Ajuda a um novato!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Songuchi
Mensagens: 6
Registado: sexta out 24, 2014 9:36 pm

sexta out 24, 2014 9:56 pm

Gostava de adquirir 1 ou 2 hamsters anões russos e apesar de ja ter visto alguns assuntos relativos a eles ainda tenho algumas duvidas:

1º - Onde adquir um: numa loja ou criador?

2º - É possivel mantelos num sitio um pouco movimentado neste caso na sala e perto do pc visto esta não ser muito grande?

3º - A casa em si é antiga e por isso nao tem as condições de uma nova logo no verão esta é quente, será possivel mantelos num ambiente assim?

4º - Que dimensões devem ter uma gaiola/jaula pra eles visto que estava a pensar em adquiri umas espécie de aquário pra eles?
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta out 24, 2014 10:15 pm

São animais territoriais e solitários, obrigar a partilhar o mesmo espaço provavelmente vai resultar na morte de um ou dos dois, vão lutar até à morte ;)
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sexta out 24, 2014 11:21 pm

Songuchi Escreveu:Gostava de adquirir 1 ou 2 hamsters anões russos e apesar de ja ter visto alguns assuntos relativos a eles ainda tenho algumas duvidas:

1º - Onde adquir um: numa loja ou criador?

2º - É possivel mantelos num sitio um pouco movimentado neste caso na sala e perto do pc visto esta não ser muito grande?

3º - A casa em si é antiga e por isso nao tem as condições de uma nova logo no verão esta é quente, será possivel mantelos num ambiente assim?

4º - Que dimensões devem ter uma gaiola/jaula pra eles visto que estava a pensar em adquiri umas espécie de aquário pra eles?
1 - Criador, sem dúvida, poderá saber de onde veio o seu hamster, qual o seu histórico e ainda se pode aconselhar melhor com o criador para este lhe indicar o mais indicado para si, por exemplo, se quer um animal calmo ou se prefere algo mais activo, o criador se for sério fará algumas perguntas e deve igualmente responder às suas e aconselhá-lo conforme desejar.
Já nas lojas, a maioria vem de linhagens duvidosas, a loja no geral não conhece as características de cada hamster que vende, logo normalmente não aconselham da melhor forma, outra coisa importante é que um Anão Russo de uma loja tem imensas chances de ser um híbrido, mas já depende um pouco de loja para loja.

2 - É preferível um local calmo e sossegado, locais muito movimentos e com muito barulho podem acabar por stressar o hamster com o tempo.

3 - Quão quente aproximadamente? Se realmente for muito quente, algo para mais de 35 graus, então há sempre um risco, principalmente em alojamentos mais abafados como é o caso do aquário, no entanto existem várias maneiras de ajudar o hamster a esfriar-se, como por exemplo colocar vários pratos, tigelas ou copos de porcelana ou cerâmica, que costumam ser frescos, assim como fornecer casas de cerâmica em vez de plástico ou madeira, diminuir a quantidade de substrato também é uma boa ideia, no Verão eu costumo colocar um muro feito de madeira num dos cantos da gaiola e coloco várias camadas de aparas apenas nesse canto, o resto da gaiola fica apenas com uma camada para que o hamster não sinta tanto calor, o pior é quando eles por instinto cavam um buraco e dormem lá de baixo, já tive alguns que o faziam, é sempre bom ter um canto com bastantes aparas ou algo onde eles possam escavar, porque é um dos hobbies preferidos deles, escavar.

4 - O mínimo de espaço é de 80cm.

Como já disseram, aconselho a ter apenas um.
Songuchi
Mensagens: 6
Registado: sexta out 24, 2014 9:36 pm

sábado out 25, 2014 12:17 pm

Desde já agradeço os conselhos e visto os mesmo em relação ao stress do animal tenho que estudar isto muito bem pois não quero uma má vida para o animal e visto também que a casa não é muito grande e são 5 pessoas a viver nela e não sei onde o colocar.
Gostava de saber onde era possível encontrar um criador de preferência perto, por exemplo num raio de 50 km +/- daqui da cidade de Felgueiras.
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sábado out 25, 2014 4:21 pm

Vou enviar-lhe uma mensagem privada com um criador, visto não ser permitido aqui no fórum publicamente.
Songuchi
Mensagens: 6
Registado: sexta out 24, 2014 9:36 pm

sábado out 25, 2014 5:19 pm

Obrigado!
Spunki
Membro Veterano
Mensagens: 408
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

sábado out 25, 2014 11:53 pm

Visto q o Songochi falou em anoes russos, tanto os campbells como os WW podem ser mantidos em pares sem qualquer problema, antes pelo contrario, ate agradecem que assim seja.

Tb vou mandar por pm o contacto d um criador de guimaraes q tem varios campbells para venda.

cumprimentos
<p>Thor's Hams</p>
catiasdt
Membro Júnior
Mensagens: 41
Registado: terça ago 05, 2014 8:30 pm

domingo out 26, 2014 2:06 am

Spunki Escreveu:Visto q o Songochi falou em anoes russos, tanto os campbells como os WW podem ser mantidos em pares sem qualquer problema, antes pelo contrario, ate agradecem que assim seja.
Já não percebo nada desse assunto. Já ouvi/li tantas coisas. Que apenas os roborovskis podem ser mantidos aos pares mas sempre com atenção. Que nenhum hamster vive feliz com outros porque ficam stressados e então mesmo que não lutem o melhor é mante-los separados e agora que os campbells e os winter white podem e gostam de serem mantidos aos pares :?
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

domingo out 26, 2014 11:12 am

Pessoalmente não concordo com a junção de hamsters em cativeiro, isto porque já tive alguns a viverem juntos quando era mais nova e todos ficaram mais felizes após a separação, incluindo mesmo Roborovski, preocupa-me igualmente o facto de não terem para onde fugir caso decidam atacar-se, da minha experiência e de muitas outras pessoas o espaço e etc não está relacionado, por mais espaço que haja, pode ocorrer.

Nunca tive um único hamster que se desse bem e os meus Winter-Whites em especial foram muito mais territoriais que os meus próprios Sírios, o Darius é um bom exemplo disso, tudo o que entra na gaiola dele, ele ataca, já os meus Sírios são muito mais pacíficos, o Darius chegou com apenas um mês cá a casa e já vinha com uma lesão de luta na orelha (dá para ver em algumas fotografias dele), imaginemos o que fariam uns aos outros quando atingissem a idade adulta.

Todos os dias chegam-me e-mails de Anões Russos que se matam e todos os dias leio histórias dessas em grupos grandes sobre o assunto no Facebook, irmãos que sempre viveram juntos que se matam, hamsters que vivem em alojamentos enormes (estamos a falar de quase 2 metros de espaço) e que ainda assim não gostam de o partilhar, enfim...muitos casos mesmo, vejo mais casos darem errado do que certo.
Espaço enorme, duas rodas, dois comedouros, blah blah blah honestamente não ajudam em nada.

Na minha opinião, é preferível não arriscar, tenho, infelizmente, imagens chocantes para comprovar o meu relato. :(

Outra coisa, pesquisem por hamster fight no Youtube, vejam a pré-visualização dos vídeos e reparem que 80% deles é de Anões Russos e Roborovskis.
Spunki
Membro Veterano
Mensagens: 408
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

domingo out 26, 2014 5:58 pm

eu sempre tive anos em pares e sem problemas dai defender isto
<p>Thor's Hams</p>
Songuchi
Mensagens: 6
Registado: sexta out 24, 2014 9:36 pm

segunda out 27, 2014 8:20 pm

Eu sou novato nesta matéria mas creio que seja como eles se habituem: caso partilhem a gaiola com mais um membro desde pequenos e o façam diariamente eles acabam por se habituar enquanto que se estiverem habituados a viver sozinhos mais um membro no seu espaço e estranho.
Agora que existe espécies em que os hamsters sejam solitários de natureza e não gostam de membros perto deles claro que nunca se vão habituar.

Isto é apenas a minha opinião :)
Spunki
Membro Veterano
Mensagens: 408
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

terça out 28, 2014 1:40 am

Eu cheguei a ter 3 campbells na mesma gaiola sem problemas, e o macho ja era bem adulto e bem giro por sinal ( um platinium mottled).

Em 2004 visitei a casa de um criador com mais de 100 hamsters onde ele tinha verdadeiras colonias de campbells, ou seja, de 20 para cima por parque e tudo muito bem organanizado por eles como na natureza.

Quando se fala aqui de roborovskis pegarem-se tambem ja ouvi exemplos disso, mas sempre em mutacoes que nao a selvagem e havendo varias teorias para tal.

Quanto aos WW ( winter-white), a quem diga que se podem manter em pares, ai eu ja discordo q conheci um senhor aqui em Inglaterra que teve dois irmaos juntos durante 3 meses e depois teve que os separar, agora em casais sou o primeiro a concordar mas tendo em conta q as primeiras 24 horas sao muito importantes pq se a femea nao gosta do macho acaba com ele de seguida.

Resumindo, campbells em pares forca nisso, em colonias e deixar a natureza seguir esse rumo.

restantes, muita cautela.

cumprimentos


P.S: Ja contactaste o criador que te falei?
<p>Thor's Hams</p>
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

terça out 28, 2014 3:24 am

É preciso ter muita sorte para se ter uma colónia e darem-se todos bem até morrerem, eu pessoalmente não arriscaria, já vi resultados de lutas pessoalmente e via e-mail e grupos e é chocante.
Tenho fotografias de Campbells também, vê-se de tudo pelos grupos e também nos e-mails que recebo, embora sejam chocantes, já nem me choca de tão habituada. :(

Eu por exemplo mantive duas irmãs Campbell juntas, nunca foram separadas na vida e tinham também tudo organizado, aparentemente davam-se na perfeição, dormiam juntas, comiam juntas, enfim, tudo certinho, mas umas duas semanas depois foi dia santo, elas começaram a lutar de uma maneira feia, eu ia separá-las mais tarde, mas tive de as separar logo, nem dois meses de idade tinham quando tudo ocorreu.

Quanto aos Winter-White, não tenho muito a dizer, foi uma das espécies que vi com os meus próprios olhos ser mais territorial, viravam o demónio se algum tentasse chegar-se ao outro, é surpreendente, porque embora digam que se toleram mais que os Sírios, não foi isso que vi na minha experiência e nem na internet por exemplo, é a espécie de Hamster Anão onde vejo mais acidentes ocorrerem.
Os meus calharam serem bem piores que os Sírios, mas sei que os Sírios são muito piores, até porque as lutas dos mesmos são mais mortais.

Outra coisa que reparo muito em criadores (e falo de alguns bastante bons de fora) nas fotografias dos mesmos é que os Campbells que vivem juntos parecem ter o pêlo mais estragado e parece haver sempre um mais magrinho, por vezes mais do que um, curiosamente, ocorreu o mesmo com as minhas duas Campbells mencionadas a cima, o que é provavelmente o resultado do stress e de talvez uma possível dominância entre eles.

O que eu pessoalmente observei e observo diariamente pela experiência de outras pessoas, é que os hamsters apenas se toleram, não têm exactamente uma relação, por exemplo, se tirarmos um do outro, não vão sentir a falta, o contrário ocorre com animais sociais, como as ratazanas por exemplo.
Observei também que parece haver algum tipo de opressão entre eles quando convivem, ou seja, um oprimir o outro, observei diversas vezes com as minhas fêmeas e continuo a observar em vídeos e relatos que vejo e ouço diariamente.

Uma pergunta, como é que se mantém um casal junto sem matar a fêmea devido às ninhadas consecutivas? É certo que algumas não aceitam acasalar logo após o parto, mas há muitas que aceitam.
Como exemplo temos a minha vizinha da rua de cima, que deixa os bichos juntos, o macho já está sem uma orelha porque lutam e a fêmea já vai na 5º ninhada e ainda nem completou um ano de vida, eles matam as crias no entanto, pior, também tem cães e deixa-os cruzarem-se entre eles, incluindo pai com filha... :?
Ela deixa a gaiola deles no quintal às vezes (como se já não bastasse o que faz ainda os deixa ali ao frio e ao sol), vi-a há bastante pouco tempo, ela está magríssima e parece muito débil, infelizmente esta minha vizinha é do tipo de pessoa que não quer saber, já me cansei de tentar.

Mas agora pensemos todos juntos, acho que nenhum criador gostaria de admitir que os seus Campbells já tiveram desavenças, ou mesmo que já houveram mortes por isso na sua criação, duvido seriamente que eles o admitissem em público.
Eu pessoalmente arrependo-me, mas principalmente desse caso das Campbells.
Relembro também que poucas pessoas têm a possibilidade de ficar em casa 24 horas por dia para separar caso ocorra algo.

É claro que isto é a minha opinião baseada na experiência que tive até ao momento, é que pessoalmente, se há risco de vida, eu prefiro não os submeter ao mesmo, outra coisa que me leva a ter esta opinião foi também o stress que observei em hamsters que viviam juntos e como já disse, também por ver muitas melhoras após separação, na história das Campbells por exemplo, a que estava mais magrinha voltou a engordar e ficou muito mais meiga para comigo, assim como a outra que era ainda mais agressiva, que aparentemente era aquela que oprimia a irmã.
Songuchi
Mensagens: 6
Registado: sexta out 24, 2014 9:36 pm

terça out 28, 2014 7:29 pm

Claro eu como disse sou novato e experiencia é igual a 0.
Isso da tua vizinha e algo muito estranho e que não se faz :(
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

terça out 28, 2014 10:20 pm

Não se faz mesmo, ela deixa os animais fazerem-no sem sequer se importar, depois anda a dá-los às pessoas aqui da zona...a maioria dos cães que andam soltos por cá são dessas pessoas que os adoptam dela...infelizmente em zonas como esta onde vivo é algo normal, é basicamente o mesmo que se vê lá nas aldeias do norte, também vivo numa.

Se eles não tivessem comido os próprios filhos nem sei a quem é que os ia dar. :roll:
Responder

Voltar para “Exóticos”