Perguntas relativas ao meu porquinho

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Fimius
Membro Júnior
Registado: terça dez 03, 2013 1:38 pm

terça dez 03, 2013 2:29 pm

Boas!
Hoje decidi juntar-me a esta comunidade. Já andei a dar uma espreitadela e espero adquirir bons conhecimentos :)

É o seguinte: tenho um porquinho-da-índia desde Outubro. É macho, da raça pêlo-curti, pesa cerca de 800 gr, e não faço ideia da idade porque comprei-o numa "feirinha" na escola da minha irmã. Apenas sei que foi criado com coelhos, pelo que me disseram.
Até ver o gajo tem uma gaiola espaçosa, com boa ventilação, comedouro, bebedouro, suporte para palha, uma caixa de sapatos temporária como esconderijo/local para dormir. Come bem, a cenoura e couve, mas da ração própria para porquinhos deixa muita coisa, pois só come parte dela (a parte de ração semelhante à de coelho). É curioso, já ferrou dedos em engano por pensar que era comida ou cheirar a comida. Cui-cui's faz que se farta, e quando gosta dos miminhos parece um gato a ronronar :wink:

As minhas perguntas são estas:

1- Tenho de lhe arranjar um/a companheiro/a da espécie?
2- Se lhe der apenas ração de coelho à problema?
3- Durante a noite, cubro parte da gaiola por causa do frio, e na caixa (abrigo) tem mais paninhos quentes, acham que chega para o manter quente e confortável?
4- Fiz um novo abrigo em papelão e reforcei para ficar mais rígido, tem género 2 andares, com uma rampa para subir e descer. Digam-me o que acham...

Cumps

A GAIOLA
Imagem

O NOVO ABRIGO (FALTA PINTAR)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Fimius
Membro Júnior

quarta dez 04, 2013 12:43 pm

Boas!

Em relação a comprar outro porquinho eu já estava com ideias disso, mas a questão é que a minha mãe não quer que eu compre outro porquinho, para além disso, irei estar uns meses fora e vai ser ela a tomar conta dele, já que em principio não o poderei levar comigo.

E essas vitaminas em gotas é mesmo necessário? Nunca ninguém me falou sobre isso. Aliás, como não tenho nenhuma experiência com porquinhos tenho ido sempre que tenho dúvidas ou a net ou a loja de animais.

Quanto ao local, ele fica sempre na sala perto da janela, mas como disse eu cubro parte da gaiola por causa do frio e tem paninhos quentes na caixa.
O novo abrigo, gostava que explica-se o porquê de não o pintar? Era só mesmo por uma questão de estética.

E provavelmente o meu menino ainda é novo, porque ele come bem. Tem a ração de porquinho, feno, dou-lhe todos os dias cenoura e as vezes couve, salsa também já comeu. Até ver já tentei mas ele não come nabo, courgette, tomate ou abóbora. Cheguei a dar-lhe uma folha de louro e o gajo comeu, não sei é se é aconselhável.

Se me aconselhar em mais alguma coisa, agradeço :)

Cumps
Fimius
Membro Júnior

quarta dez 04, 2013 12:45 pm

Aqui já vê-se melhor a casota e o gajo ^^

Imagem

Aqui está o meu Bigodes

Imagem
Imagem
Última edição por Fimius em quarta dez 04, 2013 1:21 pm, editado 1 vez no total.
Fimius
Membro Júnior

quinta dez 05, 2013 4:04 pm

Boas!

Obrigada, pelos conselhos!!

Já coloquei a minha "obra de arte" na gaiola do porquinho (sem estar pintada) , e o gajo começou logo a roê-la, maroto!

Enfim.. Acha que se tentar arranjar uma de madeira será melhor? Vi umas na net e andei a dar uma vista de olhos nas lojas, mas são um pouco dispendiosas...
Se calhar ainda tento fazer uma :idea:

Cumps

p.s.- o meu bigodes é muito fotogénico :D
Fimius
Membro Júnior

quinta dez 05, 2013 8:29 pm

Obrigado pela sua disponibilidade, mas nao é necessário, guarde para o proximo porquinho hehe

Iremos tentar fazer uma madeira não tratada como disse, para ver como ele reage, se reagir mal opto pela sua outra sugestão em barro.

Obrigado pelos conselhos :)
Fimius
Membro Júnior

quinta dez 05, 2013 9:12 pm

Ok, depois de feita irei postar aqui uma fotos!
Fimius
Membro Júnior

sexta dez 13, 2013 10:21 am

Uma questão em relação à alimentação.
É que tenho dado ração própria de porquinho, que é esta:

Imagem

Mas a questão é que o gajo somente come das coisinhas castanhas e deixa praticamente o resto.

Imagem

Quando o comprei ele vinha com uma tigela cheia dessas coisas castanhas (presumo que fosse comida de coelho) porque como já disse, a senhora que o pôs a venda, criou-o com coelhos.
Não sei se o gajo é finório demais ou não gosta do resto da ração ou se está somente habituado a comer o granulado castanho :(

Gostaria que me dessem uma opinião, se fosse possível.
Cumps
Fimius
Membro Júnior

terça jan 21, 2014 4:37 pm

Actualização ------>

O Bigodes pesa mais ou menos uns 850 gr (já engordou um pouco). Continua com a mesma ração, mas penso que agora já come mais ingredientes da mesma. Cenoura, couve, salsa, coentros, feno e água não faltam à alimentação :)

Troquei o serrim do fundo da gaiola e coloquei panos (género polar). No canto onde ele fazia mais as suas "necessidades fisiológicas" coloquei um recipiente com bastante serrim e é ai que ele suja mais.
Fiz também uma rampa que vai dar a "cama" dele, apesar de igualmente ter esconderijos na parte inferior.

Daqui a uns dias, postarei algumas fotos recentes...
Cumps
Fimius
Membro Júnior

domingo jan 26, 2014 10:28 pm

Muito obrigada pelos comentários!
Será que pode dizer-me ao certo onde fica essa tal loja dos chineses?

Cumps
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

segunda jan 27, 2014 11:50 am

Ola,

venho tambem dar a minha opiniao, porque discordo de alguns pontos do dioguinho22.

1. Os porquinhos da india sao animais que vivem em comunidade. Criam lacos e hierarquias.
No entanto, se nao for possivel arranjar um companheiro do mesmo sexo ( e especie), ou nao houver condicoes para alojar 2, mais vale ter um so, sim.
No entanto, como o forista dioguinho22 disse, so tendo um tem de se esforcar para passar tempo com ele, de o estimular, e permitir-lhe passeatas.

2. As propriedades da racao de coelho nao sao iguais as dos porquinhos. Se nao houver racao para porquinho, nao lhe de nada.
Os porquinhos retiram as vitaminas e que necessitam, incluindo a vitamina C dos vegetais. O desgaste dos dentes eh conseguido atraves do feno e dos vegetais mais rijos.
Por dar fruta, mas em menor quantidade, porque os acucares das frutras interferem com o ph do intestinho, e consequentemente com o bom funcionamento intestinal.
Nao de nada em excesso.
Demasiada cenoura eh prejudicial, assim como tudo. E nao eh o vegetal mais rico em vitamina C. Pimento verde, por exemplo, tem mais.
De variedade, nao quantidade.

De resto, nada a apontar.

Como brinquedos deixo outra sugestao: usa os rolos de cartao do papel higienico vazios, e coloca la dentro feno.

cump,
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Fimius
Membro Júnior

segunda jan 27, 2014 12:24 pm

Por mim, teria mais um porquinho. Infelizmente não há possibilidade para tal de momento, talvez futuramente...

Sobre a alimentação... O Bigodes tem sempre ração própria (a foto da ração está postada anteriormente), feno e água disponível durante o dia todo, para além de que dou-lhe todos os dias uma, a uma cenoura e meia por dia. A couve, coentros e salsa também dou uma vez por dia variando entre estes vegetais. Para já são os que eles gosta mais!

Em relação a brinquedos, já cheguei a colocar rolos de papel a fazer de túnel sem o feno, mas ele rói tudo, por isso deixei de coloca-los. Apenas tenho refúgios agora.

Cumps
Responder

Voltar para “Exóticos”