Resgatei um coelho que sofria maus tratos (apanhava até de vassoura), mas ele chegou aparentemente bem em casa. Muito sapeca e agressivo (levei várias mordidas), adorava pular, correr, comer e copular com uma bolinha que comprei pra ele. Por uma questão de tranquilidade, fui atrás de um veterinário que o visse. Na minha cidade (Belém, Pará, Brasil) é raríssimo um veterinário que entenda de coelhos. Me indicaram uma moça, lá, ele foi consultado e ela receitou o glicopan (vitamínico), o anizen pra diminuir a agressividade e um exame de fezes. No exame, constatou-se a presença de cistos de giárdia, mas ele estava ótimo, era só portador. Na consulta de retorno, eu o deixei solto - com certa supervisão - pelo petshop, quando não tinha outros animais. Não o vi lambendo nada, mas ele era rápido e chegou a se meter no banheiro. Curioso, ele corria, pulava, adorava a liberdade. Durante a consulta, estava ótimo, pulando, feliz. Ela passou um tal de giardicid pra giárdia e um probiótico pra flora intestinal. Paralelamente a isso, a mamãe contratou uma diarista, que fez faxina em casa. Sempre tive pavor de intoxicação, só limpava a gaiola com lenço umedecido, A mamãe exigiu que a mulher usasse querosene pra tirar uma mancha no chão e eu não deixei, mas parece que ela usou mesmo assim, por insistência da mamãe. Segundo o meu namorado, o produto foi aplicado longe da gaiola, mas acho que dava pra sentir o cheiro.Meia hora depois do Pei ter voltado do Pet, reparei que ele não tinha comido nada. Estranhei, ele sempre foi comilão, mas não apresentava diárreia ou vômito, estava quieto, apenas. Ele sempre me pedia festa quando eu me aproximava da gaiola, mas dessa vez, ficou na dele. Eu estranhei, falei com o meu namorado, disse que ele não era daquele jeito, mas ele não estava letárgico ou convulsionando, apenas estava apático e não queria proximidade. Só administrei o remédio à noite e ele foi pouco reativo (geralmente era se debatia muito quando era pego). Depois de um tempo, ficou quietinho no banheiro,mas não apresenta sinais claros de intoxicação. Não tinha vomitado, não teve diarréia. Não convulsionou. Eu o coloquei na minha cama, que ele adorava, mas ele pulou e correu pra baixo da cama.Ficou um tempão lá, deitadinho, mas parecia normal, um normal apático.Teve uma vez que ele ficou chateado comigo porque tive que prendê-lo e agiu assim: se afastando, virando as costas pra mim...pensei: deve ser birra. Fui lá agradá-lo, pedi desculpas pelo remédio, fiz o grooming, cantei. Levei couve, ele nem quis papo, depois voltou sozinho pra gaiola e resolvi deixá-lo em paz. De madrugada, ouvi um barulhão e pensei: voltou ao normal, era comum ele jogar o comedouro de um lado a outro, pedindo comida. Mas depois ouvi uma falta de ar, um som de sofrimento.
Corri, ele estava estirado, morto.Tentei uma massagem cardíaca sem nem saber onde era o coração, não consegui trazê-lo de volta. Ele só ficou um mês comigo, mas meu coração está apertado. A veterinária disse que ele, provavelmente, era cardiopata, mas eu não sei, pois brincávamos muito de corrida. Se foi intoxicação pelo cheiro da querosene ou por algo que ingeriu no pet, por que não houve vômito ou diarréia? Por que não teve vômito? Lembro que pouco antes de ele correr pra baixo da cama, notei tremedeira, mas não parecia convulsão. Gente, me ajudem, o que pode ter acontecido?