Formigas-Formicario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

segunda out 28, 2013 4:11 pm

Olá a todos, eu sempre achei graça a formigueiros artificiais mas nunca me tinha passado pela cabeça fazer um. Acontece que fui dar uma vista de olhos ao fórum da "raça" formiga e fiquei entusiasmado. Já estive a pesquisar um pouco (não muito) e surgiram-me algumas dúvidas:

Já vi que há vários tipos de formicarios e os que gostei mais foram os sanduíche e os que eram dois em um (terrário e formicario no mesmo recipiente), os que gostei menos foi os que tinham já as câmeras esculpidas e os que tinham montes de câmeras ligados por tubos.

-Os tipo sanduíche precisam de estar ligados por um tubo a um terrário certo?

-As formigas conseguem trepar vidro?

-Qual a lagura mínima para um formigario do tipo sanduíche?

-Que tipo de terra posso pôr para elas escavarem sem que a terra por cima dos túneis colapse?

Actualmente estou a pensar em fazer um do tipo sanduíche mas caso seja mesmo necessário ligá-lo a um terrário talvez faça o dois em um, porque não posso furar o vidro do que servirá de terrário.

-Outra hipótese que também estou a pensar fazer é um tabuleiro grande com água, com uma ilha no meio, formando uma espécie de montanha para elas terem altura suficiente para construir os túneis. Mas isto sem qualquer vidro ou rede, simplesmente um tabuleiro sem paredes nem tampa, com terra no meio e água à volta. Será à prova de fuga?

-Por fim, onde posso encontrar uma rainha? Alguém comprou pela internet (em portugal)? Alguma recomendação para alguma espécie não muito grande, fácil de manter e que exista em portugal continental? A ultima parte é quase obrigatória pois se por qualquer motivo não puder mais cuidar do formigueiro e se as tiver de as soltar quero ter a certeza que não estou a introduzir nenhuma espécie invasora na natureza. Com isto não estou a dizer que se não as conseguir manter as solto, sei que há 1001 hipóteses antes desta mas continua a ser uma hipótese e como tal precisa de ser considerada.

Por enquanto é tudo e obrigado desde já a quem sobreviveu a este testamento :D
Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt

Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

terça out 29, 2013 3:17 am

joa0 Escreveu: -Os tipo sanduíche precisam de estar ligados por um tubo a um terrário certo?
O terrário é necessário porque vais precisar de um espaço que possasr abrir para colocar a comida.
joa0 Escreveu: -As formigas conseguem trepar vidro?
Sim.
joa0 Escreveu: -Qual a lagura mínima para um formigario do tipo sanduíche?
Depende da espécie que lá queiras colocar. Se te referes ao espaço entre os dois vidros (onde está a terra) deve ser uns milimetros maior que a rainha. Se te referes à área total, depende da quantidade de formigas que a colónia venha a ter.
joa0 Escreveu: -Que tipo de terra posso pôr para elas escavarem sem que a terra por cima dos túneis colapse?
A areia branca de sílica (compras nas lojas de aquariofilia) funciona bem. Areia recolhida na praia não é boa ideia pois tem sal e terra voi criar fungos facilmente. Mantém a areia sempre húmida (não encharcada) e os túneis nunca desmoronam.
joa0 Escreveu: Actualmente estou a pensar em fazer um do tipo sanduíche mas caso seja mesmo necessário ligá-lo a um terrário talvez faça o dois em um, porque não posso furar o vidro do que servirá de terrário.
Segue o meu link para veres os meus terrários.
joa0 Escreveu: -Outra hipótese que também estou a pensar fazer é um tabuleiro grande com água, com uma ilha no meio, formando uma espécie de montanha para elas terem altura suficiente para construir os túneis. Mas isto sem qualquer vidro ou rede, simplesmente um tabuleiro sem paredes nem tampa, com terra no meio e água à volta. Será à prova de fuga?
Sim, é à prova de fuga. Mas terra num tabuleiro sem paredes?

joa0 Escreveu: -Por fim, onde posso encontrar uma rainha? Alguém comprou pela internet (em portugal)? Alguma recomendação para alguma espécie não muito grande, fácil de manter e que exista em portugal continental?
As rainha Messor estão a fazer os voos nupciais nesta altura. Se vives próximo de uma zona de campo deverás conseguir apanha-las num daqueles dias em que chove e depois faz sol. As espécies de Messor são muito lentas a desenvolver a colónia mas eventualmente criam colónias enormes. Há vários sites onde podes encomendar e também podes apanhar colónias completas (não recomendo esta última opção se não tens quem te ajude e saiba como faze-lo).
joa0
Membro Veterano

terça out 29, 2013 12:56 pm

Obrigado pela resposta. Fiquei completamente esclarecido :D .

Também já tinha visto esse vídeo do terrário quadrado mas como foi num blogue e não tinha comentários não percebi muito bem para que servia a parte do meio. Mas depois deste vídeo e de ter percebido como funciona estou muito inclinado para fazer esse e não o do tabuleiro.

Quando disse o do tabuleiro, era um tabuleiro com alguma profundidade nas bordas e com uma ilha que tinha a forma de montanha no centro, e o resto com água. Mas agora estou mais inclinado para esse do vídeo.

Quanto ás messor, não moro no campo mas já tenho visto algumas nos passeios, agora estão a começar a diminuir... No entanto ainda não tenho nada feito e só as vou apanhar quando tiver casa para elas...
www.apsubbuteo.pt

CH2O2
Membro Veterano

quarta out 30, 2013 3:34 am

joa0 Escreveu: Quanto ás messor, não moro no campo mas já tenho visto algumas nos passeios, agora estão a começar a diminuir... No entanto ainda não tenho nada feito e só as vou apanhar quando tiver casa para elas...
Se queres uma colónia Messor sugiro que não coloques a rainha directamente no terrário. Apanha algumas rainhas (a taxa de sucesso não é 100%) e coloca cada rainha num tubo de ensaio. Os tubos de ensaio deverão ter água até metade do comprimento e uma bola de algodão a meio do tubo. A água vai ficar presa na parte de baixo do tubo e o algodão vai estar húmido fornecendo hidratação à rainha. Colocas 1 rainha na parte superior do tubo e fechas com mais outra bola de algodão. Colocas os tubos de ensaio na posição horizontal, dentro de uma gaveta escura e deixas lá ficar até à Primavera. Não coloques comida pois as rainhas Messor não comem nesta fase e a comida vai criar bolores. Quando tiveres umas 15 ou mais obreiras passas para um terrário. Elas alimentam-se de sementes, a aveia descascada da comida dos psítacídeos funciona bem. Também aceitam alpista mas as cascas produzem muito lixo que por sua vez pode originar bolores.
Atenção que as colónias de Messor são muito lentas a desenvolver-se. Demora uns 2 anos até teres umas 50 obreiras e isso se correr tudo bem.
joa0
Membro Veterano

quarta out 30, 2013 2:17 pm

CH2O2 Escreveu:
joa0 Escreveu: Quanto ás messor, não moro no campo mas já tenho visto algumas nos passeios, agora estão a começar a diminuir... No entanto ainda não tenho nada feito e só as vou apanhar quando tiver casa para elas...
Se queres uma colónia Messor sugiro que não coloques a rainha directamente no terrário. Apanha algumas rainhas (a taxa de sucesso não é 100%) e coloca cada rainha num tubo de ensaio. Os tubos de ensaio deverão ter água até metade do comprimento e uma bola de algodão a meio do tubo. A água vai ficar presa na parte de baixo do tubo e o algodão vai estar húmido fornecendo hidratação à rainha. Colocas 1 rainha na parte superior do tubo e fechas com mais outra bola de algodão. Colocas os tubos de ensaio na posição horizontal, dentro de uma gaveta escura e deixas lá ficar até à Primavera. Não coloques comida pois as rainhas Messor não comem nesta fase e a comida vai criar bolores. Quando tiveres umas 15 ou mais obreiras passas para um terrário. Elas alimentam-se de sementes, a aveia descascada da comida dos psítacídeos funciona bem. Também aceitam alpista mas as cascas produzem muito lixo que por sua vez pode originar bolores.
Atenção que as colónias de Messor são muito lentas a desenvolver-se. Demora uns 2 anos até teres umas 50 obreiras e isso se correr tudo bem.
Obrigado, vou tentar apanhá-las e descobrir onde se compram tubos de ensaio. A parte de elas demorarem muito tempo a crescer não é problema para mim. As obreiras comem quando estão no tubo de ensaio?
www.apsubbuteo.pt

CH2O2
Membro Veterano

quinta out 31, 2013 6:18 am

joa0 Escreveu:
CH2O2 Escreveu:
Obrigado, vou tentar apanhá-las e descobrir onde se compram tubos de ensaio. A parte de elas demorarem muito tempo a crescer não é problema para mim. As obreiras comem quando estão no tubo de ensaio?
Deves começar a fornecer comida quando aparecerem as primeiras obreiras. No início 1 semente de cada vez dá para a colónia toda. Se colocares muitas sementes vai criar fungos.
joa0
Membro Veterano

quinta out 31, 2013 4:24 pm

Já não estou a encontrar as messor nos passeios, agora tem feito Sol e não vejo nenhuma a algum tempo :( ... Se eventualmente eu não as conseguir apanhar, por que outras espécies posso optar?
www.apsubbuteo.pt

CH2O2
Membro Veterano

sexta nov 01, 2013 10:48 am

joa0 Escreveu:Já não estou a encontrar as messor nos passeios, agora tem feito Sol e não vejo nenhuma a algum tempo :( ... Se eventualmente eu não as conseguir apanhar, por que outras espécies posso optar?
Vai para uma zona de campo e levanta pedras que estejam à superfície e não enterradas, vais encontrar rainhas. Mas tens que ter os tubos de ensaio já preparados. Não apanhes mais rainhas do que aquelas que consegues guardar, não vale a pena matar futuras colónias se não tens como as manter.
Ruben1021
Registado: terça nov 05, 2013 10:29 am

terça nov 05, 2013 11:19 am

quando vi os videos dos formicarios, nao percebi muito bem para que servem os furos de baixo... Posso fazer com tupperwares em vez de acrilico, certo?
joa0
Membro Veterano

sábado nov 09, 2013 1:14 pm

Bem, obrigado pelas respostas CH202 mas vou ter de adiar este projeto por falta de tempo... Espero que quando conseguir ainda vá a tempo das messors mas caso não vá também já descobri uns sites... Obrigado.
www.apsubbuteo.pt

9165625093
Membro
Registado: segunda jul 29, 2013 2:12 pm

sábado nov 09, 2013 1:34 pm

Aqui onde moro, tem sempre as messores, muitas mesmo, cada vez que vou para a escola vejo sempre na parede dos meus prédios! Nem sabia que era essas rainha.. :o
'' Recolha um cão da rua, alimento-o, dê-lhe carinho, dê-lhe uma casa... E ele não moderá, aí está a diferença entre o Cão e o Homem! ''
CH2O2
Membro Veterano

segunda nov 11, 2013 4:52 am

Ruben1021 Escreveu:quando vi os videos dos formicarios, nao percebi muito bem para que servem os furos de baixo... Posso fazer com tupperwares em vez de acrilico, certo?
Os furos exteriores servem para ligar mais terrários por intermédio de tubos e assim expandir o terrário. Os furos interiores servem de acesso à área de alimentação.
Se encontrares tapperwares transparentes, com as dimensões certas e um pouco de imaginação também deves conseguir os mesmos resultados.
CH2O2
Membro Veterano

segunda nov 11, 2013 4:57 am

9165625093 Escreveu:Aqui onde moro, tem sempre as messores, muitas mesmo, cada vez que vou para a escola vejo sempre na parede dos meus prédios! Nem sabia que era essas rainha.. :o
Nas paredes são os machos à espera de morrer após terem acasalado com as rainhas. Após o acasalamento (em voo) as rainhas caem no chão, arrancam as asas e procuram um esconderijo onde começam uma nova colónia.
9165625093
Membro
Registado: segunda jul 29, 2013 2:12 pm

segunda nov 11, 2013 2:08 pm

Ah então é isso, houve uma vez que me interessei em fazer um formigário mas como era muito novo, acabaei por não fazer...
'' Recolha um cão da rua, alimento-o, dê-lhe carinho, dê-lhe uma casa... E ele não moderá, aí está a diferença entre o Cão e o Homem! ''
Soviet
Membro Júnior
Registado: terça set 10, 2013 10:58 am

segunda nov 11, 2013 2:49 pm

Agora já não há rainhas
Responder

Voltar para “Exóticos”