Hamster anã russa stressada após o parto

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sofiaysabell
Membro Júnior
Registado: sábado mai 18, 2013 3:12 pm

sábado jul 05, 2014 6:19 pm

Tenho um casal de hamsters anões russos há alguns meses (quando vieram para cá eram ainda muito jovens) e nunca tinham reproduzido. Ontem nasceu a primeira ninhada. Eu tento nunca mexer na gaiola, nem nas crias, nem na fémea, mas ela parece estar muito stressada. Agarra-se às grades da gaiola e morde-as (ela nunca fazia isto), vai para os tubos e espreneia. É normal as fémeas ficarem assim? Ela não rejeitou as crias, cuida bem delas. Mas a casinha onde as teve é fechada e às vezes quando sai de lá elas vêm agarradas, e depois ela tem de levá-las para o ninho outra vez... Não sei se devo continuar a fazer o tenho feito ou mudar alguma coisa. Obrigada :)
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sábado jul 05, 2014 11:52 pm

Boa noite,

Primeira pergunta, ela ainda está com o macho?
Hamsters são animais territoriais e solitários, por isso se ainda estiver com ele, é provável que um dos motivos seja esse, relembrando que logo após o parto, a fêmea já pode entrar de novo no cio, ou seja, o ciclo do cio volta e portanto ele pode engravidá-la de novo e isso será péssimo para a mãe e para os bebés.
E tente, por favor, não os reproduzir mais, pois não há um motivo nem um objectivo para tal, logo é apenas colocar mais animais no mundo e ainda o mês passado encontrei 6 pequenos abandonados.

Segunda pergunta: Qual é o tipo de gaiola, qual é o espaço da mesma?

Não é aconselhável ter tubos nem casinhas dentro da gaiola quando a hamster está a amamentar, é importante que sejam retirados alguns dias antes da ninhada nascer, isto previne acidentes que possam vir a ocorrer, brinquedos devem igualmente ser retirados, incluindo as rodas.
Podem ser colocados de volta após os bebés atingirem os 20 dias de vida.
É preferível dar à hamster bastante espaço e uma boa camada de substrato para que ela faça um bom ninho.

O stress pode igualmente ser derivado do manuseamento e de quando a gente abre o alojamento para alimentar e ver se está tudo bem, geralmente ficam nervosas, pois são mães protectoras e se a fêmea não foi seleccionada e não é meiga, assim como se você não for experiente no assunto, é aconselhável que não mexa nos bebés nem no resto da gaiola até aos 15 dias.

Fora isto, é perfeitamente normal a fêmea defender o seu território, mesmo quando não têm bebés, mas principalmente quando os têm, elas ficam mais agressivas e stressadas, no entanto, uma fêmea que assim seja, nunca deverá reproduzir.
sofiaysabell
Membro Júnior
Registado: sábado mai 18, 2013 3:12 pm

domingo jul 06, 2014 11:36 pm

Obrigada pela sua resposta, já estou muito mais descansada :) A gaiola é bastante espaçosa, tem só um andar e tem um pequeno tubo que tirei agora mesmo (tapei o espaço com umas tampinhas próprias que vinham com a gaiola). Eu ainda nunca toquei nas crias e elas parecem estar ótimas, no entanto a casinha preocupa-me e pelos vistos com razão. Será melhor deixá-la lá e não mexer nas crias ou tirá-las e tirar a casinha? Eu estava a pensar continuar sem mexer em nada até elas serem maiores, pois tenho medo que a mãe as rejeite. A rodinha também já tinha tirado.

O macho retirei da gaiola e pus noutra logo no dia em que a ninhada nasceu, pois embora tenha lido que eles ajudam, já tive outros roedores e nem sempre foi benéfico portanto achei por bem separar logo (na internet também referia isso da fémea entrar logo no cio após o parto e que podia ter duas ninhadas quase "seguidas"). Li também que eles podem não procriar no Inverno, terá sido por isso que não o fizeram até agora? Obrigada!
Responder

Voltar para “Exóticos”