portanto nesta mistura: 70% aproximadamente de Complete, 20% aproximadamente de Nature e 10% aproximadamente de aveia.


Para o meu Anão Russo faço como disse a cima, dando por fim cerca de 80% de Complete e 10% de Mini Nature e aveia.
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

terça out 22, 2013 6:06 am

Já agora, segue a baixo uma lista de más rações encontradas em Portugal:

Comida para Hamster da marca Continente (Um horror simplesmente, é aquela que vem em saco transparente e laranja, aquilo é 80% milho, o que causa tumores aos Hamsters a longo prazo de uso)
Avipar
Versele-Laga Hamster Crispy (GORDURA BRUTA EXAGERADA!!!)
Versele-Laga Mini Nature
Cunipic Hamster Complete Food
Living World Hamster Extrusion (Das piores de toda!!!)
Prestige Hamster Nature (Nem sequer informa o teor de fibra e os outros teores são horríveis, muita gordura bruta)
Qualquer mistura que tenha um monte de sementes de girassol e amendoim
Vitakraft Emotion Beauty Hamster Food
Vitakraft Menu Hamster
Oxbow Essentials

Há mais, como é óbvio, mas são marcas menos conhecidas.
mariota2000
Membro
Mensagens: 186
Registado: domingo dez 11, 2011 5:00 pm

terça out 22, 2013 1:21 pm

CristinaFrr Escreveu:Rações boas cá temos a Versele-Laga Hamster Complete e a Supa Hamster Harvest, temos também uma que nunca tive pessoalmente, que é da Vitapol Energy, os valores parecem-me razoáveis, embora nunca a tenha usado na vida.

Pode dizer-me onde é que posso comprar a Versele-Laga Hamster Complete e qual é p preço, mais ou menos? Pareceu-me a melhor! :) E onde compra também e o preço das outras (posso não encontrar essa)?

E também estou curiosa que "forragem" é que usa na gaiola. Já tinha decidido a que ia comprar, mas etsou curiosa se não me escapou alguma...

Ainda estou a tentar conseguir ter um hamster que em princípio será anão. Já fi muita pesquisa noutros sites, agora estou a tentar "terminá-la" sabendo quais as melhores coisas disponíveis em portugal e tem-me dado muitas informações, obrigada! :D
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

terça out 22, 2013 2:12 pm

Eu encontro-a em todo o lugar, em qualquer loja de animais, qualquer das três gamas da Versele-Laga mesmo, geralmente cada 500gr custa cerca de 3-5 euros.
No entanto ela precisa de ser ainda assim complementada com algum alimento rico em fibra, aconselho aveia, uma pequena colher de café de aveia diária, todas as gamas para Hamster da Versele-Laga têm fibra baixa de mais.
Se vai ser um Anão Russo é de facto a melhor para ele, as outras que falei têm a gordura bruta um pouco alta para um Russo, é que eles têm mais tendência a engordar e a ter diabetes.

Para substrato o que eu mais aconselho são os de papel, mas se optar por aparas ou granulados, compre de Aspen ou as de madeira natural da Versele-Laga, que é a única marca em que confio sem ser de Aspen.
Gostei do substrato de papel da Cunipic, no entanto é caro, se só for para um Hamster é uma óptima opção, mas para quem tem muitos já fica complicado.


Já agora, tirei fotos eu mesma às rações mencionadas hoje:

Imagem
Imagem
Imagem
Responder

Voltar para “Exóticos”