PORQUINHO DA ÍNDIA - Dúvidas sobre forração!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
AmoOMeuPIG
Registado: terça jan 21, 2014 7:16 am

terça jan 21, 2014 7:35 am

Olá.
O meu nome é Diogo e tenho um porquinho da índia, o Jonny. Desde que o tenho, eu preocupo-me 300% com ele. Eu tento sempre proporcionar-lhe uma vida muito boa, o melhor que eu possa dar. Infelizmente, eu não tenho muitas condições financeiras e condições de espaço para ter 2 porquinhos da índia e ele vive sozinho. Fora isso ele é um porquinho super feliz, com comida fresca e deliciosa, água fresca (dou água 2 vezes por dia, porque a água parada há possibilidade de ocorrer proliferação de bactérias e tem ração boa e tem brinquedos e uma boa casinha para ele brincar...

Isto tudo está perfeito, mas eu desde que eu tenho o Jonny, eu nunca estive satisfeito em relação ao tipo de forração que uso..

Inicialmente, usei serragem (aparas de madeira). É uma boa opção em termos económicos, mas acaba por sujar muito o ambiente em redor e fica preso ao porquinho da índia. E a casa acaba por ficar completamente suja cheia de serragem. Depois coloquei jornal. É grátis e muito fácil de encontrar. Mas outra coisa que vi foi que não é um bom absorvedor e o porquinho acaba por comer o jornal quando lhe acaba a comida e ninguém está em casa para lhe fornecer novamente alimento...

Acontece, que há uns dias para cá, eu tenho pensado em colocar o SOFT (manta polar). Já tive a procurar, e ela é utilizada com duas camadas de toalhas velhas por baixo, que vão absorver o xixi certo?
Só que eu não quero colocar toalhas por baixo, mas sim coloquei uma rede em arame com 3 cm de altura do chão, e por baixo da rede coloquei jornal e serragem. Por cima da rede coloquei a manta polar.

A minha dúvida é se a manta polar (SOFT) deixa passar o xixi e fica no jornal e na serragem. Porque a manta polar é utilizada com outras mantas velhas por baixo, e elas estão em contacto direito, mas será que se não tiver mantas velhas, mas sim uma rede o xixi drena para a serragem e para o jornal debaixo da rede???

Por favor ajudem-me, eu AMO O MEU PORQUINHO DA INDIA E QUERO O MELHOR PARA ELE !!!! AJUDEM-ME, E EXPLIQUEM-ME MELHOR COMO FUNCIONA ESSE SOFT (MANTA POLAR) E COMO DEVO LAVAR E UTILIZAR E ETC.. ETC.. OBGGG :( :( :(
Fimius
Membro Júnior
Registado: terça dez 03, 2013 1:38 pm

terça jan 21, 2014 4:20 pm

Olá AmoOMeuPIG!

Andei a dar uma vista de olhos na net e encontrei este link: http://cidadedosporquinhos.blogspot.pt/ ... iolas.html
Espero que te ajude :wink:

Em todo o caso, podes sempre pesquisar mais na net, acabarás por encontrar sempre muita informação para continuares a cuidar bem do teu porquinho...
Boa sorte!
maithly
Registado: terça fev 04, 2014 9:46 am

terça fev 04, 2014 9:52 am

Tive uma porquinha da india que viveu até aos 4 anos e meio (Xenopi) e como deixou um certo vazio em mim e ao meu namorado, agora em janeiro decidimos ter 2 porquinhas: a duffy e a kell.
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

terça fev 11, 2014 10:20 am

Olá,

Também uso a manta polar, mas uso um resguardo absorvente por baixo, que esse sim absorve o xixi da manta.

Nunca imaginei esse sistema que adotou, por isso não sei como resultará, mas já experimentou?
Em principio, o xixi fica na própria manta, não drena, já que a quantidade de xixi não é assim tão grande.

Muda as mantas com regularidade, certo?
Eu também tenho só um porquinho, numa gaiola de 90x60 cm, e mudo dia sim, dia não.

Tenha em atenção que o porquinho não fica preso nessa rede, ou que se possa magoar de alguma forma.
nocasalvex
Registado: domingo dez 15, 2013 9:38 pm
[Xenopi <3 RIP]
Duffy e Kell :D

domingo jun 29, 2014 1:29 am

Quando só tinha uma porquinha, usava pellets. Agora com quatro, esse sistema é impossivel, até porque deixei de ter gaiola.

Sistema actual: comprei uma "tela" de borracha (a venda em qualquer superficie comercial de bricolagem e afins. Coloco resguardos absorventes nas zonas criticas e coloco o fleece por cima. Na zona da comida, volto a meter resguardo absorvente que mudo todos os dias. Na zona do descanso, tenho uma VetBed 1mt x 0.75mt, que dizem manter os animais mais secos. Ainda estou em fase de testes, mas até ver, as minhas miudas adoram. Aquilo é muita fofo! :) ahh e o limite sao 2 cercas encaixadas uma na outra. Está um grande rectangulo, onde podem correr livremente :)
Responder

Voltar para “Exóticos”