Dieta que utilizo nos meu Hamtery

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Spunki
Membro Veterano
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

domingo nov 09, 2014 9:47 pm

Alimentacao.
Muitas vezes sou questionado sobre a maneira de como alimento os meus hamsters, pois bem, chegou a altura de esclarecer entao essa questao.
Muito honestamente a questao da alimentacao e algo que gera alguma controversia entre criadores visto os hamsters serem animais omnivoros, uns dizem que se deve dar uma boa racao e acrescentar porridge,ou carne ou ovo, e outros dizem que deve se dar outras fontes de proteina animal como biscoitos de cao ou de gato.
Pois bem, apos ter falado com a Christine Hamsters varias vezes sobre este assunto, chegamos a conclusao que nao existe uma racao no mercado perfeita para sirios ( especie que crio), logo, a solucao seria uma mistura.
Muito bem, sabemos ja que os hamsters sao omnivoros ( tem necessidade de proteina animal e vegetal), sabemos que na natureza comem uma grande variedade de insetos, ervas e sementes o que torna complicado recriar em cativeiro isso, dai entao eu fiz esta mistura com o aconselhamento da Cristina:
Nature's Touch: uma racao rica em varias ervas, como dente de leao, bolsa de pastor, trigo e linhaca ( tudo em forma de ervas), com niveis de gordura satura bem aceitaveis e ainda com alguma fruta, mas muito pouca como por exemplo coco e maca.
O fabicante diz que esta racao reduz os odores ( acaba mesmo com eles), que estimula o sistema imunitario, o sistema cerebral e que lhe permite melhor vitalidade. Concordo com isto tudo porque bem vejo os resultados
Burguess Supa hamster: Uma racao com 18% de proteina bruta e que ja traz incluido tenebrios liofilizados na mesma o que a torna bem aceitavel e com niveis corretos de vitaminas e gordura.
Bunny Hamster dream basic: Bem, esta racao sempre foi uma lenda para mim, mesmo em Inglaterra sei que ha duas criadoras de sucesso que so utilizam esta racao e com muitos bons resultados, eu no meu caso escolhi esta, nao so as maravilhas ditas sobre a mesma, mas porque e quase a racao perfeita, tem mais de 40 ingredientes na mesma, proteina animal, mas infelizmente a proteina bruta e um bocado baixa.
O unico senao desta racao e o prevo elevado e a dificuldade em arranjar mesma ( eu tive que encomendar online e em Portugal so nalguma lojas da Ornimundo e que se arranja).
Science selective hamsters da empresa Supreme Pet foods: Basicamente isto e uma racao extrudosionada, utilizo so em pequenas quantidades ( uma colher de cha) para ter a certeza que os animais consomem as necessidades basicas visto que os hamsters nunca comem tudo de uma vez, vao escolhendo.
Escolhi esta marca devido a elevada proteina bruta.
Como eu nao consigo ter os nutrientes todos necessarios na dieta diaria dos meus hamsters eu tenho que acrescentar, de dois em dois dias, vegetais frescos ( a minha preferencia e broculos, cenoura ou pepino) e ainda dou um tenebrio todos os dias aos mesmos e acrescento uma colher de cha de aveia em todos os comedouros.
Quando tiver femeas prenhas, vou comecar a fornecer mais quantidade de tenebrios e aveia mais ainda porridge que vai ser feito com leite de substituicao para cachorros ou gatos, aveia e papa de vegetais para bebes ( daquelas que vem em pequenos frascos que tambem se da ao petauros.
Isto, basicamente, e a dieta que utilizo durante o ano mas como chegou o frio tenho acrescentado, em pequenas quantidades, algo que se chama sweat pellets que e alimento granulado para aves insectivoras, rico em proteina animal e com uma quantidade aceitavel de semente de girassol.
Deixo entao as fotos de tudo que dou a malta aqui em casa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
<p>Thor's Hams</p>
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quarta nov 12, 2014 8:58 pm

Gostei bastante. :wink:
Gostava de encontrar sacos de tenébrios assim por cá, tenho de os desidratar eu e custa-me um pouco...encontro umas da Trixie para roedores e répteis, mas só na internet e é complicado mandar vir porque os portes lixam tudo.
Spunki
Membro Veterano
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

quinta nov 13, 2014 12:35 am

Eu paguei uma libra por cada um lol.

O que posso fazer, e levar daqui uns poucos, ate porque eles nao pesam nada, e entrego-te por alturas do Pet Festival.

Outra coisa, se quiseres uns hamsters daqui avisa porque eu vou levar 4 para o Joao, so preciso tambem de saber quem quer coelhos e outros animais, e s forem muitos os portes ficam acessiveis.

Sim, os portes ficam as custas dos interessados.
<p>Thor's Hams</p>
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

terça nov 18, 2014 8:30 pm

É um preço bastante bom, eu costumo pagar 3€ por cerca de 50gr.

Agradeço a oferta, mas neste momento estou com bastantes, não me importo de continuar a comprar assim, não me parece que vá ao Pet Festival, infelizmente...muita coisa na vida real de momento.

Quanto aos hamsters, estou de espaço esgotado mesmo, a pequena que fui buscar este fim-de-semana já teve de ficar em cima das gaiolas já existentes, caso contrário não tinha onde a colocar, neste momento o quarto que era dos meus pequenos já está remodelado. :?
Responder

Voltar para “Exóticos”