Boa tarde, não sei se este assunto já foi abordado aqui no forum, mas eu gostaria de partilhar aqui este assunto e receber algumas dicas ou mesmo experiências por quem esteja ou já tenha passado pela mesma situação.
Eu tenho um coelho anão, a Pantufa, que fez precisamente ontem 2 anos.
No dia 7 de Dezembro, por volta das 18 horas, encontrei-a no chão da minha sala com o que me pareceu na altura um ataque, cabeça pendida para o lado direito, sem equilíbrio e o olho esquerdo com estigmatismo.
Liguei de imediato para o seu veterinário que me atendeu de urgência. De inicio foi-me dito que poderia ser uma otite, que a infecção teria atingido um grau elevado e atingido o nervo interior da orelha, fazendo então com que ela mantivesse a cabeça tombada. Ficou hospitalizada durante 3 dias, a tomar medicação e voltou para casa com algumas melhorias. Está neste momento ainda a tomar antibiótico. Foi-lhe feito analises ao sangue onde estão lhe foi diagnosticado o Encephalitozoon cuniculi. Para quem não sabe, é um parasita que muitas vezes os coelhos têm e não têm sinais. Outros animais podem de repente ou gradualmente apresentar a cabeça ao lado, dificuldade em mover-se e problemas nos rins. Este parasita pode afectar o cérebro e por isso é que a cabeça está ao lado.
No inicio começou a mostrar algumas melhorias, de equilíbrio, de procura de comer e beber sozinha... Mas, desde à 2 semanas que ela perdeu muito peso. Ela tinha 1kg e 500gr, à dois dias atrás tinha apenas 945gr... A perda de apetite, a falta de equilíbrio leva-a a rebolar constantemente sobre ela (os ditos "rollings"). A semana passada voltei ao veterinário para uma consulta de controle. Tornou a passar a noite hospitalizada, apenas por prevenção, para a introdução de um novo medicamento, o Valium, para fazer com que ela evitasse ao máximo de rebolar. Foi-me também dito pelo veterinário que deveria-me mentalizar que o estado em que ela se encontra, que se não melhorasse com o Valium, os rolamentos não são confortáveis a longo prazo para a bichinha, devendo então recorrer a um método mais doloroso (para nos...).
Hoje ela encontra-se ainda um pouco estável a nível de controlo de equilíbrio, continua com os "rollings", mas o peso esse aumentou, passando para 1kg e 10gr.
Ja me disseram que é preciso muita paciência para este tipo de bactéria.
Ja não é a primeira vez que o veterinário me fala em "tomar outras atitudes" mas honestamente, tenho receio de o fazer. Eu sei que isto dos "rollings" não são confortáveis para ela mas o meu medo é fazê-lo sabendo que ela pode ainda vir a recuperar.
Alguém passou ou esta a passar pela mesma situação? Podem contar?
Obrigado pela atenção.
Coelho Anão vs Encephalitozoon cuniculi
lamento pela sua situação. Sei que ja passaram alguns meses desde a publicação do tópico, mas nao consegui ficar indeferente.
A meu ver, o melhor é lutar até ao fim. Mas sem deixar de lado o Bem-estar do animal.
Força para a sua coelha
A meu ver, o melhor é lutar até ao fim. Mas sem deixar de lado o Bem-estar do animal.
Força para a sua coelha
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
- Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)
Ena ForEver...
Também tenho um coelhinho, mas na verdade nada percebo de coelhos
Nunca tinha ouvido falar disso, agradeço a partilha, pois sempre posso ficar mais atenta.Nem sabia que os coelhinhos podiam ter otites
Quanto ao actual estado de saúde dela, passei por uma situação semelhante, mas com um Porquinho da Índia.
Em nome do juízo não posso dizer que me arrependo da decisão que tomei, mas continua-me a doer ter-me visto obrigada a decidir o fim dele...
Tentei até ao fim que não fosse assim, até que me pareceu que ele estava em sofrimento e me tiraram todas as esperanças.
Mas tenho um raio de uma campaínha, que às vezes até mais parece uma sirene que me grita:e se não estava no fim?
É a diabólica dúvida
Mas se a ForEver sabe que tem recuperação, dê tudo o que tem, se tem amor à sua coelhinha.
É um animal pequenino, mas também tem a capacidade de sentir amor e carinho e de o dar.
Tenho muitas, muitas saudades do meu Jamaica.E lamento muito que tenha sido eu a destinar o seu fim.
As melhoras para a Pantufa e tudo de bom!

Também tenho um coelhinho, mas na verdade nada percebo de coelhos

Nunca tinha ouvido falar disso, agradeço a partilha, pois sempre posso ficar mais atenta.Nem sabia que os coelhinhos podiam ter otites

Quanto ao actual estado de saúde dela, passei por uma situação semelhante, mas com um Porquinho da Índia.
Em nome do juízo não posso dizer que me arrependo da decisão que tomei, mas continua-me a doer ter-me visto obrigada a decidir o fim dele...
Tentei até ao fim que não fosse assim, até que me pareceu que ele estava em sofrimento e me tiraram todas as esperanças.
Mas tenho um raio de uma campaínha, que às vezes até mais parece uma sirene que me grita:e se não estava no fim?
É a diabólica dúvida

Mas se a ForEver sabe que tem recuperação, dê tudo o que tem, se tem amor à sua coelhinha.
É um animal pequenino, mas também tem a capacidade de sentir amor e carinho e de o dar.
Tenho muitas, muitas saudades do meu Jamaica.E lamento muito que tenha sido eu a destinar o seu fim.
As melhoras para a Pantufa e tudo de bom!