Adoptar coelho anão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Pipinhaa
Mensagens: 6
Registado: quarta ago 08, 2007 2:50 am

domingo nov 09, 2014 12:48 am

Olá!!

Gostava de pedir conselhos a quem tem mais experiência nesta área! Pois bem, gostava de adquirir um coelho anão mas tenho várias questões :?

Visto que eu já tenho a minha Sasha, sei que ela até vai achar piada a uma nova companhia e brincadeira, mas os coelhos dão se bem com outros animais especialmente cães? já sei que ela vai olhar pro coelho e abocanhar, puxar cauda e essas coisas que ela fazia com o gato, mas tenho medo que o coelho possam "morrer de susto"! aconselham?

Depois, em média, quanto se gasta em ração, feno e tudo o que é necessário? E a melhor ração? qualidade/preço?

E a questão que me ponho sempre que penso no assunto, macho ou fêmea? Depois pensar em termos de esterilização/castração ....

É uma grande decisão e quero ponderar bem mas pouca gente que conheço tem coelhos ! Obrigada :D
MCsasodrac
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm
Localização: 9 cães, 3 coelhos, 3 gatos

sábado nov 15, 2014 12:16 am

Olá!

Os coelhos são por natureza animais muito stressados sempre que pressentem a presença de um potencial predador, mas penso que agora depende muito de coelho para coelho, e da idade a que começa a ser habituado a lidar com outros animais.
Uma das minhas coelhas dá-se lindamente com os meus cães e quando eles lá vão meter-se com ela, nem se assusta. Já os outros dois começam logo a ficar agitados e a bater com a pata.
Não aconselho a solta-los juntos sem supervisão, porque por mais que seja bonitinho um cão e um coelho a darem-se bem, não esquecer que estamos perante uma presa e um predador, e se por acaso o coelho se assusta e começa a correr o instinto de caça do cão pode falar mais alto.

Em relação aos gastos, também vai depender muito do quanto pode gastar por mês. Tal como nos cães, existem rações melhores e piores, fenos melhores e piores. A ração que dou aos meus é da marca Bunny, e compro na loja de animais Ornimundo. Evite marcas brancas, uma vez que essas rações não contêm todos os nutrientes necessários. Em relação ao fenos, quanto mais verde melhor.

Sobre castração e esterilização. O que o meu veterinário me disse foi que nas fêmeas não é muito aconselhado a esterilização, por ser uma cirurgia bastante arriscada, e eu na altura debati-me muito sobre isso pois uma das minhas meninas faz pseudogestações. No entanto, tenho um macho, castrado, que acalmou bastante depois da castração. Sinceramente, pense so em castrar/esterilizar se tiver mesmo necessidade, pois, nao vale a pensa estar a sujeitar o animal a uma cirurgia. Não são como os cães e podem lidar mal com as anestesias.

Ter um coelhinho é sem duvida uma grande responsabilidade, e eles são animais fantásticos. Aprendem como os gatos a fazer as necessidades na caixinha, e são bastante inteligentes e interactivos.

Boa sorte :D
"Saving just one dog won't change the world, but surely it will change the world for that one dog"
Responder

Voltar para “Exóticos”