Esquilo da Barbária

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
zurik
Membro Veterano
Registado: sexta out 10, 2003 10:14 am
Contacto:

quarta dez 17, 2003 11:58 am

Olá ppl.
Neste ultimo fim de semana estive em Marrakech (Marrocos), e confirmei tudo aquílo que me tinham dito a respeito da venda de animais.
Realmente é um povo com costumes e mentalidades completamente diferentes das nossas, e relativamente a animais não existem leis algumas, assim sendo eles apanham animais na natureza e depois vendem no mercado (Medina) em condições muito más.

No mercado os animais que encontrei para venda eram todos a preços completamente irrisórios pois não têm que pagar taxas de nada o que é um aliciante.

Encontrei lá cobras capelo, tartarugas do deserto, camaleões e algo que me deixou no vai, não vai... Esquilos da Barbária, esta raça de esquilos é originária do norte de África e nem na internet existem fotos desta raça de esquilos. Fiquei realmente na dúvida principalmente quando me disseram o preço... 5 Euros regatiáveis (ou seja conseguia trazelo por 2,50 Euros).

Mas rápidamente me elucidei, ou seja, em primeiro lugar, visto que sou um amante de esquilos, pensei que não iria contribuir para o seu comércio ilegal, pois iria estár a ajudar que retirassem mais da natureza (onde eu gosto mais de os ver). Em segundo lugar, mesmo que eu quisesse trazer, chegava á alfandega em portugal e não passáva com ele pois seria considerádo comércio ilegal e ficava retido lá.
E por ultimo não nos esquecamos que os roedores são grandes portadores de doenças.

Como vêm existem bastantes razões para contrabalançár todas as facilidades na aquisição dos animais no mercado. Mas no entanto sempre fica aquela coisinha que te pergunta se fizeste bem ou não (eu acho que sim), a vontade era muita de levar mais um elemnto para juntar á minha já grande familia Sciuridae (Esquilos), mas acho que tive a actitude mais correcta.

No entanto não me privei de tirár fotografias aos esquilos, o que deu algum trabalho, porque os marroquinos queriam que lhes desse dinheiro para tal, mas lá me entendi com eles.
Vou por algumas fotos no meu album, e avisarei quando estiverem disponiveis.

Obrigado pela atenção.

Até a próxima

Filipe Peniche
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

quarta dez 17, 2003 6:13 pm

Infelizmente não são muitos os que "resistem á tentação" :evil:

Parabéns!
zurik
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 18, 2003 6:06 pm

Olá...
É só para avisar quem possa estár interessádo, que já há fotos dos esquilos da Barbaria disponiveis no meu Álbum. :)

Olá Zooexótico...
Realmente é verdade, há muita gente que o fáz sem quaisquer sentimentos de remorssos, por exemplo, conheci uma pessoa nesta viagem que me disse: " Leva o esquilo, o máximo que poderia acontecer era o esquilo ficar apreendido, e isso que se lixe, esquilos há muitos". Fiquei mesmo revoltado por ver que há pessoas tão ignorantes que pensem dessa forma. Mas o que contou mesmo foi a minha vontade, e se eu achei que não era correcto, não fiz.

Já agora, quando chegarem aí os novos esquilos, "apitem". ;)

Até á próxima

Filipe Peniche
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

sexta dez 19, 2003 10:06 am

já agora,
podes-me dar uma ideia do tipo de aves que lá havia?
zurik
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 19, 2003 10:32 am

Olá...
Pois é, realmente não vi qualquer tipo de ave no mercado, mesmo assim eu não vi nem um quarto do mercado (que por sinal é enorme) e é bem possivel que houvessem lá aves. No meu entender e pelo que vi nos outros animais, as aves que poderiam existir seriam aves tipicas da região, pois como já disse, os animais são todos capturados na natureza.

Até á próxima.

Filipe Peniche
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

sexta dez 19, 2003 10:53 am

e outras espécies? peixes,exóticos,...
pode-me dar uma ideia geral do que lá havia?
zurik
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 19, 2003 1:19 pm

Olha, para venda vi: Esquilos, tartarugas do deserto, camaleões, uns lagartos de pequeno porte que não sei especificar e escorpiões.

Até á próxima

Filipe Peniche
zurik
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 19, 2003 4:22 pm

Olha, para venda vi: Esquilos, tartarugas do deserto, camaleões, uns lagartos de pequeno porte que não sei especificar e escorpiões.

Até á próxima

Filipe Peniche
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta dez 19, 2003 10:25 pm

Oi Filipe,
Parabens! :lol:
Eu tambem não os traria, mas tinha de pedir a alguém para me atar e arrastar-me para fora dali! ;) O que a minha familia faria sem hesitar, pois acham que eu já tenho muitos miudos ;)
E os esquilos são bem giros... Já sabes muito sobre eles?
Beijinho,
Moya
zurik
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 21, 2003 3:03 pm

Olá Moya...
Que saudades, já não aparecias a algum tempo. :)
Pois é, lá tive que ter muita força de vontade, mas foi para o bem deles.
Relativamente ao conhecimento que possa ter sobre esta espécie, não é o mesmo que tenho dos outros esquilos, até mesmo porque não existe muita informação nem em livros nem na internet, mas mesmo assim sei é uma espécie originária do norte de africa que á semelhança dos chipmunks (esquilos corenos) vivem maioritariamente no solo fazendo os seus abrigos em pequenos túneis, facto que se pode constactar pelo tipo de patas(desenvolvidas para escavar), e orelhas pequenas (para facilitar o movimento dentro dos túneis), uma fisionomia com algumas parecencas com os nossos amigos cães da pradaria.
Quanto á alimentação, pelo conhecimento que tenho, os esquilos no geral têm a mesma base de alimentação (sementes, ervas, pequenas larvas e até ovos) podento variar um pouco consoante a região.
É um animal diurno, adptado ao clima quente, e frio (tipico no deserto).
Bem sei que é pouco mas continuo na pesquisa de mais informação.

Peço desculpa por ter sido maçador, mas acho que é sempre bom sabermos mais.

Até á próxima.

Filipe Peniche
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

domingo dez 21, 2003 4:05 pm

Olá Filipe,
Pois é... Tenho andado mais no forum dos furões quando cá venho... Com tanto animal em casa, o tempo escasseia para vir para aqui!
Já há uns tempos que andava a suspeitar que os meus duprasi (gerbilhos de cauda gorda) tinham uma surpresa no ninho... Hoje finalmente tomei coragem e fui espreitar... No meio do feno encontrei 4 bebes já com o pêlo todo completo e ainda de olhos fechados.. Mas são lindos!!!!
Estou particularmente feliz porque sei que são muito dificeis de criar e além disso em Portugal penso que só o ZooExotico consegui uma ninhada.
Além disso, tenho andado bastante ocupada com as ninhadas de gerbilhos, degus e hamsters... Fora os porquinhos que resgatei a semana passada e o pessoal restante ;)
Um beijinho,
Moya
Responder

Voltar para “Exóticos”